Análise: Klonoa (Wii)

Depois de ficar muito mal acostumado com a enxurrada de ótimos jogos que tivemos para Wii no final do ano passado, confesso que também an... (por Rodrigo Trapp em 24/04/2011, via Nintendo Blast)

Depois de ficar muito mal acostumado com a enxurrada de ótimos jogos que Capa do game para Wiitivemos para Wii no final do ano passado, confesso que também ando meio reclamão com a falta de títulos de qualidade no primeiro semestre de 2011 (salvo algumas exceções, logicamente). Mas, qual não foi a minha surpresa ao descobrir o jogo da análise de hoje, enquanto fuçava em alguns fóruns sobre games por aí. Klonoa me pareceu extremamente interessante. E, apesar de ter sido lançado em 2008, eu ainda não conhecia. Consegui o jogo muito por acaso com um amigo e resolvi testar, pra ver se era bom mesmo, como todos falavam. E vejam só que agradável surpresa: Klonoa é um jogaço!

A blast from the past

Na apresentação, Klonoa começa a lembrar-se de um sonho: um dia enquanto passeava pela floresta, nosso amigo acha um anel enterrado. Curioso, ele arranca o anel do local e acaba liberando um espírito chamado Hewpoe, que se torna seu amigo inseparável, passando a acompanha-lo sempre por todos os lugares.  Porém, instantes depois, a espaçonave do terrível Ghadius aterrissa em Wind Village (terra onde Klonoa viva) para tentar acabar com todos os sonhos, transformando-os em pesadelos. E é aí que a aventura começa. Achou essa história um tanto quanto familiar? Pois é! E é mesmo. O jogo é, na verdade, um remake de “Klonoa – Door to Phantomile” lançado em 1997 para Playstation. No Wii, o game perdeu o subtítulo, chamando-se somente “Klonoa” (que também é o nome do personagem principal). Aliás, alguém aí tem um palpite sobre o que realmente é o nosso amigo de boné? Gato, coelho, gato-coelho ou algo parecido?

146637Klonoa

8182

Muitos pontos positivos!

O jogo funciona no esquema de plataforma conhecido como 2.5D, onde você só se movimenta para esquerda e direita (como em um jogo 2D), mas o cenário é todo construído em três dimensões, com profundidades diferentes entre os níveis. Em determinados momentos você poderá acessar algumas áreas mais ao fundo ou mais à frente da fase, além de poder arremessar inimigos de um plano ao outro para conseguir alcançar alguns itens, deixando tudo bem mais interessante. O modo como você derrota os inimigos, por sinal, me lembra muito aquele utilizado nos games da bolota rosa da Nintendo, Kirby. Obviamente Klonoa não engole ninguém, mas você deve capturar algum inimigo com uma espécie de… vejamos… “anel gigante estranho vinda do espaço” e arremessa-lo em algum outro monstrinho, para que ambos morram. Você também pode utilizar algum inimigo capturado para pular mais alto, atingindo itens até então inalcançáveis ou até mesmo para mover alavancas.

A jogabilidade é bem simples, mas funciona muito bem. Você utiliza dois botões apenas: um para pular e um para capturar/arremessar os inimigos. A resposta é ótima e não apresentou nenhum problema durante o jogo todo, bem como a câmera, que ao girar para passar de um plano ao outro se mostrou bem precisa e coerente com o que é necessário para uma boa visualização.

Uma grande variedade de cenários nos é apresentada em Klonoa. Você irá passar por castelos, florestas, cavernas, cachoeiras e vários outros lugares, todos muito bonitos graficamente. A parte visual é realmente muito bem feita, e sua diversidade de cores e paisagens faz com que você tenha cada vez mais vontade de jogar. Assim também é com o som, que com músicas altamente inspiradas e originais te colocam no espírito de cada uma das fase. Sem contar que todas as conversas entre os personagens são dubladas, dando aquele climão de desenho animado.

Klonoa-WiiScreenshots240242206

010

klonoa-wii-063

 

 

 

 

 

 

Ih… já acabou?

Talvez o único problema evidente do game seja o desafio. A dificuldade é muito baixa em praticamente todas as fases. Você consegue passar por quase todos os estágios sem morrer, pois, além de os inimigos não apresentam dificuldade muito grande, você conta com cinco corações de energia, sendo que cada um corresponde a duas “pancadas” que você pode levar. Além disso, existem vários corações que repõem sua energia ao longo das fases. O máximo que pode acontecer, é você perder uma vida ou outra por cair em algum buraco, o que também não é lá tão comum assim.

E isso vale pros chefes também. A cada duas fases, você deverá enfrentar um deles. E, como diria o mestre Silvio Santos, os grandalhões “são muito bem bolados”. Cada um deles exige um truque ou uma habilidade diferente para que possam ser atingidos. Mas, apesar de serem realmente grandes (alguns ocupando praticamente metade da tela) todos  morrem com poucas pancadas. Isso sem mencionar que algumas vezes o monstrinho Joker (personagem importante da história), ao invocar o chefe da fase, já dá alguma dica de como derrota-lo, tornando tudo ainda mais fácil. Tudo isso reduz o tempo de sua diversão com Klonoa. Para completar o jogo, inclusive com todos os itens colecionáveis, que garantem uma surpresinha no final, dificilmente você levará mais do que 5 ou 6 horas.

01704394-photo-klonoa-door-to-phantomile

 

Klonoa é altamente recomendado para todos aqueles que querem passar algumas (poucas) horas jogando despretensiosamente um belíssimo game de plataforma sem se preocupar com dificuldades extremas ou puzzles mirabolantes. Uma pena que não tenha aparecido nenhuma continuação para o Wii. Quando surgiu, o nome de Klonoa foi citado como um possível novo Mario ou Sonic. Acabou não acontecendo, mas muito pelo fato de que foi uma franquia muito pouco explorada. Quem sabe um dia? Nós fãs, iríamos adorar.

Klonoa – Nintendo Wii – Nota final: 8,5

Gráficos: 8,5 | Som: 8,5 | Jogabilidade: 9,0 | Diversão: 8,5


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Klonoa já era incrível no Playsation e esse remake conseguiu ampliar ainda mais a experiência do original. Foi um dos games mais legais que eu joguei no Wii ano passado.

    Ele tem um feeling meio difícil de entender, que vem principalmente do carisma dos personagens e da magia meio inocente da aventura como um todo. Super recomendo!

    ResponderExcluir
  2. Fuckin' love this game! tava falando sobre comprar ele ontem xD

    ResponderExcluir
  3. Jogo perfeito e análise incrível!

    ResponderExcluir
  4. concordo, no playstation esse jogo era muito bom, estou louco para experimentar a versão wii!!

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente o jogo ficou mais fácil nessa versão para Wii :(

    Quem conhece bem a versão do PS vai sentir algumas diferenças: vidas a mais, criaturas em lugares diferentes, plataformas levemente modificadas (afim de facilitar o jogo) e monstros menos resistentes.

    Mas ainda sim continua ótimo! :)

    ResponderExcluir
  6. Olha só fiquei até com vontade de jogar agora! Conheço o Klonoa e seu carisma desde a época do PSO. Excelente iniciativa em analisar esses jogos que muitas das vezes passam desapercebidos.

    ResponderExcluir
  7. "poucas pancs pacadas"? õ.O

    ResponderExcluir
  8. Opa! HAHA!
    Saiu um "pancas" a mais ali...

    Consertei já!

    Valeu anônimo!

    ResponderExcluir
  9. "Infelizmente o jogo ficou mais fácil nessa versão para Wii :("

    Isso q eu estava pensando! xD
    Eu lendo a análise aki e pensando q eu me lembrava q esse jogo era bem dificinho. Tipo, começava super facil msmo, mas a curva de dificuldade aumentava MUITO perto do final do jogo. Qndo vc notava, vc já tinha morrido varias vezes num estagio só!(c bem q eu joguei esse jogo no PS1 quando eu tinha uns 10 anos, entaum tvlz tb seja isso xD)

    Interessante pensar q Klonoa poderia ter sido uma série de grande sucesso do nível de Sonic e Mario. Sério, a série tinha MUITO futuro (se considerado apenas sua qualidade) mas a Namco pelo jeito n tinha grandes interesses nele, principalmente numa época q os gamers estavam crescendo e evitando kda vez mais personagens "fofinhos e coloridos" (todo mundo já passou por isso na adolescência... infelizmente xP, para se arrepender + tarde!).

    D qlqr forma, super clássico ai, recomendado pra todo mundo!

    ResponderExcluir
  10. excova!!!!!!! aheahuehauehaueh

    ResponderExcluir
  11. Só eu que não curtiu esse game? Devo ter problemas... =(

    ResponderExcluir
  12. Otima review, sempre pensei em pegar esse jogo.

    ResponderExcluir
  13. Tenho a continuação desse jogo para ps2 e é muito daora

    ResponderExcluir
  14. cópia de sonic

    ResponderExcluir
  15. conheci este jogo ha alguns meses atras...e digo: é FANTASTICO!. belas fases, e muita diversão!

    não acho que o jogo é curto....alias, é bem comprido comparando com os que eu jogava na epoca meu mega drive, onde os jogos plataforma duravam uma hora...ou duas no maximo...

    nao acredito que pra um jogo ser bom, ele deva durar 50 ou 60 horas como Mario galaxy (que adoro muito)

    veja "Streets os Rage" por exemplo......um verdadeiro CLASSICO, onde voce termina o jogo em UMA HORA.....e mesmo vc termiando em uma hora, o jogo foi o que foi....ou to errado?

    ResponderExcluir
  16. eu tenho um xbox 360 e não um wii, mas este continua sendo meu jogo favorito

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google