Top 10

Top 10: Piores momentos aquáticos

Última semana do ano, 2011 cada vez mais próximo e já estamos no verão. Você, um gamer nato, só está pensando em curtir as férias, viajar ... (por Alex Sandro de Mattos em 29/12/2010, via Nintendo Blast)

top10
Última semana do ano, 2011 cada vez mais próximo e já estamos no verão. Você, um gamer nato, só está pensando em curtir as férias, viajar para algum lugar e aproveitar tudo o que o verão tem de melhor, enfim, querendo só sombra e água fresca, não é? Claro que não! Tudo o que você quer é jogar Nintendo nesse período de descanso, mas a água não é tão fresca assim. Você sabe, todo jogo tem uma parte aquática incômoda, sempre o deixando nervoso e prejudicando o seu progresso. Então, nada mais (in)justo do que relembrar esses momentos marcantes e infelizes nos jogos dos consoles Nintendo. Se você saiu ileso de alguma dessas partes, pode se considerar um sobrevivente, e se você ainda não passou por esses apuros, é melhor preparar um copo de água com açúcar quando for jogar algum desses jogos.
  • 10. Star Wars: Shadows of the Empire - N64

Esse game saiu em 1996 para o Nintendo 64. É um game razoável, onde você está no controle do mercenário Dash Rendar e deve ajudar Luke Skywalker a resgatar a princesa Leia. Os controles são estranhos e a câmera atrapalha bastante, mas o problema maior é a fase Sewers of Imperial City. Passar pelo labirinto-esgoto tomando cuidado com os dianogas e usando um jetpack não é nada fácil. O pior é ter que enfrentar Dianoga Eye sob a água, um monstro com inúmeros tentáculos e um olho que você deve acertar. E enquanto faz isso, você tem que se cuidar para não ficar sem ar e para não ser tocado pelos tentáculos do monstro, pois cada vez que isso acontece, a vida do seu personagem desce como água. Rá!

clip_image002 clip_image002[4]
  • 9. Silent Hill: Shattered Memories – Wii

Todos concordam que Shattered Memories é um jogo brilhante e que causa desespero em certos momentos. Na parte em que é preciso mover os braços como se estivesse nadando, olhar para o fundo do lago e ver as personagens do jogo petrificadas é impressionante. Mas o problema está na parte em que a ponte começa a se contorcer bem na hora em que Harry está passando de carro com Dahlia, fazendo o automóvel cair no lago. A garota fica congelada e a água começa a entrar no veículo. O que você faz? *Tan-tan* (Música de suspense). Abrir os vidros só acelera o processo de inundação do carro e quando você encontra a lanterna, monstros começam a bater no vidro. Desesperador, não? Apenas mude a estação do rádio para conseguir escapar – coisas de Silent Hill. Será que a seguradora cobre acidente causado por ponte que tem vida própria?

clip_image002[6] clip_image002[8]
  • 8. Super Mario World 2: Yoshi’s Island - SNES

Um dos jogos mais bonitos do Super Nintendo, também tinha seus problemas aquáticos. Era preciso completar 100% das oito fases do quarto mundo para liberar a fase extra The Impossible? Maze. Como o nome sugere (O Impossível? Labirinto), você deve passar pelo encanamento entrando por túneis que te levam a vários cantos da fase, lutar contra a água que corre na direção contrária a sua e avançar por passagens escuras e cheias de inimigos. O desafio é ter que empurrar caixas contra a correnteza para encontrar o túnel que te levará para o final da fase. E se não conseguir, terá que repetir todo o processo. Ah! E não adianta xingar o jogo que não resolverá nada.

clip_image002[10] clip_image002[12]
  • 7. Donkey Kong Country 2: Diddy’s Kong Quest - SNES

Ah, malditos 16 bits! A fase Poison Pond do primeiro Donkey Kong Country era complicada, mas foi o segundo game da série que dificultou ainda mais a vida dos jogadores. Além das passagens secretas, DKC2 incrementou as fases com bônus escondidos, novos inimigos e até poder para Enguarde, o peixe-espada. Havia um estágio em que você era perseguido por piranhas sempre que a água subia, mas o game guardava uma fase ainda pior: Lava Lagoon. Nela você precisava pular na foca Clapper para “purificar” a água e poder nadar. Até aí tudo bem, o problema é que essa “purificação” era temporária e se você quisesse pegar a moeda DK, por exemplo, teria que ser muito rápido, pois se a água voltasse a ficar vermelha era morte na certa. Macacos me mordam!

clip_image002[14] clip_image002[16]
  • 6. Super Mario 64 - N64

O quê? Você está dizendo que os planetas aquáticos de Super Mario Galaxy são difíceis? Bah, bobagem! Difícil mesmo era passar pelo trauma da primeira fase na água de um jogo do Mario em 3D. Em Jolly Roger Bay, era necessário levar o navio naufragado no fundo do lago de volta à superfície, arriscar a vida para abrir os baús na ordem certa, encontrar as moedas vermelhas, dar um salto como Metal Mario no meio de uma corrente de água e depois pegar uma estrela na ponta da cauda de uma enguia gigante. Problema 1: capturar a estrela; Problema 2: a sua vida e o ar dividem a mesma barra, então se apanhar do monstrengo poderá morrer afogado; Problema 3: depois de obter essa estrela, ainda tem que juntar 100 moedas pelo estágio. Mas que água do inferno (!?).

clip_image002[18] clip_image002[20]
  • 5. Mega Man VI - NES

O que pode ser pior do que uma fase do Mega Man? Uma fase de água do Mega Man. E o que é pior do que uma fase de água do Mega Man? Duas fases aquáticas no mesmo game! O sexto episódio da série foi o último para o Nintendinho e os dois estágios eram o Centaur Man Stage e o Dr. Wily's Fortress Stage. Ambos eram submersos, mas o herói robótico não enferrujava, só os jogadores por ficarem empacados em algum dos estágios. Depois desta revelação, você não precisa se jogar de uma ponte, pois é possível passar pelas fases após morrer algumas dezenas de vezes. *Glub, Glub, Glub*.

clip_image002[22] clip_image002[24]
  • 4. Monster Hunter Tri - Wii

Bem, o principal objetivo do jogo é terminar com uma série de tremores que ocorrem próximos à cidade e que são causados por um monstro chamado Lagiacrus. Quem já jogou os games anteriores da série, sabe que em Monster Hunter você é sempre mais fraco que os inimigos e que as batalhas duram muito tempo. A novidade para a versão do Wii são as lindíssimas e imensas áreas aquáticas. E adivinha em que local Lagiacrus se encontra? Sim, no mundo submerso, onde seus movimentos ficam limitados e lentos. Se bobear, o monstrão fará palitos de dente dos seus ossos.

clip_image002[26] clip_image002[28]
  • 3. Resident Evil 4 – Game Cube

Também há a versão do Wii, mas era na versão do GameCube que a coisa complicava. Leon vê os Ganados jogando o corpo de um policial no lago para alimentar um bicho gigante. Se fosse qualquer um de nós sairia correndo, mas o rapaz é corajoso e decide ir até lá de barco, é aí que ocorre o encontro com o primeiro chefe do jogo: Del Lago. Você tem que descobrir de qual direção ele está vindo, jogar as lanças na goela dele e ainda controlar o barco. Se Leon cair no lago, deve voltar rapidamente para a embarcação antes que Del Lago o engula. E quando você acha que tudo acabou, o pé do personagem fica preso a uma corda que ele deve cortar antes que vá para o fundo do lago junto com o monstro. Leon é o Chuck Norris dos videogames.

clip_image002[30] clip_image002[32]
  • 2. Super Mario World - SNES

Você que já jogou deve lembrar o pesadelo que era passar as fases aquáticas de Super Mario World. Aquela musiquinha tranquila de fundo oculta a desgraça e o desafio que é passar por essas áreas. Soda Lake, no quarto mundo, é um estágio repleto de torpedos que vão em sua direção para te matar sem dó nem piedade. Ainda no mesmo mundo, há um castelo aquático chamado Vanilla Fortress que exige atenção redobrada de quem deseja enfrentar o chefão como Super Mario. Após o castelo do sexto mundo, há um navio afundado - Sunken Ghost Ship - repleto de Boos que aparecem e desaparecem para infernizar a sua vida. São fases assim que levam alguns jogadores a arremessarem seus controles contra a parede. Eles só devem tomar cuidado para não acertarem suas avós, caso elas estejam passando naquele exato momento.

clip_image002 clip_image001
  • 1. The Legend of Zelda: Ocarina of Time - N64

Mas que diabos a Nintendo tem contra a água? Será que os desenvolvedores não gostam de tomar banho? Tá certo que controlar o fluxo da água e usar a flecha de gelo para criar plataformas em Great Bay Temple, de Majora’s Mask, é chato; e que girar a escadaria em Lakebed Temple, de Twilight Princess, é irritante; mas quando os jogadores chegam a algum templo aquático da série Zelda, já ficam desanimados. E tudo por causa do trauma de Water Temple, de Ocarina of Time. Eiji Aonuma, o produtor da série, falou na última E3 que ele ainda convive com a dificuldade que é passar o maldito, desgraçado - e outros palavrões impublicáveis - Templo da Água e prometeu alterá-lo no Ocarina of Time do 3DS. Quem se esquece de como era detestável ficar acessando o Menu para trocar de botas sempre que você precisava afundar ou ir à superfície? Ou como era “divertido” (olha o sarcasmo!) subir e descer o nível da água? E enfrentar Dark Link? E quando o seu Hookshot não alcançava o alvo e você tinha que encontrar o Longshot e passar tudo de novo? E quando você não encontrava a chave para aquela porta? E quando você ficava dizendo trocentos palavrões por causa disso? AAAHHHHHHH!!!! CHEGAAAA!!! É melhor pararmos por aqui, antes que alguns de nós comecem a chorar rios de lágrimas e tentem se afogar numa privada.

clip_image002[34] clip_image002[36]

E aí? Tem algum outro momento desgraç…, quer dizer, inesquecível com água em games Nintendo que você sobreviveu? Então compartilhe essa trist…, errr, essa experiência conosco! Não deixe de xingar! Ops, de comentar!

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Super Mario Bros e os malditos bloopers que vem na sua direçao...

    ResponderExcluir
  2. Deviam ter colocado também Pokémon Ranger: Shadows of Almia, que tem umas missões no mar que são bem chatas...

    ResponderExcluir
  3. Soda Lake é mais dificil que Ghost Sunken Ship!'-'
    Mas Ghost Sunken Ship é mais épica!
    Maldito templo da água,mal consigo prever suas pegadinhas do mal!!
    Maldita seja a fase do esgoto do Megaman 10,escolha ir pelo caminho de baixo e ira enfrentar um inferno!Maldita fase da Splash Woman do Megaman 9!
    Eu odeio fases de agua,DKCR ficou melhor sem elas,mas ainda sim faltou as charmosas ,estilosas e dahoras fases de neve!

    ResponderExcluir
  4. A agua, nos provoca facinio, como pavor, tanto na vida real como como nos games mais ainda do que ambientes escuros, e o que dizer de:
    Star Fox 64 e o planeta aquático onde você explora as profundezas;
    Resident Evil e a parte do aquário de tubarões;
    Resident Evil 2 e a parte do esgoto com crocodilo;
    Super Metroid e a parte de Maridia;
    Final Fantasy 7 o feche mais difícil do jogo fico no fundo do oceano;
    Sonic que precisa de bolhas de ar para sobreviver embaixo da água;
    Shadoms of the Colosus e o gigante submerso;
    E uma infinidade de jogos que a água é mortal, caí na água é perder vida.
    Mas amo todos estes jogos que citou, inclusive as partes que tem água, eles não seriam a mesma coisa sem essas benditas fases!!
    Viva as divertidas fazes de áqua!!

    ResponderExcluir
  5. sinceramente eu nao acho as fases aquaticas do smw dificeis so precisei de umas tres vidas em cada uma

    ResponderExcluir
  6. Existe uma exceção : Castlevania : SoTN

    Se voce jogar no modo Richter ou obter no modo normal o Holy Symbol,tu pode ficar na agua até o fim do mundo!

    ResponderExcluir
  7. A fase Lava lagoon do Donkey Kong Country 2: Diddy’s Kong Quest
    não é difícil eu passo dela com facilidade, e aquela fase do DKC2 Toxic Tower (eu acho que é assim o nome)que tem um acido verde que vai subindo para de matar, não é difícil estou até passando dela com facilidade também. Na fase Sunken Ghost Ship do Super Mario World não é muito difícil também, O de Zelda OoT só e difícil por causa que tinha que ficar indo no menu e colocar/tirar as botas isso que deixou o water temple irritante, ainda bem que eles vão alterar isso no Oot 3DS, no SM64 para pegar as estrela da enguia deu um trabalho mas eu consegui. Quantos sufoco nessas fases de agua, ainda bem que a Retro não colocou nenhuma fase aquática em DKCR (bem que podiam colocar uma né) bom as fases de agua desses jogos até que foram divertidas, algumas deram um trabalho para passar outras não.

    ResponderExcluir
  8. Essa coluna ficou muito boa. Tô jogando Silent Hill e ainda não cheguei nesse terror aquático, ansioso pra descobrir. Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Esquecerem de DKC, o peixe mega diabólico pra dá comida pra ele.

    ResponderExcluir
  10. kkkkkkkk , o trauma do Templo da Agua do Ocarina of Time é otimo...
    Aquele jogo que você pode jogar 10 vezes mas você SEMPRE vai demorar mais de 10 horas pra passar desse templo kkkk. Com certeza o calssico dos classicos.

    ResponderExcluir
  11. 10 - Nunca joguei, não posso dizer nada.
    9 - ². WTF?
    8 - Não cheguei muito longe nesse jogo... Ainda.
    7 - AH, EU LEMBRO DESSA FASE! Eu achei mais chatinha a penúltima do DKC3, que os controles são trocados dentro d'água...
    6 - Deveria estar em terceiro. Essa é uma das fases mais malditas de Mario e ainda assim consegue ter uma música tão calma...
    5 - Nem acho Mega Man tão difícil (acreditem). Só tive problemas na fase depois dessa, que você corre o risco constante de cair em espinhos.
    4 - Mesma coisa da 10.
    3 - Mesma coisa da 4 (-q).
    2 - Eu, quando zerei SMW, me perguntei onde achava o Torpedo Ted. Queria não ter descoberto. FUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU...
    1 - AH, POR FAVOR! Water Temple nem é difícil, só é chatinho mesmo. Só tive problemas em achar algumas chaves, e naquela parte que tinha que ficar embaixo de uma plataforma ao invés de em cima para conseguir uma chave. Fora isso Water Temple foi fácil, e até legal, diga-se de passagem.

    ResponderExcluir
  12. Quando eu bati o olho na matéria, sabia que Water Temple tinha o ouro garantido^^

    ResponderExcluir
  13. no jogo rayman raving rabbids tv party,eu detesto!!!!!!quando você ta voando "incredible,but stupid" e sabotam sua nave jogando água na sua nave dá um curto-círcuito e ninguém vê nada!(buááááááá)

    ResponderExcluir
  14. 10. Penei pra passar dessa merda!
    9. Não joguei esse.
    8. Não tive saco pra zerar 100%...
    7. Cara, uma das fases mais detestáveis de todos os tempos!
    6. Essa é tensa, mas não é dificil. Difícil é passar por aquele peixão naquele laguinho do Tiny Huge World quando você está pequeno, aquilo é que é tensão.
    5. Qualé cara! A fase do Bubbleman em MM2 e aquela do Willy Castle 3(ou seria 2) é bem mais chata.
    4. Idem ao 9.
    3. Idem ao 9 e 4.
    2. Essas fases aquaticas do Mario World me irritavam profundamente, que saudades da roupa de sapo do Mario 3!!
    1. Desnecessário dizer que meu controle de N64 quebrou por causa dessa maldita fase e do maldito Dark Link (mas facilmente resolvido com a Biggoron Sword!)

    ResponderExcluir
  15. Só recentemente estou conseguindo me recuperar do trauma que peguei da 1ª Vez que tentei pegar a nº 6. Também lembro das fases aquáticas dos jogos do Mario e do DK Country, tinham algumas meio tensas. Quanto ao templo da água, sabia que seria o 1º lugar, porque o templo é meio chato e complicado, se você se esquecer de alguma coisinha, tchau. Mas o Great Bay Temple do Majora's Mask é mais chato.

    ResponderExcluir
  16. na terceira fase do banjo-kazooie, na parte que vc tem q libertar clank das correntes. descer ate o fundo, ficar girando a chave tres vezes, recuperar o oxigenio com o peixe, pegar o jinjo ali, pegar as notas musicais q ficam super separadas... haja folego!

    ResponderExcluir
  17. Faltaram falar de Banjo Kazooie, e seu 3o mundo (Clanker's Cavern, com a baleia metálica): Era praticamente impossível conseguir destravar a fechadura da baleia sem morrer afogado primeiro. Sempre que jogava quando pequeno eu desistia quando chegava ai.

    ResponderExcluir
  18. 10. Não joguei...Um jogo de Star Wars que não joguei...COMO ISSO FOI ACONTECER?!!
    9. Morro de medo...Morro de medo...Morro de medo...Monstros...Vidros do carro....T.T
    8.Vou zerar um dia desses...Nunca zerei porque tinha que ficar alugando pra jogar...Sacumé,né?
    7. Era um Inferno,literal.Mas consegui passar dessa fase,mas que era chata pra burro era!
    6.Depois de várias tentativas,consegui passar.Mas pegar a estrela na cauda da enguia sempre me deixava com o modo tenso ligado.
    5. NUH UH.Era até moleza,o negócio era um pouco de manha e paciência.
    4.Ainda não joguei...
    3.MEDO! Cair no lago...Cair no lago...CAIR NO LAGO! AHHH!
    2.SMW foi meu primeiro jogo,com sacrifício passei dessas fases.mas o Sunken Ghost Ship é embaçado...
    1. Meu eterno trauma...Nunca superei.Além de ter uns monstros que chegam a ser nojentos(Barinade ficava numa fase meu aquática tb,e me dava engulhos!,fases aquáticas de Zelda são o cão chupando manga.Templo da água,longo,irritante,com um chefe EXTREMAMENTE sem graça (uma bolinha que vira tentáculos de água,mas que na real tem o tamanho da kbeça do Link).Pior templo do Zelda,EVER.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google