Jogamos

Análise: Plants vs. Zombies (DS)

Seu jardim é atacado por uma horda de zumbis famintos. Qual é o melhor jeito de defender seu apetitoso cérebro dos mortos errantes? Se vo... (por Paula Travancas em 02/02/2011, via Nintendo Blast)

Plants vs. ZombiesSeu jardim é atacado por uma horda de zumbis famintos. Qual é o melhor jeito de defender seu apetitoso cérebro dos mortos errantes? Se você pensou logo no taco de beisebol ou na serra elétrica, melhor rever sua tática de sobrevivência. Em Plants vs. Zombies, quem fica na linha de frente e faz o trabalho sujo por você é o seu adorável e leal exército de plantas. Depois de passar pelo PC, Mac, iPhone e Xbox Live Arcade, a PopCap Games (criadora do famosíssimo Bejeweled e vários outros puzzle games de sucesso) acaba de trazer Plants vs. Zombies para o Nintendo DS.

Zumbis no meu jardim?

Plants vs. ZombiesPara quem não sabe, PvsZ é um jogo de ação/estratégia, no melhor estilo tower defense. Ou seja, você tem que planejar a maneira mais eficaz de utilizar seu vasto arsenal de plantas contra os vários tipos de zumbis que querem invadir sua casa e transformar você em um novo membro de seu apodrecido exército. Para evitar que isso aconteça, é necessário saber cultivar seus recursos, que consistem em luz solar. Colete os pequenos sóis que caem do céu em fases diurnas e tenha sempre plantas para produzir luz extra, como os girassóis, essenciais nas fases noturnas. Cada tipo de vegetal tem um custo em luz do sol para poder ser plantado e conta com atributos únicos de defesa e ataque além de um tempo de espera determinado para usar outra planta do mesmo tipo. Mas não pense que está sozinho nessa. Seu vizinho, Crazy Dave está tentando defender seu próprio jardim e vez ou outra aparece para dar uma dica solícita ou vender algum tipo de upgrade. Sim, ele é louco e paranóico e usa uma panela na cabeça para se proteger, mas mesmo no meio de um apocalipse zumbi, não deixa de garantir que entre um extra no seu bolso.

Plantas e zumbis: uma combinação inusitada e hilária

Plants vs. Zombies Do outro lado estão os cômicos zumbis. Eles vêm em diversos tipos com características específicas que, além de fazer você adaptar sua estratégia, com certeza farão você rir. Há desde o zumbi com um cone de trânsito na cabeça, passando pelo zumbi dançarino (remetendo ao Michael Jackson de Thriller) e o jogador de futebol americano, até o zumbi montado num golfinho zumbi (a parte de trás do seu jardim tem uma piscina, que também não é poupada pelos mortos-vivos). Há um almanaque que mostra todos os diferentes zumbis já encontrados, assim como todas as plantas já adquiridas. As descrições dos inimigos e as pequenas citações das plantas (sim, elas pensam e falam!), somados ao ótimo design de personagens e ao “comportamento” dos integrantes dos dois exércitos em campo fazem com que cada planta e zumbi tenha uma identidade única, quase uma personalidade. É difícil não se apegar a eles e mais difícil ainda não se viciar em PvsZ!

Plants vs. ZombiesDepois de assistir “Zombies on Your Lawn”, vídeo musical promocional do jogo  que também está presente nos créditos, não dá para não adorar todo o bem desenhado elenco de zumbis e plantas dançantes, especialmente o girassol que canta com a voz de Laura Shigihara, compositora da adequadíssima trilha sonora, que ela própria descreve como “macabra e engraçada”.

Plants vs. ZombiesDiferente de muitos outros jogos de tower defense, Plants vs. Zombies faz você trabalhar em fileiras, já que a maioria dos zumbis se desloca em linha reta, em uma das seis “pistas” que constituem o seu jardim. O modo Adventure é a campanha principal, em que você passa por fases cada vez mais difíceis e por diferentes obstáculos que fazem com que a jogabilidade nunca fique monótona. Você precisará aprender a se virar em fases noturnas, fases com neblina, fases no jardim de trás, que incluem zumbis aquáticos na piscina e, mais para o final do jogo, fases no telhado da casa. Além disso, é preciso adaptar a estratégia tanto ao ambiente quanto aos tipos de inimigos presentes em cada nível. Há também fases no modo Adventure que correspondem aos jogos que mais tarde serão liberados como mini-games. Vez ou outra você poderá descansar da estratégia e jogar um bom boliche zumbi ou aniquilar com um grande martelo os mortos-vivos que surgem do chão.

Nem tudo são flores... mesmo

Plants vs. Zombies Mesmo depois de completar todos os 50 níveis da campanha, ainda há muito o que jogar! Libere novos Puzzles, Mini-Games, e explore o modo Survival (que inclui uma opção com zumbis infinitos). Há também o jardim Zen, em que você cultiva plantas, que não só são bonitas como rendem dinheiro que você gasta com o seu amigo Crazy Dave. Só é um pouco irritante ter que jogar tantas fases do modo Adventure para poder destravar a maioria dos extras...

O modo multiplayer oferece apenas a opção competitiva, diferente da versão de Plants vs. Zombies para Xbox Live Arcade, que também conta com um modo cooperativo. Apesar de só oferecer o Versus e de não contar com jogabilidade online, é bastante divertido jogar contra um amigo, em que cada um dos dois escolhe se joga pelo time das plantas ou dos zumbis.

Uma das principais desvantagens da versão do game para DS é o perceptível slowdown, aquela temível queda de frames por segundo, que ocorre quando há muita ação em tela. O preço também é bastante salgado se comparado com as versões de PC, Mac e iPhone. Esses dois pontos fazem qualquer um pensar duas vezes antes de abrir a carteira. No entanto, Plants vs. Zombies para Nintendo DS oferece toneladas de diversão, muito conteúdo, novos mini-games exclusivos e pequenas coisas que tornam esse um jogo único e comicamente viciante, como criar seu prório Zombatar, ou seja, avatar zumbi. Plants vs. Zombies é diversão na certa e nunca deixa de arrancar risadas e, se você for descuidado, seu cérebro.

Plants vs Zombies – Nintendo DS – Nota Final: 8,0
Gráficos: 8,0 | Som: 8,0 | Jogabilidade: 9,0 | Diversão 9,0


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Excelente jogo, havia tempos que um Tower Defence não me viciava tanto :D

    ResponderExcluir
  2. boa análise, bem explicativa. e plants vs zombies é um ótimo jogo.

    ResponderExcluir
  3. Excelente análise! Tenho no meu iPod Touch e é viciante, pena o de DS ser em caixa. Compraria na certa se vendessem para DSiWare

    ResponderExcluir
  4. Pelo pouco que vi do jogo até agora somado à sua análise, acho que vou reservar um tempo pra jogar Plants vs. Zombies alguma hora.

    ResponderExcluir
  5. Ótima análise! Não deixou de falar sobre os temíveis pontos negativos, mesmo descrevendo e elogiando os tantos pontos positivos que o jogo tem.
    O gênero Tower Defense combina bastante com o DS, já que com o portátil você pode jogar uma partida a qualquer momento, sem compromisso. Achei que PvsZ foi uma tacada de gênio no console da Nintendo.

    ResponderExcluir
  6. Uow! Ótima análise, Paula!
    Personal-Quote-fix @Rodrigo
    "Pelo vicio que foi jogar isso no PC, acho que vou reservar um tempo pra jogar Plants vs. Zombies alguma hora."

    xD

    ResponderExcluir
  7. Comentários super tendenciosos... hahahahaha.
    Jogaço.

    ResponderExcluir
  8. esse deve ser um jogo que gera diversão por horas, ótima analise, o banner também está otimo

    ResponderExcluir
  9. Eu jogava no iphone do meu amigo, agora eu posso ter o meu próprio yey!

    ResponderExcluir
  10. Diversão poderia levar nota 10 com certeza....

    ResponderExcluir
  11. jogão, tenho ele pra pc e até minha tia curtiu xD

    o zumbi do michael jackson é show

    ResponderExcluir
  12. Esse jogo é demais, viciante!!! Tenho pra PC e jogo há tempos, muito boa a análise!!!

    ResponderExcluir
  13. Qual seu telefone? Seu msn? Paula és muito gostosa.

    ResponderExcluir
  14. Ah loco, problemas para o Estevam hahaha

    ResponderExcluir
  15. HUASHUASUHAUSHHUS

    Bom comentário, esse do Ismael.

    ResponderExcluir
  16. AEHOAUEHOAEUHAOEUHOE eçe peçoal viu

    ResponderExcluir
  17. UASHUashAUHASUhu
    Ih,agora a vida não fica fácil Rodrigo.

    eçe peçoal viu (2)

    ResponderExcluir
  18. hahahhaha
    Mas que pouca vergonha... Essa macholândia tá até parecendo os zumbis do jogo! rsrsrs insensíveis...
    (é que o Jaime ainda não comentou nada, espera pra ver kkkk)

    Tem que ser gentil: Paulinha, você vem sempre aqui? XD
    Quer dizer, ops... hã?? Rodrigo?? Deixa pra lá... ;)

    Brincadeiras à parte, e ao que interessa, boa análise :)

    ResponderExcluir
  19. Essa análise é muito gostosa! A Análise!!!
    hehehehe...

    ResponderExcluir
  20. O jogo foi bem recebido pela critica, pena que é um pouco caro...mas quem sabe eu dê uma chance.

    Boa análise Paula, fiquei com vontade de jogar xD

    ResponderExcluir
  21. Deixando um pouco a beleza da Paula de lado, finalmente consegui ler a análise, realmente o jogo é bem divertido, já estou jogando. Tentarei me comportar da próxima vez. Parabéns pelo site, estão mandando muito bem.

    ResponderExcluir
  22. esse jogo e muito louco e o melhor e que tem versus e novos minigames

    ResponderExcluir
  23. puta que parillllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllnão com sigo entrar

    ResponderExcluir
  24. quem inventou esse jogo!!!! eu amo ele!!!! jogue no nintendo ds é muito divertido, tem novos mini games e as plantas são tão fofas...

    ResponderExcluir
  25. RODRIGO USED DRAGON RAGE

    IS SUPER EFFECTIVE!

    Eçe povo...

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google