Top 10

Top 10: Melhores games baseados em filmes

Semana passada nós publicamos aqui no Nintendo Blast  um dos Top 10 mais comentados dos últimos tempos. Nele elaboramos uma lista dos 10 g... (por Gustavo Assumpção em 13/11/2010, via Nintendo Blast)

top10_banner_thumb[2]_thumb[2]

Semana passada nós publicamos aqui no Nintendo Blast  um dos Top 10 mais comentados dos últimos tempos. Nele elaboramos uma lista dos 10 games baseados em filmes que mais decepcionaram os jogadores. Essa semana a história é bem diferente: chegou a hora de escolher os 10 Melhores games baseados em filmes.

E olha, elaborar essa lista não foi muito fácil. Primeiro porque a grande maioria dos games baseados em filmes são muito decepcionantes. É só forçar a memória que você vai lembrar de vários.  O segundo motivo que torna essa lista difícil é a dificuldade em nivelar games de épocas tão diferentes. Mas a gente tentou e o resultado está aí abaixo. Concordou, discordou ou lembrou de algum game esquecido nessa lista? Não deixe de comentar.

10. The Lion King – Virgin – 1994 – SNES

snes Lion King level 1 pic 3snes Lion King red pic2snes older pic 2

The Lion King foi um dos filmes mais marcantes da década de 90, principalmente para quem era criança na época em que o filme estreou nos cinemas. E como não poderia deixar de ser, ele ganhou versões para todas as plataformas da época, incluindo esse simpático game de plataforma bem acima da média para o Super Nintendo, que dominva o mercado naquela época. Embora a versão que chegou ao Mega Drive fosse ligeiramente mais bonita, na prática era o mesmo game bem nascido, com belas fases, um design agradável e uma dificuldade bastante balanceada. Destaque absoluto para a trilha sonora extraída do filme, que incluia variações de clássicos como Hakuna Matata.

9. Peter Jackson’s King Kong: The Official Game of the Movie – Ubisoft - 2005 – Game Cube


peter-jackson-s-king-kong-the-official-game-of-the-movie-47332.419290peter-jackson-s-king-kong-the-official-game-of-the-movie-47332.1070689peter-jackson-s-king-kong-the-official-game-of-the-movie-47332.1075808

Para acompanhar um dos filmes mais esperados de 2005, a Ubisoft preparou um game a mesma altura.  Para isso chamou o talentosíssimo Michel Ancel (conhecido por ser o pai de Rayman) para coordenar a produção de Peter Jackson’s King Kong. O resultado final foi um dos games mais interessantes daquele ano, embora toda a expectativa depositada nas costas dele não tenha sido cumprida. O grande destaque desse game vai para a ambientação e o cuidado que a Ubisoft teve com cada um dos elementos responsáveis pela imersão do jogador dentro do universo de jogo. Gráficos, trilha sonora, efeitos sonoros e dublagem são do mais alto nível. O único problema é que muitas vezes os puzzles são bobos e os objetivos repetitivos. Mas é um game muito acima da média, sem dúvidas.

8. Harry Potter and the Chamber of Secrets – EA – 2003 – Game Cube

27217-1-227217-11-227217-12-2

Parece que quando a J.K. Rowling criou o roteiro do segundo livro, ela pensou direitinho que o mesmo renderia um excelente game. E o mais interessante é que essa “profecia” acabou se cumprindo de uma forma surpreendente, até mesmo para os fãs de HP. A progressão da história clara e linear contribuiu de forma decisiva para essa bela aventura, desenvolvida pela Eurocom. Há várias ideias interessantes aplicadas a essa versão, que traz como grande trunfo o ritmo constante de progressão da história, o visual acima da média e a bela sequência de áreas no final – não só próximas ao que o filme ofereceu, como melhor do que qualquer outro título da série fez.

7. The Godfather Blackhand Edition – EA – 2007 - Wii

godfatherwiipic1smgodfatherwiipic2smgodfatherwiipic3sm

Adaptar para os videogames um dos clássicos mais marcantes da história do cinema não é tarefa fácil, mas a Eletronic Arts comprou essa briga e acabou entregando um game feito sob medida para os fãs com uma qualidade bem interessante. Embora a versão original tenha sido lançada em 2006, o Wii só ganhou sua versão alguns meses depois, com o subtítulo Blackhand Edition. O mais interessante aqui foi a adaptação aos controles do Wii, que garantiu várias novidades interessantes. Além disso, a EA ainda adicionou uma série de missões secundárias extras que ampliam a experiência de jogo. Para quem gosta da série é simplesmente imperdíveil. Se não, será apenas mais um game de ação.

6. Ghostbusters The Videogame – Atari – 2008 - Wii

ghost1_thumb[6]ghost5_thumb[2]ghost9[2]

Outro grande filme clássico que chegou tardiamente aos consoles. E mais uma vez foi uma grande adaptação, bem acima de qualquer expectativa. A fidelidade ao original é tão grande que basta ouvir a musica tema dos Caça-Fantasmas para entrar no clima. Resumidamente, Ghostbusters é um recompensador game de aventura, com puzzles e confrontos contra inimigos bem interessantes. O game é muito divertido, mas desaponta quem procura um game mais lapidado. Apesar disso, o visual caricato e o design de fases competente garantem a diversão nas pouco mais de seis horas de jogo – período curto, mas muito recompensador.

5. Super Star War – JVC – 1992 – SNES

super_star_warssnes43images (1)

Lá no início da década de 90, a JVC lançou uma trilogia de games baseados na série Star Wars para o Super Nintendo que foi um dos grandes sucessos da época. O melhor deles foi o primeiro, baseado em A New Hope, filme que originalmente chegou aos cinemas em 1977. O game era basicamente um título de plataforma com elementos de ação muito bem definidose um cuidado grande com a parte plástica. Na prática, isso significava que não havia lá muita coisa de novo com relação so games da época – e isso também não é algo assim tão ruim. A dificuldade era elevada e o visual muito bem feito. Além disso, Super Star Wars ajudava os jogadores mais jovens a aprender um pouco mais sobre a história complexa da franquia.

4. Disney’s Aladdin – Capcom – 1993 – SNES

AladdinSNES#2AladdinSNES#3AladdinSNES#4

Esse aqui é muito conhecido dos jogadores brasileiros já que Aladdin deve ser um dos games mais populares do Super Nintendo aqui no Brasil. Curiosamente, essa versão é muito pior do que a que chegou ao Mega Drive no mesmo ano – que inclusive é considerada por muitos como um dos melhores games de plataforma de todos os tempos. Só que ao contrário do que possa parecer, essa versão do SNES está muito longe de ser ruim. Com um design de fases muito interessante, trilha sonora e visual muito bons para a época, ela consegue entreter o jogador do início ao fim, mesmo com os controles presos e simples demais. Curioso é lembrar que Shinki Mikami (sim, o pai de Resident Evil) foi quem cuidou de perto do desenvolvimento desse game.

3. The Lord of the Rings Return of the King – EA – 2003 – Game Cube

a_med_1a_med_2a_med_4

Se Return of the King é um dos grandes filmes da história do cinema, o que dizer o game que chegou ao Game Cube em 2003? Desenvolvido por um time pouco experiente, ele é um senhor hack’n slash, recheado de ação, estratégia e momentos grandiosos. As batalhas são divertidas e desafiadoras e a recriação visual da terra média é bem aceitável. Se juntarmos no pacote o belíssimo trabalho sonoro da EA, chegamos a conclusão de que esse é um daqueles games mais interessantes já criados quando o assunto é se basear até as últimas consequencias em um filme, já que a produtora acompanhou de perto o desenvolvimento e as filmagens do filme de Peter Jackson. O resultado é que aqui tudo é extremamente fiel a produção original sem parecer menor ou pior por isso. E assim como o filme é incrivelmente épico.

2. Spider-Man 2 – Activision – 2002 – Game Cube

spider-man_2_001spider-man_2_002spider-man_2_003

O maior trunfo de Spider-Man 2 é fazer o jogador se sentir um verdadeiro super herói, graças ao direcionamento para qual o design do jogo foi levado. A jogabilidade é semi-aberta, com missões que acontecem em várias localidades diferentes de Nova York – e que podem ser enfrentadas a qualquer momento. Apesar de muitos acharem as missões repetitivas demais, entendemos que isso na verdade é só mimimi desmedido, porque na verdade tudo funciona legal, sem comprometer a experiência final de jogo. Se somarmos um belo acabamento visual e sonoro, uma boa quantidade de extras e lutas contra chefe muito animadoras, temos um game respeitável. Há várias mecânicas interessantes, e o jeitão GTA faz com que o game seja ainda mais apaixonante.

1. 007 Goldeneye – Rare – 1997 – Nintendo 64

goldeneye-3goldeneye-6goldeneye-5

Clássico absoluto, Goldeneye merecidamente encabeça essa lista por ser um claro exemplo de como as produtoras não precisam ficar presas a obra original. Em um game baseado em um filme de sucesso é possível ir além, caminhando lado a lado e apresentado elementos que ajudem a compreender o original. Sem conta esses detalhes, Goldeneye ainda é um SENHOR game de tiro em primeira pessoa, com missões muito bem projetadas, um dos multiplayers mais divertidos da história do Nintendo 64, uma jogabilidade balanceada e perfeitinha, controles muito precisos e – não dá pra explicar muito bem – um feeling absolutamente incrível. Vale lembrar que esse game ganhou recentemente um ótimo remake para o Wii, uma bela oportunidade pra quem não jogou o original poder dar uma testada.


Estudante de Jornalismo, apreciador de rock britânico, pouco cuidadoso com as palavras, rico de espírito, triste com as relações nesse mundo e esperançoso com o futuro.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Boa lista, mas pra mim faltou o Moonwalker, baseado no filme do Michael Jackson !!! Marcou época, eu jogava no Master System!! Abraço @thihenrique

    ResponderExcluir
  2. Apesar de não ser diretamente baseado em filme, Arkham Asylum podia estar nessa lista.

    ResponderExcluir
  3. Goldeneye para Nintendo 64 é tão bom que chega a ser muito melhor do que o filme no qual foi baseado! Lion King foi bem lembrado. Eu também gostei muito do Toy Story e Pinocchio, ambos do Snes. Uma boa lista, abrangendo diversos estilos de jogo!

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei da lista, mas acho que Indiana Jones para o SNES poderia estar também

    ResponderExcluir
  5. Batman do NES.
    Falta imperdoável rsrs

    ResponderExcluir
  6. GENTE ENTREM NO MEU BLOG FALA SOBRE GAMES ENTRE NO LINK ABAIXO :
    http://gamespcps.blogspot.com/p/videos.html

    ResponderExcluir
  7. acho q faltou jogos de atari, mega drive, psone e xbox... kkkk

    ResponderExcluir
  8. O Aladdin de Super é muito pior?
    Po o jogo é mó legal, tenho que jogar esse do Mega então!

    Godfather do Wii muito bom memo, e achei graça ver o Spider Man 2, era bem divertido mas vendi..
    King Kong tenho original mas ainda não fechei. Outros jogos anotados.

    Po Harry Potter é tão bom? Quero ver.
    Aliás todos os jogos da série deviam ser fodas, já que os filmes não podem ter tudo do livro... =[

    ResponderExcluir
  9. "acho q faltou jogos de atari, mega drive, psone e xbox... kkkk"

    Acho que deu pra perceber que a lista considera apenas consoles da NINTENDO.

    Aliás, gostei da lista! =D

    ResponderExcluir
  10. tinha que ser anonimo, huhuehueaaa

    ResponderExcluir
  11. A lista já valeu só pelo The Lion King, Aladdin e Goldeneye <3

    ResponderExcluir
  12. Achie interessante a lista. Mas só uma observação: Alladin do SNES é muuuito melhor do que o do Mega Drive. Joguei os dois do início ao fim.

    Bem merecido o primeiro lugar para Golden Eye e também muito bacana o terceiro lugar para The Return of The King. Realmente, esse jogo é espetacular.

    ResponderExcluir
  13. Lista bem parecida com uma que publiquei no meu blog... http://gamesefilmes.com/5-bons-jogos-de-filmes/

    ResponderExcluir
  14. É, eu concordo com o anonimo aí, a maioria é tudo jogo pra nintendo. Pode colocar jogo de outro console também, não precisa ser só da Nintendo

    ResponderExcluir
  15. Mas é que o site já é baseado na Nintendo!

    ResponderExcluir
  16. UHUUU,Return of the King em terceiro e Super Star Wars em quinto,é por isso que eu amo vcs! ♥♥
    Haha,sério,agora.Não gostei muito do jogo do HP.Aladin é MUITO da hora,joguei acho que umas trocentas vezes,e ainda acho mais legal que a do Mega drive,que eu joguei tb.The Lion King é muito loko tb,já que eu sou fã do filme,é meio suspeito da minha parte falar 8D (Assim como de Star Wars e O Senhor dos Anéis...),mas Goldeneye tá em todas,hein? Nunca consegyi jogar,mas por tudo que eu li,parece que merece o primeiro lugar incontestavelmente.De qualquer maneira,adorei a lista ^^.

    ResponderExcluir
  17. Acho que o Rei Leão tinha que fica em primeiro aff -.-
    Mas não deixa de ser um ótimo top 10!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google