Blast from the PastDicas e Truques

Blast from the Past: The Legend of Zelda: Majora’s Mask (N64)

Dois anos após o maior sucesso da série e possivelmente o maior game de todos os tempos, criou-se muita expectativa sobre a sequência d... (por Alex Sandro de Mattos em 27/11/2010, via Nintendo Blast)

majoramask

Dois anos após o maior sucesso da série e possivelmente o maior game de todos os tempos, criou-se muita expectativa sobre a sequência de Ocarina of Time. Majora’s Mask pode não estar no mesmo patamar do seu antecessor, mas ainda é um Zelda e isso significa um excelente game que merece ser apreciado.

Por trás da máscara

Fãs da série esperaram 5 anos por Ocarina of Time – o último a este foi Link’s Awakening, lançado em 1993 – e entre o sucesso e Majora foram apenas dois anos de diferença, sendo necessário um para o desenvolvimento do mesmo. Eiji Aonuma, produtor da série, disse que “eles confrontaram com uma questão difícil de exatamente que tipo de jogo poderia seguir Ocarina e suas vendas mundiais de mais de 7 milhões de unidades”. Uma questão difícil, mas que veio a solução: o sistema de três dias, tornando os dados mais compactos mas proporcionando uma jogabilidade profunda. Shigeru Miyamoto e Yoshiaki Koizumi deram a ideia do “sistema de três dias” e o roteiro foi escrito por Mitsuhiro Takano.

clocktownMajora apareceu pela primeira vez em maio de 1999, quando afirmou-se que havia uma expansão planejada do próximo Zelda para o então 64DD. O título era “Ura Zelda” (ura significa algo como “oculto” ou “para trás"). Em junho, na Nintendo Space World, havia uma demo jogável no qual o nome do jogo era “Zelda: Side Story”, onde muitos acreditavam que era Ura Zelda. No mês de agosto do mesmo ano, algumas imagens foram liberadas e demonstravam detalhes do que o novo projeto da série prometia: uma torre com relógio no centro de uma cidade, com uma espécie de timer no canto da tela e uma máscara de um goron. E Miyamoto revelou que Ura Zelda e Side Story eram projetos distintos. Então, em março de 2000, o mundo recebeu a sequência da série: Zelda no Desentsu Mujura no Kamem, em japonês, e The Legend of Zelda: Majora’s Mask para o resto do mundo.

O mesmo, mas diferente

Na realidade, Majora utilizou a mesma engine de seu antecessor, requerendo apenas o uso do Expansion Pak (4MB). Especula-se que o acessório foi exigido, pois o projeto era originalmente para o 64DD e foi transferido para o Nintendo 64. O Expansion Pak permitiu efeitos de iluminação, texturas mais detalhadas e animações, mais personagens exibidos na tela e principalmente visualizar maiores distâncias, eliminando a necessidade do efeito de neblina visto em Ocarina of Time. Mesmo assim, Majora’s Mask ainda possuía texturas em baixa resolução, mas tudo era muito colorido e as construções interiores eram renderizadas em tempo real.

Termina_Field1

Majora’s Mask se passa logo após os acontecimentos de Ocarina. Link está cavalgando sobre Epona à procura de sua amiga Navi, quando é atacado por uma Skull Kid com uma máscara e que estava acompanhada por duas fadas. O herói cai no chão e fica desacordado por algum tempo e Kid pega a Ocarina. Quando o garoto acorda, o mascarado tenta fugir , mas Link se agarra na pata da equina e é arrastado pela floresta até bater em um tronco. Após se levantar, Link entra em uma caverna e cai por um abismo até encontrar o bandido de máscara. Skull Kid usa um poder e transforma o herói do tempo em um Deku Scrub, mas na hora em que o malvado foge Talt, uma das fadas, fica para trás.

dekuscrub

Talt decide ajudar Link a sair dali e a recuperar a sua forma original, pois ela se sentiu traída pelos amigos. Um pouco antes de chegar a cidade, Link cruza com um vendedor de máscaras que conta que a máscara Majora foi roubada e que precisa recuperá-la o mais rápido possível, antes que causasse consequências catastróficas. Ao sair do interior da Clock Tower, Link percebe a primeira travessura causada pela Skull Kid e sua máscara: ela tirou a Lua de órbita e em 72 horas se chocará com a cidade de Termina.

Não, você não está louco. É exatamente isso que você leu. Majora’s Mask é um dos poucos games da série em que não se passa em Hyrule, não aparece a Triforce, não há a presença de Ganon e que não tem relação nenhuma com a princesa Zelda – Link somente tem uma lembrança da princesa quando recupera a Ocarina. Mas isso não quer dizer que o game não é um legítimo Zelda.

Diversão “limitada e sem limites”

Após recuperar a Ocarina e tocar a canção do tempo, Link volta por esse período de três dias e deve conseguir forças o suficiente para enfrentar Skull Kid e a poderosa máscara. Ele precisa libertar os quatro espíritos gigantes que estão aprisionados em quatro templos, ao longo das direções Norte, Sul, Leste e Oeste de Clock Town. Mas ao final de cada templo, há o confronto com os serviçais do demônio da máscara Majora que Link deve vencer para então libertar o gigante. Após libertar o último, o herói recebe a canção Oath to Order para convocar os gigantes para segurar a Lua.

Então, hora de relembrar as dungeons de Majora’s Mask, que apesar de serem poucas, dão muito trabalho devido ao fator tempo correr contra o jogador:

  • Woodfall Temple

Localizado em Southern Swamp, Link deve tocar Sonata of Awakening para fazer o templo sair do fundo do lago e vir até a superfície. A água da dungeon possui veneno e as salas são escuras, forçando o jogador a utilizar bastante a forma Deku. O item encontrado aqui é o Hero’s Bow, muito utilizado para resolver puzzles e o chefe é Odolwa, que pode complicar a sua vida caso tenha poucos corações;

woodfall odolwa

  • Snowhead Temple

No topo de Snowhead Peak, o templo gelado é onde a transformação Goron é mais exigida. A flecha de fogo é obtida neste templo e ajuda muito no progresso. Apenas pule pelas plataformas rolando com Goron conscientemente, senão irá ter que começar no início. Goht, o demônio guardião do templo, é um búfalo mecânico e que atira raios. Essa batalha é uma das melhores contra chefes em Majora’s Mask;

snowhead snowhead2

  • Great Bay Temple

Quando os fãs chegaram neste templo (e dá trabalho passar pelas Gerudos piratas e pegar os ovos), estavam roendo as unhas e esperando pelo pior. Não é um Water Temple como o de Ocarina of Time, mas ainda assim é chato ficar direcionando o fluxo da água, ativando jatos temporários e utilizar a flecha de gelo – que é o item deste templo – para criar plataformas sobre a água e em inimigos. A transformação Zora é bastante exigida e o chefe Gyorg, um peixe gigante, é um pouco complicado e apelão;

greatbay2 greatbay

  • Stone Tower Temple

O templo que se destaca em Majora’s Mask. Dá mais trabalho chegar até ele, mas ele te recompensa com desafio na medida exata. Quando você entra no templo e olha aquele baú no teto, nada faz muito sentido. Após completar a primeira parte, você está de volta ao início do templo e deve sair e atirar uma flecha na entrada para inverter a dungeon. O teto vira chão e vice-versa, simplesmente genial. Link ganha a flecha da luz para acabar com os monstros escuros e os chefes Twinmold, insetos gigantes e que o herói deve usar a Giant Mask, não são difíceis.

stonetower1 stonetower

O mascarado

Apesar de ter poucas dungeons, Majora’s Mask apresenta uma variedade enorme de side-quests, seja para conseguir Pieces of Heart ou máscaras (Link faz inveja até ao Mister M). Cada máscara tem uma função no game e você curte todas elas logo abaixo:

image

  • Postman’s Hat (Link, o carteiro)

Permite que o herói verifique as caixas de correio. Na primeira vez, ganha um piece of heart e a partir daí apenas rupees. Você obtém ela durante a quest de Anju & Kafei;

image

  • All-Night Mask (Link, o cafeinado)

Você pode comprá-la na Curiosity Shop por 500 rupees após salvar a velhinha do roubo. Use-a para ouvir as histórias da avó de Anju, pois você ganha dois pedaços de coração, senão…zzzzzzzz…

image

  • Blast Mask (Link, o garoto-bomba)

Após dar uma de policial e salvar a senhora à meia-noite do primeiro dia de um assalto, Link ganha a máscara. Apenas use-a para explodir, mas perderá vida. Essa é a máscara do pessoal daqui do Nintendo Blast. Nós somos perigosos!

image

  • Stone Mask (Link, o pedregulho)

Usando a máscara, Link passa despercebido pelo palácio Deku e em Pirate’s Fortress. Você ganha ela ao usar a Lens of Truth, no caminho que conduz até Ikana Canyon, ao falar com o soldado Shiro. “No meio do caminho tinha um anão com cabeça de pedra…”;

image

  • Great Fairy Mask (Link, a fada-madrinha)

Encontre uma das fadas em Clock Town e leve-a para a caverna ao Norte da cidade. Você receberá essa máscara que permite que você atraia as fadas espalhadas pelos templos. Quando houver uma na sala onde estiver, os cabelos da máscara levantam;

image

  • Keaton Mask (Link, o Pikachu)

Você recebe a máscara durante a quest de Anju & Kafei. Existem círculos com arbustos que se mexem em North Clock Town, Milk Road e Death Mountain. Ataque, o Keaton aparecerá e você tem que acertar as cinco perguntas;

image

  • Bremem Mask (Link marchando)

Você ganha de Guru-Guru em Laundry Pool. Use-a e pressione B para os animais marcharem junto com Link. Em Romani Ranch, marche encontrando todos os pintinhos para explodirem como pipoca e virarem galinhas. Coisas que você só vê em um Zelda;

image

  • Bunny Hood (Link, o mais orelhudo ainda)

Deixa o herói mais rápido e seus pulos alcançam o dobro da distância. Você a consegue usando a Bremem Mask para fazer os pintinhos se transformarem em galinhas e use-a no Postman’s Timing Game;

image

  • Don Gero Mask (Link, o sapo)

Use-a para reunir os sapos em Mountain Village após passar o templo Snowhead. Para obtê-la, acenda as tochas em Goron Shrine e faça o bebê dormir. O lustre começará a girar e use a máscara do Goron para rolar e quebrar os objetos até encontrar a Rock Serloin. Leve-o para o Goron em Mountain Village.

image

  • Mask of Scents (Link, o olfato de porco)

Permite que você encontre os cogumelos em Mysterious Wood, próximo ao Magic Hag’s Shop. Você ganha a máscara após vencer Butler em Deku Shrine na corrida, após resgatar a princesa. Use a Bunny Hood para facilitar;

image

  • Romani Mask (Link, o vaqueiro)

Você usa a máscara para entrar no Latte Milk Bar, em Clock Town, para comprar leite. A máscara será sua após pegar carona com Cremia em Romani Ranch até Clock Town e ajudando a proteger a carroça dos bandidos;

image

  • Circus Leader’s Mask (Link, o chorão)

A única utilidade dessa máscara é afastar os bandidos de roubarem a carroça de Cremia. Para obtê-la, vá até o Bar em Clock Town e toque uma canção com cada transformação de Link para Gorman;

image

  • Kafei’s Mask (“Eu não sou o Link”)

Essa máscara é utilizada para você descobrir sobre o paradeiro de Kafei e só é exigida na quest entre Anju & Kafei. Vá para Mayor’s Residence no primeiro ou segundo dia e aceite a proposta de Madame Aroma para encontrar Kafei;

image

  • Couple’s Mask (Link, o pacífico)

Essa máscara só é obtida após terminar a quest de Anju & Kafei. Você deve usá-la no gabinete do prefeito de Clock Town para acabar com a discussão e receber um piece of heart dele;

image

  • Mask of Truth (Link, o dono da verdade)

É usada para ler as mentes dos animais e falar com as Gossip Stones. Você ganha ela após matar todas as Skulltulas em Skulltula House, localizada em Southern Swamp. Essa máscara prova que Link já estava doidão;

image

  • Kamaro’s Mask (Link, o dançarino)

Vá para o nordeste da entrada Norte de Clock Town para encontrar um homem pálido dançando. Chegue até ele e toque Song of Healing para ganhar a máscara. Depois vá para West Clock Town e dance para as Rosa Sisters;

image

  • Gibdo Mask (Link, a múmia)

Ao usar a máscara, os Gibdos acreditam que você é um deles. Você deve restaurar a água em Ikana Canyon e para isso toque Song of Storms. Espere Pamela sair, entre na casa e toque Song of Healing para que a situação volte ao normal;

image

  • Garo’s Mask (Link, o caçador de fantasmas)

Essa máscara é ganha após vencer a corrida com os irmãos Gorman. Essa máscara permite que você entre em Ikana Canyon e veja os Garos, que são invisíveis a olho nu. Enfrente-os e darão dicas importantes;

image

  • Captain’s Hat (Link, o caveirão)

Usada para falar com as caveiras no cemitério de Ikana. Após tocar Sonata of Awakening para o grande esqueleto, corra atrás dele e mate-o para ganhar a máscara. Reza a lenda que o BOPE vai usá-la para as próximas tarefas;

image

  • Giant’s Mask (Link, o anão gigante)

Você encontra a máscara em Stone Tower Temple e só é utilizada para enfrentar Twinmold. Mas lembre-se de levar poção para encher a barra Magic Power, pois a máscara gasta muito poder.

image

  • Fierce Deity’s Mask (Link, o adulto)

Você só a receberá se tiver todas as vinte máscaras e entregar antes da batalha final. Link se torna “Oni Link”, uma forma adulta do herói e que dispara poderes de longa distância com a espada. Ela só pode ser usada em salas de chefes;

image

  • Deku Mask (Link, o saxofonista)

Em forma de Deku, permite que interaja com outros da espécie, além de fazê-lo voar com as flores e atirar bolhas. Ele se afoga ao cair na água (mas quica 3 vezes) e é totalmente frágil contra o fogo;

image

  • Goron Mask (Link, o tamborista)

Link tem resistência ao fogo, carrega objetos pesados e pode rolar. Em contrapartida, fica lento e qualquer contato com a água já o mata. Você a obtêm após subir escalar Mountain Village usando a Lens of Truth e tocando Song of Healing para o espírito de Darmani;

image

  • Zora Mask (Link, o guitarrista)

Substitui as botas de ferro e o Blue Armor de Ocarina of Time. Link nada incrivelmente mais rápido, pode se proteger quando estiver afundando (mas gasta magic power) e as nadadeiras viram dois bumerangues. A desvantagem é contra o fogo e você a recebe após resgatar Mikau, um zora afogado (!?).

Exclusividades de Majora’s Mask

Como o game não tem muitas dungeons, para receber itens e corações são necessários participar de minigames e desafios para ganhá-los. Veja alguns dos principais:

  • Anota aí!

O notebook que Link ganha – calma, não é nada relacionado a computador, apenas um caderno de anotações – é usado para controlar as quests que são feitas. São tantas pessoas para ajudar, que lembrar de todas é um pouco complicado;

notebook

  • Quer comprar?

Ocarina era fácil, pois o mapa de lugares já aparecia. Em Majora’s Mask, a cada nova área que você entrar, precisará comprar os mapas com Tingle, um homem de 35 anos de idade que é obcecado por fadas;

tingle

  • Mira boa

Em Honey & Darling Shop, Link deve ganhar um minigame a cada dia para receber um piece of heart. Você deve usar o arco-e-flecha para para acertar os alvos, os bombchus para estourá-los, mas o mais divertido é arremessar bombas como se fosse um jogo basquete;

honeydarling

  • Diga “Xis”

A Pictograph Box é usada para tirar fotos (duh!) em preto e branco de qualquer coisa que queira. Se levar as fotos para com o homem em Swamp Tourist Center, poderá receber algo em troca;

PictographBox

  • UFO

Os aliens estão roubando o gado em Romani Ranch. Ajude a proteger os pobres animais durante a noite (o cachorro e Epona ajudam bastante) atirando flechas e receberá um bottle com leite e seja chamado de grasshopper;

image

  • Acelera!

Após terminar o templo Snowhead, compre uma Powder Keg, a bomba Goron, para estourar a pedra gigante. Participe e vença a corrida para ganhar um bottle com Gold Dust, usado para forjar a sua espada;

Goron race

  • Dicas

Porque só aqui você pode controlar o tempo:

- Avance 12 horas no tempo: Song of Double Time: C-direita, C-direita, A, A, C-baixo e C-baixo;

- Tempo mais lerdo: Inverted Song of Time: C-baixo, A, C-direita, C-baixo, A e C-direita.

image

Terminou em Termina?

Se o jogador souber onde ir e o que fazer, pode-se terminar o jogo em aproximadamente cinco ou seis horas. A batalha contra Majora, que é dividida em três partes, é desafiadora. Pouco tempo perto de outros Zeldas, mas o que garante a longevidade é ir atrás de todos os upgrades para armas e fazer as quests, que sempre tem um horário fixo para serem completadas.

Mesmo que o enredo fuja um bocado da série, Majora’s Mask é um game de respeito. Tem todos os ingredientes de um jogo da série, mesmo que o tempo atrapalhe e seja necessário refazer tudo se quiser chegar onde estava (com exceção dos templos). Majora’s Mask é um Zelda e isso já é mais do que o suficiente para você jogá-lo pelo Virtual Console.

3 4

2 1


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Gostei desse jogo , eu me lembro quando foi lançado ... bons tempos

    ResponderExcluir
  2. Realmente Majora não está no patamar de seu antecessor, está anos luz a frente dele.

    ResponderExcluir
  3. acho majora um excelente jogo, mas ocarina foi o precursor da serie em 3d.
    sem falar que a jornada de link em ocarina é mais epica do que em majora.
    majora trouxe algumas melhorias mas o jogo ficou curto demais em relaçao ao ocarina.
    OCARINA nota 10
    Majora nota 9.5
    mas ainda sim um excelente jogo.

    ResponderExcluir
  4. Todos os outros Zeldas que vieram depois de Ocarina o superaram em absolutamente tudo, de Majora e Twilight Princess. Somente os saudosistas que vivem nostalgia não admitem. Porque Miyamoto e Aonuma já admitiram que Ocarina não é e nem nunca será tudo aquilo que as pessoas acham e se fosse avaliado hoje não passaria de um 6. Mas ista de Ocarina é assim mesmo, ele sempre vai ser o melhor mesmo nunca tendo sido.

    ResponderExcluir
  5. Saudades desse jogo, esse era o único Zelda que eu possuía mesmo.

    Realmente esse jogo me surpreendeu, só do Link se transformar em 3 personagens diferentes (4 com a máscara "secreta"), além das outras comuns que lhe garantem efeitos diferentes, já é garantia de diversão. Sem contar os desafios para conseguir todos os itens do jogo, minigames, chefes um pouco difíceis, os sons das canções que são diferentes com cada transformação, enfim, muita novidade foi adicionada.

    Mas, como eu havia dito anteriormente, ganhou novidades mas perdeu um pouco do que vimos em A link to the past e Ocarina of Time, ficou muito curto e rápido de zerar. Eu sei que gosto não se discute, respeito quem acha Majora melhor que Ocarina, mas para MIM, ficou devendo um pouco (a princesa Zelda e a Master Sword são símbolos da franquia). Enfim, Zelda é Zelda, todos são excelentes, independente de ser curto ou fácil.

    Ah, finalizando, o Great bay Temple me fez lembrar do Water Temple, levei um bom tempo quebrando a cabeça pra passar dele rsrs.

    ResponderExcluir
  6. Majora pode ate ser melhor que ocarina, mas o processo de criançao foi redusido afinal o jogo foi feito na engine grafica do ocarina.
    inovou em varios aspectos, mas ficou devendo em outros.
    se tivesse mas algums templos seria perfeito pois aumentaria a vida do jogo.
    achei interessante a ideia de voltar no tempo, foi algo que me surprendeu um pouco na epóca.
    mas é isso zelda é zelda e ponto final.
    considero todos excelentes jogos.

    ResponderExcluir
  7. Concordo em gênero, número e grau com o Samusam.

    ResponderExcluir
  8. lol, pois eh, por isso eles fazem remake do OoT e n do Majora's Mask neh ri/

    ResponderExcluir
  9. Pra mim o melhor jogo de todos os tempos!
    Épico!

    ResponderExcluir
  10. Meu, joguei o Ocarina os Time e já achei difícil. Quando comecei a jogar esse achei muito difícil e não joguei mais. Mas sei que é um jogão!!!

    ResponderExcluir
  11. Como faço pra salvar o zora afogado??

    ResponderExcluir
  12. Tem um detalhe, no OoT não tinha nenhum efeito de neblina, nele também dá pra ver a longa distancia.

    ResponderExcluir
  13. respondendo a pergunta do anÔnimo lá encima,empurreo até a praia
    aí ele falará umas coisas toque a song of healing e ganhe a mascara.esse é um bom jogo n joguei o ocarina ainda mas pelos comentários deve ser legal,voltando a esse jogo ele é dificil
    muitos segredos e coisas pra fazer minha nota por enquanto é 9

    ResponderExcluir
  14. Infinitamente superior ao Ocarina of Time.

    ResponderExcluir
  15. Veja bem, gosto não se discute, mas dizer que esse Majora's Mask foi melhor do que Ocarina Of Time, me pareceu injusto. E vou explicar por que...
    Eu tenho as 2 fitas do N64 e zerei os mesmos. Sou louco por Ocarina (um dos melhores jogos de todos os tempos), e quando vi que iam lançar esse Majora fiquei alucinado! Mas tive uma certa decepção ao desenrolar do jogo.
    Tudo bem, os gráficos são melhores, o enredo é muito legal (salvar o mundo antes de cair a Lua na Terra é show!), as máscaras com transformações dão um toque diferente a saga, etc.
    Mas existem problemas que me irritaram profundamente nesse game:
    1) Você não pode salvar a torto direito e onde bem entende! Isso é ruim num jogo super extenso como esse, e que você gasta horas jogando para chegar em um determinado ponto. Muitas vezes, você está dentro de uma Dungeon é obrigado a sair do lugar, para achar uma maldita estátua de coruja que fico do lado de fora, dar uma espadada e assim você pode salvar seu progresso. Se você desligar o jogo do nada, vai ter que refazer tudo de novo (MAS TUDO MESMO)... Eu me vi frustrado muitas vezes tendo que decidir se continuava jogando para terminar a Dungeon, ou sair dela por que tinha que dormir ou comprar algo. Ridículo, sendo que o Ocarina fazia isso antes.
    2) Outra forma de salvar o jogo é você voltar no tempo no 1º dia! O que também um saco e um dilema! Quando você faz isso, perde todo o seu dinheiro e armamento, tendo que coletar tudooooooooo de novo! E isso é CHATO, repito, muito CHATO para um game tão grande! Você pode até guardar sua grana com o banqueiro, mas não é prático e intuitivo, demora e ele só esta disponível em um único ponto nada estratégico!
    3) Esse jogo é muito difícil no quesito cumprir tarefas! Veja bem, quem gosta de tortura sem problema, mas quem não tem tempo suficiente para decorar as infinitas possibilidades que ele proporciona, tá ferrado! Pense o seguinte, existem dezenas de personagens, cada quais com objetivos diferentes, que agem de forma diferente, em horários diferentes e lugares diferentes, durante três dias distintos! Você pode dizer "puxa que loko" no começo, mas experimenta descobrir isso tudo sozinho? Dúvido que que alguém aqui tenha zerado todo desse jogo, sem nunca ter consultado um guia. Agora com Ocarina, não era preciso necessariamente um detonado. Uma coisa é você consultar uma ajuda para pequenas coisas, outra é você precisar para quase o jogo todo!!! Sim, por que ai entra outra questão .... a abaixo
    4) Quando você não consegue cumprir uma tarefa até o fim, seja por que você morreu ou os 3 dias se passaram, bate um desespero (uma sensação ruim, não algo natural por perder uma vida simplesmente) !!!! Porque? Oras, se você perdeu uma chance de completar uma tarefa com maestria, vai ter que voltar no 1º dia de novo, e fazer TUDO de novo, até chegar naquele ponto que perdeu! E nisso entra questões do tipo, esperar literalmente A HORA PASSAR (ou muitos minutos) para que ocorra o evento certo. Sem brincadeira, existem momentos no jogo que você tem que largar o controle no chão, e ir tomar um café, para esperar "dar a hora" do evento ocorrer... Meu, muito ruim isso. Devia ter uma forma de você pode controlar precisamente os horários, além de poder ir mais rapidamente em certos locais... Muitas vezes, você tem que matar inimigos tudo de novo, inclusive CHEFES!!!! E tem cenas em CG, que você não pode pular, tem que assistir tudooooo de novo!!!! 500 vezes se for preciso, para você concluir o desafio, seja lá qual for: pegar um coração, uma mascara, etc ! Isso desmotiva o jogador!!! Pelo menos foi assim pra mim...
    Esses pontos técnicos que me deixaram desanimados com essa continuação, que apesar te ter um clima mais sombrio e adulto do que Ocarina, tornou sombrio e penosa a jogabilidade!
    Ao meu ver (e somente meu), esse jogo não resgatou a alma de simplicidade e prazer de Ocarina Of Time! Uma pena!

    ResponderExcluir
  16. @Drumas, você deveria escrever um livro... hehe...
    Eu não tive muitos problemas nesse jogo, a única vez que usei um detonado/guia para esse jogo, foi quando eu estava atrás de encontrar todas as fadas nas dugeons, sendo que essa é a forma de se conseguir a espada mais poderosa do jogo!

    ResponderExcluir
  17. @José Marlon eu adoro Zelda, mas eu destesto morrer em um jogo e ter que refazer tudooooo de novo: uma coisa é você refazer umas passagens e tal, outra é não ter um Salve Point mais prático.

    Putz, odiava toda vez ter que assistir as cenas de novo, sem poder pular, especialmente daquele Deku voando e indo embora (próximo do grande relógio) depois que você dava a pedra da Lua pra ele (acho q é isso)... kkkk

    Pra quem jogou por emulador (não por fita), talvez não tenha sofrido com isso, pois podia salvar a torto direito, mas mesmo assim não era fácil ter saco pra esperar "dar a hora"...

    Você deve ser realmente fera, por que tenho um amigo que era super viciado em games e Zelda e penou pra fazer a quest da "Anju & Kafei" (eu confesso que nunca conclui, por que me vi frustado quando falhei e não quis refazer a penosa jornada)...

    Ocarina tinha um clima de magia mais gostoso de jogar, que fazia você querer estar naquele mundo. Já Majora é um clima sombrio (incluindo o lance do Salves que judiava do jogador menos experto) e faz você querer sair logo daquele mundo. Enfim, é o lance do maldito relógio, que não deixava você curtir o ambiente, parecia sempre que você está correndo para marcar o cartão de ponto do serviço hehehehehehe

    ResponderExcluir
  18. Naum tenho duvudas de q Majora's mask eh um bom jogo. Se hj eu sou fã de Zelda eh graças a ele.

    Como eu só tenho um nintendo 64, só o q me resta jogar eh o +q perfeito Ocarina.

    Ocarina, me aguarde....bwahahahahah !


    (∑|:0{

    ResponderExcluir
  19. Vamo acabar com isso de Zora afogado ner, Mikau esta desacordado por ter sido atacado pelas Gerudo, após tentar recuperar os ovos de Lulu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproposito, concordo em parte com o cara ali acima, tbm tive que ficar esperando a hora passar pra ajudar aquele povo, quanto aos saves, por ter jogado no emulador ñ foi um problema tao grande (a ñ ser quando dava um "bisiu" na rom e travava tudo), e eu so recorri a um detonado na ultima dungeon e pra encontrar as ultimas 8 mascaras q faltavam, no mais, gosto bastante do jogo!

      Excluir
  20. Eu kero zera lo mas nao tenho tempo disponivel....ele nao eh intuitivo como ocarina. Alguem tem algum detonado para que possa zerar seguindo os passos? Unico jeito de termina lo pois nao ja zerei os outros zelda 3D....mas esse ta chato....meu email eh tonyhc3m@gmail.com

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google