Jogamos

Análise: Manhunt 2 (Wii)

Desenvolvido pela Rockstar Games , Manhunt 2 é a sequência de um dos jogos mais polêmicos e violentos lançado originalmente para o PlayS... (por Alex Sandro de Mattos em 22/12/2010, via Nintendo Blast)

manhunt2 box Desenvolvido pela Rockstar Games, Manhunt 2 é a sequência de um dos jogos mais polêmicos e violentos lançado originalmente para o PlayStation 2. O game apela para assassinatos, sangue e um enredo que merece ser apreciado para aqueles que tem a cabeça no lugar.

Tire as crianças da sala

Quando você leu as palavras “Desenvolvido pela Rockstar”, já deve ter pensado em um bom game, com violência à beça e guerras judiciais devido ao tema pesado. Pois bem, acertou em cheio. Manhunt 2 enfrentou uma rejeição imensa por causa das ações realizadas pelo personagem principal e pelos “assassinatos explícitos”. A Rockstar teve de modificar o jogo diversas vezes, enfrentando entidades reguladoras de classificações etárias e causando um atraso em seu lançamento. O jogo chegou a ser proibido em diversos países da Europa e é classificado apenas para adultos.

Para quem não ouviu falar, o game é uma mesclagem do mundo de Grand Theft Auto, do modo stealth de Splinter Cell e dos fatalities de Mortal Kombat (mas de uma maneira realista). Seu personagem é Daniel Lamb, um ex-médico que desperta em um hospital psiquiátrico, que aparenta haver uma espécie de rebelião. Durante as animações, você é acompanhado por Leo, que sempre conversa com Daniel e o força a fazer atrocidades para descobrir toda a verdade por trás do “Projeto”.

porrada

Use o Wii Serrote… ops, Wii Remote

Mas antes você recebe um tutorial interessante. Você precisa realizar os movimentos mostrados na tela e ao fazê-los, escuta o som de golpear uma pessoa. Após o vídeo introdutório, você começa a aprender os esquemas do jogo. Há um radar que mostra onde está o seu objetivo e inimigos. Mover o Wii Remote e o Nunchuk para frente, faz Daniel dar socos; o Z faz o personagem correr e o C para arremessar objetos. A primeira arma que você encontra é uma injeção e deve usá-la no primeiro inimigo à frente. Segure o botão A – quanto mais tempo segurá-lo, mais cruel é a morte –, caminhe sorrateiramente em direção à ele e realize o movimento demonstrado no canto superior esquerdo da tela. Para trocar as armas, você pode usar o botão + ou o direcional para baixo e Daniel pode carregar até três tipos diferentes. O direcional para cima faz o personagem encostar nas paredes e o 1 permite uma visualização em primeira pessoa.

fatality fatality 2

E é aí que está o detalhe na versão do Wii: reproduzir os movimentos como se fosse realidade. Durante a jogatina, você encontrará marretas, ganchos, pedras, pedaços de garrafas, vidros, sacolas plásticas, serra-elétricas, machados e outros objetos que na mão de Lamb virão armas mortais. Por mais que seja interessante, em algumas poucas vezes, o seu movimento não é reconhecido ou o jogo dá um desconto e realiza o seu golpe mesmo se tiver errado na movimentação. Ah, mas quem quer reclamar quando as coisas erradas dão certas? Nós é que não. E a roupa de Daniel vai ficando mais manchada de sangue conforme vai assassinando inimigos.

Inclinações com o Nunchuk fazem Daniel espiar para o lado em que o controle está virado. Porém, Manhunt 2 fica mais parecido com GTA quando Lamb encontra armas de fogo. O típico detalhe de apontar fácil e atirar na cabeça, lembra a grande franquia da Rockstar. O cursor do Wii é a mira e o B atira; mire na cabeça, dispare e pedaços da massa cinzenta dos inimigos ficam espalhados pelo cenário. Nojento e incrível! Mas a mudança da primeira versão de Manhunt 2 para a que foi liberada pelas entidades regulamentadoras está na hora dos golpes finais. Na versão original, os golpes eram mostrados sem frescuras e o da versão atual, uma tela cheia de rabiscos tenta ocultar a ação. Mas se você tiver bons olhos, vai conseguir ver todo o ataque.

1 ataque

Veja, ouça e sobreviva!

Manhunt 2 não é incrível visualmente, mas os cenários são totalmente detalhados e o destaque vai para a última fase. Mais interessante ainda são as mecânicas realistas: esbarre em caixas, latinhas ou outros itens do cenário e elas caem, atraindo a atenção dos inimigos; pegue algum objeto e arremesse em vidros ou bata na parede e eles ficam em alerta; ou use detalhes do cenário para jogar inimigos contra eles, como por exemplo, uma cápsula cheia de pregos.

O esquema é usar as sombras ao seu favor, fazendo com que a sua barra de vida que está no canto inferior direito fique azul e impedindo que os adversários te vejam. A ideia é se esconder nas áreas escuras e os oponentes só desconfiarão se trombarem com Daniel ou chegarem próximos demais (nesses momentos, aparece um círculo na tela e você deve manter o cursor imóvel no centro para se livrar). As sombras também podem ser usadas para ocultar corpos para não atrair desconfianças. Mesmo com gráficos bem modelados, as animações são feias e poligonais demais, além de certas áreas terem alguns bugs como enroscar em algum canto da fase ou passar por tubulações e cair num buraco preto.

kkkk1 kkkk2

O áudio se destaca em todos os sentidos. Passos, barulhos, o coração de Daniel batendo e sons que te deixam tenso o jogo inteiro. O game ainda é dublado competentemente e você pode ouvir gritos, gemidos, além de momentos em que o personagem começa a relembrar o passado ou ver coisas. Tudo pelo instinto de sobrevivência.

Para quem tem consciência e estômago forte

Se você é curioso, deve ter se interessado pelo jogo, provavelmente já deu uma bisbilhotada na nota abaixo e deve estar se perguntando “E a nota de diversão?” ou “É divertido matar os outros?”. Pois bem, a diversão está na imersão do jogo ao usar os controles da maneira como pensamos e com um enredo sensacional. Mas apesar de ter no total 14 fases, não há nada de novo que te force a jogá-lo novamente, a não ser por você poder jogar qualquer fase após terminar o jogo uma vez. E se você não for muito fã de stealth ou violência, jogue-os em doses homeopáticas, pois os objetivos não fogem muito da regra de se esconder, matar inimigos - em alguns momentos de uma forma específica e com a arma correta para avançar - ou escapar até encontrar a saída. E mesmo se falhar, os checkpoints estarão lá para te ajudar.

Para aqueles que dizem que o Wii é infantil ou só tem jogos bobinhos, ter um game do nível de Manhunt 2 é surpreendente. Você pode ter jogado outros games violentos, mas nada como essa obra da Rockstar. Apenas tenha consciência de que tudo é uma história e que não passa de gráficos digitalizados. A Rockstar teve muita coragem ao lançar Manhunt 2 no console branco da respeitosamente correta Nintendo, e você vai precisar de muita coragem também e estômago forte para terminar o jogo, mas vai se impressionar do início ao fim.

z1 z2 z3 tubu

Manhunt 2 – Nintendo Wii – Nota Final: 8,0

Gráficos: 7,5 | Som: 9,0 | Jogabilidade: 8,5 | Diversão: 7,5


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Não conhecia, mas parece ser um título bem interessante.
    Bom review. (:

    ResponderExcluir
  2. Gráficos 7,5. Tá mais do que justo. O gráfico faz muito peso nesse jogo, ainda mais que requer um realismo legal pras cenas de mortes ficarem interessantes.

    ResponderExcluir
  3. Apenas uma sugestão de correção. Na frase "O esquema é usar as sombras ao seu favor", substituir "ao seu favor" por "a seu favor".
    Além disso, eu gostaria de admoestar os esclarecimentos sobre os aspectos técnicos do jogo. Eu sei, por exemplo, que as animações de ManHunt são feias, entretanto, gostaria de saber o porquê delas serem feias.
    Em todo caso, a análise está boa, e fiquei feliz por ter encontrado a nintendoblast. Sem dúvida é o melhor meio para se obter informação dos consoles da Nintendo no Brasil.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Cara Manhunt é o bicho!!! Faz tempo que eu não via um jogo tão violento para consoles...

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google