Blast from the Past

Blast from the Past: Mario is Missing! (SNES)

Não foi em Luigi's Mansion a primeira vez que pudemos controlar Luigi como personagem principal, mas sim em Mario is Missing! Lançado ... (por Felipe Antunes em 13/02/2011, via Nintendo Blast)

Mario_is_MissingNão foi em Luigi's Mansion a primeira vez que pudemos controlar Luigi como personagem principal, mas sim em Mario is Missing! Lançado em 1992, o game conta a história de quando Mario é capturado por Bowser e Luigi sai em sua busca pelas cidades do nosso mundo. Isso mesmo, o jogo se passa em nosso mundo! Luigi terá ajuda do fiel companheiro de Mario, Yoshi e da Princesa Peach. O jogo é simples, só exige um bom domínio de Inglês e Geografia. Ele faz parte dos jogos educativos do Mario. Você domina bem o globo e a cultura dos outros povos?

O Mario sumiu!


mim_8Bowser armou um plano maléfico! Ele colocou seu castelo na Antártida e planeja derreter todo o gelo. Bowser envia seus Koopa Troopas para as cidades do mundo real para conseguir peças para sua máquina de calor e enquanto isso, Mario vai de encontro a Bowser em seu castelo. Porém Mario é capturado e Luigi sai pelo mundo à procura de seu irmão. Nessa aventura ele contará com a ajuda de Yoshi, contra os inimigos e da Princesa Peach para coletar informações sobre os países.

Mario_Is_Missing!_SNES_ScreenShot1Luigi vai então para o castelo de Bowser salvar Mario. Conforme ele vai completando os níveis, Luigi vai avançando para o próximo piso do castelo. Cada piso é guardado por um Koopaling e contém uma série de canos que transportam Luigi para uma cidade onde estão os Koopas.

Luigi deve combater os Koopas e recuperar as peças e artefatos que eles roubaram. Isso o ajudará também a saber em qual parte do globo ele está, afinal os canos podem levá-lo para qualquer lugar!

Jogabilidade


Mario_Is_Missing!_SNES_ScreenShot2Você controla Luigi do mesmo modo que Mario em Super Mario World. Mas a jogabilidade não tem nada a ver com Super Mario World! Os inimigos não te atacam e você não morre. Ou seja, é um jogo educativo sem nada de ação. E ainda, Luigi só atravessa as ruas na faixa de pedestres (educativo, não?).

Ao derrotar os Koopas que estão presentes nas ruas, você recupera os artefatos que devem ser devolvidos às suas respectivas barracas que dão dicas sobre o país em que Luigi se encontra.

Ao chegar nas barracas, onde Peach se encontra, você deve responder perguntas de História e Geografia sobre o país em que você se encontra. Acertando, você ganha uma foto, errando, você deve dirigir-se à barraca mais próxima.

MarioIsMissing-MapPara ajudar, você também pode pedir dicas para os habitantes dessas cidades. Após descobrir em qual cidade você se encontra, é só entrar no Globulator (imagem ao lado) e levar o Yoshi com você. Com ele você pode andar mais rápido e também assustar o Pokey que bloqueia o cano de saída. Porém lembre-se, para completar a fase você só deve sair após conseguir todas as fotos. São um total de 15 fases, divididas em 3 áreas com 5 fases cada uma. Ao completar as 5 fases, o jogador deve derrotar um inimigo, pulando nele (o inimigo fica apenas andando de um lado para o outro, não ataca).

Os gráfico e sons são semelhantes ao do Super Mario World, mas o jogo em si deixa muito a desejar. A jogabilidade é fácil e simples, porém sem um bom domínio de Inglês, as perguntas ficam impossíveis de serem respondidas, ou seja, bem difícil para crianças!

Não só para o SNES


Mario is Missing! foi desenvolvido pela Software Toolworks e lançado em 1992 para PC e SNES. Em1993, foi desenvolvida pela Radical Entertainment a versão para NES. Todas as três versões foram publicadas pela Mindscape. Compare as versões de SNES e NES:

mario_is_missing2 NES_Mario_is_Missing

Mas, para os mais viciados e fãs de carteirinha do Mario, é um jogo que merece ser jogado, mas sem muitas expectativas. Para quem não conhece confira o vídeo a seguir:



Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Odiava esse jogo, era novo e não entendi nada d ingles na epoca.
    Sem falar que jogos educativos em geral são bem irritantes.

    ResponderExcluir
  2. Esse jogo é muito bom, a gente conhece o nosso mundo e se diverte. Quando eu jogava esse jogo eu tentava fazer o Luigi atravessar a rua e ele não atravessava, ai eu tentei pelo passeio ai ele atravessou. Só que eu não sei muito inglês ai não dá para passar de fase, mas vendo o vídeo ja deu para percebe como se passa de fase.

    ResponderExcluir
  3. Hoje já possuo conhecimento de inglês, e percebi o quanto esto jogo é educativo, porém quando eu era pequeno, consegui finalizar ele só na base do chute.....kkkk

    ResponderExcluir
  4. Blast from the Past? Ta mais para Vomit from the Past, isso sim.
    "Esse jogo é muito bom, a gente conhece o nosso mundo e se diverte. Quando eu jogava esse jogo eu tentava fazer o Luigi atravessar a rua e ele não atravessava, ai eu tentei pelo passeio ai ele atravessou. Só que eu não sei muito inglês ai não dá para passar de fase, mas vendo o vídeo ja deu para percebe como se passa de fase." Super mario bros. pare de puxar o saco do jogo, todos sabemos que é uma merda.

    ResponderExcluir
  5. o jogos exterminador do futuro 2 e este tal jogoa aí de cima são os piores jogos para supernintendo. fujam deste jogo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. bowser nao ta derreteno(luigi salvol aquela veis) a antartida e sim o proprio homem ta derretendo -a e agora quem ira salvar?

    ResponderExcluir
  7. eu odeio esse jogoooooooooooooo

    ResponderExcluir
  8. Cheguei na locadora... e não havia um jogo decente pra alugar. Dae escolhi este aí.
    Achava chato demais, mas era o que tinha pra eu jogar naquele fim de semana chuvoso. Foi um dos primeiros jogos a instigar-me a aprender Inglês. Controle na mão e o dicionário do lado.
    Mas que é ruim de doer eu não posso negar.

    ResponderExcluir
  9. Só uma palavra para esse jogo: Weegee!
    Foi com a versão para PC que surgiu esse encanador from hell.

    Mas falando sério, esse jogo é um cocô bem fedido! Jogabilidade horrenda, música de elevador e gráficos bem toscos. Só porque tem Mario no jogo não quer dizer que seja bom. Existem jogos educativos e ao mesmo tempo divertidos, mas Mario is Missing não é um deles...

    Blast from the Past? Ta mais para Vomit from the Past, isso sim. [2]

    ResponderExcluir
  10. o cara é de minas gerais??que estado brasileiro chama faixa de pedestres de passeio??

    ResponderExcluir
  11. o jogo não é ruim ele só é infantil mas agora luigi's mansion é muito adulto porque de repente aparece um fantasma de surpresa e tudo na mansão começa a balançar e é tudo escuro e aparece o coração dos fantasmas

    ResponderExcluir
  12. esse jogo é muito diferente dos outros,pelo menos não é que sonic shuffle que imitou a série mario party,eu quero que o sonic se foda

    ResponderExcluir
  13. caramba o sonic imitou muitos jogos do mario por exemplo sonic shuffle imitou mario party,sonic R imitou mario kart e sonic and sega all-stars tennis imitou mario power tennis,eu quero que o sonic se foda aquele viado que nem gosta de mulher.

    ResponderExcluir
  14. esse anônimo que escreveu que o sonic esta imitando a série mario party que fez as 15:31 esta escrevendo a mesma coisa que eu ele até esta fazendo no mesmo dia e usando o mesmo nome

    ResponderExcluir
  15. Para de xingar o sonic.sonic é bem melhor que o mario

    ResponderExcluir
  16. Para de xingar o sonic,sonic é bem melhor que mario.o mario que se foda ,aquele filho duma puta lazarenta arreganhada. PAU NO CU DO MARIO!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Para de xingar o sonic,sonic é muito melhor que mario, PAU NO CU DO MARIO

    ResponderExcluir
  18. PAU NO CU DO MARIO, AQUELE CHUPA PAU ARROMBADO

    ResponderExcluir
  19. vá tomar no cu

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google