Blast Awards 2010: Confira os melhores games do ano eleitos pela equipe Nintendo Blast

Como não poderia deixar de ser, o Nintendo Blast também elegeu seus melhores games de 2010. Essa é a segunda matéria de uma série de t... (por Gustavo Assumpção em 02/01/2011, via Nintendo Blast)

blastawards[1]

Como não poderia deixar de ser, o Nintendo Blast também elegeu seus melhores games de 2010. Essa é a segunda matéria de uma série de três especiais que vamos publicar nesse período de férias. A primeira foi a etrospectiva 2010, que você pode conferir clicando aqui. Logo mais, será a vez de uma matéria especial sobre o que você pode esperar para 2011.

 

No Blast Awards 2010 a disputa foi acirrada na maioria das categorias, mostrando que esse foi um ano com vários bons games em praticamente todos os gêneros. Confira os vencedores abaixo – e não deixe de opinar se você discordar de alguma categoria:

Melhor game de ação: No More Heroes 2: Desperate Struggle (Wii)

no-more-heroes

Talvez nenhum outro game lançado esse ano tenha tanto sangue, ação e intensidade quanto No More Heroes 2 – só essa ousadia já merece um prêmio. E não tem como dizer diferente: Suda 51 é o Tarantino dos videogames. Poucos jogos lançados esse ano tem tamanha quantidade de personalidade e personagens tão carismáticos. Somando um enredo inspirado, bom visual e jogabilidade, temos um dos melhores games que já apareceram no Wii.

Melhor game de aventura: Super Mario Galaxy 2 (Wii)

galaxy 23

Nenhum outro game lançado esse ano chega perto da inventividade e variedade de Super Mario Galaxy 2. É incrível perceber na prática que cada uma das galáxias possui complexidade e desafio na medida certa. Isso sem contar a volta de Yoshi, responsável pelos melhores momentos do game. Consegue despertar aquelas sensações que só os games mais marcantes da história conseguiram. É uma pequena obra-prima.

Melhor RPG: Dragon Quest IX: Sentinels of the Starry Skies (DS)

dragon-quest-9-screenshot-05

O DS é um dos consoles com maior quantidade de bons RPGs. E é incrível como Dragon Quest IX: Sentinels of the Starry Skies colocou a grande maioria dos games do gênero no chinelo. E isso graças a uma jornada grandiosa, longa e trabalhosa, um belo sistema de jogo e um dos visuais mais incríveis da história do portátil. Como RPG, DQ9 consegue cativar pela simplicidade e tradição – sem esquecer das inovações.

Melhor game de luta: Tatsunoko vs. Capcom  (Wii)

tvc3

Um dos lançamentos mais inesperados do ano fez bonito quando chegou ao Wii, sempre carente de games do gênero. É louvável o esforço da Capcom para trazer o game ao ocidente – isso sem contar que esse é um dos melhores games de luta dessa geração. É balanceado, possui uma gama de personagens bem grande, é divertido e desafiador. Tatsunoko vs Capcom fez bonito.

Melhor game de puzzle: Professor Layton and the Unwound Future (DS)

NTR_PLaytonUF_01illu01_E3-e1279112913611

O terceiro game da franquia a chegar ao ocidente é também o melhor de todos. E como não poderia deixar de ser, a mistura de adventure clássico com puzzle atingiu o apogeu aqui – já que a interação entre a história e os desafios nunca foi tão grande. Professor Layton and the Unwound Future mostra toda a inventividade e identidade que a a Level 5 consegue mostrar em seus games. Incrível.

Melhor game de esporte: NBA Jam (Wii)

nba-jam-20100203031256838-000

Nenhum outro game de esporte esse ano foi tão divertido quanto NBA Jam. Apesar da falta injustificável de um modo online, o game conseguiu agradar aos fãs nostálgicos das disputas da época do Super Nintendo. O mais interessante é que além de conseguir manter o mesmo feeling dos originais, a EA ainda deixou o game mais veloz e complexo. NBA Jam tem o toque clássico dos originais, sem esquecer que é um game lançado em 2010.

Melhor game de tiro/ FPS: GoldenEye 007 (Wii)

golden-eye-007-wii-01

O remake mais surpreendente do ano conseguiu (também de forma surpreendente) ser uma experiência ao mesmo tempo nostálgica e nova para quem gostava do original. Daniel Craig substituiu Pierce Brosnan, mas isso nem de perto tirou o brilho da aventura, que ainda conta com um dos melhores desempenhos em jogo online da história do Wii. Para quem é saudosista (ou aqueles poucos sujeitos que nunca jogaram o original), GoldenEye 007 é imperdível.

Melhor jogo para download: Shantae Risky's Revenge (DSiWare)

shantae-riskys-revenge-20101001020600837-000

Outra boa surpresa do ano, Shantae: Risky’s Revenge mostra que um raio pode sim cair duas vezes no mesmo lugar. Continuação direta do game de plataforma lançado para o GBC em seus últimos suspiros, Shantae consegue oferecer a mesma sensação que os bons games de plataforma da era 16 bit oferecem. É desafiador, bonito, extremamente bem projetado – mostrando todo o talento da Wayforward.

Melhor Trilha sonora (original): Super Mario Galaxy 2

galaxy 23

Além de ser tudo aquilo que a gente já disse lá em cima (e você está cansado de saber), Super Mario Galaxy 2 possui uma das melhores trilhas sonoras do ano. Algumas das músicas foram reaproveitadas de outros games da franquia, mas ganharam uma roupagem nova. Já as novas composições são tão incríveis quanto as mais clássicas. Um belo trabalho, muito superior ao que foi apresentado no primeiro Galaxy.

Melhor Trilha sonora (licenciada): Michael Jackson: The Experience (Wii/DS)

MJ_WALL2_1920x1200_tag

Achou que o Rei do Pop ficaria de fora dessa premiação? Pois é, ele não fica de fora de nenhuma. E aqui a vitória é merecida, já que a trilha sonora é praticamente um resgate da carreira de sucesso do cantor. É impossível não se animar e querer aprender as coreografias – mesmo que isso cause dores pelo corpo depois de algumas horas.

Melhor visual: Super Mario Galaxy 2 (Wii)

galaxy 23

Sim, ele também venceu aqui. E mais uma vez não teria como deixar de ser diferente. Esse é o game que conseguiu levar o Wii ao seu limite – mostrando visuais e animações superiores até ao primeiro Super Mario Galaxy. É difícil pensar que algum game pode superar a riqueza aos olhos que é Galaxy 2.

Surpresa do ano: Donkey Kong Country Returns (Wii)

0843038001288890169

Eu sei que você sempre esperou pelo retorno da série Donkey Kong Country. O que ninguém esperava era que esse retorno acontecesse com tamanha qualidade. Returns não deve nada aos três primeiros games da série – e ainda consegue ser mais desafiador que os outros DKC somados. Mais uma série resgatada com maestria pela Retro Studios. E agora, qual será a próxima?

Decepção do ano: Need for Speed Hot Pursuit

NeedforSpeedHotPursuitWii1

Se as versões para os consoles HD foram muito bem realizadas, o mesmo não podemos dizer da versão que chegou ao Wii. A palavra que melhor a define é: ridículo. Começando pelo visual inaceitável (parece vindo de games lançados lá em 2000), controles mal projetados e modos de jogo inexpressivos. A inteligência artificial é praticamente inexistente. Taí um game que não deveria ter chegado às lojas, tamanho o vexame.

Melhor história: 999: 9 Hours, 9 People, 9 Doors (DS)

999

Outra grande surpresa desse ano, até mesmo para quem já estava de olho no título desde o seu lançamento japonês. Infelizmente, 999: 9 Hours, 9 People, 9 Doors será jogado por poucas pessoas, o que é uma enorme pena. Ele oferece um dos melhores roteiros já vistos em um adventure – e olha que esse é um gênero famoso por essa característica. Qualquer coisa que for dita aqui pode estragar a surpresa, então recomendamos que você confira essa história praticamente infinita com seus próprios olhos. Temos certeza que você não vai se arrepender.

Melhor final: Metroid Other M (Wii)

metroid_other_m_5

Tá, sabemos que muita gente ficou realmente decepcionado com Metroid: Other M. Mas entendemos que tamanho volume de críticas não é assim tão justificável – principalmente porque esse é o primeiro game da franquia a realmente dar uma grande importância a sua história, que acaba culminando em um dos finais mais marcantes de 2010. Lógico que não vamos estragar a surpresa. Confira e verá.

Game mais difícil de 2010: EMPATE – Donkey Kong Country Returns (Wii)/Sin and Punishment Star Sucessor (Wii)

sin-and-punishment-2-20081002032147636_640w0843038001288890169

Esse foi o ano dos games complexos, sem dúvida alguma. E como não poderia deixar de ser, um empate na categoria. De um lado, a exigência quase desumana de DKC Returns. Do outro, a dificuldade tradicional e ferrenha de Sin and Punishment. O que ambos tem em comum? Vão fazer você arrancar os cabelos, eu garanto.

Personagem do ano: Donkey Kong

5081727074_792d257fd1_o

Ano passado, Little Mac foi o personagem símbolo do ano. Em 2010, não teve jeito: o gorilão Donkey Kong voltou a reinar. Fazia tempo que não falávamos tanto dele como aconteceu no ano em que se passou. E esperamos poder falar muito ainda nos próximos anos que virão.

Mico do ano: Miyamoto jogando Zelda Skyward Sword na E3 2010

e3_nintendo 36

Constrangedor. Assim foi o desempenho da demo de The Legend of Zelda: Skyward Sword exibida na E3 2010. Depois de muita expectativa, falhas na recepção do sinal do Wii Remote fizeram com que a apresentação fosse um completo desastre. As ações desempenhadas por Miyamoto não eram reconhecidas. Visivelmente constrangido, Mestre Miya pediu desculpas e prometeu que a versão final não seria assim. Pegou mal.

Fato do ano: Nintendo 3DS

3ds

Nada foi tão comentado, fez tanto barulho e surpreendeu tanto quanto o anúncio oficial do Nintendo 3DS. O que antes era uma possibilidade, se tornou real: é possível visualizar gráficos em três dimensões sem qualquer necessidade de óculos. Somando isso a uma biblioteca inicial de títulos simplesmente incrível, temos o grande destaque individual do ano que se passou.

Mais esperado para 2011: The Legend of Zelda: Skyward Sword (Wii)

The Legend of Zelda Skyward Sword-04

Mesmo que a apresentação na E3 2010 tenha sido relativamente decepcionante, ninguém duvida que Skyward Sword seja um dos melhores games de 2010. Talvez possamos ver algumas mudanças com relação ao projeto original – o que seria bem-vindo, diga-se de passagem. Em uma ano que ainda é uma grande incógnita, esse é o game que mais esperado, ancorado no valor da tradição.

Categorias especiais

  • Melhor jogo para jogar com sua mãe: Babysitting Mama (Wii)
  • Pior jogo que você não vai jogar: Need for Speed Hot Pursuit (Wii)
  • Pior jogo que você TALVEZ você vai jogar: Harry Potter and the Deathly Hallows (Wii/DS)
  • Melhor jogo que ninguém jogou: Sin and Punishment Star Sucessor (Wii)
  • Melhor jogo para pós-embriaguez: Just Dance 2 (Wii)
  • Prêmio: "Faça uma dissertação, uma poesia, uma métrica, uma reflexão": Metroid: Other M (Wii)
  • Prêmio transfusão de sangue: No More Heroes 2 Desperate Struggle (Wii)
  • Melhor jogo "junta todo mundo aí na sala que eu vou tirar uma foto": Wii Party (Wii)
  • Categoria "Saudade do meu SNES": Batman: The Brave and the Bold - The Videogame (Wii)
  • Categoria “A simpatia em pessoa” : Charles Martinet, o dublador do Mario, em visita ao Brasil
  • Categoria “Traz pra cá, por favor”: EMPATE Tales of Graces (Wii) e Ni no Ku Ni (DS)
  • Categoria "Estou esperando até agora": Back to the Future: The Game (WiiWare) e Super Meat Boy (WiiWare)
  • Troféu "Eu quero mesmo é o seu dinheiro": Guitar Hero: Warriors of Rock (Wii) e Rock Band 3 (Wii/ DS)
  • Troféu WTF? – O Pokémon sorvete de Pokémon Black & White (DS)

Quer conferir o Blast Awards de 2009? Clique aqui.

Não se esqueça que a revista Nintendo Blast Nº 16 trará o Top 10 Wii/ Top 10 DS do ano de 2010. Não perca!


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. ADOREI a lista de Awards... mas acho que podiam separar um pouquinho DS e Wii, eu tô procurando o que jogar e tudo q foi premiado eu já tentei :( Fica a dica pra 2011

    ResponderExcluir
  2. Nossa quanto jogo bom, se eu não ganhar um Wii e um 3DS, vou ficar maluco... agora vão lançar Zelda Skyward Sword, Mario Sports Mix.

    Eu quero um Wii
    Eu quero um 3DS
    Eu quero SMG 2
    Eu quero DKCR
    Eu quero Pokemon B&W
    Eu quero PPWiiPA[pokepark]
    Eu quero MKWii
    Eu quero SSBB
    Eu quero NSMB

    Eu quero,eu quero, eu quero...

    ResponderExcluir
  3. Sei que aqui nao é o melhor lugar escerver isso

    Gostei muito do seu blog de games
    venha deixa seus post em nosso agregador de links e compartilhar com outros internautas é gratis e seja parceiro.

    www.artmasa.com

    ResponderExcluir
  4. O Call of Duty Black Ops é bem melhor que o Goldeneye. Gustavo, se puder, dê os motivos pra ter colocar o Goldeneye e não o Black Ops.

    ResponderExcluir
  5. Se for pelo gráfico,irei desconsiderar esse melhor,só o gráfico nem basta!Na verdade,o mico do ano,é que pelo que soube,alguns equipamentos wireless causaram interferencia,pelo que falaram,porque o publico que testou o jogo,não viu os mesmos problemas que Miyamoto sofrera!

    ResponderExcluir
  6. Adorei a lista, muito legal, mas também acho que poderiam separar os consoles e fazer uma para cada um >_<

    ResponderExcluir
  7. Meus dedos estão doendo de tanto jogar o modo mirror no mundo 1,god,e tem mais 7 mundos para fazer e se isso nao for suficiente,tenho certeza que preciso completar os Time Trial!(f*ck!)!Esse jogo não é para casuais e iniciantes,pois eles não chegaram longe..e sim para jogadores de longa data da série e jogadores extremamente hardcores!

    ResponderExcluir
  8. Eu me refiro ao DKCR,quem não entendeu

    ResponderExcluir
  9. Rapaz, que lista perfeita. Depois daquela lista tosca de decepções, nada melhor do que um artigo de respeito como esse. Massa!

    ResponderExcluir
  10. @[BRs] Dani
    O pessoal da equipe votou nos seus favoritos para cada uma das categorias. Uns preferiram Goldeneye, já outros votaram em Black Ops (meu caso). Não quer dizer que Goldeneye seja melhor do CoD:BO, a lista (como o Gustavo disse lá em cima) é composta de jogos eleitos pela equipe Nintendo Blast (ou pela maior parte dela).

    @Please insert a coin to continue!
    O Mico não se referia exatamente ao jogo, e sim ao Miyamoto lá em cima, pronto pra apresentar seu jogo, e os controles não responderem. Em Skyward Sword nós acreditamos! Tanto que ele foi eleito o jogo mais esperado de 2011 (:

    ResponderExcluir
  11. Há muito tempo eu não ria tanto em um game: Wii Party. Claro que teria sido melhor se fosse com a turma do Mario e com minigames melhores. Mas rendeu muitas risadas jogando com a familia.

    ResponderExcluir
  12. Tadinho do Miyamoto, acho que só eu não achei que tiveram tantas falhas... Só o que complicou foram 1 ou 2 itens, o resto eu acho que tava indo muito bem o_o

    ResponderExcluir
  13. Aaaahhh entendi! Valeu por responder!! =D

    ResponderExcluir
  14. need for speed underground 2003 tem gráficos melhores que esse need for speed hot pursuit do wii

    ResponderExcluir
  15. QUANDO FALA POKÉMON SORVETE BOTA ENTRE PARÊNTESES: VANILLITE

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google