Jogamos

Análise: Samurai Warriors Chronicles (3DS)

Desenvolvido pela Koei para Nintendo 3DS e lançado nos Estados Unidos no dia 27 de março de 2011, Samurai Warriors Chronicles nos coloca... (por Rodrigo Estevam em 25/04/2011, via Nintendo Blast)

Samurai Warriors ChroniclesDesenvolvido pela Koei para Nintendo 3DS e lançado nos Estados Unidos no dia 27 de março de 2011, Samurai Warriors Chronicles nos coloca no papel de um jovem Herói (ou Heroína) que decide batalhar ao lado de diversas figuras da história do Japão para defender suas terras, seu povo e seus ideais. Misturando ação no estilo hack’n’slash e elementos de estratégia, o mais recente jogo da série Samurai Warriors traz, além da habitual jogabilidade, novos recursos graças à tecnologia do portátil da Nintendo.

Durante o período da Era Sengoku, um jovem de brava alma vai para o campo de batalha com o sonho de se tornar um famoso guerreiro. Ao se encontrar com diversos oficiais, o jovem guerreiro começa a crescer e a transformar aquele sonho em ambição. Em que direção as terras seguirão? O que esperar ao final do caos? Uma nova história está prestes a ser escrita…”

Iniciando a jornada

Diferente dos demais jogos da série, em SWC o jogador segue a trajetória de um único personagem durante todo o jogo. Após escolher entre um personagem masculino ou feminino, nada de distribuir pontos em força, agilidade ou defesa: uma série de perguntas é feita e, dependendo das respostas, o herói recebe determinados atributos.

 O Herói de Samurai Warriors Chronicles A Heroína de Samurai Warriors Chronicles

Durante as campanhas, o jogador pode controlar até quatro personagens por vez; além de guiar o herói do jogo, é possível também encarnar figuras como Nobunaga Oda, Ieyasu Tokugawa e Hanzō Hattori, por exemplo. Para alternar entre guerreiros, basta tocar em seu rosto na touchscreen. Por falar na tela de toque, é lá que encontramos o mapa de cada território. É possível ver a localização dos grupos inimigos, saber onde estão os oficiais adversários e traçar rotas e estratégias para os personagens controláveis seguirem enquanto não estiverem sendo efetivamente guiados pelo jogador. Ainda na tela de toque, ao tocar no botão Mission o jogador é levado a uma lista com as missões já liberadas e verificar quais estão em aberto, em quais obteve sucesso e aquelas nas quais falhou. Além disso, ao pressionar o botão Battle Skill uma relação com as habilidades de batalha de cada personagem é exibida, mas para utilizá-las é necessário ter o número de Spirit Gauges requerido por elas.

Força de Espírito

Spirit e Musou Gauges no máximo e personagem passando de nível Ah, você não sabe o que são Spirit Gauges? Deixa que eu explico: elas nada mais são do que esferas de energia que vão se enchendo conforme o jogador causa dano em um adversário. Com elas, além de poder utilizar as skills de batalha ainda é possível usar o Spirit Charge, um ataque que quebra a defesa do inimigo ao custo de uma Spirit Gauge. Existe, ainda, a Musou Gauge: uma barra que se vai sendo preenchida a cada golpe dado ou recebido pelo seu personagem. Com ela é possível utilizar quatro tipos de ataques em que o personagem fica temporariamente invulnerável a golpes adversários: o Musou Attack, uma sequência de golpes com maior poder de dano que os golpes normais; o True Musou Attack, que nada mais é do que um Musou Attack um pouco mais forte e que é ativado quando a barra de vida do personagem está vermelha; o Double Musou Attack, que só pode ser usado quando dois personagens estiverem conectados por uma espécie de raio elétrico; e o Ultimate Musou Attack: um golpe especial devastador que só pode ser usado quando todas as Musou Gauges estiverem completas.

Amizade no campo de batalha

Responda corretamente e aumente o nível de amizade com outros personagens Antes e depois de cada disputa ocorrer, o jogo nos apresenta uma cutscene que ajuda a contar um pouco mais da história de Samurai Warriors Chronicles. Diálogos e demonstrações em mapas ajudam a ilustrar os acontecimentos e situam o jogador no contexto apresentado. Aliás, todos os diálogos do jogo mantiveram suas vozes originais, então as conversas apesar de legendadas em inglês são totalmente faladas em japonês. Conforme o jogo vai progredindo e seu personagem vai lutando mais e mais vezes ao lado de seus companheiros, aos poucos o nível de amizade entre eles começa a aumentar.

Algumas vezes, após uma batalha, o jogador é levado a escolher um personagem para conversar; dependendo das respostas e do rumo da conversa, o nível de amizade com aquela determinada pessoa pode aumentar ou diminuir. Ao se elevar ao máximo o grau de amizade com um personagem, ele se torna jogável em qualquer fase já concluída anteriormente. Além disso, sua arma é disponibilizada ao personagem principal, assim como seus ataques e habilidades.

Personalize-se!

Você pode personalizar seu personagem Apesar de o jogo já trazer dois heróis com visual, vozes e características definidos, há ainda alguma possibilidade de personalização. Além de se poder mudar a cor das vestimentas, quando um capítulo do jogo é terminado novas roupas e algumas armaduras complementares são liberadas. Também é possível escolher a arma a ser utilizada: durante os combates certos adversários derrubam algumas armas e outras podem ser encontradas em caixotes espalhados pelos cenários. Você pode dar upgrades nas armas fazendo uma espécie de fusão tanto com outras armas semelhantes quanto com itens. Fazendo isso, a arma aumenta de nível e seus atributos recebem alguns bônus. Ao se fundir armas de nível alto, maiores serão as bonificações recebidas em cada atributo.

Existem quatro tipos de armas para cada personagem: as normais, as de força, as de velocidade e as armas finais. Cada uma delas pode ser adquirida jogando-se normalmente os combates, exceto as quartas armas; para estas, mais raras que as demais, é necessário jogar no modo Hard. Algumas armas são elementais, podendo atingir os inimigos com fogo, congelá-los e até mesmo atingí-los passando por suas defesas com o elemento vento ou atingir vários adversários ao mesmo tempo com eletricidade.

Com a moral em alta

A tela de baixo exibindo os personagens, o mapa e a barra de moral Na tela de baixo do portátil é exibida durante as batalhas uma barra que representa a moral dos dois exércitos combatentes. Quanto maior a moral do exército inimigo, mais fortes serão seus soldados. Seguindo essa lógica, quando a barra de moral do adversário estiver baixa seus soldados e oficiais estarão mais vulneráveis, tornando a vitória mais fácil. Para diminuir a moral do exército oposto, basta derrotar alguns oficiais e tomar territórios vencendo os Guard Captains, personagens que guardam passagens estratégicas por onde o exército inimigo chama seus reforços.

Alguns obstáculos

O Herói executando um combo Samurai Warriors Chronicles, assim como vários outros jogos por aí, também tem diversos problemas. Pra começar, a câmera dificilmente ajuda. Dependendo do ângulo em que você esteja é praticamente impossível saber de onde virá o próximo golpe. Um jeito é apertar o botão L para fazer o personagem olhar pra frente, mas como isso também o faz defender acaba com qualquer possibilidade de se olhar pra frente durante um combo. Outro problema é que a maior parte dos personagens usados nos exércitos inimigos é igual, então você acaba se sentindo em uma espécie de Guerra dos Clones no Japão feudal. Por vezes, ainda, o jogo não consegue exibir muitos personagens na tela. Só que em vez de acontecer aquele habitual slowdown, alguns inimigos simplesmente ficam invisíveis! É, eles somem mas ainda estão lá, basta andar um pouco para que reapareçam.

O game é, também, um tanto quanto repetitivo em relação às missões: vá até o fulano e o derrote, encontre o guerreiro tal e desça o sarrafo. Não que isso seja necessariamente ruim, visto que a maior parte dos jogos estilo hack’n’slash consiste basicamente de correr e bater, mas pode ser um fator negativo pra quem buscava um pouco mais de estratégia nas batalhas.

Conecte-se!

Batalhando pelo StreetPass As funções de comunicação do 3DS, o StreetPass e o SpotPass também marcam presença sem SWC. Com o StreetPass é possível batalhar contra um outro dono de 3DS simplesmente cruzando com ele pela rua. Mas para que isso seja possível, é preciso que antes o jogador configure um time de quatro personagens (cujos níveis devem somar, no máximo, 100 pontos), escolha uma formação para seu exército e até mesmo um grito de guerra. É possível, ainda, escolher uma de suas armas para oferecer como prêmio para seu adversário. Feito isso, basta deixar o 3DS em modo de descanso com o wireless ligado e sair por aí com o portátil no bolso.

Já o SpotPass necessita de uma conexão Wi-Fi e, preferencialmente, que o portátil esteja conectado à energia elétrica. Com essa função habilitada, o jogo baixa automaticamente novos estágios, os Gaiden Stages. Esses estágios são histórias à parte, não fazem parte da trama principal.

E aí, vale a pena?

SWC tem cutscenes lindas. Os gráficos e efeitos de iluminação são, também, muito bons. Destaque para a cena de abertura e para as cenas de diálogo entre as fases, onde os personagens são muito detalhados. Os sons, apesar de um tanto quanto repetitivos não chegam a ser ruins, só é cansativo ouvir o som de espadas se chocando e a buzina que avisa quando uma nova missão vai começar. As músicas são muito boas, inclusive a do menu principal chega a ficar na cabeça mesmo quando o jogo está desligado.

Apesar de as fases serem enormes e terem uma duração máxima de 60 minutos, existe o recurso de quick save. Afinal, não faria sentido e não seria nada cômodo comprar um jogo portátil que não se pode jogar a qualquer hora e em qualquer lugar, sem precisar se preocupar em achar um save point ou terminar a fase para poder salvar. Os controles são muito bons e intuitivos, e a única coisa que realmente atrapalha é a câmera.

Cena de abertura de Samurai Warriors Chronicles

Samurai Warriors Chronicles é, sem dúvidas, um dos bons jogos de lançamento do 3DS. Pode até ser que não agrade a todos (ou até mesmo a muitos) visto que não é o tipo de jogo feito pra todos os tipos de jogadores, mas fãs de hack’n’slash, estratégias de guerra, histórias do Japão Feudal, samurais, ninjas e japoneses com poderes sobre-humanos com certeza vão adorar.

Samurai Warriors Chronicles – Nintendo 3DS – Nota final: 8,0

Gráficos: 8,5 | Som: 8,0 | Jogabilidade: 8,5 | Diversão: 7,0


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. NAO VEJO A HORA

    ResponderExcluir
  2. Eu particularmente não suporto a série. Tenho vários problemas com esse tipo de game, por isso provavelmente nunca vou jogar.

    Mesmo assim, sua análise é tão boa que a gente passar a considerar a hipótese! haha

    ResponderExcluir
  3. Eu estou no dilema de que jogo pegar além dos principais Street Fighter 4 (que já tenho) e Zelda (que espero ancioso), e o SWC me parece uma boa pedida, mas nada melhor do que jogar o próprio para ter melhores impressões.
    Muito boa a análise. =D

    ResponderExcluir
  4. Sempre que ligo meu 3DS tá la o Rodrigo jogando SWC. uhahahahu

    Mesmo assim, sua análise é tão boa que a gente passar a considerar a hipótese! haha [2]

    ResponderExcluir
  5. ASSIM DEXA A GENTE COM MAIS VONTADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Samurai Warriors pra mim eh tipo akele House Of The Dead, vc joga, zera todas as fases e dpois o jogo perde a graça

    ResponderExcluir
  7. Boa análise, como sou fã de Hack n Slash desde Final Fight e Street of Rage, tem horas que eu quero é so ir dando combos por ai, legal o jogo ter bastante história narrada. Vou comprar depois de jogar um pouco mais meu SSFIV3D.

    ResponderExcluir
  8. se parece muito Lufia: Curse of the Sinistrals esse negocio de ter o mapa na tela de toque e os personagens selecionáveis ao tocar o rosto deles. Se for bom quanto Lufia eu provavelmente vou jogar

    ResponderExcluir
  9. finalmente tive tempo para ler sua matéria, me pentelhou todos os dias possiveis xD


    mas boa matéria, me fez ficar na duvida agora se pego esse jogo ou SF4

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google