Blast from the Past

Blast from the Past: Punch-Out!! (NES)

Um pouco antes de Ryu e Ken, bem antes de  Scorpion e Sub-Zero, um pequeno lutador de boxe nascia da vontade da Nintendo em trazer um esport... (por Anônimo em 26/01/2011, via Nintendo Blast)

71Um pouco antes de Ryu e Ken, bem antes de  Scorpion e Sub-Zero, um pequeno lutador de boxe nascia da vontade da Nintendo em trazer um esporte que só crescia para seu NES (Nintendo Entertainment System). Assim nasceu Little Mac, um rapazinho esforçado que ao lado de seu treinador carismático Doc Louis se ergueu desde o chão até o topo dos lutadores de boxe. Punch-Out!! tornou-se um dos maiores games do Nintendinho, com vendas gigantescas e enorme aclamação no meio gamer. Mas por que esse game é tão bom? Eu vou tentar explicar em três rounds antes de levar um nocaute do meu próprio texto (e dos editores da N-Blast).

Round 1 – A história


miketysonÉ importante lembrarmos que Mike Tyson’s Punch-Out!! foi lançado para promover tanto a Big N quanto um antigo e complicado lutador de boxe chamado – tan, tan, tan - Mike Tyson.

O game havia sido previamente lançado para os arcades com o nome de SUPER PUNCH-OUT, mas a Nintendo queria tê-lo em seu primeiro console de mesa. Assim foi criado o game para o NES com o subtítulo Gold Edition para ser entregue para os vencedores do campeonato de Famicom de Golf U.S. Course no Japão. Após o antigo presidente da Nintendo Of America, Minoru Arakawa, assistir a uma luta de Mike Tyson, ele ficou tão animado que decidiu colocar aquele sensacional lutador como principal personagem do futuro game que seria lançado nos EUA em 1987. Um tempo depois do estrondoso sucesso, a licença/contrato com Mike acabou, então a Big N foi obrigada a lançar a versão com um tal de Mr. Dream no lugar do boxeador em 1990. Ambas as versões (além da arcade) foram dirigidas por Genyo Takeda que foi o líder da equipe que criou a bateria de memória que serve para salvarmos os games desde o primeiro The Legend of Zelda. Por isso, agradeçam o cara, hein!

O game vendeu cerca de 2 milhões de cópias, foi considerado um dos melhores games de Nintendinho, e em 2008, a revista Nintendo Power o considerou como o décimo sétimo melhor game já criado para um console Nintendo em uma lista de 200. Nada mal, né?

Round 2 - O game


punchout-nes11 Mesmo sendo um game de boxe, no fim das contas, Punch-Out!! é mais um game de estratégia do que um game de luta. Nele, o jogador encarna Little Mac, um lutador amador com muitas das características conhecidas de Rocky Balboa que sonha em se tornar o campeão dos campeões. Não há modo versus, seu objetivo é unicamente enfrentar todos os lutadores para depois o campeão máximo. Seu treinador, Doc Loius, está sempre ao seu lado no ringue, te dando dicas de como derrotar o próximo adversário e te dando palavras para aumentar a sua moral entre os rounds.

Tudo o que o gameplay exige é reflexo e coordenação. Você usa o direcional para desviar dos golpes, defender-se e abaixar-se, os botões B e A servem como socos (soco esquerdo e soco direito respectivamente). A principal questão do game é prestar bastante atenção em seu adversário, pois ele sempre acaba demonstrando alguma fraqueza, e se você atacá-lo no momento exato, pode derrotá-lo com um único golpe.

Como todo game da era 8 bits, a dificuldade de Punch-Out!! é crescente e enorme. Tudo começa com o querido Glass Joe (todos nós adoramos o Glass Joe) e a cada nova luta, a dificuldade de se vencer o próximo adversário apenas aumenta grandiosamente. É preciso muito treino para se chegar ao topo, mas é tudo muito recompensador.

Round 3 – O estilo


doc-lewis-e-little-macSendo um game Nintendo, o estilo de Punch-Out!! é inconfundível. Os gráficos encaixam perfeitamente no hardware do Nintendinho, os personagens são extremamente carismáticos, cada um possui um tema musical esplêndido, daqueles que grudam na cabeça para todo o sempre. Quando você consegue acertar aquele soco que derruba o adversário de uma vez só, a animação consequente é hilária, e é impossível segurar o sorriso ao ver essa cena.

Os detalhes são de cair o queixo, seja no umbigo de King Hippo, na postura de Don Flamingo, ou na ótima presença do juiz Mario, tudo foi feito para fazer Punch-Out!! parecer um desenho animado, e eu te garanto: ele é muito animado.

Sem TKO para mim!


Quando eu consegui a oportunidade de começar a escrever para a Nintendo Blast, o primeiro texto me pareceu bastante óbvio. Sou um fã incondicional da franquia, possuo a versão de Wii e a versão de NES em meu Virtual Console, e sou apaixonado pela série de filmes Rocky Balboa. Quando eu jogo Punch-Out!!, me sinto como o lutador vivido por Stallone no cinema, e assim me divirto ainda mais com este game que considero único.
punchout1
Punch-Out!! conseguiu vender milhões, ajudou a estabelecer o Nintendinho, conseguiu uma série de fãs ao redor do mundo, ganhou um remake para o Wii em 2009 que foi um grande sucesso. Ainda espero poder jogar com Little Mac em um futuro Smash Bros., mas enquanto isso não acontece, ainda curto variar entre a versão mais recente e a versão original que é bem mais difícil de se chegar ao fim.

Agora que você acabou de ler esse texto, corra para seu videogame mais próximo e dê aquela surra no Glass Joe para comemorarmos!

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Excelente texto,está realmente explicado e gostei mesmo da análise,está de párabens!

    ResponderExcluir
  2. Amo Punch-Out.Parabéns pelo texto, está realmente ótimo.

    ResponderExcluir
  3. Faltou uma pequena citação do fantástico Super Punch Out! do SNES. Mas parabéns pelo texto. Como a Nintendo consegue criar franquias tão sensacionais...

    ResponderExcluir
  4. quem foi o cara que perdeu para glass joe

    ResponderExcluir
  5. Jogo ecxelente, magifico e para pessoas com reflexos rapidos.
    até hj nao passei do maldito Mr. Sandman

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google