Pokémon Blast

Pokémon Blast: Conheça Unova, a região que faz sua estreia em Black & White

Falta pouco mais de um mês para o lançamento de Pokémon Black & White , o game dos monstrinhos mais esperado dos últimos tempos. Pensan... (por Gustavo Assumpção em 02/02/2011, via Nintendo Blast)

Untitled-1Falta pouco mais de um mês para o lançamento de Pokémon Black & White, o game dos monstrinhos mais esperado dos últimos tempos. Pensando nisso, o Nintendo Blast inicia uma série de matérias especiais para apresentar várias funcionalidades do novo game. E pra começar, vamos conhecer um pouco sobre Unova, a região que aparece pela primeira vez em B&W.

É um novo mundo de aventuras… e o perigo é bem maior


map
Unova é o nome norte-americano de Isshu (イッシュ) que em japonês significa “uma variedade”. Segundo a própria equipe de criação, o nome quer passar a ideia de que apesar da grande quantidade de espécies de Pokémon presentes, todos podem ser considerados pertencentes a uma única variedade: a dos seres vivos. Já o nome americano parece ser uma derivação de origem latina, resultado da união das palavras unum (um) e novus (novo), que também procura passar essa ideia de união.

Visualmente, o novo continente é livremente inspirado em Nova York. Por exemplo, a cidade principal, Castelia City, é bem parecida com Lower Manhattan. Como a inspiração é livre, os criadores tiveram a liberdade de transformar o norte da cidade em um grande deserto. De forma resumida, os ambientes de Unova são sempre variados, com a presença de alternância entre grandes metrópoles, uma cidade portuária, regiões montanhosas e muitos mistérios…

É interessante perceber que Unova é uma região bem afastada das presentes nos games anteriores. Por isso, até mesmo as rotas seguem uma numeração direta (como em Kanto), sendo numeradas de 1 a 18 – evidenciando esse isolamento.

As localidades


map-castelia-1Como já foi mencionado, Unova altera grandes centros desenvolvidos e cidades simples e pacatas. A maior de todas as metrópoles é Castelia City, a gigantesca cidade que impressiona por seus arranha-céus que parecem não ter fim. Castelia é tão desenvolvida, que é considerada o coração financeiro de todo o continente. Possui alguns locais interessantes, como uma galeria de arte, uma sorveteria e um café. É uma das cidades mais populosas da história dos games Pokémon.

diffs-unova-lgAlém de cidades, o novo continente ainda oferece algumas diferenças entre as versões Black e White. A maior delas é a presença de uma localidade exclusiva pra cada versão. Em Black, o jogador terá a disposição a sombria Black City, enquanto em White a novidade será a White Forest. A ideia da Nintendo é fazer com que os jogadores mais fanáticos sintam necessidade de jogar ambos os games – e com isso ela consegue lucrar em dobro. Espertinha, não?

Fato é que o jogador terá a disposição uma gama bem grande de ambientes para visitar (até mesmo uma caverna magnética) que mostram que Unova alterna lugares de extrema evolução tecnológica com ambientes mais arcaicos – assim como no mundo dito real.

“Na primavera ou em qualquer das estações”


Primavera
   Verão
  Outono
   Inverno
Se você bem se lembra, nos games anteriores da série já tivemos que conviver com tempestades de areia, chuvas tempestuosas e nevascas. Em Unova, as condições climáticas deixam de ser fixas e pré-determinadas e passam a ser influenciadas pelas estações do ano.

Primavera, verão, outono e inverno duram aproximadamente 30 dias, e por isso se repetem três vezes cada uma dentro de um ano. Cada estação traz consigo diferentes padrões climáticos, destrava diferentes eventos e apresenta alterações na disponibilidade de alguns Pokémon. Voltaremos a falar sobre isso mais pra frente, então fique ligado!

Curiosidades

  • seasons-1Unova é a primeira região da série principal de Pokémon a ser baseada em uma região do mundo real fora do Japão.
  • Unova tem o menor número de rotas de qualquer região: 18. No entanto, o caminho entre as cidades inclui cinco pontes e uma rede de metrô.
  • Unova é a única região a não ter locais importantes situados em ilhas durante o jogo normal (só depois da E4).
  • É a única região da série principal a ter mais de dois líderes em um mesmo ginásio.
  • Unova é a única região da série principal que não usa uma romanização do nome em japonês para chegar ao nome em inglês. É também a única região cujo nome é diferente em todos os idiomas.
Como deu pra perceber, nunca um continente foi tão rico, possuiu tantos locais pra explorar e tanta variedade como agora. Por isso, aguarde ansiosamente 06/03 e se prepare pra tudo o que Unova vai nos oferecer!

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. não vejo a hora de jogar... Em Outubro vou ganhar Pokémon White e o 3DS! Estou muito ansioso

    ResponderExcluir
  2. Este jogo vai ser muito legal.
    não vejo a hora de jogar...[2]
    Qual eu compro, Black ou White? em Black tem a Black City, e em White tem a White forest, se for para escolher um dos dois eu escolho Pokemon White, adoro florestas, deve ter muitos pokemons la. Mas tambem quero conheçer a Black City, bom se poder comprarei os dois, gosto muito de explorar.

    ResponderExcluir
  3. Eu vou de White por causa dos pokémon exclusivos! Wargle e Zekrom são demais!

    ResponderExcluir
  4. só qro a white pra ver meus pokes na SS se mechendo u.u

    ResponderExcluir
  5. O texto ficou muito bom, mesmo sendo curto da pra perceber que a região é bem diferente e dará um novo ar pra série. Parabéns.

    Quando aos seres vivos, mesmo eles falando isso, ainda quiseram criar um pokémon saco de lixo e uma casquinha de sorvete...muitas dorgas na hora da criação viu XD

    ResponderExcluir
  6. Eu jogo em japa mesmo... pokemon white, prefiro o white por conta do Zekron, mas a Black City parece chocante... xD

    ResponderExcluir
  7. Joguei o Black e não gostei da cidade... Tô muito ansioso pra lançar logo e minha White chegar *-*

    ResponderExcluir
  8. Oi pessoal! Alguem me poderia falar como posso participar dos eventos Pokemon aqui no Brasil? Eu gostaria muito poder ter a celebi e outros pokemons que so se podem conseguir com os eventos. Muito obrigada :)

    ResponderExcluir
  9. sabem vou escolher poke black porque da para combater com um montao de trainers e da para compra pedras preciosas, e voce pode entrar em grandes edificios nao acha legal?

    ResponderExcluir
  10. ei pessoal eu descarreguei sse jogo para um m3i0 mas em japones e aquilo por assim dizer n ao mt "confortavel= e ja agora vai dar para passar pomemons do novo jogo ara o antigo?

    ResponderExcluir
  11. respondao o mais rapido possivel

    ResponderExcluir
  12. Bons tempos de quando o Suicune's temple existia e dava materia compeltas dos jogos.
    Mas essa materia ficou muito boa parabéns ^^

    ResponderExcluir
  13. É. Mais um pocegame que eu vou jogar. Mas ai, trollearam a galera que joga na internet com essa alteração nos tipos das formas do rotom. falta de sacanagem'd.

    Gostei das mudanças na mecânica e dos golpes novos. Tava precisando mesmo de um "u-turn" especial.

    gostei do texto, vlw!

    ResponderExcluir
  14. voce quer diser pokegame né?

    ResponderExcluir
  15. não, ele quis falar POCEgame mesmo, com C.
    é gíria de fórum de pokémon.

    ResponderExcluir
  16. ae galera, pedi um favor ae, um pedido

    bem nao sei se vai muito bom para alguns,

    graças ao 3DS teremos o menu em português-BR,

    e porisso tive a ideia, de fazer um "baixo assinado" , qm tiver outros meios de contatos, pq conheço só o Twitter, nós fãs poderiamos pedir para a Nintendo colocar o menu portugues no game SS

    como disse, poderia servir para ajudar tds os fãs, mas prejudicaria o pessoal q traduziu tds os games ate hj.....

    bem sobre o twitter, alguem sabe se precisa de algo pra "fazer" um tipo de link direto q menciona o SS em portugues?! como rachitegue ( jogo da velha ) sei lá

    #ZeldaSkyportuguesBR

    +/- desse tipo ae, vc clicava e já ia direto pra Nintendo da America,...

    alguem sabe ae se precisa fazer algo, ou só enviar direto como eu escrevi ??!!

    se gostarem da ideia, divulguem ae, espalhem geral, vamos fazer essa campanha ae XD \o/

    *lembrando q no Wii dá pra mudar de idioma o console, e alguns games tbm mudam, mas entao ate q pode o SS vir com a opçao no menu do game, pois vi uma versao de God of war3 versao francesa, q tinha tds os idiomas da europa, inclusive o portugues de lá

    se gostarem divulguem ae, vamos fazer essa campanha \o/

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google