Pokémon Blast

Pokémon Blast: Conheça Unova, a região que faz sua estreia em Black & White

Falta pouco mais de um mês para o lançamento de Pokémon Black & White , o game dos monstrinhos ... (por Gustavo Assumpção em 02/02/11, via Nintendo Blast)

Untitled-1Falta pouco mais de um mês para o lançamento de Pokémon Black & White, o game dos monstrinhos mais esperado dos últimos tempos. Pensando nisso, o Nintendo Blast inicia uma série de matérias especiais para apresentar várias funcionalidades do novo game. E pra começar, vamos conhecer um pouco sobre Unova, a região que aparece pela primeira vez em B&W.

É um novo mundo de aventuras… e o perigo é bem maior


map
Unova é o nome norte-americano de Isshu (イッシュ) que em japonês significa “uma variedade”. Segundo a própria equipe de criação, o nome quer passar a ideia de que apesar da grande quantidade de espécies de Pokémon presentes, todos podem ser considerados pertencentes a uma única variedade: a dos seres vivos. Já o nome americano parece ser uma derivação de origem latina, resultado da união das palavras unum (um) e novus (novo), que também procura passar essa ideia de união.

Visualmente, o novo continente é livremente inspirado em Nova York. Por exemplo, a cidade principal, Castelia City, é bem parecida com Lower Manhattan. Como a inspiração é livre, os criadores tiveram a liberdade de transformar o norte da cidade em um grande deserto. De forma resumida, os ambientes de Unova são sempre variados, com a presença de alternância entre grandes metrópoles, uma cidade portuária, regiões montanhosas e muitos mistérios…

É interessante perceber que Unova é uma região bem afastada das presentes nos games anteriores. Por isso, até mesmo as rotas seguem uma numeração direta (como em Kanto), sendo numeradas de 1 a 18 – evidenciando esse isolamento.

As localidades


map-castelia-1Como já foi mencionado, Unova altera grandes centros desenvolvidos e cidades simples e pacatas. A maior de todas as metrópoles é Castelia City, a gigantesca cidade que impressiona por seus arranha-céus que parecem não ter fim. Castelia é tão desenvolvida, que é considerada o coração financeiro de todo o continente. Possui alguns locais interessantes, como uma galeria de arte, uma sorveteria e um café. É uma das cidades mais populosas da história dos games Pokémon.

diffs-unova-lgAlém de cidades, o novo continente ainda oferece algumas diferenças entre as versões Black e White. A maior delas é a presença de uma localidade exclusiva pra cada versão. Em Black, o jogador terá a disposição a sombria Black City, enquanto em White a novidade será a White Forest. A ideia da Nintendo é fazer com que os jogadores mais fanáticos sintam necessidade de jogar ambos os games – e com isso ela consegue lucrar em dobro. Espertinha, não?

Fato é que o jogador terá a disposição uma gama bem grande de ambientes para visitar (até mesmo uma caverna magnética) que mostram que Unova alterna lugares de extrema evolução tecnológica com ambientes mais arcaicos – assim como no mundo dito real.

“Na primavera ou em qualquer das estações”


Primavera
   Verão
  Outono
   Inverno
Se você bem se lembra, nos games anteriores da série já tivemos que conviver com tempestades de areia, chuvas tempestuosas e nevascas. Em Unova, as condições climáticas deixam de ser fixas e pré-determinadas e passam a ser influenciadas pelas estações do ano.

Primavera, verão, outono e inverno duram aproximadamente 30 dias, e por isso se repetem três vezes cada uma dentro de um ano. Cada estação traz consigo diferentes padrões climáticos, destrava diferentes eventos e apresenta alterações na disponibilidade de alguns Pokémon. Voltaremos a falar sobre isso mais pra frente, então fique ligado!

Curiosidades

  • seasons-1Unova é a primeira região da série principal de Pokémon a ser baseada em uma região do mundo real fora do Japão.
  • Unova tem o menor número de rotas de qualquer região: 18. No entanto, o caminho entre as cidades inclui cinco pontes e uma rede de metrô.
  • Unova é a única região a não ter locais importantes situados em ilhas durante o jogo normal (só depois da E4).
  • É a única região da série principal a ter mais de dois líderes em um mesmo ginásio.
  • Unova é a única região da série principal que não usa uma romanização do nome em japonês para chegar ao nome em inglês. É também a única região cujo nome é diferente em todos os idiomas.
Como deu pra perceber, nunca um continente foi tão rico, possuiu tantos locais pra explorar e tanta variedade como agora. Por isso, aguarde ansiosamente 06/03 e se prepare pra tudo o que Unova vai nos oferecer!
Gustavo Assumpção escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Fórum
Google+
Facebook


Últimas do Fórum

Ver mais

No Facebook

Ver mais