Blast from the Past

Blast from the Past: Joe & Mac (SNES)

Indo na onda pré-histórica de Prehistorik Man (que falamos na semana passada), vamos agora ver mais um game jurássico para o querido SNES: ... (por Rafael Neves em 16/02/2011, via Nintendo Blast)

jmIndo na onda pré-histórica de Prehistorik Man (que falamos na semana passada), vamos agora ver mais um game jurássico para o querido SNES: Joe & Mac. A aventura da dupla de homens das cavernas (Joe e Mac) foi lançada primeiramente para fliperamas (arcades), posteriormente recebeu versões para NES, Game Boy, Mega Drive/Genesis, SNES e até computadores antigos como DOS e Amiga. Usando uma mecânica de plataforma e ação, o jogo cativou jogadores e continua na memória de muitos deles.


Uma aventura jurássica


Joe_&_MacO que faria dois homens das cavernas percorrerem um mundo repleto de perigos? Se não é comida, com certeza são mulheres. As donzelas da tribo de Joe e Mac foram sequestradas pela tribo rival, o que já é pretexto mais do que suficiente para um bom game. É assim que começa a jornada destes dois marmanjos. Para derrotar homens das cavernas rivais, plantas assassinas, pterodátilos e outros dinossauros monstruosos, você conta com várias armas (bumerangue, ossos e até o fogo). Mas, por ser um jogo de plataforma, não poderiam faltar os bons e velhos “saltos”. Bem, em Joe & Mac, saltar entre as plataformas não é tão simples. A jogabilidade não flui bem e você provavelmente cairá em muitos buracos que pareciam super simples de serem superados.

Os cenários eram vários e muito bem feitos, mas no geral, as fases se caracterizam por serem curtas. Os chefões ao fim de cada uma também não traziam qualquer complicação: o esquema era, basicamente, esquivar e atacar, esquivar e atacar, e assim por diante. A trilha sonora não é muito memorável, mas com certeza tem seu espaço nas lembranças de quem jogou. Que tal relembrá-la?


Dupla dinâmica até na pré-história


A ideia de heróis que unem forças para derrotar o mal não nasceu nos dias de hoje com Batman e Robin, pois, já nos tempos da pedra lascada, Joe e Mac juntaram forças para liquidar seus inimigos e resgatar suas donzelas. Neste jogo, Mac (de cabelo azul) e Joe (de cabelo verde) podem ser controlados cada um por um jogador. A experiência multiplayer cativou muitos jogadores e com certeza ajudou a suprir os problemas do jogo.

Joe & Mac (2)
Obviamente, trabalho em equipe é a chave para superar Joe & Mac em seu modo para dois jogadores. Não basta apenas sair correndo e atacando tudo o que vê pela frente (este game não é um hack ‘n’ slash), pois, caso o faça, poderá acertar seu companheiro. Isso mesmo, em Joe & Mac, os golpes desferidos por um jogador não são magicamente imunes ao outro, muito pelo contrário, eles podem inclusive matá-lo. Melhor pensar duas vezes antes de apertar repetidas vezes o botão de ataque!

O Legado


Joe & Mac não se restringe a um simplório game de SNES, ele almejou mais em seus tempos de glória. Este primeiro capítulo, como já dito, foi lançado para uma bateria de plataformas (Arcade/Fliperama, NES, Game Boy, Mega Drive/Genesis, Amiga e DOS). No entanto, ele não pára por aí!
Congo's_Caper_cover
  • Congo’s Caper é a primeira sequência de Joe & Mac para SNES. Por ter como protagonista um homem-macaco e não a dupla Joe e Mac, este jogo só é considerado uma sequência de Joe & Mac no Japão. Aqui no ocidente é um game à parte.
  • Joe & Mac 2: Lost in the JapaneseJoeandMacBoxArtTropics é a segunda continuação, desta vez voltando às origens de Joe & Mac. Como no Japão Congo’s Caper é uma sequência do primeiro jogo, Joe & Mac 2: Lost in the Tropics virou Joe & Mac 3 lá.
  • Um sequência apenas para arcades foi feita: Joe & Mac Returns.
  • Em 2010, uma versão do game foi lançada para o Zeebo (nosso querido videogame brasileiro) com o nome Caveman Ninja (o nome europeu do Joe & Mac original).
  • Uma reedição do jogo em HD está sendo feita para o XBLA (Xbox 360), PSN (PS3) e PC. Confira a imagem a baixo:
joe_e_mac-model-sheet-characters

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. First...
    @troll

    Sempre achei que Prehistoric Man e Joie&Mac fossem o mesmo game, mas localizados, hehehe.

    ResponderExcluir
  2. meu deus cara! que matéria sensacional! eu sou muito fã desse jogo.. na verdade eu queria até lembrar o nome pra jogar no emulador hehehehehe valeu!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Joguei Joe e Mac no Zeebo, muito bom é um game que até hoje é legal, mas mesmo esse game não compensa ficar com o Zeebo, vendi o console que é um passo importante para o Brasil no mundo dos games, mas mesmo assim não compensa comprá-lo.

    ResponderExcluir
  4. caranba esse eu nen lenbrava so sei que joguei muiiiiiiiiiiiiiito mais eu achava mo divertido boms tempos aqueles ugauga

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkkkkkk eu e meu primo vimos o intro do jogo e um dos homens da caverna estavm roubando as mulheres e puxando pelo cabelo ae tinha tbm a gordona,ae ficava na duvida sera q ela iria aparecer no final?no começo eu e meu primo queriamos matar masi o chefe quem desse mais hit a garota beijava no final do stage ae ficavamos falando"vc q salva a gorda eu nao"kkkkkkkkkkkkkkkkk,pena q a versao de NES era mais dificil

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google