Reflexões de Ano Novo no mundo Nintendo

E eis que chegamos a mais um fim de ano. Momento de refletir sobre o 2010 que se passou. Será que eu fui um bom menino? Papai Noel me deixou... (por Daniel Moisés em 30/12/2010, via Nintendo Blast)

imagesE eis que chegamos a mais um fim de ano. Momento de refletir sobre o 2010 que se passou. Será que eu fui um bom menino? Papai Noel me deixou um Wii Remote Plus de presente, então acho que sim. É hora também de pensar no Ano Novo e fazer as resoluções para 2011. Fazer aquela dieta, ir à academia, terminar os jogos começados, não recorrer à internet para resolver aqueles puzzles particularmente difíceis… enfim, todas aquelas coisas bonitas e que não duram mais de uma semana. Sim, tudo isso faz parte das tradições com as quais já estamos acostumados e que se repetem a cada 365 dias. Mas, enquanto os costumes sobrevivem o passar dos anos, o mundo a nossa volta se atualiza rapidamente. A tecnologia em particular e, com ela, o fascinante universo dos games. Vamos então aproveitar para pensar, por um momento, o que significa esta passagem para o time de Mario e seus amigos.

 

super_mario_galaxy_2_conceptart_h7KZT O ano de 2010 com certeza foi muito bom para os fãs da Nintendo. O que começou tranquilamente como qualquer outro acabou se tornando provavelmente o melhor ano para o Wii. O branquinho da Nintendo nunca recebeu tantos títulos excelentes em um período tão curto de tempo, principalmente no segundo semestre de 2010. Nos passamos por samurais do velho oeste em Red Steel II, batalhas impressionantes foram travadas entre assassinos em No More Heroes 2: Desperate Struggle, encanadores voaram a galáxias nunca antes exploradas em Mario Galaxy 2, monstros gigantes foram caçados offline e online em Monster Hunter 3, uma famosa caçadora de recompensas mostrou seu lado frágil sem deixar de chutar muitos traseiros em Metroid: Other M, um herói esquecido voltou cheio de energia e lã em Kirby’s Epic Yarn, jogadores de basquete pegaram fogo em NBA Jam, um agente secreto  munido de suas armas e bugigangas reencenou em novo estilo uma de suas missões mais famosas em GoldenEye 007, o ouriço mais rápido do donkey_kong_country_returns_15mundo recuperou o fôlego em Sonic Colors, gorila e chimpanzé uniram forças depois de muito tempo para recuperar bananas roubadas em Donkey Kong Country Returns e o camundongo mais famoso do mundo explorou terras sombrias e se encontrou com personagens esquecidos em Epic Mickey. Com estes e muitos outros, 2010 trouxe uma biblioteca de excelentes jogos para Wii e com variedade para agradar dos jogadores tradicionais aos que preferem o estilo moderno, dos hardcore aos casuais.

 

kinect-move-interest-low De certa forma, é irônico que 2010 tenha sido um ano tão bom para o console da Nintendo, já que foi também o ano em que a concorrência finalmente colocou no mercado suas novas tecnologias, copian—cof, cof… se inspirando no Wii. O Kinect e o PlayStation Move estão aí e, de fato, apresentam tecnologias mais afiadas que a da Nintendo. Mas, mesmo assim, o impacto destes passou longe daquele causado pelo Wii, em 2006. Talvez porque, apesar dos aprimoramentos, a idéia de motion control deixou de ser novidade e a maioria dos que a acham interessante já estejam satisfeitos com o Wii. Talvez porque estes acessórios estejam caros e, no fim das contas, não deixam de ser “periféricos”, diferente do Wii que já tem a tecnologia integrada no sistema e pode ser utilizada por qualquer jogo. Ou talvez porque quadrilhas de fanboys da Nintendo estejam sabotando a entrega de Kinects e PS Moves… sei lá.3DSTrueGamerRevolution

No mundo dos portáteis, a Nintendo também teve um bom ano. O DS recebeu  muitos ótimos títulos e o modelo mais novo (e mais obeso) da família, o DSi XL, deu as caras de forma modesta, com o que é provavelmente um dos nomes de console com mais iniciais já visto. Mas o centro das atenções foi roubado pelo anúncio do sucessor do portátil, o 3DS. Com uma lista de jogos para o lançamento como jamais foi vista e com uma impressionante tecnologia de projeção 3D sem o uso de óculos que até agora não consegui fazer minha vó entender, o 3DS sem dúvidas tem tudo para ser a próxima revolução no mundo dos games. Para a angústia de muitos, o seu lançamento foi empurrado para 2011 e o preço inicial ficou um pouco acima do esperado, mas com certeza muita gente já está juntando suas moedinhas nos cofrinhos para comprar esta belezura logo no seu lançamento.

the-legend-of-zelda-skyward-sword-20100615103801204_640w O que nos leva a olhar para o ano que começa. O que podemos esperar de 2011, no mundo da Nintendo? Já sabemos que o DS está no fim da sua muito produtiva vida, depois de seis anos divertindo muitos jogadores, dando lugar para o 3DS. É claro que ainda veremos o lançamento de alguns bons jogos para o bom e velho DS, mas agora todos os olhos estão voltados para Resident Evil Revelations, Super Street Fighter IV 3D Edition, Kingdom Hearts 3D, Kid Icarus: Uprising, os remakes de Ocarina of Time e Star Fox 64, e muitos outros. Mas e quanto ao Wii? Ainda não temos nenhuma notícia sobre o seu sucessor, mas será que o branquinho ainda tem muito tempo de vida? Será que o ano de 2010 foi a canção de despedida do Wii? Sim, ainda há ótimos lançamentos programados para 2011, como Mario Sports Mix e The Legend of Zelda – Skyward Sword, além de alguns títulos que estamos praticamente implorando aos japoneses para nos agraciarem com uma versão ocidental (sendo os princ06_nintendo_consolesipais The Last Story e Xenoblade). Mas, a não ser que novas surpresas venham surgindo no decorrer do ano, a lista é muito mais modesta se comparada ao que vimos em 2010. Se analisarmos a história de consoles anteriores da Nintendo, veremos que o tempo de vida de cada um teve uma média de cinco anos. E, em 2011, o Wii completará cinco anos. Então, a minha aposta é que, após o lançamento do 3DS, o “Wii 2” (que certamente terá outro nome) seja finalmente anunciado. Provavelmente não veremos o seu lançamento antes de 2012, visto que o Wii ainda está tendo uma procura relativamente boa, mas se tratando da Nintendo, podemos esperar grandes surpresas para o novo console. Será um novo avanço em motion control? Será uma investida maior no mundo do 3D, seguindo os passos do 3DS? Será uma nova versão de R.O.B., o robô?

De uma coisa, entretanto, podemos estar certos: depois de um 2010 para ninguém colocar defeito, 2011 já está começando com muitas boas expectativas para os fãs da Big N.

Aproveito, também, para lhe desejar um muito feliz Ano Novo, caro leitor! Que seus desejos se realizem… que você junte muitas moedas, derrote o chefão no fim da fase, resgate a princesa e tenha uma pontuação alta. E continue nos acompanhando aqui no Nintendo Blast para estar a par de todas as novidades da Nintendo em 2011!


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Belo texto... eu ri de algumas partes ("Ou talvez porque quadrilhas de fanboys da Nintendo estejam sabotando a entrega de Kinects e PS Moves… sei lá.")AUHSUAHSUAHS
    Feliz 2011 p/ todo mundo aê!!! õ/

    ResponderExcluir
  2. O ano de 2010 foi muito legal lançamento de Super Mario Galaxy 2, Poképark Wii Pikachu's Adventure, Donkey Kong Country Returns, Anuncio do Nintendo 3DS, Lançamento de Pokémon Black&White no oriente, muito legal.
    Em 2011 com Lançamento do Nintendo 3DS, Pokémon Black/White aqui no ocidente, The Legend of Zelda Skyward Sword, Mario Sports Mix...

    Feliz 2011 para todo mundo,que seus desejos se torne realidade, confiem!!!

    ResponderExcluir
  3. Ótima matéria e feliz 2011 para todos da nintendo blast!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto!! Quem 2011 seja um ano bom pra Nintendo e pra todos nós!! :)

    ResponderExcluir
  5. Espero um "upgrade no wii" e que o "wii2" demore mais (pois acabei de comprar o meu wii *-*)

    Muito boa a matéria.

    Feliz 2011

    *Acessórios é o correto ;D

    ResponderExcluir
  6. "O ano de 2010 foi muito legal lançamento de Super Mario Galaxy 2, Poképark Wii Pikachu's Adventure, Donkey Kong Country Returns, Anuncio do Nintendo 3DS, Lançamento de Pokémon Black&White no oriente, muito legal.
    Em 2011 com Lançamento do Nintendo 3DS, Pokémon Black/White aqui no ocidente, The Legend of Zelda Skyward Sword, Mario Sports Mix...

    Feliz 2011 para todo mundo,que seus desejos se torne realidade, confiem!!!"

    Falou tudo amigo!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google