Terremoto no Japão mexe com a indústria dos games; Nintendo doa 300 milhões de ienes

Felizmente, nenhuma produtora sofreu algum dano estrutural ou perda de pessoal com o terremoto que atingiu o Japão na semana passada. Mesmo... (por Gustavo Assumpção em 14/03/2011, via Nintendo Blast)

2132442762 Felizmente, nenhuma produtora sofreu algum dano estrutural ou perda de pessoal com o terremoto que atingiu o Japão na semana passada. Mesmo assim, os problemas acarretados pela tragédia vão afetar consideravelmente a indústria dos games, que vai precisar de muito jogo de cintura para conseguir superar os desafios que os acontecimentos recentes vão impor, já que o mercado japonês não anda bem das pernas há um bom tempo.

Imediatamente após o desastre, várias produtoras anunciaram doações para as vítimas e a reconstrução das áreas atingidas. A Tecmo Koei, anunciou uma doação de 10 milhões de iens para a Cruz Vermelha japonesa. Logo após, Sega Sammy (200 milhões), Yon-sama (73 milhões), Namco Bandai (100 milhões), 5PB e Sony (300 milhões) também anunciaram doações.

2132442756 A Nintendo publicou uma nota oficial em seu site onde demonstra preocupação com as vítimas e os efeitos do terremoto. A gigante japonesa anunciou uma doação no valor de 300 milhões de ienes para as vítimas.

Além das ajudas humanitárias, algumas produtoras já realizaram anúncios relacionados a suas estratégias de lançamento. A primeira atitude mais ostensiva vem da Irem, que revelou o cancelamento de seu game para PlayStation 3, Disaster Report 4. Tendo como temática justamente catástrofes naturais, a produtora achou por bem não realizar o lançamento nesse momento, em respeito a dor das vítimas. Outro game super esperado a ser adiado é Yakuza of the End, que teve sua data alterada de 17 de março para TBA.

Square Enix e Konami também anunciaram cortes. Ambas as produtoras desligaram os servidores de seus principais games online (Final Fantasy XI/ XIV e Metal Gear Online, respectivamente) como exemplo de redução do gasto de energia, um dos desafios da população japonesa nesse momento.

Uma série de eventos que aconteceriam nos próximos dias também foram cancelados. A lista é grande, como você pode visualizar abaixo:
  • Evento de Yakuza of the End em Hiroshima e Osaka (12/3, 13/3) - Nota
  • Dragon Ball Zenkai Battle Royal (12/3, 13/3) - Site
  • eb! Festa 2011 (12/3, 13/3) - Nota
  • Evento de BlazBlue: Continuum Shift II em Osaka (12/3) -Nota
  • Evento de Gundam the 3D Demo (13/3) - Nota
  • Evento de Dead or Alive: Dimensions (13/3)
  • Monster Hunter Festa 2011 em Fukuoka (13/3) - Site
  • Evento de Valkyria Chronicles 3 (13/3) - Site
  • Evento para garotas de BlazBlue: Continuum Shift II (13/3) -Nota
Por fim, Tatsuya Iwamoto, ilustrador da série Ace Attorney, publicou um desenho seu no Twitter com os dizeres: “Trabalharemos duro, não seremos derrotados pelo terremoto”.
2132442757
O Nintendo Blast deseja a todos os japoneses muita força nesse momento difícil e espera, sinceramente, que esse povo nos mostre mais uma vez o poder de superação que sempre foi inspiração para todo o mundo.


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Que bom ver a Nintendo e outras empresas de vídeo Games ajudando as vitimas do terremoto do Japão.

    ResponderExcluir
  2. to muito triste com tudo isso que aconteceu no Japão. Tenho muita admiração pelo povo japonês, pois são muito batalhadores e além disso tem uma cultura muito rica e é graças a eles que temos todas essas maravilhas da tecnologia, além de mangás, animes, etc.
    Eles vão se levantar, tenho certeza!

    Que bom ver a Nintendo e outras empresas de vídeo Games ajudando as vitimas do terremoto do Japão.
    [2]

    ResponderExcluir
  3. União das empresas.
    União do povo japones.
    União do mundo... Nada mais do que força e vontade.
    Ensinamentos que aprendemos todos os dias.
    Basta sebermos observar e aprender com eles.
    Para cada dia nos tornarmos pessoas melhores.

    ResponderExcluir
  4. Filipecapela14/03/2011, 16:37

    Quando eu soube do que aconteceu fiquei realmente triste. Isso é apenas mais um obstáculo para esse país maravilhoso ultrapassar. Força Japão!

    ResponderExcluir
  5. Já estou fazendo minha parte rezando.

    ResponderExcluir
  6. eu estou rezando por vc Japão. Y.Y que situação

    ResponderExcluir
  7. Tenho muita admiração pelo povo japonês, pois são muito batalhadores e além disso tem uma cultura muito rica e é graças a eles que temos todas essas maravilhas da tecnologia, além de mangás, animes, etc.
    Eles vão se levantar, tenho certeza![2]

    Que bom ver a Nintendo e outras empresas de vídeo Games ajudando as vitimas do terremoto do Japão.
    [3]

    ResponderExcluir
  8. Enquanto isso Muamar Kadafi faz picadinho dos rebeldes na Libia. Haha

    ResponderExcluir
  9. Enquanto isso Muamar Kadafi faz picadinho dos rebeldes na Libia. [2]
    E o mundo gira ._.
    Supere Japão! i.i

    ResponderExcluir
  10. ahh japão voce vai sair dessa ! coitados dos japoneses =/

    ResponderExcluir
  11. esta imagem ñ seria a msm sem o Edgeworth kkkk quem já jogou Ace Attorney 1 sabe o q eu tô flando xD

    ResponderExcluir
  12. A nintendo se lascou! isso vai acabar com as vendas do 3DS... to com quase certeza de que nessa geração de portatil a sony vai ganhar! e força japão vc tem um carinho todo especial de nos otakus

    ResponderExcluir
  13. victor_hugoci
    ate parece anonimo ai de cima que so o 3DS e a Nintendo vai ser prejudicados!!! ate parece que a Sony tambem não é japonesa!? no japao o sucesso pode ser adiado por causa do terremoto e tudo que esta acontecendo mas temos muito chao pra caminhar!! Entao não é bem assim que funciona o que voce esta falando!!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google