Fail

Fail: Final Fantasy 64 (N64)

Não, esta edição da coluna Fail não trata sobre o 64º episódio da série Final Fantasy . Não duvido que um dia o mundo ainda veja o lança... (por Daniel Moisés em 02/12/2010, via Nintendo Blast)

Não, esta edição da coluna Fail não trata sobre o 64º episódio da série Final Fantasy. Não duvido que um dia o mundo ainda veja o lançamento de Final Fantasy LXIV, mas ainda estamos longe disso. O jogo a que me refiro é um que muitos fãs imaginaram que um dia jogariam no Nintendo 64 e que marcaria a estréia da série não só no então novo console dashn64cart Nintendo como também no mundo dos gráficos tridimensionais. Um jogo que, apesar de muitos rumores e especulações, nunca chegou a existir além de um breve  demonstrativo. Demonstrativo este que serviria, de fato, como base para o primeiro Final Fantasy 3D, mas não para o Nintendo 64 como todos pensavam…

Nintendo e Final Fantasy na atualidade

char1Sem dúvidas, a série Final Fantasy é uma das mais influentes no mundo dos games, atualmente. É bem provável que muitas pessoas decidam qual console de última geração comprar simplesmente pensando qual o possibilitará de jogar os episódios mais novos da série. Hoje em dia, este pensamento certamente não o levará a decidir pelo Wii. Sim, é verdade que o console da Nintendo não tem ficado completamente de fora do mundo de Final Fantasy, com o lançamento de alguns spin-offs, que ora trazem uma experiência consideravelmente divertida, como Chocobo’s Dungeon (se é que controlar uma galinha gigante por inúmeros e enormes calabouços randomicamente gerados é a sua praia) e ora nos trazem grandes expectativas, apenas para nos causar decepções proporcionalmente grandes, como Crystal Baerers.

O DS tem tido mais sorte nesse aspecto, recebendo desde excelentes remakes, como o de Final Fantasy IV, até títulos originais muito bons, char2como Revenant Wings, Tactics A2 e Four Heroes of Light. Entretanto, mesmo com  tudo isto, não foi nenhuma surpresa o fato de Final Fantasy XIII - o último grande episódio da linha “tradicional” da série – ter ficado completamente de fora dos consoles da Nintendo, assim como o já anunciado 15º episódio.

Os anos de ouro

Final_Fantasy_1_nes_usa Houve um tempo, entretanto, em que a situação era bem diferente. Um tempo em que Nintendo e Square - a empresa responsável pela série Final Fantasy - andavam de mãos dadas, tão inseparáveis quanto um encanador e seu cogumelo. O NES deu origem à primeira fantasia, que estaria longe de ser a final. Com o SNES, a série ganhou fama mundial com Final Fantasy II e III (ou IV e VI no Japão, já que alguns dos jogos não foram lançados fora das terras nipônicas, por terem sido considerados complexos demais para a inteligência limitada dos americanos). Além, é claro, de muitos outros excelentes jogos fornecidos pela Square, como Secret of Mana e Chrono Trigger. Sim, o SNES era o console obrigatório para fãs de RPG.

No meio da década de 90, grandes expectativas rodavam em torno do novo console da Nintendo, que até então era chamado de Ultra 64. Todos os fãs estavam ansiosos por verem seus jogos favoritos receberem versões no Ultra 64, com direito aos impressionantes gráficos tridimensionais que o console possibilitaria. E, é claro, entre as maiores expectativas, estava o próximo episódio da mais famosa série de RPG, Final Fantasy VII. ff64-3

Então, em Outubro de 1995, o que era apenas esperança começou a se tornar  realidade: uma revista chamada GameFan Magazine mostrou cenas de um jogo que, supostamente, já estava sendo desenvolvido para o Ultra 64. A revista foi além, não só afirmando que se tratava de Final Fantasy VII, como também prevendo seu lançamento para Dezembro de 1996. Pouco depois, outras revistas também começaram a falar sobre o jogo. Para muitos, então, jogar Final Fantasy VII no novo console da Nintendo era apenas uma questão de tempo.

finalf64-18 finalf64-19

finalf64-20 finalf64-21

A traição

Em Janeiro de 1996, após um tempo sem nenhuma nova notícia sobre o tão aguardado jogo, a Square fez seu pronunciamento oficial sobre o lançamento de Final Fantasy VII: ele seria lançado apenas para o Sony PlayStation, deixando o Nintendo 64 completamente de fora. Obviamente, fãs da Nintendo e o próprio presidente, Hiroshi Yamauchi, ficaram furiosos, acusando a Square de traição, por ter se aliado à concorrência. Yamauchi jurou em público que o nome Final Fantasy não apareceria nunca mais em um console da Nintendo (esperto ele, não?) e todos os acordos entre as duas empresas foram destruídos. Para piorar a situação, a Sony decidiu se garantir e fez a Square assinar um contrato de exclusividade.

mario_vs_cloud

Mas, porque aconteceu esta mudança tão brusca por parte da Square, gerando tantas consequências? A resposta é simples. Final Fantasy VII era um projeto muito ambicioso. Além dos gráficos tridimensionais, uma grande novidade que a Square almejava era o uso extensivo de vídeos pré-renderizados. Eles seriam utilizados não apenas nas animações, mas também nos cenários durante o jogo. Usando estes vídeos como plano de fundo e colocando os personagens por cima, seria possível exibir cenários extremamente realistas, sem a necessidade de processar milhares de polígonos em tempo real, coisa que na época era inviável. Pois bem, esta enorme quantidade de animações pré-renderizadas, tornava necessário o uso de uma mídia que tivesse capacidade para tal armazenamento. O CD era perfeito para isso e a Square estava perfeitamente satisfeita com o Ultra 64 enquanto dizia-se que este rodaria jogos em CD. Mas quando a Nintendo anunciou que o novo console ainda usaria cartuchos, a Square se deparou com sérios problemas. Era verdade que o Nintendo 64 permitiria o melhor processamento gráfico entre os demais consoles, mas o cartucho apresentava um espaço de armazenamento extremamente limitado (64MB contra 640MB de um CD) e comprometeria o projeto de Final Fantasy VII. E não há dúvidas quanto a isso, já que o jogo ficou tão grande que acabou sendo dividido em um total de 3 CDs (seriam necessários 30 cartuchos de N64 para armazenar todo o jogo!).

Nos dias de hoje, sabemos que a Square tomou a decisão certa na escolha entre o Nintendo 64 e o PlayStation, já que Final Fantasy VII se tornou não apenas no que muitos considerem ser o melhor jogo da série, como também em um dos melhores jogos já criados.

Final Fantasy SGI Demo

ff7j-5Agora que já vimos como a série Final Fantasy migrou dos consoles da Nintendo  para os da Sony, analisemos um pouco o jogo demonstrativo que iniciou toda a confusão. Afinal, o que era ele exatamente? Era realmente uma primeira versão de Final Fantasy VII para o Nintendo 64? Na verdade, não. O tal protótipo foi mostrado no evento SIGGRAPH do ano 1995 e havia sido desenvolvido com o uso do processador gráfico Silicon Graphics. Este processador é o mesmo utilizado pelo Nintendo 64 e por isso o surgimento das especulações que se tratava de um jogo para o console. Entretanto, de acordo com a própria ff7j-10Square, nunca houve intenção de transformar aquele protótipo em um jogo, era simplesmente uma  demonstração do que poderia ser feito com os recursos gráficos do processador e para mostrar a direção que o gênero RPG deveria começar a tomar. Os gráficos eram muito bons para a época e dá para ver que muita coisa foi aproveitada em Final Fantasy VII.

ff64-6O breve demonstrativo (que ficou conhecido posteriormente como Final Fantasy  SGI Demo, por rodar no processador SGI) consistia em uma batalha em ambiente 3D figurando os personagens Locke, Terra e Shadow, de Final Fantasy III (ou VI, seguindo a numeração Japonesa). Isso era outro sinal de que dificilmente aquilo se transformaria em Final Fantasy VII, já que o costume é que cada episódio da série seja protagonizado por personagens diferentes. Os heróis lutavam contra finalfantasy641um golem de pedra usando diferentes tipos de ataques, magias e até um summon de um dragão (provavelmente Bahamut). Um fato curioso é que o controle era feito através de um mouse. Para fazer o personagem executar certas ações, era necessário desenhar determinadas formas com o mouse, como uma estrela, por exemplo.

 

Se você ficou curioso para ver como era este suposto “Final Fantasy 64”, confira o vídeo abaixo:


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Lucas Vinícius:
    "Foi anunciado, por exemplo, que Final Fantasy XV será lançado apenas no XBox 360º." Onde vc viu isso? Não acho q a Square faria isso, ainda mais q Versus vai ser esclusivo e tem o lande do BD... [dei uma googlada e era um RUMOR não disseram nada]

    "ora nos trazem grandes expectativas, apenas para nos causar decepções proporcionalmente grandes, como Crystal Baerers." Cara, uma vez eu vi um review num blog de um cara fã de wii e ele disse q o jogo apesar de ter seus defeitos é bem legal e tal. Não seria melhor fazer uma análise não?

    ResponderExcluir
  2. Você sabe me informar onde está a notícia que o Final Fantasy XV seria exclusivo do Xbox 360?

    ResponderExcluir
  3. Na minha opnião Final Fantasy 7 foi o melhor de todos, enredo caprichado, sistema de summons pelas materias bem elaborado, momentos de muita emoção, um vilão fodástico e as famosas Weapons que eram muito mais dificeis que o "chefão".

    ResponderExcluir
  4. Realmente, isso do FF XV foram apenas rumores, nada oficial nem confirmado. Já tirei esse trecho, obrigado pelo toque.

    Quanto a Crystal Baerers, não joguei o jogo até o fim, para poder fazer uma análise extensiva. Mas joguei o suficiente pra me decepcionar profundamente. Não duvido que muitos encontrem algo de divertido lá, mas certamente não agrada a maioria dos fãs de FF, ainda mais depois de toda a expectativa que se criou em torno do jogo.

    ResponderExcluir
  5. @Crystal
    É como penso também... pode ser divertido para alguns, mas não merece o título de Final Fantasy. T-T

    O texto deixa a Square como vilã, mas ao meu ver Hiroshi Yamauchi é tão culpado pela perda da parceria, quanto o próprio interesse comercial da Square.
    Não é segredo que o Hiroshi-boy estava afundando a Nintendo com a "ditadura das censuras", que não se aplicavam mais naquela época...

    ResponderExcluir
  6. O personagem de azul mais pro final do artigo me lembrou muito o Locke o.o'
    Seria um modelo dele? Ou ele estaria nesse FF?

    ResponderExcluir
  7. É, preciso terminar de ler o artigo antes de postar algo -q
    Mas o Shadow ficou estranho '-'

    ResponderExcluir
  8. Esse não é um comentário anônimo porque sou medroso, é porque eu não tenho conta aqui ... Bem, se querem saber, tô nem aí que o FF7 não foi lançado pro N64, mas, se tem uma coisa na história toda que me deixou realmente irritado foi o fato que, com essa quebra de relações, a Square não tenha lançado seu melhor FF e, na minha opnião, melhor jogo de todos os tempos pra um console da Nintendo, o Final Fantasy Tactics, mas, foi uma baita de uma sacanagem não terem lançado seu remake pro DS ...

    ResponderExcluir
  9. Definitivamente, a Nintendo perdeu muito com a saída da Square e com a teimosia em manter os velhos cartuchos. Por isso que a maioria do pessoal que jogava Nintendo "migrou" para o PS.
    Quanto a Crystal Bearers, me parece um jogo bonito, diferente, pois vc joga utilizando Wiimote e que talvez agrade os jogadores que não são familiarizados com a série. Ao contrário dos que a acompanham há um bom tempo, podem talvez se decepcionarem.
    Não há dúvidas que FFVII revolucionou e marcou o início de uma nova era na série, com a introdução do 3D, animações em CG, ambiente futurístico etc..., mas na minha opinião, FFVI vai ficar na história como o melhor FF que eu joguei. Como um jogo com gráficos simples de Snes pode ter um enredo e uma história como aquela? E as músicas então, que são difíceis de esquecer!? Não cansei de zerar ele tantas vezes.
    Ainda sonho com um FFVI no Wii ou no 3DS...

    ResponderExcluir
  10. TRAIÇÃÃÃÃÃÃÃÃO!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Final Fantasy VII foi o primeiro FF que zerei, até o momento, ele era meu FF favorito. Até que joguei o VI, nossa, este é anos luz a trupe de Cloud e Cia. A história é muito mais inspirada, algo que prezo em FF. Tem muitos mais personagens, a gente acha que nem tem um só protagonista, e eles têm personalidade. Diferente de FF VII, que conta o drama de Cloud e tem personagens postiços só pra ele não ficar só.

    ResponderExcluir
  12. que square enixn filha da ...

    ResponderExcluir
  13. Quem não conhece a história de Squaresoft sem jogar no Google porque não viveu esse momento, não conhece a série Final Fantasy porque não jogou todos desde o primeiro para o Nintendinho e não conhece a história por trás da criação da série Crystal Chronicles de Final Fantasy, sem ser o fato de que Crystal Bearers é uma decepção no Wii, não pode falar nada, porque não sabe nada.

    Crystal Chronicles, Ring of Fates, Echoes of Time e até mesmo Bearers, são baseados nas origens da série Final Fantasy, e são mais dignos de serem chamados de Final Fantasy do que os que levam esse nome do 7 até o XIV (com exceção do IX que tenta resgatar a série porque a Squaresoft viu que estava se distanciando daquilo que realmente É Final Fantasy), onde a única coisa que eles tem de "Final Fantasy", é o Chocobo.

    Infelizmente não são todos que se interessam pela história dos videogames. Preferem apenas postar bobagens sem fundamento baseado em "achismo" e subjetividades sem sentido.

    ResponderExcluir
  14. Ghutto, ninguém disse que Crystal Baerers é ruim porque não tem nada a ver com Final Fantasy. Há jogos da série Crystal Chronicles que são bons sim... o que estragou Crystal Baerers é que ele tem uma jogabilidade extremamente ruim. O que é uma pena, porque a história é boa e os visuais são muito bonitos.

    ResponderExcluir
  15. Pra mim, Final Fantasy foi até o VI (contando os Chronicles). Do VII em diante perdeu toda a essencia do nome Final Fantasy. Deveriam chamar de outra coisa, outros nomes, mas não FF.

    ResponderExcluir
  16. Série Final Fantasy,you say,estou decepcionado..
    Perdeu a alma e a identidade,se você ver estão tentando transformar o jogo em outra coisa,sem alma e identidade...
    Final Fantasy I,II,III,IV,V,VI,VII e VIII,sentiremos falta do tempo que Final Fantasy era mesmo Final Fantasy!=/

    Ahh,o maior podre do N64,foi esse sistema de cartucho,eu tinha lido em um lugar e se fosse produzido para N64,FF7 daria aprox. de 13 a 14 ou 15 cartuchos!O.O

    ResponderExcluir
  17. Esses malditos cartuchos acabaram com o potêncial do nosso querido Nintendo 64...

    ResponderExcluir
  18. 7 ou 6 ? Muita gente diz que esses são os melhores da série toda, bem, eu acho o 6 melhor que o 7, tem mais da "alma" da série, mas, o melhor jogo da frânquia toda é o Tactics. Pelo menos em termos de história.
    Não, não digo que é o melhor de todos e todos que preferem os outros estão errados. É que na minha opnião é o melhor, mas, cada um com seu gosto, a série é praticamente toda boa, mas, da série principal, acho o primeiro o melhor =P

    ResponderExcluir
  19. Aê "Anônimo", finalmente uma opinião relevante!

    ---

    TRAIÇÃÃÃÃÃÃÃÃO!!!!!!!!!!! [2]
    que square enixn filha da ...[2]
    AhaHahahAhAh xD

    ResponderExcluir
  20. Caramba, 13 a 15 cartuchos??? Meow Deos. Dessa eu não sabia, vai ver foi um motivo pra ter mais pessoal com PS1 do que N64 naquela época. Aquele videogame era bom dmais, tinha enorme variedade de jogos, CD nas casas de 10 a 15 reais, e jogos bem legais.

    ResponderExcluir
  21. Daniel: é bom saber que tem gente aqui que já "jogou todos desde o primeiro para o Nintendinho" e também "conhece a história por trás da criação da série Crystal Chronicles", não?
    Educação é tudo nessa vida, eu sempre digo isso...
    Ah sim, Crystal Baerers tem beleza mesmo... e... é muito bonito tbm... e só.

    ResponderExcluir
  22. Daniel: é bom saber que tem gente aqui que já "jogou todos desde o primeiro para o Nintendinho" e também "conhece a história por trás da criação da série Crystal Chronicles", não?

    Tá, e o que você quis dizer com isso?

    ResponderExcluir
  23. [BRs] Dani : que eu não sei se o Daniel jogou todos (acredito que sim), mas eu joguei e acredito firmemente que mais gente aqui jogou.
    =)

    ResponderExcluir
  24. @Estefania
    Desculpe os maus modos do nosso amiguinho ali acima.
    Aqui tem muita gente disposta à respeitar também.

    Divirta-se por aqui.
    =*

    ResponderExcluir
  25. Ah entendi. Tinha uma revista de games, eu não lembro qual, acho que era de 2005, falando toda a saga do Final Fantasy. Desde o primeiro até o FF10. Falaram que o FF7 era o melhor que já lançaram, vocês também concordam?

    ResponderExcluir
  26. @[BRs] Dani
    Pessoalmente concordo, pois gosto mais do VII que dos outros. Após terminar ele, por anos Cloud foi meu nick na internet. xD

    Mas como é questão de gosto, sempre haverá opiniões contrárias. Terminei o VI também, e posso dizer com segurança que quem o acha o melhor da série está com a razão. FF VI tinha gráficos muito avançados para época, enredo e trama de gente grande. O único quesito que perde para o VII é no vilão principal... FF VII só foi o que foi / é o que é por causa do Sephiroth. Quem jogou, famais esquece a trilha sonora dele.

    Enfim... é gosto, apoio firmemente quem prefere o VI, mas pessoalmente fico com o VII.

    ResponderExcluir
  27. Terminou que a culpa de FF7 não ter saído para o N64 foi da própria Nintendo, por ter escolhido o cartucho como mídia do seu console, um fail que custou a liderança no mercado. O que não impossibilitou a existência de vários games de qualidade, mas limitou a vinda de outras franquias de qualidade.

    ResponderExcluir
  28. Pode ser que eu esteja enganado, já que eu nao cheguei a enfrentar o Sephiroth pois parei de jogar um pouco mais na metade do FFVII, mas vilão pra mim é mesmo o Kefka do FFVI. Ele consegue ser cômico e realmente mau ao mesmo tempo, com sua ambição em poder conquistar o mundo. Não é à toa que o Coringa do Batman tem a fama que tem até hoje, já que são bem parecidos.

    ResponderExcluir
  29. Ow yeah, Sr. Anônimo.
    Gosto é isso mesmo.

    Prefiro o Seph, mas não desmereço Kefka nenhum pouco.
    Ele é hilario, realmente. Dava muita risada daquela "gargalhada fatal" dele...
    [SPOILER AHEAD] Me lembro de quando ele joga veneno no rio que cruza o castelo de Doma, muito cruel o safado![/SPOILER]

    Mas Seph protagoniza, o que foi para mim, um dos momentos mais incríveis e emocionantes de todos os tempos dos games.
    Depois daquilo, você não consegue parar de jogar, até ve-lo "morto" xD

    ResponderExcluir
  30. Lucas Vinícius:
    É engracado como quando o assunto é FF o povo cai em cima.
    Nunca vi tantos comments num FAIL! :p :D

    ResponderExcluir
  31. O N64 em si foi um epic fail (Tirando o Virtual Boy). O N64 custou muito a Nintendo... Não estou descartando o console em si pois tenho um até hoje e gosto muito dele, mas ver jogos bons no N64 era mais raro que achar petróleo, tirando o fato que a Nintendo perdeu completamente a força das third e isso prejudicou também o Game Cube! =/

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google