Blast from the Past

Blast from the Past: Star Fox (SNES)

Este é um dos grandes games da época do SNES. Embora só tenha ficado mais conhecido no N64, Star Fox... (por Felipe Antunes em 30/01/11, via Nintendo Blast)

star_fox_snes4Este é um dos grandes games da época do SNES. Embora só tenha ficado mais conhecido no N64, Star Fox foi uma revolução nos anos 90. Lançado em 1993, este game apresentava o Chip Super FX, o primeiro jogo com essa tecnologia. “Efeitos especiais nunca vistos antes!” é o que diz na caixinha do cartucho. Este Microchip fornecia ao mundo 16-bit gráficos em 3D. O que era novidade na época. Hoje em dia o jogo não surpreende muito, mas levando em conta o ano em que foi feito e o console em que era rodado, Star Fox é magnífico!

Super FX


SuperFX_GSU-2-SP1_chipO Microchip FX foi uma tecnologia utilizada em alguns cartuchos do SNES como Star Fox e Super Mario World 2: Yoshi’s Island. Ele atuava como um acelerador gráfico. Funcionava de maneira diferente em cada jogo. Em Star Fox, os obstáculos eram rasterizados em escala e os polígonos eram reservados aos obstáculos cubóides e espaçonaves. Já em Super Mario World 2: Yoshi’s Island (que usava uma versão diferente do chip, o Super FX 2), era usado para criar a impressão de profundidade e aumentar a quantidade de sprites que apareceriam na tela. Foi usado também em Doom e no projeto de Star Fox 2.

Proteja seu planeta!


Lylat-SNESSeu objetivo é proteger o planeta Corneria de uma invasão! O Imperador Andross foi banido de Corneria para o planeta Venom por trabalhar com experimentos biológicos considerados perigosos. Isso gerou uma guerra e Andross e seu exército estão indo rumo a Corneria e pretendem destruir o planeta e o Sistema Lyat. O general Pepper de Corneria então convoca a sua unidade de elite Star Fox para combater as forças de Andross. Fox McCloud é o líder da equipe, e ele é acompanhado por seus companheiros Falco Lombardi, Peppy Hare, e Slippy Toad. Respectivamente:


294927-fox_mccloud_super  294924-falco_lombardi_super  294930-peppy_hare_super  294932-slippy_toad_super

Ao entrar na aventura, você deverá escolher entre 3 caminhos. Sendo um fácil, um médio e um difícil:
  • Fácil Star_Fox_(1993)_title_screen 
    • Corneria
    • Asteroid Field
    • Space Armada
    • Meteor
    • Venom Airspace
    • Venom
  • Médio
    • Corneria
    • Sector X
    • Titania
    • Sector Y
    • Venom Airspace
    • Venom
  • Difícil 
    • Corneria
    • Asteroid Field
    • Fortuna
    • Sector Z
    • Macbeth
    • Venom Airspace
    • Venom
E ainda é possível encontrar rotas alternativas como um buraco negro onde o pai de Fox, James McCloud, foi visto pela última vez e até mesmo ir para outra dimensão. Vamos explorar cada centímetro destes planetas e asteroides e descobrir que tipo de piloto você é!

Para acessar o nível Out Of This Dimension:

1º) Escolha o modo difícil, passe a primeira fase, até chegar na parte dos asteroides;
2º) Vai surgir um asteroide à sua esquerda, passe direto. Aparecerá outro à sua direita, e esse você deve pulverizar;
3º) Logo vai aparecer um pássaro gigante. Vá de encontro a ele e você será transportado pra outra dimensão.

Confira o vídeo a seguir de como chegar ao Out Of This Dimension:



Jogabilidade


imagesPra quem não conhece, Star Fox é um jogo de tiro em perspectiva 3D. Você controla a nave de Fox e passa por vários ambientes junto com seus amigos e você, além de ficar atento às naves inimigas, deve também salvar seus amigos das emboscadas! Se algum deles é abatido, não retornará para o jogo. O jogo é rico graficamente se levarmos em conta a época em que foi feito. Além de imagem, ele possui um som formidável! Tudo graças ao micro chip FX.

Ao longo dos planetas você encontra power-ups para melhorar sua nave. Você adquire pontos ao destruir seus inimigos e salvar seus amigos e no final de cada fase ainda deve enfrentar um chefe! É possível achar anéis para te acelerar e desacelerar. Além de melhorias para seu escudo por algum tempo ou contra o próximo inimigo. E existem também os anéis de energia:

100px-SF-Supply_RingSupply Ring: Passe por este anel e caso sua nave exploda você retorna a partir dele. Este anel também restaura boa parte de sua energia.




100px-294695-energy_ring_superSmall Energy Supply: Este anel aparece após se derrotar um certo número de inimigos. Ele restaura sua energia, mas bem menos que o Supply Ring.




2_20090107_StarFoxVocê segue adiante nas fases passando por inimigos e obstáculos até encontrar o chefe no final. Caso você vá para o canto da tela (muito pra esquerda ou muito pra direita), setas te indicarão que você está saindo dos limites e somem quando você retornar.





 Star Fox 2


300px-StarFox_2Star Fox 2 estava previsto para 1995, porém sem motivos convincentes a Nintendo cancelou o projeto. Acredita-se que mudaram sua atenção para o Star Fox 64. Um dos diagramadores do game, Dylan Cuthbert, revelou para a imprensa alguns motivos:

"Star Fox 2 foi totalmente concluído. Eu era o programador principal e junto com o resto do time do Star Fox original (ou seja, artistas e designers da Nintendo) expandimos Star Fox em um jogo de tiro 3D ainda melhor. A razão para o cancelamento não foi o Nintendo 64, que seria lançado mais cedo do que previsto. Miyamoto decidiu que queria ter uma clara ruptura entre jogos 3D no SNES e jogos 3D no novo sistema de 64 bits. Em retrospecto, ele poderia ter lançado Star Fox 2 pois levaria mais um ano e meio para o lançamento do N64."- O pessoal da IGN sugere que os custos de produção elevados e problemas de desenvolvimento interno também contribuíram para o seu cancelamento. Ainda de acordo com Dylan Cuthbert muitos elementos novos de Star Fox 2 foram reaproveitados em Star Fox 64 e Miyamoto afirma que 30% de Star Fox 64 vieram de Star Fox 2. Rumores, rumores e mais rumores!

Há ainda quem diga que existe uma versão beta jogável por aí. Mas assim como o real motivo do cancelamento, é apenas um rumor.

É 3D no SNES!


Uma das cenas mais bonitas deste game com certeza é o último mestre! Confira um video e note os mais belos gráficos 3D que já rodaram no SNES:


Vendo isso lembrei um pouco de Tron de 1982. Não só pelo 3D mas pela revolução. Star Fox foi um marco da 3ª dimensão! Embora já tivéssemos jogos em 3D no mercado desde 1980, como Battle Zone no Atari, com certeza Star Fox para SNES foi o primeiro grande jogo em 3D que tivemos num console! Clássico que merece nossa atenção especial. Vale a pena jogar!
Felipe Antunes escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Fórum
Google+
Facebook


Últimas do Fórum

Ver mais

No Facebook

Ver mais