Jogamos

Análise: New Play Control! Donkey Kong Jungle Beat (Wii)

Donkey Kong Jungle Beat é um excelente título de plataforma lançado para o Nintendo GameCube no começo de 2005. Seus controles inovadores – ... (por Filipe Gatti em 07/12/2010, via Nintendo Blast)

re_Wii_Titlesheet_FirstPartyDonkey Kong Jungle Beat é um excelente título de plataforma lançado para o Nintendo GameCube no começo de 2005. Seus controles inovadores – um par de bongôs – revolucionou na época, já que o periférico anteriormente só havia sido aproveitado em jogos de ritmo musical.
Em 2009, o programa de remakes da Nintendo trouxe aos Estados Unidos o terceiro título da sua série, New Play Control! Donkey Kong Jungle Beat, que abandonou completamente o suporte aos bongôs, dando vez para os controles com sensores de movimento do Wii. O resultado? Um título que, mesmo lançado 4 anos após sua versão original, e com mais de 1 ano de idade, ainda brilha com muito fervor.

A mesma fórmula, mas sem o toque especial

Se você nunca jogou Donkey Kong Jungle Beat antes, saiba que este é um título de plataforma obrigatório. E mesmo que você tenha experimentado por um tempo quando ele foi lançado no GameCube, pode ser uma ótima ideia redescobri-lo, já que a nova versão conta com redesigns de antigos estágios, além de alguns novos e outras modificações menores.
npcdkjb_2O novo esquema de controles, que agora usa os sensores de movimentos do Wiimote, fazem com que a experiência seja completamente diferente, mas não de forma negativa. A adição de um analógico introduz muito mais precisão aos movimentos, e é notável que os estágios se tornaram mais fáceis de vencer.
Mas essa adição veio ao custo do total abandono dos bongôs, periférico usado na versão de GameCube. Tal dispositivo era o toque especial que criava uma sensação única, e é uma pena que o Wii não ofereça suporte para ele. Agora tudo que nos resta é assistir nossos bongôs serem dominados pela eterna poeira... Fora isso, a fórmula que me apaixonei continua idêntica: a influência da série Country é mais do que óbvia, e você controla o gorila mais famoso dos videogames enquanto ele pula e corre pelos criativos estágios, que sempre estão repletos de bônus e, é claro, de armadilhas.

A artimanha e a pouca duração

Uma coisa é certa, Donkey Kong Jungle Beat permanece tão divertido quanto na geração anterior. Aqui, DK deve explorar os estágios enquanto coleta bananas para, ao fim, receber um número de coroas. Quanto mais, melhor. Mas a verdadeira manha é que ele recebe multiplicadores por pegar bananas em sequência sem tocar no chão. Então enquanto novatos e jogadores mais casuais simplesmente andarão de um lado para o outro, os hardcores profissionais poderão testar suas habilidades alcançando combos e multiplicadores ridículos – seja voando pelas árvores, batendo pelas paredes, ou pegando uma ocasional carona com os pássaros. O sistema é muito bem feito e certamente viciante.
Infelizmente a experiência não dura tanto tempo assim. Cerca de quatro horas é mais do que suficiente para você passar por todos os estágios, mas de qualquer forma, há muito pelo que jogar novamente. Por exemplo, um pacote inteiro de mapas extras pode ser habilitado após alcançar rankings Gold e Platinum nos outros estágios, além de um modo que aumenta a dificuldade em cerca de 500%.
npcdkjb_7 npcdkjb_5

Gráficos e comentários finais

Até hoje eu me pergunto como Donkey Kong Jungle Beat – mesmo tendo sido lançado há 5 anos numa plataforma com metade do poder de processamento e recursos – consegue ser um dos jogos mais bonitos para o Wii. Preste atenção e você poderá notar detalhes como o efeito de sombreamento no pêlo de DK. Isso sem contar os excelentes efeitos de luz, a distorção causada pelo fogo, a animação fluída e a impecável arte com o cenário. Todos esses elementos presentes em uma taxa de quadros constante. Donkey Kong Jungle Beat foi a prova definitiva de que as demais produtoras ainda não sabem como usar o hardware do Wii.
Apesar de eu sentir falta do suporte aos bongôs, o novo esquema de controles não deixa a desejar e até adiciona uma certa precisão antes inexistente. O visual, como citado no parágrafo acima, também é um ótimo atrativo. E o melhor de tudo, são os incríveis estágios que farão você ter horas de diversão, principalmente com o sistema de combos que garante o retorno dos jogadores hardcore. O veredito está claro: New Play Control! Donkey Kong Jungle Beat é um título de plataforma fantástico que nenhum fã da Nintendo pode deixar de conferir.
New Play Control! Donkey Kong Jungle Beat – Wii – Nota Final: 9.0
Gráficos: 9.5 | Som: 8.5 | Jogabilidade: 8.5 | Diversão: 9.0
npcdkjb_4 npcdkjb_3
npcdkjb_6 npcdkjb_8

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Bem legal a sua análise, se puder faz uma análise pro Black Ops, meu eu gostei muito da maioria das análises, principalmente daquela do Virtua Tennis 2009

    ResponderExcluir
  2. Ótimo jogo, mas 9,0 é uma nota exagerada. O jogo é curto, não tem opção de multiplayer e é pior do que o novo Donkey Kong Country Returns, cuja média tem ficado em 8,7.

    ResponderExcluir
  3. Eu particularmente achei Donkey Kong Jungle Beat BEM mais bonito que Donkey Kong Country Returns. A jogabilidade não era cansativa e os inimigos me pareciam mais... "Donkey Kong". Claro, é apenas a minha avaliação do jogo. Sem contar que era sensacional jogar de bongôs. Meu Deus, todas aquelas balacas para conseguir milhões e milhões de combos... E o Donkey Kong Country Returns me pareceu mais uma reciclagem de tudo. Pegaram sons de Mario Strikers, do próprio Jungle Beat... Não gostei muito disso, mas, né, opinião pessoal, apenas isso.

    ResponderExcluir
  4. Ah, claro. O único problema chamativo de Donkey Kong Jungle Beat era o tempo de jogo. 3h foram mais do que suficientes para fazer o básico do jogo. Depois mais algumas semanas de trabalho intenso até fazer 100%.

    ResponderExcluir
  5. Se você avaliar o game sem comparar com o novo, ou o velho, um 9 tá muito bom. Ele merece. É divertido pra caramba. As lutas com os chefes eram ótimas. Só peca pelo termino precoce mesmo.
    quando você começa a se divertir, acabou. =(

    8,7 pro DKR?? WTF. O game é PERFEITO.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google