Vem aí

Prévia: The Last Story (Wii)

Final Fantasy . The Last Story . Nomes parecidos, pertencentes ao mesmo gênero e filhos do mesmo pai. Mas engana-se quem pensa que a semelha... (por Gustavo Assumpção em 21/01/2011, via Nintendo Blast)

the-last-story0Final Fantasy. The Last Story. Nomes parecidos, pertencentes ao mesmo gênero e filhos do mesmo pai. Mas engana-se quem pensa que a semelhança para por aí. Se lá na década de 80 Hironobu Sagakuchi revolucionou os RPGs com sua criação máxima, o designer pretende repetir a dose, mais de duas décadas depois. Mas a grande questão é: será que The Last Story possui potencial para se tornar um game diferenciado dentro de um gênero que já conta com inumeráveis títulos?

É isso que conheceremos a seguir nessa prévia, onde passaremos pelo processo de criação, o sistema de batalha inovador, a utilização fabulosa do hardware do Wii e o enredo, desse que pode ser o melhor RPG que apareceu no Wii até hoje.

A última das histórias

The Last Story é o oitavo projeto da Mistwalker, equipe formada por Hironobu Sagakuchi em 2004. Nesse tempo, o designer se dedicou quase que exclusivamente ao gênero que o consagrou: os RPGs. Além da série Blue Dragon, ainda se arriscou com Lost Odyssey, o estranho Away Shuffle Dungeon e o estratégico ASH: Archaic Sealed Heat – que nunca chegou ao ocidente.

Mas é bem visível que a maturidade da equipe de desenvolvimento só foi atingida agora. E é bem satisfatório que essa mudança tenha acontecido justamente no momento em que o estúdio desenvolve seu primeiro game para o Wii. The Last Story é desenvolvido em conjunto com a AQ Interactive, um time também sem grandes acertos.

last_story_art_040  last_story_art_044

Pois bem, o desenvolvimento de The Last Story começou há alguns anos. Inicialmente, a revelação desse projeto aconteceria em 2009, mas Sakaguchi acabou realizando o anúncio somente no ano passado – apenas alguns meses antes do lançamento japonês. O desenvolvimento também conta com ajuda e supervisão da Nintendo, que durante nove meses ofereceu suporte no que mais foi necessário.

É interessante observar que há muito tempo Sakaguchi não parecia tão empolgado com um projeto. O designer chegou a mencionar recentemente que nunca esteve tão envolvido no desenvolvimento de um game como agora – mostrando que se depender do empenho do designer, boas surpresas estão a caminho.

A emoção humana

Em entrevista, Satoru Iwata mencionou que o tema principal de The Last Story é a emoção humana. Para isso, foi adotada uma trama com viés político – sem esquecer os personagens fortes e cheios de carisma.

last_story_art_030O game se passa em Ruli Island, que é governada pelo Conde Alganan. É nessa ilha que Elza e um grupo de mercenários chegam em busca de trabalho. Elza é o protagonista do game, que perdeu sua família e se tornou um caçador de recompensas para sobreviver, apesar de sonhar se tornar um cavaleiro.

Na aventura, Elza terá a companhia de Kanan, a heroína do game. Misteriosa e de origem nobre, ela é orfã e sonha em explorar o mundo – o que se torna complicado já que é superprotegida pela família. O líder do grupo dos mercenários é Quark, responsável por negociar os trabalhos. Ele possui uma relação fraternal com Elza, já que eles sempre viajaram juntos desde a juventude.

O game ainda vai nos apresentar para Seiren, um sujeito boca-suja, mas extremamente atencioso; Yuris, o mais jovem membro do grupo e especialista em magia; Chacal, um mago habilidoso que se comporta como uma espécie de pensador; Manamia, o curandeiro amante da floresta; General Trista, o mais poderoso oficial do Exército Imperial; Tasha, cavaleiro habilidoso e aluno de Trista… e isso só pra começar.

Como já deu pra perceber, a aventura começa com a chegada do grupo em Ruli Island. Logo nesse primeiro momento, o “bondoso” Arganon (responsável da ilha) arranja um trabalho para todos. Elza e seu grupo pensam que está é a oportunidade de deixar de lado a vida incerta de mercenário em favor de uma vida mais estável, como um cavaleiro respeitado. É nesse momento que a aventura começa.

Um RPG que une tradição e inovação

Basta observar por alguns momentos para perceber que The Last Story vai unir elementos presentes em outros RPGs com ideias originais. Do esquema tradicional do gênero vem a exploração enfadonha de dungeons, o upgrade de equipamentos, a progressão da história de maneira quase linear e os personagens com relações interligadas.

Só que ao mesmo tempo, o game consegue oferecer elementos diferenciados. Curiosamente a maioria delas está ligado ao sistema de batalha – que é, em uma palavra, incrível. Esqueça as ações repetitivas e as batalhas enfadonhas. Aqui, cada combate possui suas especificidades e pode ser enfrentado de maneira diferente. Cada personagem pode ser posicionado em um local específico, cabendo ao jogador ordenar a sua localização. Uma linha colorida indica a função dos membros do seu time e dos inimigos (amarela para os lutadores, roxa para os arqueiros e vermelha para os magos).

last_story_art_047As batalhas são realizadas completamente em tempo real e possuem um elemento importantíssimo: o cenário. Na imagem que você pode ver ao lado, por exemplo, Elza está mirando em uma ponte, que será derrubada juntamente com alguns inimigos, causando dano nos mesmos. É possível se movimentar livremente pelo campo de batalha e assim traçar estratégias. Vários elementos interativos estarão presentes.

last_story_art_panel-1024x663

Entre os mecanismos de batalha, existe o Gathering (acima). Esse elemento é responsável por atrair a atenção dos inimigos. 

Na imagem é possível perceber o herói chamando a atenção e distraindo os inimigos enquanto a heroína se prepara para desferir um ataque mágico do outro lado. A linha azul presente na imagem (chamada ‘Pointer’) mostra onde está o foco do oponente e sua cor (como já foi mencionada aqui) indica o tipo de inimigo. Parece complicado, mas Sakaguchi garante que o sistema é bem prático, apesar de complexo. Por isso, será necessário manter a atenção para conseguir  aproveitar essa possibilidade a seu favor.

last_story_art_033

Outro mecanismo interessante é o Magic Circle, ou seja, áreas onde o jogador utilizou uma magia específica. Ao utilizar uma magia, será possível que outros personagens aliados se utilizem do seu poder para incrementar armas e defesas, por exemplo. Durante a execução das magias, aquele membro do grupo que as estiver utilizando ficará indefeso. Será necessário usar o Gathering para chamar a atenção dos inimigos para outro local e evitar que o mago seja atingido.

Também é possível dirigir a atenção dos seus personagens para um inimigo específico, mudando o foco e assim conhecendo suas fraquezas e habilidades. Isso evidencia a preocupação de Sakaguchi para tornar o sistema de jogo profundo e adaptável a cada tipo de jogador. Com liberdade de movimentação e uma gama imensa de movimentos executáveis, o jogador vai se sentir muito mais participativo – e mais que isso, vai se sentir tentado a sempre elaborar uma estratégia diferente.

 

Imensidão de possibilidades

Sakaguchi já revelou que a jornada principal vai durar cerca de 30 horas. Para alguns, esse é um tempo relativamente curto para um RPG japonês. Só que o que é preciso ser levado em consideração é que The Last Story possui um completo modo online.

Serão duas opções diferentes: um cooperativo de lutas contra monstros e um ‘cada um por si’ com limite de tempo. Será possível que até seis players se enfrentem ou cooperem simultaneamente. Os jogadores poderão utilizar os mesmos personagens da jornada principal – e isso incluiu suas características próprias. Se escolher um mago, executar magias será sua função dentro do campo de batalha – e assim sucessivamente.

Também foi revelado um sistema de customização de itens. Cada personagem possui armadura para a parte de cima e de baixo do corpo e de diferentes tipos como ‘Pena’, ‘Pesada’ e ‘Caçador’. Isso determina não somente a aparência do personagem, mas também as habilidades da armadura.

last_story_art_036  last_story_art_038

Interessante é que o jogador terá a possibilidade de remover partes individuais da armadura, alterando a aparência. Também será possível pintá-las a partir de tintas que você precisa criar usando itens coletados no game. Vale lembrar que a pintura se aplica a seções da armadura e não pedaços individuais.

Por fim, é interessante perceber um grande apreço pela parte técnica. Além de um visual bonito e chamativo – cheio de detalhes, efeitos e ricos em animações – o game ainda terá trilha sonora composta por Nobuo Uematsu. Acho que nem precisa mais dizer que essa será um dos destaques do game, não é?

The Last Story se mostra a cada dia como um dos games mais apaixonantes do Wii. No Japão, o lançamento está marcado para o próximo dia 27 de janeiro. Nos Estados Unidos, nada foi confirmado – segundo a Nintendo o processo de localização seria difícil e trabalhoso. Resta torcermos para essa belezinha aparecer por aqui – tenho certeza que os amantes de bons RPGs não vão reclamar.


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Eu gastei +70 horas com Zelda TP. Quero gastar muito mais com esse game.

    ResponderExcluir
  2. Gastei por ai tbm Doug! E tbm quero gastar muito mais nesse. Que venha para o ocidente, e traga junto o Xenoblade, se não for pedir demais.

    ResponderExcluir
  3. *-* Perfeito, que venha The Last Story.. =D

    ResponderExcluir
  4. FF VII gastei 74 horas. lembro até hoje. jogo bom a gente não esquece. Nesse eu quero gastar muito mais :D

    ResponderExcluir
  5. Rapaz no FF7 o marcado de tempo parou em 99 horas e 99 minutos hehe, upei todos os personagens para o lv.99, derrotei todas as Weapons e quando fui enfrentar o última chefe foi facim facim, realmente jogo bom a gente não esquece mesmo.
    E que venha The Last Story para o Ocidente!!!

    ResponderExcluir
  6. Pela nota dada pela Famitsu da pra se esperar um grande game!

    ResponderExcluir
  7. Ótima prévia! Só me deixou com mais vontade de jogar The Last Story! Espero que a Nintendo resolva trazer o jogo pro ocidente...

    ResponderExcluir
  8. Pois é. Eu dou o prazo de 01 (um) ano pra esse jogo sair no Ocidente. Ainda tenho muita coisa pendente de Wii pra jogar. Se não sair no Ocidente eu vou comprar ele Japones e destravar meu Wii. Eu quero jogar isso, seja lá como for.

    ResponderExcluir
  9. Diego Salsicha26/01/2011, 09:14

    Esse jogo promete, ah se promete...

    ResponderExcluir
  10. Esse jogo está belíssimo, vai ajudar o Wii à reconquistar o topo das vendas *0*

    ResponderExcluir
  11. tenho wii destravado e to baixando ele ja!
    ja zerei os FF9 e FF7 como meus colegas ai de fãs da serie FF
    acho que pra quem gostou da triade FF (7,8,9)
    este RPG supre os fãs de RPG de verdade!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google