Jogamos

Análise: New Super Mario Bros. Wii

Mario e 2D. Duas palavras que se completam perfeitamente. Mas qual será o segredo do sucesso dos jo... (por Alex Sandro de Mattos em 28/01/11, via Nintendo Blast)

image Mario e 2D. Duas palavras que se completam perfeitamente. Mas qual será o segredo do sucesso dos jogos side-scrolling do mascote da Big N? O toque simples, porém cativante da série? Talvez a grande e descontraída diversão proporcionada? Ou quem sabe, a “esquisitice” de pular em tartarugas? Na realidade, é tudo isso somado ao ingrediente principal: a magia Nintendo.
image

2D (Doidamente Divertido)


Após quase uma década e meia, era quase impossível pensar em uma sequência da série Mario Bros. para um console de mesa desde que a tridimensionalidade tomou conta dos videogames. Houve remakes para os portáteis e tudo bem que New Super Mario Bros. DS apareceu e surpreendeu, mas todos apostavam que um segundo episódio sairia novamente para o portátil. A E3 de 2009 mostrou que a Nintendo não se esqueceu do seu “carro-chefe” e trouxe a alegria de volta para o grande console da empresa, lugar onde Mario brilha de verdade (sem desmerecer o jogo do portátil). E pensar que havia críticas ao resgatar a série, no qual se afirmava que o episódio não acrescentaria nada à série, só serviria para ressuscitar velhas ideias e se utilizar da nostalgia dos fãs… CALÚNIA!

Mas fã que é fã sabe que a Nintendo não decepciona quando o assunto está relacionado a suas franquias. Então, o 2D está de volta para o encanador bigodudo, entretanto, com um toque de modernidade, o que revela um efeito 2,5D. New Super Mario Bros. Wii aparenta ser tão velha guarda quanto atual e isso já é mais do que uma razão suficiente para jogá-lo.

NSMBW NSMBW1

O velho-novo


O início não poderia ser diferente. Peach é raptada pelos Koopalings (as crianças de Bowser, que voltaram a dar as caras) e resta aos irmãos Mario e Luigi salvá-la. Mas não são somente eles dessa vez, pois há mais dois Toads, um amarelo e um azul, que significa que até 4 jogadores podem jogar. Mas vamos deixar para falar do multiplayer mais para frente. O modo solo também está ali, como em todo jogo do encanador, mas falta algo… bem, na verdade sobra algo.

peach

Jogos side-scrolling do Mario não precisam de gráficos revolucionários, basta ser fiel aos originais e isso New Super Mario Bros. Wii cumpre com responsabilidade. É tudo colorido, detalhado e nostálgico que quase não se nota que é um game do novo século. Está cheio de movimentos e detalhes que podem ser até simples, mas que fazem brilhar os olhos de qualquer fã do bigode da Big N. Por outro lado, no single player, alguns dos cenários parecem grandes e vazios demais. E é aí que se percebe que o foco está totalmente na loucura do multiplayer.

O som… ah, o som. O áudio foi criado por Shiho Fujii, Ryo Nagamatsu e Kenta Nagata, com supervisão do mestre Koji Kondo. E não deixa por menos. As saudosistas com novos arranjos e toques só deixam mais mágicas as músicas da série e não demora mais do que 10 minutos para você sair assobiando. A união do áudio com o cenário é encantador: quando a música chega na parte do “pah-pah”, os Koopas dançam, Goombas e flores saltam e você fica boquiaberto. E para aqueles que jogaram os games anteriores da série, sons clássicos de jogos passados se encontram em New Super Mario Bros. Wii. É comum dizer “ah, essa bônus tem a música de Bros.3”, ou “as moedas vermelhas de Yoshi’s Island” e ouvir aquele clássico som do primeiro jogo do encanador ao passar a fase. É assim há 25 anos e não tem porque mudar. Ouça a principal música do game:


Com relação à jogabilidade, Mario não precisa mais do que um direcional, dois botões de ação e um controle de movimentos para brilhar. Aliás, para se parecer com o primeiro Super Mario Bros., você joga apenas com o Wii Remote na horizontal. Nada que você já não tenha visto em outros títulos: o botão 2 é o pulo, o 1 serve para correr e disparar os poderes dos power-ups. As movimentações são utilizadas com o girocóptero e para algumas ações, como por exemplo, para carregar objetos e personagens, é preciso segurar o botão 1 e chacoalhar o controle. Uma dificuldade que alguns jogadores podem encontrar em New Super Mario Bros. Wii, é utilizar as inclinações com os controles para mover plataformas, objetos do cenário e apertar botões simultaneamente, exigindo certa coordenação. Uma das mecânicas mais interessantes são as que vieram dos jogos tridimensionais, como Super Mario 64 e Galaxy: se você pular três vezes consecutivas ao correr, no último salto, Mario irá dar o mortal e ir mais alto, e ele pode deslizar pelas paredes encostado nelas, além de poder pular de uma parede à outra.

chacoalhar inclinando


Poderes pra que te quero!


Como em todo jogo do Mario, aqui você terá a ajuda de alguns power-ups que lhe cedem poderes especiais para passar pelos diversos desafios (pressione o botão 1 no mapa para usá-los). Veja todos os que você vai encontrar na aventura:
  • Super Mushroom cogumelo
Esse é o mesmo cogumelo desde 1985. Ao pegar um destes, você fica maior e ganha a oportunidade de sofrer dano uma vez. Se estiver pequeno e passar pelo checkpoint sofrerá o mesmo efeito causado pelo mushroom (não precisava nem explicar esse);
  • Fire Flower fireflower
Também está em todas as aventuras do bigodudo em 2D, a Fire Flower permite ao jogador disparar bolinhas de fogo – pressionando o botão 1 –, seja para matar inimigos ou descongelar objetos (como se você não soubesse);
  • Ice Flower ice flower
Assim como em Galaxy, a flor de gelo está presente em New Super Mario Bros. Wii, porém Mario não se transforma em gelo, apenas dispara bolas congeladas. Ela é muito útil para congelar inimigos (duh!), que podem ser utilizados como plataformas para alcançar áreas de difícil acesso;
  • Propeller Mushroom
propellerAo pegarem o cogumelo voador, os personagens ganham uma roupa completa e podem voar. Não é tão emocionante quanto à capa de Super Mario World ou o guaxinim de Mario Bros. 3, sem contar que parece o chapéu do Sérgio Mallandro, só que infinitamente mais divertido que o cantor-humorista ou seja lá o que ele for. Por que será que os Sérgios são assim? Ops, tomara que o Oliveira e o Estrella não vejam isso…
  • Penguin Suit penguin
A nova roupa do jogo é a de pinguim, que dá aos heróis o poder de disparar bolas de gelo e deslizar de barriga, acessando assim passagens que sem a roupa seriam impossíveis. Se assemelha muito ao esqui de Yoshi’s Island e tem a vantagem de escorregar menos em áreas congeladas;
  • Mini Mushroom
    mini
Usando o mini cogumelo, o personagem fica minúsculo e ganha algumas habilidades interessantes, como por exemplo, a possibilidade de pular mais alto e cair lentamente, além de poder andar na água. A desvantagem é que não é possível matar inimigos com pulos comuns, somente com bundadas (2 e baixo no direcional) e se apanhar é morte. Porém, algumas passagens e canos só podem ser acessados com a ajuda desse item;
  • Star STAr
Outro velho conhecido, sempre está presente nos jogos do Mario. Tem duração de apenas alguns segundos, mas é o suficiente para acabar com todos à sua frente. Se encontrar outros blocos “?” usando a estrela, poderá encontrar outro item de invencibilidade.

Mario mallandro mario penguim Mario STAR icemario


Uma ajudinha é sempre bem-vinda


Nem sempre tentar fazer tudo sozinho dá certo. Nada mais justo do que contar com ajuda durante a aventura:
  • Yoshi
A Nintendo não cumpriu a promessa de que daria a atenção que o dino merecia. São pouquíssimas as fases em que ele aparece e, diferentemente de Super Mario World, Yoshi não pode sair de um estágio e entrar em outros, pois ao chegar no final da fase, o personagem desmonta do dinossauro. Mas ele engole quase tudo o que vê pela frente e pode bater as patas no ar ao pular para alcançar lugares mais altos, igualmente à Yoshi’s Island;

Yoshi Yoshi Azul
  • Toads
Sempre se metendo em encrencas, você precisa salvá-los de dentro de baús. Esses minigames se assemelham aos de Super Mario Bros. 3, no qual se deve matar todos os inimigos. Às vezes, o Toad se perde em algumas fases e você deve resgatá-lo e carregá-lo até o final da mesma. No mapa, você encontra bônus nas casas do Toad, que permitem que você ganhe power-ups com o jogo de encontrar as figuras iguais, utilizar canhões para receber vidas e baús com estrelas;

Help Toad Toads
  • Só pra nos humilhar…
Conforme você vai pegando as Star Coins nas fases, são liberados vídeos dos desenvolvedores do jogo, que você pode assistir no castelo da Peach. Você vai ficar boquiaberto com algumas “jogadas mestres” que eles realizam (na realidade é uma maneira de eles se vangloriarem e se acharem os “bonzões”) e até ajudam a encontrar saídas secretas nas fases ou como pegar certas moedas. Veja uma jogada de mestre abaixo e cuidado para não babar no teclado:

  • De olho no mapa!
Assim como em World, em Mario Bros. Wii há diferentes caminhos, segredos nos mapas, que podem ser acessados ao encontrar saídas secretas. Por isso, sempre desconfie de fases próximas de canos, escadas e canhões. Ao chegar no final da fase, note que, se a bandeira for vermelha, há uma saída secreta e caso esteja com dúvidas para encontrar o segredo, veja os vídeos demonstrativos no Castelo da Peach (pressione o botão – para visualizar os mundos);

World3 World 5
  • Guia do sono
Para os azarados (ou desprovidos de habilidade) que não conseguem passar daquela maldita parte, há o Super Guide. Ao morrer oito vezes consecutivas na mesma fase, aparecerá um bloco “!” verde, que se ativado, liberará um vídeo onde Luigi mostra como passar do problema, permitindo que você interrompa a demonstração e assuma o controle a qualquer momento. O ruim é que o guia é muito, demais, exageradamente devagar e há a possibilidade de você cair no sono e perder a explicação. Dá até para ir ao banco, enfrentar a fila e voltar que o guia estará passando… ZZZZZzzzzz…

superguide Lugi o guia
  • Vai competir ou cooperar?
MULTIPLAYER! É a palavra que define New Super Mario Bros. Wii. Até quatro jogadores podem participar simultaneamente nas fases e se divertir. Ou não. Vai dizer que você não resiste à vontade de arremessar seu “amigo” naquele buraco? Ou jogar aquele casco na direção dele? Quem sabe, avançar pela fase e deixá-lo para trás? Pois é, agora imagine você sofrendo com tudo isso. É… No multiplayer os cenários encontram o seu lar: a câmera se afasta para todos ficarem visíveis na tela, fica fácil pegar as Star Coins e há dois modos para competir em galera: o Free-for-All, onde a disputa é por pontuação, matando inimigos e quebrando blocos e pegando moedas; e o Battle Coin, no qual o objetivo é obter o maior número de moedas. Não tem modo online e nem precisa, pois o multiplayer local já dá, e muito, conta do recado. Evite jogar bastante com melhores amigos, namorada (o) e irmãos mais novos, pois amizades terminam, o namoro chega ao fim e a chance de sua mãe te proibir de tocar no Wii após você arremessar o seu irmão num buraco, é grande. É melhor um Mario Bros. Wii na mão, do que cadeira e controles voando…

 
É New. É Super… É Mario.


Pode parecer uma sequência do Mario Bros. do DS, e de fato é, mas as velhas ideias apresentam um cuidado tão especial que logo fazem essa sensação ir embora. Cada fase tem um detalhe que vai fazer você amá-la ou odiá-la, dependendo do seu caso.

Cada Wii do mundo deve ter um game desse. Não importa se você é um jogador casual ou um gamer hardcore: New Super Mario Bros. Wii é acessível a todos, tanto para quem quer só distração e diversão, quanto para aqueles que querem terminar em 100%. Para os que se encaixam na segunda opção, há os desafios de encontrar todas os caminhos secretos, pegar todas as Star Coins, liberar e terminar o difícil, último, e secreto nono mundo. É óbvio que não será tão impactante como foi há 25 anos atrás ou no Super Nintendo, mas será tão agradável e surpreendente quanto. É aquele game que esperávamos desde 1995, mas com uma década e meia à frente de seu tempo. Estranho, não? Pois é, igual aos jogos do Mario: nunca ninguém consegue explicar, mas que é divertido, isso é. E disso ninguém duvida.

screen dark screen multi screen screen boo screen bowser screen worlds
New Super Mario Bros. Wii – Nintendo Wii – Nota Final: 9,0
Gráficos: 8,5 | Som: 10,0 | Jogabilidade: 9,0 | Diversão: 10,0
Alex Sandro de Mattos escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google+
Facebook


Curta no Facebook

Social Blast