Miyamoto: desenvolvimento de Skyward Sword “passou da metade”

Em entrevista ao Pocket-lint , Shigeru Miyamoto, criador da série Zelda e game designer da Nintendo, disse que o desenvolvimento de Skyward ... (por Rodrigo Estevam em 23/12/2010, via Nintendo Blast)

Em entrevista ao Pocket-lint, Shigeru Miyamoto, criador da série Zelda e game designer da Nintendo, disse que o desenvolvimento de Skyward Sword já passou da metade.zeldawii

Um pronunciamento como esse é no mínimo estranho, visto que em julho passado o produtor Eiji Aonuma disse que as bases do jogo já estavam prontas e bastante sólidas, e que o lançamento estava previsto para o início de 2011. Já na E3 2010 o próprio Miyamoto mencionou que apenas algumas dungeons ainda não haviam sido criadas, mas que o jogo estava quase pronto. Skyward Sword, que inicialmente estava previsto para 2010, já sofreu atrasos em sua produção. O jogo foi adiado para o início de 2011 pois o time de desenvolvimento precisava de mais tempo para dar os “toques finais” no game. Poderia, então, este vago pronunciamento de Miyamoto ser um indício de mais atrasos na produção e, consequentemente, no lançamento do novo jogo da franquia?

Via Zelda Universe


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Eu estava conversando ontem com um amigo (Sérgio Estrella, conhecem? rs) e estávamos justamente especulando sobre Skyward Sword.

    Conclusão? Não se assustem se ele reaparecer bem diferente de antes. E não falo apenas visualmente...

    ResponderExcluir
  2. Eu também não duvido que Skyward Sword se apresente bem diferente daquilo que vimos na E3. Desde o N64, quando ouvimos falar de Zelda, esperamos um jogo que revele o melhor do console em todos os aspectos, agradando a todos. Porém, muita gente ficou decepcionada com o visual de SS, o que não é notoriamente estranho. A direção de arte de SS assemelha-se em muitos aspectos às pinturas pós-impressionistas de pintores como Paul Cézanne, por exemplo. E, intuitivamente, estas pinturas não são tão belas quanto as pinturas realistas. Portanto, o visual de SS não foi tão bem aceito como TP pelo público em geral, de modo que é provável que a Nintendo torne-o mais realista (o que, na minha opinião, é uma pena).

    ResponderExcluir
  3. Se vcs trabalhasse com projetos de softwares saberiam que a pior fase é o inicio, e se levarmos isso para o mundo dos consoles deve ser ainda pior.

    No aguardo desse novo Zelda x)

    ResponderExcluir
  4. Já comprei até o motion plus. Tô só esperando.
    E "tomare" que Gusta e Estrella estejam certos, e que Zelda mude bastante. Tava bom na E3, mas tava muito TP + WW...
    I want blood... E sério... tá na hora de link falar.
    Quero um mix de God of War para a jogabilidade, porém com mais estratégia nos ataques e um pouco de JRPG.
    Hahahahaha... vou destruir a franquia.

    ResponderExcluir
  5. Lucas Vinícius:
    Na minha opinião tava perfeito na E3, se eles mudarem vão perder a graca... :(

    PS: Não necessáriamente o Link mas os outros até q poderiam falar tb. Se ele não "fala" nem em textos, pq ele deveria falar em voz? E seria legal q a princesa participasse tb como em ST, nem q seja indiretamente.

    ResponderExcluir
  6. @DougKbox, vulgo Douglas fernandes
    ''Já comprei até o motion plus. Tô só esperando.
    E "tomare" que Gusta e Estrella estejam certos, e que Zelda mude bastante. Tava bom na E3, mas tava muito TP + WW...
    I want blood... E sério... tá na hora de link falar.
    Quero um mix de God of War para a jogabilidade, porém com mais estratégia nos ataques e um pouco de JRPG.
    Hahahahaha... vou destruir a franquia.''

    O Senhor é um fanfarrão XD, também já comprei o Motion exclusivamente pra esse game, e com relação a notícia, não creio que o game irá mudar em muita coisa, o estilo gráfico continuará o mesmo, talvez menos colorido e uma paleta um pouco mais dark, novas habilidades e itens com certeza, e Link falando, podem esquecer, duvido muito que Miya mude um conceito tão bem estabelecido na franquia, sinceramente sem demagogia é melhor o Link não falar depois de tantos anos emudecido. Agora estranho esse anúncio de que o desenvolvimento passou da metade, acho que podemos dar adeus para um lançamento em fevereiro ou março, vai ficar pra setembro...

    ResponderExcluir
  7. Querem saber ?!!
    Eu confio muito na NINTENDO
    quando se trata de um game
    como ZELDA !Quando WW foi
    mostrado recebeu críticas pelo
    visual,porém vimos que é um
    jogo perfeito ... Creio que a
    Big N não vai nos decepcionar !!!

    ResponderExcluir
  8. e melhor aguardar o tempo que for do que n ter um Zelda na beira da perfeição.

    ResponderExcluir
  9. Não, Douglas, por favor, não! God of War é God of War e Zelda é Zelda, não tem nada que misturar os dois mundos.

    Com relação ao visual, acho mesmo que não irá mudar radicalmente. Poderão haver alterações nesse sentido, mas nenhuma muito significativa. Como o colega David falou aí em cima, Wind Waker também recebeu diversas críticas por conta da mudança, mas isso não o impediu de ser um dos melhores da série.

    E Zelda tem a liberdade de atrasar o quanto quiser, desde que mantenha o padrão de qualidade a que estamos acostumados.

    ResponderExcluir
  10. Zelda com sangue? Link falando? God of War? Não, obrigado.

    A série vai muito bem do jeito que está. Eu não mudaria nada. Só quero que continuem com os gemidos dos personagens. Fica melhor assim.
    Zelda é um jogo de fantasia. Você não vê o ursinhos carinhosos sangrando sangrando, então...

    Sinceramente, espero que esse anúncio de "mais da metade" signifique algo tipo 80%. À menos que o Miya tenha dito "acabamos de passar da metade", vou continuar crendo teremos um lançamento no início do ano fiscal.

    Só espero que o jogo não fique muito colado na história, como ocorreu com TP. Quero um Zelda parecido com o primeiro do NES, com um mundo aberto, que você pode explorar. O TP foi muito linear: você só ir pros lugares onde a história continuava ou explorar os que já passou. Não estou dizendo que foi ruim, mas eu quero exploração quando penso em Zelda.

    ResponderExcluir
  11. Como assim ursinhos carinhosos??? WTF?! Mas tipo se Link falasse ou tivesse sangue e td mias ia ficar mto estranho, espero q isso não aconteça! Mano, agora mais da metade?! Tomara que seja mto mais da metade, pq puts, senão o jogo só vai sair pro wii 2, hehe!

    ResponderExcluir
  12. tem sempre um panaca querendo comparar Nintendo e Sony! Premio para Douglas Fernandes!

    ResponderExcluir
  13. E os rumores que o jogo pudesse ser movido pro cafe??? Eu to em pânico aqui! Comprei meu wii há 2 meses apenas pra jogar o WW e o TP e estou aguardando esse jogo ansiosamente e toda hora surgem rumores que o jogo poderia ser movido... (deviam é lançá-lo exclusivamente pro wii e que fizessem um exclusivo pro cafe, q saco!)

    ResponderExcluir
  14. Meu único medo é a E3, se a Nintendo realmente anunciar o Tal Café, fica mais perigoso ainda o rumor que só sairia pro "Wii2", espero que o jogo fique pronto, bom e para o Wii, talvez seja um dos últimos bons títulos para o console...

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google