Top 10

Top 10: Chefões Incríveis de Mega Man (NES)

Você percebe que está bem próximo ao inimigo. A primeira porta de metal se abre e se fecha logo após a sua passagem. A próxima está bem à su... (por Fabiano Naspolini de Oliveira em 08/02/2011, via Nintendo Blast)

MEGA-MAN-101[1]Você percebe que está bem próximo ao inimigo. A primeira porta de metal se abre e se fecha logo após a sua passagem. A próxima está bem à sua frente e sabe que ela te levará ao chefão. A tensão aumenta. A segunda porta repete a ação da outra. Você está preso agora e, se não lutar, vai ser presa fácil do robô de Dr. Willy.

Estas eram as sensações ao chegar em cada chefão de Megaman. No Nintendinho, foram seis versões da série, além das continuações e outras séries. Qual é o seu vilão robô preferido? Qual aquele que você passou mais dificuldade ou que as manobras do mesmo eram interessantes? É pensando nestas perguntas que este Top 10 relembra robôs clássicos das seis primeiras versões de Megaman. Vamos nessa?

10 – Toad Man (Megaman IV)

toadmanQuem não lembra da dancinha da chuva de Toad Man? Bastava deixá-lo sem levar dano e começava a rebolada com muita chuva. Ele pode não ser um robô muito difícil de se vencer, mas era um tanto cômico este seu ataque. Só não podia subestimá-lo por muito tempo, pois senão lançava uma ofensiva pulando em cima de você como um bom sapo robô que é. Ataques simples, todavia problemáticos – principalmente a chuva.

9 – Blizzard Man (Megaman VI)

blizzardmanSeu esqui e vestimenta realmente lembravam um esportista do gelo. Ele podia lançar flocos de neve bem chatinhos contra Megaman. Como se não bastasse isto, às vezes vinha em forma de bola contra o inimigo. Podia ser o seu melhor ataque, porém sua maior fraqueza, pois, quando ele se chocava com a parede, ficava vulnerável a ataques. Gosto dele por ter uns modos de ofensiva diferentes. Fora que todo chefão de Megaman VI sempre tinha aquele suspense, jogos de luzes quando eles surgiam. Era diferente de outras versões.

8 – Flash Man (Megaman II)

flashmanParalisar o inimigo era algo sensacional. Flash Man foi o primeiro a fazer isto em Megaman. Seus tiros e movimentos não eram grande coisa, mas o fato de paralisar eu achava um máximo. Depois sua arma servia para o maldito Quick Man (mas deixa para o Top 3). Geralmente, ele te deixava estático quando você pulava. Assim ficava um Megaman voando no ar. Só voltava ao normal após algum tempo ou levando um tiro do inimigo. Este era um motivo de raiva quando o enfrentava. Um bom chefão.

7 – Snake Man (Megaman III)

snakemanAlém de andar pelo cenário de um lado ao outro, Snake Man lançava uns ataques com cobras que percorriam o chão até às paredes. Fora que ele dava uns pulos que, se você não fosse rápido, ia levar uma ofensiva dele na certa. Contudo esse ataque das cobras andarem pelo cenário como vivas, era muito legal. Era o que fazia Snake Man ser um robô original, afinal que Homem Cobra é este se não tiver suas amigas ao seu lado? A fase dele temática também era bem divertida. Atenção: piada ruim. Piada: Vida longa ao ekanS, digo, Snake Man.

6 – Wood Man (Megaman II)

woodmanUma chuva de folhas e uma defesa de mesmo material eram os principais ataques de Wood Man. Sua intimidação era bater no peito como Tarzan e lançar seus ataques contra os inimigos. Ao mesmo tempo que vinha uma chuva de folhas, também vinha um círculo delas lançado contra Megaman. A cada passo, Wood Man estava mais próximo e, caso não cuidasse, você ficava prensado contra a parede. Acho um chefão bem diferente nos ataques, mas basta uma arma de Heat Man bem carregada e tchau para ele. Contudo tinha estilo.

5 – Gravity Man (Megaman V)

gravitymanMudar a gravidade era o que mais gostava neste chefão. Achei uma ideia de movimento muito criativa e pertinente para o ambiente proposto nesta fase. Ele sempre ficava na posição oposta do Megaman, jogando-o de cima para baixo ao mudar a gravidade. Era bem chato acertar, pois só era possível durante a transição para outro plano (teto ou chão). Vale uma boa homenagem a ele. Usar e abusar da gravidade não é para qualquer um.

4 – Gemini Man (Megaman III)

geminimanSe dança da chuva, paralisia e mudança da gravidade tinham me impressionado, imagina então se dividir em dois para enfrentar Megaman. Gemini Man era capaz desta habilidade e só atacava quando nosso herói azul também fazia. Quando chegava na metade de sua energia, sua cópia sumia e começava a andar pelo cenário, repetindo ações de Megaman (pulo e tiro). Seu ataque inclusive ricocheteava na parede umas três vezes, podendo te pegar desprevenido. Além de maneiras diferentes de reagir, era um chefão razoavelmente difícil.

3 – Hard Man (Megaman III)

hardmanSua roupa pesada e seus socos voadores eram sua marca registrada. Hard Man tinha boas investidas e, além destas, jogava-se contra o chão onde estava Megaman. Dando uma cabeçada daquelas, conseguia paralisar momentaneamente o nosso herói robô azul. Assim como todos os chefões de Megaman, depois que se aprende os movimentos padrões deles, fica fácil vencê-los. Mas confesso que este eu demorei um pouco para conseguir adquirir tal conhecimento. Osso duro de roer mesmo.

2 – Quick Man (Megaman II)

quickmanPensa em um robô que não sossega o tempo inteiro, além de dar uns pulos lançando uma espécia de bumerangue contra Megaman. Para desviar dele, dá um certo trabalho. Tem momentos que ele fica andando preso nos obstáculos do próprio cenário. Depois, ele pula e lança uma ofensiva. Desculpa, mas é o cão chupando manga. Um dos poucos que não consegui decifrar os padrões de ataque. Sem citar que não consigo matar sem a ajuda da arma de Flash Man (tira metade da energia dele, se bem usada). Bem inquieto este chefão.

1 – Ice Man (Megaman I)

icemanSe não bastasse passar aquelas plataforminhas voadoras antes de chegar neste chefão, além daqueles blocos que vão aparecendo e sumindo consecutivamente, você tem que enfrentar Ice Man. Eu o considero um dos mais difíceis de Megaman I. Nem com a arma de Eletric Man ele é fácil. São três tiros e você morre. Para desviar do ataque dele, tem que ter muita precisão e destreza. É uma fria mesmo! Um verdadeiro desafio e merecido o primeiro lugar. Pelo menos para mim. Deve ter alguém viciado que vence facilmente.

Neste Top 10 só fiz considerações aos robôs das fases iniciais. Aqueles do Castelo do Dr. Willy eu não considerei. Quem sabe rende um novo Top 10, que tal? Recomendo também que cada um de vocês façam o seu Top 10 dos chefões, afinal são 46 nestas seis primeiras versões do jogo. É muito robô para pouca colocação. Deixo também uma menção honrosa a Guts Man, mas certamente todos eles são inesquecíveis para mim e a muitos jogadores fãs de Megaman.


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Serie espetacular!

    ResponderExcluir
  2. Eu zerei até o 3, o que eu acho mais dificil é chegar até o chefe vivo!

    ResponderExcluir
  3. Pô faltou o Airman e o Waveman (não pelo chefe, mas pela fase e pela musica!). Ah e o Heatman que parecia um Zippo.

    ResponderExcluir
  4. O problema é que eu só joguei o 7 e o 8 e nessa lista não tem nenhum deles lol

    ResponderExcluir
  5. De fato, a fase do Ice Man era a desgraça de um jogador, um inferno gelado, ou o que quiser.

    Mas ele é MUITO fácil com a fraqueza, Thunder Beam. Se você ficar parado, vai ver que ele só dá um pulo e dele começa a usar vários Ice Slashers (Sua arma) para frente. Você não precisa nem se mover pra vencer ele! Tudo o que precisa é atirar e pular na hora certa.

    Eu preferia que o Elec Man fosse o primeiro da lista, mas essa lista ficou demais pro lado dos Mega Man 2~3. Fanatismo...?

    Anyway, eu preferia que escolhessem o melhor de cada jogo para fazer o Top 10. Todos os jogos têm um Robot Master que alguém goste. Pra variar, aqui vai minha lista pessoal:
    1 - Elec Man. Também gosto do Cut Man e das referências feitas a ele, mas o Elec Man vence por ser mais legal.

    2 - Wood Man. Eu acho ele legal por causa do seu Modus Operandi, é MUITO diferente do que estamos acostumados a ver. Mas ele também tem algo que não sei dizer o que é.

    3 - Gemini Man. Imaginando a situação resumida em uma única frase: "Você é forte mas não é dois! ...Ah."

    4 - Pharaoh Man. Decisão fácil, não gostei de nenhum RM do 4 a não ser ele.

    5 - Gyro Man. Tudo da fase do Gravity Man é bem interessante, mas ele leva o título por ser maneiro e sua fase ser uma das fases aéreas menos irritantes da série.

    6 - Tomahawk Man. Tudo da fase dele é legal, desde a música até os locais. E quem esperava um Robot Master índio na série?

    7 - Turbo Man. Ele é ridículo com a fraqueza, mas assim como outros inovou bastante por ser um Robot Master que SE TRANSFORMA EM ALGO (no caso, um carro).

    8 - Sword Man. A voz dele ficou ótima comparada ao resto do jogo, e sua arma é a mais legal do jogo inteiro. O que mata é a sua "intro", IMO a do Search Man é a melhor do jogo.

    9 - Tornado Man. Sua fase tem uma das melhores músicas da série, e até criativo para uma série que aparentemente ficou sem ideias. E já estava na hora de aparecer um Robot Master que controle tornados MESMO (sem ofensas, Air Man).

    10 - Solar Man. Similar ao Tornado Man, sua fase tem uma das melhores músicas do jogo e foi criativo sua fraqueza afetar não só sua vida, mas a força dos seus ataques também.

    ResponderExcluir
  6. Gravity man, Toad man e Blizzard man são os chefes mais fracos de toda a seria megaman ¬¬
    Terminei todos os 6 jogos do NES e o único chefe que até hoje não consigo derrotar sem levar porrada é o Shadow man da serie 3...o resto eu detono sem perder energia alguma ^.^

    ResponderExcluir
  7. Bom é verdade que era difícil vencer do quick man sem o poder do flash man mas vc tinha que o fazer no megaman III, quando aparecia quele com cara de caveira depois dos 8. E olha que vc não tinha o terreno a seu favor era plano, sem falar que ele parecia bem mais forte

    ResponderExcluir
  8. Thyago Américo21/04/2011, 22:17

    vou fazer um top que eu considero como mais estilosos de cada jogo:

    Megaman I - Fireman: sempre gostei de robot masters de fogo( o meu preferido é da série X Magma Dragoon),e o Fireman, apesar de derrotar ele facil era bem legal com aquela chama.

    Megaman II - Quickman: bem bacana fazia pose antes de acabar com você(zoera). Como diz o top era difícil de vencer sem o flash. A arma dele nunca acabava quando eu usava era a única tambem.

    Megaman III - Shadowman: Outro que faz pose antes de acabar com você. Geralmente no terceiro pulo te da uma rasteira mas não confie nesse número e pra acertar ele com top spin tambem...

    Megaman IV - Pharaohman: concordo com o Ness_64. Não gostei de nenhum do megaman IV a não ser esse. A habilidade de carregar o poder antes era algo bacana e crucial pro Dr. Wily perder no final(alás ele sempre perde de algum modo)

    Megaman V - Starman: fácil de derrotar mas bacana( na minha opnião como disse no início). Um chefe diferente visto que pensado não puseram um poder(elemental) em comum nele.

    Megaman VI - Tomahawkman: Só conseguia desviar do penacho dele na sorte quando dava tempo de derrapar. Se ficasse perto tomava um penacho e longe um tomahawk... Um dos últimos que peguei. bem legal

    Megaman VII - Shademan: A ideia de um robô vampiro foi bem legal. A fase dele, com as músicas, cenários foi bem bolada. E ele ainda tinha a capacidade de sugar seu sangue( ou energia visto que são robôs).

    Megaman VIII - Tenguman: foi o que mais gostei, tinha aparência legal, alem de não ficar o tempo todo no chão. Seus poderes eram legais, mas ele visava mais jogar vpcê no buraco do que usar aquela lâmina. A fase tbm ta de parabens.

    Megaman IX - Tornadoman: concordo com o Ness_64, sem ofensa air man mas você não controlava tornado nenhum. Só jogava e empurrava com o ventilador da sua boca. Tornado man ainda podia te jogar nos espinhos.

    Megaman X - Blademan: estiloso atcando com espadas não muito a dizer.


    Bom, esse foi o meu top de cada megaman da série clássica que eu admiro muito. Nota-se que a partir do megaman III passaram a criar robôs com poderes menos comuns ( porque algo como fireman ou iceman ja era muito manjado, vc sabia o poder deles pelo nome) mas resta ainda alguns remanescentes como Freezeman e Frostman de VII e VIII. Megaman é uma série que consegue criar esses robôs com armas diferents mas sem que pareça violento para crianças(exemplo: Searchman)e esse é um dos motivos pelo qual gosto de megaman, tanto a série clássica como a série X, Zero de ZX, com histórias diferentes mas que ligam umas as outras. AGora uma coisa que não gosto é o Megaman Battle network e todos os seus derivados. Para mim foi feito só para competir com Beyblade e Yu-Gi-Oh.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google