Blast from the Past

Blast from the Past: Lode Runner (NES)

Após ajudar Bomberman a escapar da fábrica de bombas, ele se torna humano e agora como Lode Runner deve combater os outros trabalhadores da... (por Felipe Antunes em 27/01/2011, via Nintendo Blast)

04_1984_irem_01Após ajudar Bomberman a escapar da fábrica de bombas, ele se torna humano e agora como Lode Runner deve combater os outros trabalhadores da fábrica que querer prendê-lo novamente. História louca? Mas é isso mesmo que acontece em Lode Runner criado por Brøderbund e lançado em 1984 pela Hudson Soft para o NES, um dos melhores games que vendeu mais de 1,5 milhão de unidades!

Bomberman é o vilão da vez?


Lode_Runner_NES_ScreenShot4Sim. Em Lode Runner você deve escapar de vários bombermans ao longo dos 50 levels. Vou explicar: No Bomberman original lançado para NES pela Hudson Soft em 1983, você controlava um homenzinho, Bomberman, que era prisioneiro de uma fábrica e buscava sua liberdade. Ao final do game, Bomberman consegue escapar e volta a ser humano, como o nome de Runner. Agora sua missão é combater os demais trabalhadores da fábrica, que o querem de volta!





Ao contrário de Bomberman, a câmera não é vista de cima, mas sim de lado como na maioria do jogos 8-bits. Runner pode andar de um lado para o outro, subir escadas e se pendurar por cabos. Sua missão é coletar montinhos de dinheiro para achar a saída de cada level sem ser pego pelos bombermans que correm atrás de você! A sorte é que eles não soltam bombas, mas mesmo assim não te deixarão em paz e irão te perseguir por todos os cantos. Para escapar você tem uma arma que faz buracos no chão. O botão “B” abre um buraco à esquerda, o “A” abre um buraco à direita. Esses buracos podem aprisionar seus inimigos ou ainda ser uma rota para você escapar. Eles não ficam nos buracos por muito tempo. Presos no buraco você pode passar por cima deles, mas cuidado pois eles escapam, ou você pode torcer para o buraco se fechar com eles dentro mas, após morrer, outro volta no lugar para te perseguir. Os bombermans são realmente chatos! Smiley confuso

Diversão garantida


Lode_Runner_NES_ScreenShot1Este é mais um sucesso da Hudson Soft. Outro jogo grande e repetitivo, 50 níveis, que conseguem te prender por horas e horas! O jogo ainda traz a possibilidade de 2 jogadores (cada um controla Runner em sua vez) e um modo de edição. Você pode criar seus próprios levels e desafiar os amigos, aumentando ainda mais a diversão.

Para vencer será necessária muita paciência e estratégia. Mas parar e pensar não será fácil com esses guardas correndo atrás de você! Escapar dos bombermans não é tarefa simples. Talvez seja isso que torna o jogo tão especial com versões para diferentes plataformas, incluindo um remake para DS lançado em 2006 pela Hudson Soft.

26114 15974289255b0a0f8bec7a37c4dc89f3c116_1imag2_540x403 Championship Lode Runner (2)



A Brøderbund e a Hudson fizeram um belo trabalho aqui. Lode Runner é um clássico dos arcades e do NES. Totalmente viciante, deve ser jogado por quem ainda não teve a experiência.

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Cara, este é o meu terceiro jogo preferido, falando sério.

    Mesmo sendo fã do jogo (tenho inclusive o cartucho original de NES ZERADO aqui em casa, e não tenho o sistema ainda pra rodar), não sabia desta história das fábricas, somente que ele era um upgrade do Bomberman.

    É um jogo que impressiona muito, mesmo sendo bem antigo, é impressionante como é necessário bolar uma estratégia nesse jogo, e tem que ser estratégia rápida, ou senão os bombermans lhe pegam, sem contar também que as vezes você pode acabar se prendendo em um buraco e etc, é um jogo realmente genial.

    Só algumas correções: o jogo tem 50 fases ao todo, que podem ser escolhidas apertando Select na tela que mostra a quantidade de vidas e a fase que você, logo após selecionar o modo de jogo.

    Ele não é tão repetitivo assim, ele é genial, a única coisa que pode ser um pouco repetitiva é o fato do seu objetivo ser o mesmo, como qualquer jogo retro, mas cada tela tem sua particularidade.

    Quanto ao remake para DS, tem três problemas GRAVES: 1- só saiu no japão; 2- não tem modo de dois jogadores, só tem um modo que você pode enviar a fase que você fez para outras pessoas; 3- a tela de cima, que estraga TOTALMENTE a graça do jogo.

    Também saiu um remake para PC Engine Hu-Card, que ao meu ver, é a segunda melhor versão de Lode Runner que fizeram, só perdendo para essa do NES, que é simplesmente GENIAL.

    ResponderExcluir
  2. Correção feita! Obrigado pelo toque!
    E foi isso mesmo que eu quis dizer por repetitivo. Mesmo cenário e objetivos, mas cada tela com uma estratégia diferente. Tenho este game para GB e adoro!

    ResponderExcluir
  3. O do Game Boy joguei pouco, talvez o fato de ser preto & branco chamou pouco a minha atenção, mas se tiver oportunidade, jogue a versão de PC Engine, ela também é muito boa.

    ResponderExcluir
  4. Putz, sempre tive esse jogo pra GB, + NUNCA consegui jogar direito SAODIFASDOFIASDOFISDAFOIASDF Agora tentarei!

    ResponderExcluir
  5. Só joguei e versão do N64, e não gostei não... Axei estranho...

    ResponderExcluir
  6. O legal desse jogo é que vc podia criar seus próprios cenários.

    ResponderExcluir
  7. Kings Valley da Konami (MSX) é mais divertido e completo (inclusive com edição de cenários também)

    ResponderExcluir
  8. Esse jogava direto no meu finado Dynavision, lembro que tinha um macete para trocar as fases, e valeu Lobim por lembrar!
    Nunca achei esse jogo cansativo, tinha que pensar muito para não ser morto pelos bombermans e nao cair nos buracos rsrs

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google