Blast from the Past

Blast from the Past: Kirby’s Dream Land (GB)

Toda saga tem um início. E com Kirby não foi diferente! Kirby’s Dream Land lançado em 1992, para Game Boy, foi o primeiro jogo do rosadinho... (por Felipe Antunes em 05/12/2010, via Nintendo Blast)

250px-Kdl1ussmallToda saga tem um início. E com Kirby não foi diferente! Kirby’s Dream Land lançado em 1992, para Game Boy, foi o primeiro jogo do rosadinho. Jogo fácil, porém muito divertido, Kirby’s Dream Land foi o pontapé inicial para toda a história da nossa bolota rosa favorita! Competindo, na época com Mario e Sonic onde era só sair correndo e pulando nos inimigos, Kirby trouxe novidades com o seu poder de engolir quem estiver em seu caminho, porém a habilidade de copiar veio quase um ano mais tarde em Kirby’s Adventure para NES.

Um pouco de história


Capa japonesaKirby foi criado por Masahiro Sakurai em meados dos anos 90 com o nome provisório de Popopo. Aliás, este seria seu nome até mesmo no título do game, Twinkle Popopo (Popopo Brilhante). Ainda bem que logo o criador mudou para Kirby. Não sabe-se ao certo por que dessa mudança, nem o próprio Sakurai lembra de onde veio, mas acredito que Kirby pegue bem melhor que Popopo!

Essa não foi o única confusão, na época, Masahiro Sakurai imaginava Kirby como uma bolha rosa, enquanto que Miyamoto o imaginava amarelo. Isso porque o game era preto e branco, tanto que podemos ver um Kirby branco na capa Ocidental. Mas logo foi resolvido quando todos puderam ver um Kirby rosado na capa japonesa do Game Boy.

kirbysdreamland-004Sakurai criou Kirby’s Dream Land com a intenção de ser um jogo de fácil aprendizado. Porém não se engane, Kirby’s Dream Land pode ser fácil porém estamos falando de um jogo muito bem feito e mais que aprovado por Miyamoto! O jogo é lindo e bem desenhado, vale a pena cada detalhe.

Mesmo sem a habilidade de copiar, que só apareceu em Kirby’s Adventure para NES, Kirby’s Dream Land é um legítimo jogo do Kirby e representa o início de cada personagem da saga.

Bolinha fofa, mas nervosa


Mt_Dedede_2Em Kirby’s Dream Land que nos deparamos com King Dedede pela primeira vez. O vilão rouba toda comida de Dream Land para dar uma festa em seu castelo. Kirby, então, sai em busca do castelo de Dedede para recuperar a comida da ilha e salvar seus moradores que estão passando fome.

Essa mesma história pode ser vista em Spring Breeze, game remake de Kirby’s Dream Land que encontra-se na coletânea de Kirby Super Star (SNES) e Kirby Super Star Ultra (DS), embora colorido, é simplificado com menos níveis e inimigos que o jogo original para Game Boy.

Jogabilidade


O jogo segue o mesmo ritmo e estilo dos jogos já conhecidos do Kirby. E como todo game dessa época, os estágios são bidimensionais, Kirby pode andar para esquerda e para direita, abaixar-se, sugar os inimigos (engolindo-os ou lançando-os como projéteis em forma de estrela) e voar. Kirby suga o ar, infla e pode voar ao longo das fases sem sair da tela.

Ao contrário dos futuros jogos, Kirby não copia a habilidade dos seus inimigos quando os engole e caso Kirby sugue algum alimento, isso irá recuperar sua energia. Alguns itens merecem destaque:

MintyleafKabulaMint Leaves (folhas de hortelã): Ajuda no voo de Kirby. Com ela, Kirby adquire um hálito “fresh mint” que faz com que seu fôlego aumente, permitindo que Kirby cuspa com mais força aquela baforada que sai da sua boca quando ele perde o folego ou para de voar.

Na luta contra o chefe Kabula (imagem ao lado), Kirby utiliza uma folha de hortelã mais potente que o faz poder voar e baforar até o final da batalha para acertar seu adversário como um alvo.

Spicyfood
Superspicy Curry: Este item permite que Kirby cuspa bolas de fogo por um curto espaço de tempo. Ele também perde seu efeito dentro da água.

kirbysdreamland-003Mike: Quando Kirby suga esse microfone, ele ganha a habilidade de dar um grito que aniquila todos os inimigos que estiverem por perto à sua frente.


O início de um clássico


Kirbys_Dream_Land_GBC_ScreenShot2Este game é importante pois marcou o início da saga de um personagem que com seu carisma conquistou um publico imenso. Com Kirby’s Dream Land, Kirby começa sua jornada até os jogos atuais.

Mesmo tratando-se de um game para Game Boy, o jogo é muito bonito. Não tem como não se encantar com esse mundo de Kirby que Sakurai estava apenas começando a criar. O mundo de Kirby é um lugar mágico e acho que todos que gostam do rosadinho deveriam jogar este game!

E pra quem acha que o jogo é muito fácil e simples, aqui vai uma informação que vai deixar os mais fanáticos com água na boca: ao termino do jogo você descobre como liberar um modo extra, onde as fases ficam mais difíceis e a quantidade de inimigos aumenta, gerando assim um desafio maior, topa?


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Superspicy Curry

    Se me lembro,tem esse mesmo item no SSBB!

    ResponderExcluir
  2. kirby nao voa, ele flutua

    ResponderExcluir
  3. Que diferença faz?! Odeio essa gente que fica postando besteira só pra aparecer. Affe.

    ResponderExcluir
  4. Tenho vontade de usar certos comentários como leitura de banheiro! Bem, gostei da história do Kirby, parabéns!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google