Jogamos

Análise: Mario Sports Mix (Wii)

Que os games de esporte baseados na franquia Mario foram um pouco relegados nessa geração é evidente. O bom é que isso finalmente mudou. ... (por Gustavo Assumpção em 21/03/2011, via Nintendo Blast)

imagesQue os games de esporte baseados na franquia Mario foram um pouco relegados nessa geração é evidente. O bom é que isso finalmente mudou. É hora de voltar as quadras no novo game esportivo do bigodudo, juntar os amigos e preparar o Wii para a disputa que vai começar!

Tênis, golf, baseball... Foram muitas as inserções da série Mario no mundo esportivo. Mas a Nintendo ainda não estava satisfeita. De uma vez só, hockey, basquete, vôlei e queimada entram na lista das modalidades esportivas praticadas pela família Mario. Mas será que Sports Mix consegue um resultado tão positivo quanto os demais games do bigodudo pertencentes ao gênero? É o que saberemos agora.

  • Coloca a turma toda pra jogar

MarioMSMixMario Sports Mix é o segundo game esportivo com personagens Nintendo desenvolvido pela Square Enix. Antes, a produtora japonesa já havia feito um trabalho consistente em Mario Hoops 3on3, lançado para o Nintendo DS. Mesmo com alguns defeitos, o game agradou aos jogadores do portártil com sua jogabilidade simples e funcional.

Anunciado na E3 e lançado no Japão ano passado, somente agora Mario Sports Mix chega ao mercado americano. Das novidades, a maior é, sem dúvida alguma, a presença de quatro novas modalidades esportivas, duas delas inéditas no universo Mario. O basquete, que já havia aparecido no já mencionado Mario Hoops 3 on 3, e o Hockey, que era um dos minigames de Mario Party 5 do GameCube, já são velhos conhecidos dos fãs do bigodudo.

Em uma visão geral, Sports Mix é um daqueles games desenvolvidos para públicos amplos, e por isso é cheio de controles simplificados e muita diversão descompromissada. Na fórmula, a Square Enix apenas pegou um punhado de personagens Nintendo, alterou regras originais dos esportes e adaptou tudo para o universo Mario. Pronto, está tudo feito.

08575470012882953680861069001288295368

  • Simplicidade sem habilidade

Acho que se você acompanhou um pouco do que já foi mostrado até hoje sobre Mario Sports Mix, já deve estar por dentro da dinâmica do game. Como já foi mencionado, ele é um game familiar; e por isso se preocupa muito mais em ser um game simples, adaptável a todos os jogadores e intuitivo. E no que se propõe, ele consegue cumprir com grande êxito. É fácil e rápido pegar o jeito e conseguir se dar bem em cada uma das modalidades.
Só que a adoção de alguns elementos para o jogo principal parece depor contra essa simplicidade. O principal motivo disso é a confusão que cada confronto se torna em poucos minutos. Como a jogabilidade não está focada na habilidade, acertar uma boa jogada nem sempre será recompensado com um gol/ ponto/ cesta. Isso é bom para jogadores iniciantes, mas extremamente frustrante para jogadores mais exprientes. A sensação, em boa parte das oportunidades, é que tudo funciona de uma maneira automática demais.

08635120012882953680865915001288295368

Outro ponto que chama a atenção é a falta de qualquer esforço para adicionar ao game algo diferenciado ou inovador - seja na estrutura, seja na jogabilidade. São os mesmos torneios de sempre, o mesmo uso do Wiimote, os mesmos elementos centrais e os mesmos modos de jogo... Quem está acostumado com os games de esporte do bigodudo vai perceber que a sensação é de estar jogando o mesmo game de antes, só que sem profundidade alguma.
Fazendo uma curta análise dos esportes de forma individual, é possível afirmar que o basquete é o mais divertido de todos, mesmo carecendo de profundidade. Com a ausência de regras e a simplicidade de movimentos, as disputas se tornaram bem interessantes no multiplayer. Já o volleyball se destaca pela intuitividade dos controles. O Hockey é divertido, mas peca pela confusão na tela. É difícil perceber para onde foi o puck e elaborar alguma estratégia. Já o dodgeball é irritante. Os controles foram mal projetados, deixando as disputas uma loteria, já que algumas vezes o game parece não reconhecer os seus movimentos.

 

Os modos de jogo


Exhibition: É o modo mais simples de todos. Ele permite que os jogadores escolham qualquer um dos quatro esportes e personalize as regras de jogo. É possível escolher os jogadores e o tipo de quadra. Também é possível destravar quadras novas ao se vencer uma determinada quantidade de partidas. Esse é o modo ideal para quem está começando, já que é perfeito para treinar e se preparar para os torneios.

Tournament: Assim como em Mario Hoops 3-on3, o modo torneio conta com três disputas (First Round, Second Round e Final Match) em cada uma das classes. Vencendo, o jogador ganha a taça correspondente à categoria – além de cristais que podem ser combinados. Ao terminar todos os torneios, um desafio extra (e inesperado) é destravado.

  • MSMart2Um desenho animado

O único ponto onde Mario Sports Mix não parece comprometido é o visual. Com um bom trabalho técnico, a Square Enix deixou as quadras e personagens com uma grande quantidade de detalhes. A movimentação é praticamente perfeita, fluente e bem agradável aos olhos. O mesmo cuidado é perceptível no empenho com menus e vídeos introdutórios, por exemplo.

  • Um game incompleto

Talvez a melhor definição para Sports Mix seja a de que ele é um game incompleto. Você pode pensar que as modalidades são interessantes, que há uma boa variedade de personagens e quadras e que a diversão descompromissada é perfeita para se divertir com os amigos. Só que, infelizmente, o resultado final consegue tornar irrelevante todos esses mecanismos. A justificativa para isso é que as disputas são extremamente repetitivas. Não são raras as vezes em que o jogador vai perceber que deveria haver uma quantidade maior de movimentos, de habilidades e principalmente de maneiras de se vencer as partidas.

Felizmente, os controles respondem bem e são fáceis. Rapidinho você vai pegar o jeito e conseguir se dar bem. Só que também é possível notar algumas inconstâncias, como por exemplo, movimentos que são executados de maneira parecida demais – e aí, quando você tenta realizar aquele movimento especial, o que é executado não é nada do que você pensou.

i_27502i_27503

O modo online

Assim como em outros games esportivos do bigodudo, Mario Sports Mix conta com um modo online simples e funcional - uma característica muito particular da Nintendo nessa geração. De forma resumida, o modo permite que jogadores se enfrentem ao redor do globo em qualquer um dos quatro esportes disponíveis. Também é possível disputar contra um amigo (necessitando, obviamente, do Friend Code).

Há alguma presença de lag nas partidas, mas nada muito diferente do que estamos acostumados a enfrentar. No fim, o game ainda oferece um ranking completo do seu desempenho em cada uma das modalidades e um ranking geral - que faz uma média do seu aproveitamento. Bem interessante.

De forma sucinta, falta ao game um modo principal mais completo e desafiador, que dê ao jogador a sensação de progressão, não só de dificuldade (afinal isso existe), mas também de recursos de jogabilidade. Talvez, se existisse um mecanismo de estatísticas, movimentos especiais pra se destravar e quem sabe um modo mais completo (algo parecido com o modo Story de outros games de esporte do Mario), a aventura se tornasse mais recompensadora. No fim, Mario Sports Mix é uma aventura pela metade.

Mario Sports Mix – Nintendo – Wii – Nota Final: 6.5

Gráficos: 8.0 Som: 7.5 Jogabilidade: 5.0 Diversão: 6.0


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Pelo menos a jogabilidade e graficos desse jogo estao melhor que a do Virtua Tennis 2009 (pra Wii, obvio).

    ResponderExcluir
  2. Se Mario Sports Mix tivesse alguma novidade interessante, até que seria mais vendido.
    Mais o visual desse jogo é muito bom mesmo, se eu tivesse um Wii e todos os jogos do Mario eu compraria esse jogo.

    ResponderExcluir
  3. Eu estava muito esperando por essa análise, e achei muito bem feita. Infelizmente, em quase todas as revistas especializadas as notas estão abaixo do sete (acho que o gamespot exagerou com sua nota 4), mas, definitivamente, parece ser um jogo incpmpleto, como falou o Gustavo Assumpção - meu "colunista" preferido da revista!

    ResponderExcluir
  4. A Gamespot as vezes nao dah as notas direito, nas notas pro CoD, por exemplo, eles dao nota 9.0 pro Black Ops de todas as versoes dos consoles sendo que tem muita diferença entre eles.

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que poderiam ter aproveitado o Wii Motion Plus neste jogo: além de ser mais um dos poucos títulos disponíveis para o acessório, iria dar uma ajuda na questão dos movimentos repetitivos!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google