Stage Select

Stage Select: Lost Woods (The Legend of Zelda)

O ano de 2011 promete ser muito bom para os fãs do herói de orelhas   pontudas e roupas verdes mais famoso do mundo dos games. Tingle?!? Mas... (por Daniel Moisés em 21/01/2011, via Nintendo Blast)

O ano de 2011 promete ser muito bom para os fãs do herói de orelhas   pontudas e roupas verdes mais famoso do mundo dos games. Tingle?!? Mas é claro que não. Me refiro ao nosso bom e velho amigo Link. Não só teremos um remake mais do que digLost Woodsno de Ocarina of Time, o jogo que muitos consideram ser o melhor da série, com direito a gráficos tridimensionais de entortar os olhos, como também teremos o novíssimo Skyward Sword para o Wii, que nos deixa com aquela expectativa que só um jogo novo de The Legend of Zelda consegue fazer. Então vamos continuar comemorando com mais um Stage Select dedicado ao mundo de Zelda, desta vez relembrando um dos locais mais recorrentes e misteriosos da série: Lost Woods.
Antes de mais nada, façamos um breve tour por Lost Woods. Acompanhe-me aqui pela entrada da floresta, por entre estas densas e enormes árvores.  Não se deixe intimidar pelo ambiente escuro e ameaçador, pois este não é um lugar para fracos. Agora que estamos aqui dentro, tome o seu tempo para contemplar os arredores. À sua frente, você verá uma grande concentração de árvores, assim como à sua direita e à sua esquerda também. Não deixe de admirar aquela linda pedra no meio do caminho.

Como você pode ver, há muitos possíveis caminhos para seguir e você pode facilmente se perder por aqui sem um guia. Sorte a sua que eu estou aqui. Vamos então continuar pelo caminho da… ahm… esquerda. Sim, vamos andando por esta direção. Veja agora que estamos em outro lugar da floresta. As áreas daqui são muito parecidas entre si e é difícil distiguí-las, portanto é importante estar atento aos detalhes. Repare, por exemplo, naquela pedra que, embora muito parecida com a que vimos antes, na realidade é… espera aí, é a mesma pedra? Será que deveríamos ter escolhido o outro caminho… Bom, vamos só voltar por aqui um momento e… ih caramba… tô perdido!

A Floresta da Perdição

Arte oficial de A Link to the Past Lost Woods é uma região florestal pertencente à terra de Hyrule e que já apareceu em muitos jogos da série Legend of Zelda. Assim como vários outros detalhes dos jogos, as características e a importância de Lost Woods varia em cada aventura de Link, mas uma coisa nunca muda: como o próprio nome diz, é um lugar onde você pode ficar perdido muito facilmente. Diz-se que aqueles que se perdem nas entranhas labirínticas desta floresta e por ela perambulam durante muito tempo, acabam se transformando em Deku Scrubs, Stalfos ou até mesmo em um Skull Kid. Isto só serve para comprovar que este é um local que esconde grandes poderes e magia. Além de transformar pessoas e fazê-las andar em círculos, Lost Woods já foi também esconderijo da lendária Master Sword e até mesmo de um portal para outro mundo.

Deku Scrub Stalfos Skull Kid
Em qual destes você preferiria se transformar?

As diferentes versões


Veja a seguir mais detalhes e características de cada versão de Lost Woods que já apareceu:
  • The Legend of Zelda  A "floresta de almôndegas" de The Legend of Zelda no NES
Logo na primeira aventura do Link, no NES, Lost Woods e seus poderes misteriosos fizeram também sua primeira aparição. Visualmente, esta versão da floresta não tem nada de especial. Consiste apenas em uma tela cheia de árvores mortas (que, graças aos gráficos limitados da época, mais se parecem a almôndegas) e um caminho em formato de cruz com quatro saídas, uma em cada lado da tela. Alguns Moblins aparecem de vez em quando para incomodar, mas o verdadeiro desafio é aquele que desde então passou a se tornar o mais tradicional de Lost Woods: escolher as saídas na ordem certa para conseguir atravessar a floresta. Sem saber a ordem certa do caminho, Link simplesmente andará em círculos, voltando sempre para a mesma tela ou saindo pelo mesmo lugar que entrou. Entretanto, seguindo os sábios conselhos da “Mulher Velha” (com os maravilhosos diálogos pelo qual o jogo é famoso) e seguindo a ordem norte, oeste, sul, oeste, Link consegue atravessar a floresta e chegar ao cemitério.

  • A Link to the Past Agora eu serei o rei de Camelot!
No SNES, Lost Woods faz a sua segunda aparição. Com os gráficos muito superiores possibilitados pelo console, o lugar tem uma aparência muito melhor, com árvores que parecem árvores mesmo e agora sim dando a sensação de uma ser uma densa floresta. Nesta versão, entretanto, não existe o tal enigma da ordem certa para encontrar a saída. Mesmo assim, é bem fácil se perder já que, além de ser um labirinto, uma densa neblina cobre toda a floresta quando você a visita pela primeira vez. Bem no interior desta Lost Woods está escondida a Master Sword, que só pode ser obtida após juntar três pingentes, mas um explorador desatento pode ser enganado com as diversas Master Sword falsas espalhadas pela floresta. Após obter a verdadeira espada, a neblina desaparece e explorar o local se torna uma tarefa muito mais fácil. Neste jogo, Lost Woods serve também como esconderijo para uma gangue de ladrões.

  • Ocarina of Time Aumenta o som que não estou ouvindo a música!
Sendo vista pela primeira vez em três dimensões, no Nintendo 64, a terceira versão de Lost Woods mais uma vez só pode ser atravessada se o caminho certo for percorrido. Caso contrário, Link é direcionado à entrada da floresta, em Kokiri Forest. Desta vez, é preciso usar a audição, seguindo uma música - Saria’s Song - para encontrar o caminho certo pelas diversas áreas interconectadas por grandes troncos ocos que formam túneis. Outra forma de saber qual é o túnel correto é aproximar-se de um deles e ver se há uma luz no centro, o que indica que o caminho é o errado. Em Ocarina of Time, Lost Woods é a entrada para o Forest Temple. Aqui, também, é onde Link se encontra com um certo Skull Kid, antes que este pusesse as mãos em uma certa máscara e causasse travessuras de proporções catastróficas…

  • Majora’s Mask A emboscada das fadas
Embora não apareça como cenário jogável nesta continuação direta de Ocarina of Time (afinal, desta vez a aventura não se passa em Hyrule, mas em Termina), Lost Woods tem uma grande importância em Majora’s Mask, já que é onde a história do jogo começa, com Link sendo abordado pelo Skull Kid (o mesmo que mencionei acima) e suas fadas, Tatl e Tael. É também o lugar onde se encontra o portal entre Hyrule e Termina, pelo qual nosso herói acaba atravessando.

  • Oracle of Seasons Ah, outono, a estação dos cogumelos
Neste jogo para o Game Boy Color, Lost Woods retorna de uma forma semelhante à original, com uma tela que se repete várias vezes enquanto Link não faz o caminho na ordem correta. Para atravessar esta versão da floresta é necessário também usar o poder de mudar as estações. Após descobrir o caminho correto, Link pode prosseguir para a Anciant Ruins, mas a floresta também esconde a Noble Sword, uma poderosa espada do jogo. O caminho alternativo que leva à esta espada é revelado por um Deku Scrub, como parte da tradicional seqüencia de troca de itens.

  • Four Swords Adventures Perdido x 4
Como em A Link to the Past, a Lost Woods que aparece neste jogo cooperativo para Game Cube possui uma navegação normal, sem o esquema de saber que ordem escolher as saídas. O lugar está infestado, principalmente, de Deku Scrubs, que compartilham com Link a informação interessante de que, no caso do triunfo de Ganon, seu poder fará com que Lost Woods se espalhe por toda Hyrule. O inimigo Shadow Link também faz uma aparição aqui, atacando com bombas gigantes. Depois de passar pela floresta, é possível prosseguir para Kakariko Village.

  • The Minish Cap Ahhhhh! Um ser vivo!
Neste jogo para o Game Boy Advance, Lost Woods tem uma aparência mais sombria. Se antes já era fácil se perder no meio desta floresta, agora ficou pior ainda, porque a escuridão é tão grande que Link precisa usar uma lanterna para conseguir enxergar e, para deixar a coisa mais assustadora ainda, fantasmas assombram o local. Mais uma vez, é necessário saber a ordem certa dos caminhos, mas desta vez não é preciso nem mulheres velhas, nem Deku Scrubs, nem ouvir música para descobrir qual é a ordem: as direções corretas estão indicadas em placas no meio da própria floresta.

  • Spirit Tracks Vá para a direita, diz a árvore
Na última aventura de Link no DS, Lost Woods deve ser atravessada por trem, mas isto não torna as coisas mais fáceis. O velho esquema de saber o caminho certo está de volta e inicialmente é impossível navegar pela floresta sem acabar voltando para a entrada do local. O segredo é revelado pelos residentes da vila Whittleton e consiste em seguir a direção apontada por certas árvores encontradas nas bifurcações (com exceção da última que, aparentemente, não tem senso de direção). Uma vez solucionado o enigma, a floresta desaparece. Como em Ocarina of Time, esta Lost Woods serve como entrada para o Forest Temple.

  • Outros jogos
Muitos outros dos demais jogos da série podem não incluir um local chamado “Lost Woods”, mas, mesmo assim, muitas vezes existe a presença de florestas com características semelhantes, como a Mysterious Woods em Link’s Awakening, Woods of Mystery em Majora’s Mask e a Sacred Grove em Twilight Princess (que, como a Lost Woods de A Link to the Past, esconde a Master Sword).

Sacred Grove, de Twilight Princess

Lost Woods no futuro


Lost Woods com certeza é um dos locais mais famosos de Hyrule, tanto pelas muitas vezes que apareceu como pelos misteriosos poderes que possui. Que novas surpresas esta floresta trará nas próximas aventuras de Link? Já podemos ir nos preparando para visitar seu interior em 3D no remake de Ocarina of Time para o 3DS. E quanto a Skyward Sword? Será que Lost Woods fará uma nova aparição? Só nos resta esperar para ver.

Frases


“Esse cara não está mais aqui. Qualquer um que entra na floresta fica perdido. Todos se tornarão Stalfos. Todos, Stalfos.” – Fado (Ocarina of Time)

“É isto que acontece às crianças que se perdem na floresta? Parece que ele não gosta de adultos.” – Navi (Ocarina of Time)

“Lost Woods é nossa terra natal! Se você vagar muito tempo por aqui, você também pode se tornar um Deku Scrub!” – Deku Scrub (Four Swords Adventures)

“VÁ PARA NORTE, OESTE, SUL, OESTE PARA A FLORESTA DO LABIRINTO” – Old Woman (The Legend of Zelda)

“Dizem que quando pessoas não-fadas entram em Lost Woods, eles se tornam monstros!” – Gossip Stone (Ocarina of Time)

“Certificar-se que todos os que entrarem na floresta permaneçam aqui! Ordens do Mestre Ganon!” – Deku Scrub (Four Swords Adventures)

“Logo, o poder do Lorde Ganon vai transformar todas as florestas de Hyrule em Lost Woods! Quando isso acontecer, seremos capazes de viajar livremente!” – Deku Scrub (Four Swords Adventures)

Charge: Perdido em Lost Woods

Charge: Perido em Lost Woods

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Bom artigo Daniel. Só joguei em Lost Woods no OoT (em MM foi só de passagem) e gostava principalmente da musiquinha. A charge mostrando o Link chegando na ilha de Lost também foi muito bem elaborada xD

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!
    Eu adentrei apenas essas: A Link to the Past,Majora’s Mask,Ocarina of Time,The Minish Cap... Nunca mais me esquece do sufoco que foi a do The Minish!
    =D

    ResponderExcluir
  3. A charge mostrando o Link chegando na ilha de Lost também foi muito bem elaborada xD²

    ResponderExcluir
  4. eu n lembro de aquela floresta no spirit tracks ser a lost woods, e como q pode ser se spirit tracks não se passa na mesma hyrule dos outros zeldas?

    ResponderExcluir
  5. MUITO foda a charge!! Deu até saudades de lost T_T

    ResponderExcluir
  6. Anônimo, a floresta de Spirit Tracks é, de fato, chamada "Lost Woods" (veja, por exemplo, neste guia do Gamespot: http://www.gamespot.com/features/6242561/p-7.html). Agora se é a mesma ou não... isso é debatível... aliás, essa questão de continuidade e cronologia nos jogos de Zelda é muito complicada e dá muita dor de cabeça... eu prefiro considerar cada jogo individualmente, sem procurar cotinuidade entre eles (com exceção de alguns, claro).

    ResponderExcluir
  7. Eu também só joguei OoT e MM, espero conhecer outras Lost Woods.
    Se eu entrasse em Lost Woods eu preferia se transformar em um Skull Kid.
    O Lost Woods que eu mais gostei foi o de MM o de OoT é bom mais o de MM tinha muitas arvores e eu achava cena bonita de Link e Epona andando em Lost Woods.
    Vamos aguardar SS para ver se tem algum Lost Woods, não sei se vou ter um Wii mais espero muito ver Lost Woods em SS.
    Espero além do Remake de OoT para 3DS um novo jogo da Serie Zelda para o 3DS.
    A tradução para Lost Woods também pode ser: Bosque perdido.

    ResponderExcluir
  8. A do ALttP não tem esse negóci, mas dá pra se perder facil, mas pior que ela, tem a versão "Dark World", com aqueles buracos do mal e a Mothula.
    A do OoT é legalzinha, adorava tocar com o Skull Kid(traidor:@), e usa-la como "Warp zone", pois de lá, dava pra chegar em quase qualquer ponto de Hyrule.
    A do MM nem é tão confusa(tem o macaco), mas os Snappers são chatos pra bagalho, só fui lá pela garrafa da Koume.. ou era a Kotake?
    A do TMC nem é tão horrivel, com as placas...mas os Ghinis são muito chatos, e as vezes até me fazia esquecer pra onde ir.
    A do ST parecia facil quando eu entrei sem passar por Whittleton, mas aquele galho enganador...dava vontade de passar denovo só pra atirar nele.

    ResponderExcluir
  9. Lost Woods é quase tão marcante quanto Kakariki Village!!! É um daqueles lugares q devem aparecer sempre q possível nos jogos da série Zelda.

    Acho q é quase certo q Lost Woods apareça em Zelda:SS, jah q o game contará as origens da Master Sword. E como a Master Sword tem uma ligação histórica com Lost Woods...

    A Lost Woods de Zelda: Oot é legal. Mas a versão beta dela parecia ser melhor... (pelas imagens q vi, parecia...).

    Se ficasse perdido em Lost Woods acho q gostaria de virar um Deku... Das 3 opções, essa é a q parece menos pior (pelo menos ele podem "voar").

    A tirinha no final ficou muito boa!!! Mandou bem Daniel!!! XD

    ResponderExcluir
  10. A música do Lost Woods do OoT sempre foi a minha favorita.
    Vocês não teriam essa primeira imagem do Link na Lost Woods em alta resolução?

    ResponderExcluir
  11. nem é tam dificil passar por ele no Oot, é so ver o q nao tem um pontinho branco que vc nao vai pro comeco

    ResponderExcluir
  12. Eu támben vejo o ponto branco no Oot

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google