Blast from the Past

Blast from the Past: Mickey Mousecapade (NES)

As aventuras de Mickey e Minnie já fazem parte dos games desde os tempos do Nintendinho, sem citar o Game & Watch. Mickey Mousecapade... (por Fabiano Naspolini em 09/12/2010, via Nintendo Blast)

mickeymousecapadeboxAs aventuras de Mickey e Minnie já fazem parte dos games desde os tempos do Nintendinho, sem citar o Game & Watch. Mickey Mousecapade foi distribuído em 1988 pela Capcom e desenvolvido pela Hudson Soft. As versões japonesas e americanas tem algumas diferenças, mas a missão do casal de camundongos é a mesma: salvar um amigo de um terrível vilão, passando por 5 mundos bem diferentes. A história é simples, mas para o primeiro jogo do Mickey no Nintendo Entertainment System foi um grande lançamento. Mickey Mousecapade no Blast from the Past!

Uma aventura pelo mundo Disney

Mickey_Mousecapade_(U)_[!]-21 Mickey_Mousecapade_(U)_[!]-10 Mickey_Mousecapade_(U)_[!]-3

Mickey Mousecapade foi a primeira iniciativa Capcom de lançar jogos Disney. O sucesso foi grande e permitiu que a empresa desenvolvesse vários outros jogos como Duck Tales, Chip and Dale, Darkwing Duck dentre outros.

mmcpd8A história consiste em salvar um amigo que foi raptado pela Malévola. Após passar pelos 5 níveis, descobre-se que a identidade da pessoa raptada era ninguém mais que Alice, a menina que viajou pelo País das Maravilhas.

A jogabilidade é simples: pular e atirar estrelas nos inimigos. O jogador controla Mickey, mas também tem a companhia de Minnie que o segue ao longo das fases, ajudando com alguns tiros. Ela repete as ações do Mickey na verdade. A companhia da namorada dele acaba sendo também mais um desafio proporcionado pelo game, pois se você deixá-la cair na água, por exemplo, morre junto. Aliás, morrer é muito fácil. Tem que ter cautela, pois no momento menos esperado aparece uma enxurrada de inimigos em sua direção. São 5 vidas apenas. Caso perca, precisa recomeçar o jogo desde o início.

mmcpd5Quanto aos níveis, existem diversos inimigos bem conhecidos da Disney: vassouras ambulantes, cartas de copas, crocodilo de Peter Pan, Pete, dentre outros. As fases tem dinâmicas diferentes: enquanto umas são apenas de seguir em frente e atirar ou desviar dos inimigos, outras permitem exploração em busca de chaves para abrir portas e chegar ao final da fase. Também há itens secretos, estes percebidos ao se atirar e sentir que atingiu algo invisível em janelas, nuvens dentre outros elementos do nível. Com vários acertos, revela-se uma vida ou energia ou fada da invencibilidade temporária.

 Mickey_Mousecapade_(U)_[!]-18 Mickey_Mousecapade_(U)_[!]-27 Mickey_Mousecapade_(U)_[!]-30

Todas as fases de Mickey Mousecapade consistem nas seguintes (clique no link de cada nível, depois na imagem para ver em tamanho maior a área desejada):

mmcpd1 Mickey_Mousecapade_(U)_[!]-19 mmcpd3

Fun House (Boss: Witch)Ocean (Boss: Alligator)Woods (Boss: Snake)

mmcpd4 mmcpd7

Pirate Ship (Boss: Pete)Castle (Boss: Maleficent)

Algumas diferenças da versão japonesa e americana

mmjapan mmjapan2 fasejapao

Na localização de Mickey Mousecapade para o ocidente ocorreram algumas alterações. Nos Estados Unidos tiveram mais misturas de personagens de The Jungle Book (Mogli, o Menino Logo), Branca de Neve, Bela Adormercida e Country Bear Jamboree (atração do Magic Kingdom no Walt Disney World Resort). Já no Japão o foco maior era a história de Alice no País das Maravilhas.

mmcpJapanUm exemplo foram os chefões e inimigos das fases. Cheshire Cat, o gato listrado de Alice, é substituído por Witch Haze e Captain Hook era o chefão da quarta fase. Outra diferença é a energia de Mickey (cabeça de Donald, não diamante) e tiros (bolas, não estrelas).

No Japão também fica bem claro que Alice está na história, inclusive fazendo parte da caixa do jogo. Isto não fica evidente na versão ocidental. Uma última é o nome da primeira fase: Fun House chamava-se Little House na versão japonesa.

Mickey_Mousecapade_(U)_[!]-7Mickey Mousecapade é um jogo simples e com alguns problemas de jogabilidade, porém sempre devemos considerar a época, além de ser a primeira iniciativa Disney nesta plataforma. Uma curiosidade é que, se você observar, muito da interface do jogo como o HUD são semelhantes a outros jogos Hudson Soft como Adventure Island 2 dentre outros. Ele foi o pioneiro para outros grandes jogos Disney e deve ser reconhecido e respeitado! Joguem-no e saibam mais do histórico de Mickey nos games, antes de jogar o atual Epic Mickey.


Fabiano Naspolini de Oliveira possui formação em Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas (UDESC), escritor, empresário e game designer da "Céu Games" ( http://www.ceugames.com ). Apaixonado por escrita e jogos eletrônicos desde novo, acompanha a indústria de games e tem como preferência a Nintendo. Jogou nos videogames NES, SNES, N64, Game Cube, Wii, Gameboy Color e Nintendo DS (atual que possui). Gosta muito de RPG, mas acompanha/joga outros gêneros também.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Kd a retro games para refazer algums classicos como magical Quest 1,2, Top Gear, zero the kamikaze squirrel, goof troop e tantos outros q com td certeza seriaum um estouro em vendas.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google