Rumor: Nintendo estaria impedindo produtoras de falarem sobre o 3DS, novidades em janeiro

Se você parar pra pensar um pouco, vai lembrar que poucas informações foram divulgadas sobre o Nintendo 3DS desde o anúncio oficial no Japã... (por Gustavo Assumpção em 07/12/2010, via Nintendo Blast)

images (6)Se você parar pra pensar um pouco, vai lembrar que poucas informações foram divulgadas sobre o Nintendo 3DS desde o anúncio oficial no Japão. Parece que as produtoras estão guardando informações para um grande anúncio – que tem tudo pra acontecer já no próximo mês. Isso mesmo, uma nova leva de confirmações e anúncios sobre o portátil deve aparecer em breve.

Pelo menos é isso que diz o novo editor-executivo do IGN Nintendo, Rich George: "Eu acho que vocês devem esperar uma tonelada de informações ... (no) final de janeiro de 2011 (…) Estou ouvindo que a Nintendo está mantendo todos os desenvolvedores / publishers calados... uma vez que há uma luz verde ... prepare-se".
Final de janeiro então? Resta esperarmos pra conferir. Pena que temos longas seis semanas pela frente…
Via: IGN

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Mais recursos? Puxa, depois de tudo que já foi revelado, se ainda há mais surpresas a serem reveladas, começo a ficar preocupado com minha saúde cardíaca para 2011... :S

    ResponderExcluir
  2. Dia 8 começa o evento Nintendo World no Japão com mostragem aberta e gratuita do 3DS, vamso ver no que da

    ResponderExcluir
  3. Depois dos boatos de que o PSP 2 terá gráficos do nível do PS3 (apenas com resolução menor), eu me desanimei um pouco com o poder do 3DS.
    Acho que a única coisa que me anima são as séries First Party.

    Ah, e olho na Apple também.

    ResponderExcluir
  4. "Impedindo" não, "mantendo-os calados" também não.

    As informações estão todas sob embargo. As desenvolvedoras participantes do desenvolvimento para o portátil (ou qualquer outro console) que recebem os kits de produção concordam com o sistema, ele funciona assim desde sempre. Pois sempre há a hora certa para a revelação de cada nova peça de hardware ou software para o mercado.

    Se não fosse assim, as fabricantes das peças para o novo console da Nintendo já teriam revelado por exemplo qual será o chip gráfico do aparelho que é a primeira peça do processador a ser desenvolvida quando ele deixa o papel para se tornar real.

    Ou seja, não é proibição ou impedimento como a IGN diz, na tentativa de provocar alguma reação nas empresas para que falem, é apenas um acordo. O Embargo é serve apenas para que haja uma segurança para que ambas as partes cumpram esse acordo.

    ResponderExcluir
  5. De certa forma Ghutto, embargo, impedimento e proibição são sinônimos (nesse caso). Primeiro porque esse tipo de acordo geralmente é proposto (ou até mesmo imposto) pelas próprias first-parties. Segundo porque as produtoras acabam aceitando com medo de possíveis represálias.

    Portanto é uma forma de controle imposto sim.

    ResponderExcluir
  6. Se fosse algo partido por um, sim. Mas nesse caso o embargo com relação a games é um acordo entre ambas as partes envolvidas. Tanto a Nintendo e várias outras empresas como a Squaresoft (hoje Square-Enix) e Konami já se pronunciaram diversas vezes no passado para explicar o porque de muitos de seus games demorarem anos para apresentarem se quer uma imagem.

    Produtora (hardware) e desenvolvedora (software) (ou publicadora e desenvolvedora) entram em acordo com relação a divulgação de informações referentes a seus projetos, e para que ambas as partes, e não uma só como insinua a IGN, não descumpram tal acordo, fica discriminado, judicialmente, o embargo podendo acarretar em multa por infração e quebra de sigilo contratual referente ao trabalho/projeto do outro, entre outras cláusulas desconhecidas de terceiros. Nem Nintendo nem desenvolvedoras podem revelar o que uma ou outra estão fazendo.

    Então não é imposição, é acordo entre ambas as partes. O Embargo é apenas para garantir que se cumpra este prazo por ambas as partes, não apenas das desenvolvedoras, sendo que, para elas colocarem qualquer produto nos consoles Nintendo, a mesma tem antecipadamente total conhecimento sobre o produto pois é ela que no final o aprova para lançamento ou não. Sejam eles first, second ou third-party. Então até mesmo ela poderia dar com a "língua nos dentes" antes do tempo.

    ResponderExcluir
  7. Fico pensando o preço do 3DS no Brasil... será que passará de 1400 reais, estipulo esse valor pois as coisas aqui as vezes ficam cinco vezes mais caras do que no exterior.

    ResponderExcluir
  8. bem que o dia do jogo justo, deveria ser no lançamento do 3ds hauhuahuaahuhu

    ResponderExcluir
  9. Estratégias... Esperemos longas semanas.
    Mas o mais bacana mesmo é visualizar a concorrência daqui a alguns anos. A estratégia da Nintendo tem tudo para dar certo e definir um novo paradigma de interação com os jogos (o 3D sem o uso de óculos).

    ResponderExcluir
  10. PSP 2 Eu não compro,a Sony não faz nada de novo,não vou perder meu tempo!!

    ResponderExcluir
  11. Embargo de informações existe há eras, não é de hoje, totalmente normal, tudo certo, a Nintendo tem o direito de fazer acordos de não divulgação de características do seu console, bem como de projetos para ele, até ela achar que pode, as produtoras não são impostas, como bem disse o Ghutto, tudo é feito de comum acordo entre ambas as partes.

    A Nintendo sempre se destaca em inovação, e querer guardar ao máximo suas idéias e conceitos é mais que correto, principalmente num mercado onde outras empresas não tem o mínimo de decência em reconhecer o pioneirismo, e copiarem idéias e conceitos como se fossem receitas de bolo!!!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google