Dossiê Project Café: Saiba o que esperar do próximo videogame da Nintendo

Nos últimos dias muita coisa tem se falado sobre o próximo console da Nintendo, que até o momento já foi chamado de Project Cafe e Strea... (por Gustavo Assumpção em 25/04/2011, via Nintendo Blast)

Nos últimos dias muita coisa tem se falado sobre o próximo console da Nintendo, que até o momento já foi chamado de Project Cafe e Stream. Sim, eu sei que assim como meio mundo você também está curiosíssimo para saber o que a Nintendo pode nos reservar em junho – quando acontece a E3 e todo esse mistério pode chegar ao fim. Enquanto junho não chega, o Nintendo Blast elaborou um dossiê completo com todos os rumores e muito exercício de futurologia – perfeito para criar aquela expectativa e colocar sua cabeça pra pensar.

Já é hora de um Wii 2?

wii_kotakubr11Depois do grande sucesso do Wii, é muito difícil prever os próximos passos da Nintendo. De uma vez só a Big N recuperou a liderança absoluta do mercado, conseguiu lucros astronômicos e superou toda e qualquer previsão negativa, sendo ela a maior responsável por atrair novos jogadores para uma indústria que parecia saturada. O grande trunfo do Wii foi ser facilmente adaptável e ter conseguido tornar os videogames – sempre vistos como uma atividade individual e alienante – uma interação social como poucas vezes se viu.

A grande questão agora é: já está na hora de se pensar em uma evolução disso tudo? A minha resposta, infelizmente, é sim. Eu sei que você pode achar que o Wii ainda tem muita lenha pra queimar e pode ainda render muito mais do rendeu. Mas, a minha percepção é outra: é impossível olhar um Wii e não perceber que o console parece datado. E essa questão nem está relacionada somente com o aspecto estritamente técnico não. O Wii parece que perdeu a magia de parecer algo único e  inovador, já que seus principais concorrentes já conseguiram elevar sua experiência a um nível acima.

Mesmo que alguns games importantes para o Wii ainda estejam em desenvolvimento, podemos pensar que a Nintendo deve encerrar o ciclo do seu console no próximo ano. Assim, até dezembro, boa parte dos projetos em desenvolvimento para o antigo Wii devem ser lançados, preparando o cenário para um lançamento do seu novo console em 2012. Rumores dizem que o console pode sair ainda esse ano (dizem inclusive que a filial da Foxconn em Taiwan vai começar a produção do novo console em outubro). Difícil acreditar nisso: é provável que o console chegue só em 2012 mesmo.

O mais poderoso console já lançado. E o preço?

Y4lNbMuito tem se falado da parte técnica desse novo console. Duas coisas parecem certas: suporte a alta definição e estereoscopia 3D em TVs específicas para isso – parecido com o que o PS3 já faz. Segundo o IGN, o console usaria uma versão da AMD’s R700 GPU, que pode torná-lo bem mais poderoso que o Playstation 3.  Se essas informações se confirmarem, essa realmente seria uma mudança e tanto para a estratégia de não competir tecnicamente, adotada pela Big N nessa geração.

A questão mais séria sobre isso seria: com um console tão top de linha, qual deverá ser o preço disso tudo? As especulações até o momento colocam a possibilidade de alto entre 349 até 399 dólares. Nosso palpite é que a Nintendo deve lançar por algo um pouco mais baixo (talvez a 299), reduzindo a margem de lucro nesse primeiro momento. Claro, isso tudo não passa de especulação barata.

Blu-ray. Será?

Segundo o site Bluray.com, o novo console pode utilizar a mesma mídia que o Playstation 3. A nossa opinião sobre isso? Bem provável que essa possibilidade se concretize. O Blu-ray tem se mostrado a melhor opção, unindo boa capacidade de armazenamento e bom desempenho. E o mais interessante é que a mídia está se popularizando rápido, inclusive aqui no Brasil, o que pode reduzir os custos para o consumidor final – ou pelo menos impedir que eles aumentem.

A utilização de uma mídia com capacidade de armazenamento grande também permite que as produtoras possam ousar mais, já que não terão a limitação de necessitar utilizar mais de um disco – como vem ocorrendo com certa frequência no X-box 360, por exemplo.

Kits de desenvolvimento mais acessíveis: a chave do sucesso?

Um dos grandes dilemas da geração HD é que o alto custo de desenvolvimento fez com que as produtoras investissem pouco nas exclusividades e muito nas continuações de séries consagradas. Se compararmos a geração atual com as anteriores, é visível o abismo existente no que se refere a criação de novas franquias.

Segundo rumores, o novo console da Nintendo deve utilizar kits de desenvolvimento mais otimizados, que possibilitem uma fácil portabilidade de games produzidos para PC e X360 – além de facilitar também o desenvolvimento de games inéditos. Se isso se comprovar, podemos esperar uma enxurrada de versões de games lançados anteriormente, mas também podemos vislumbrar um futuro onde mais desenvolvedoras possam ter a oportunidade de exibirem suas criações.

Se a Nintendo realmente adotar essa política, será, sem dúvida, um grande atrativo para quem trabalha com o desenvolvimento de games e, mais que isso, um passo na direção para qual a indústria precisa caminhar: o barateamento no desenvolvimento.

Mas e o controle, afinal o que tem?

how-could-the-wii-2-controller-work-20110415053115064Apesar da parte técnica ter ganhado os holofotes nas últimas semanas, é no controle que o novo console da Nintendo parece esconder as maiores surpresas, exatamente como aconteceu cinco anos atrás com o Wii. Por enquanto, os rumores parecem estar caminhando pra uma única direção, o que torna os exercícios de futurologia mais, digamos, precisos.

A principal novidade parece mesmo ser a presença de uma tela/ visor (em alta definição ou não) que será utilizado de uma maneira bem parecida com a tela de toque do DS: exibição de mapas, funcionalidades específicas para alguns games e, até mesmo, pode ser que essa tela seja também sensível ao toque. A questão é que só vamos saber o que isso nos reserva assim que podermos ver isso tudo em funcionamento – por enquanto tudo não passa de especulação.

1303503627-01net-cafe-02Um aspecto interessante disso tudo é que o controle poderia exibir conteúdo enviado pelo console.  Na telinha seria possível jogar games, ver filmes e mais coisas sem que precise ligar a TV. Nesse esquema, o console pode enviar streaming de vídeo/games para vários controles ao mesmo tempo. O mais legal disso tudo é que como cada controle é apenas um terminal, o console cuida de todo o processamento reduzindo o custo do controle e a necessidade de banda (sem lag).

Ainda segundo os rumores, o controle seria uma mistura do que vimos no GameCube com o Wiimote: duas alancas analógicas,  alguns botões, sensores de movimento, um d-pad, L, R, e uma câmera virada para o usuário. Alguns sites ressaltam que além dessas funcionalidades podemos ter alguma outra grande novidade não especificada até o momento. Vindo da Nintendo tudo é possível, então nem vamos tentar especular muito por aqui.

E os games?

Se o anúncio do novo console está assim tão perto, é possível que vários games estejam em desenvolvimento – havendo, inclusive, a chance de que alguns deles aparecem na E3, em junho. Com a confirmação de que o console estará disponível de forma jogável, é possível que a Nintendo nos surpreenda apresentando uma tonelada de demos técnicas - exatamente como fez ano passado com o 3DS.

Entre o que foi levantado até o momento, destaca-se a presença de produtoras que já contam com o kit de desenvolvimento do console. Seriam elas: EA, Activision e Ubisoft – que com certeza vai preparar um número de ports incrível logo pro lançamento.

navAlguns rumores mais interessantes dão conta de que a Retro Studios está trabalhando em um reboot para o console. Depois do bem sucedido trabalho em Metroid e Donkey Kong Country, poderemos ter, dizem por aí, um novo Eternal Darkness. A verdade é que até o momento a linha de títulos é meio que uma incógnita. Certamente muito do que for especulado não vai passar mesmo de especulação.

Também dizem por aí que teríamos uma versão melhorada de Zelda Skyward Sword para o novo console. Fato que parece certo é a retrocompatibilidade com o Wii e o GameCube, apontada por muitos rumores que apareceram por aí. Essa alternativa sempre rende bons frutos, por proporcionar ao console sair de fábrica com uma biblioteca de games bastante numerosa.

Nos vemos na E3

Não tem jeito. Até o início de junho esses rumores vão povoar os sites de notícias mundo afora. A verdade é que só saberemos algo de mais concreto (ou não) na E3, mais precisamente no dia 07 de junho, data em que a Nintendo realiza a sua coletiva para a imprensa.

Até lá, tudo o que for dito ficará no nível da pura e simples especulação. Por isso, só acredite no que for dito oficialmente – apesar de que especular um pouquinho não faz mal a ninguém.

Em se tratando de Nintendo, é preciso ficar sempre muito cauteloso. Em uma reunião com investidores nesse final de semana, Satoru Iwata, presidente da Nintendo, fez questão de aumentar as expectativas:

"Quanto aos detalhes do que exatamente ela será, nós decidimos que o melhor é deixar que as pessoas experimentam por si só na E3. Então eu não vou falar detalhes sobre ele hoje, mas saibam que ele vai oferecer uma nova forma de jogar dentro de casa. "

E vocês, o que esperam do próximo console da Nintendo?


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. caramba, mal me acostumei com a ideia de um portatil com 3d sem o oculos(q e sensacional!) e agora isso, a nintendo ainda vai me fazer ir a falencia!

    ResponderExcluir
  2. A ansiedade esta me matando.
    vai começar as noites sem durmir.
    rsrs
    pelo jeito que andam as coisas agente ja vai saber tudo do novo console da nintendo antes mesmo da E3.
    mesmo a maioria das coisas sendo, especulações.
    so resta aguardar a e3 e ainda bem que estamos perto dela apenas um mes e meio nos separa da nova revolução nintendista.

    ResponderExcluir
  3. Meu deus do céu, concordo com o daniel ^^^^
    Acho que hoje mesmo não durmo '-'
    venho vendo essas notícias, mas agora querem me matar.
    E3..... venha logo.........................
    (a proposito, eu tenho vontade de ir na E3, sei que esse ano não dá mais, mas alguem ai pode me diser onde consigo informação de como conseguir entrar na E3?, se tem algum site onde possa saber sobre...? valeu e ano que vem tou lá)

    ResponderExcluir
  4. Excelente texto Gustavo. As vezes especular é gostoso e saudável, e tudo isso só me faz ter vontade de comprar um desses quando chegar. Dessa vez esse console é minha prioridade - nada de XBOX 720 ou PS4, eu vou é de Café ;P

    ResponderExcluir
  5. Espero qualquer coisa da nintendo, agora eu queria que eles não abandonassem a tecnologia pelo sensor de movimento, usado no Wii. Jogar com sensor de movimento é muito divertido.

    ResponderExcluir
  6. Desenvolvimento acessível é uma excelente idéia, assim o novo console poderia fazer o que o SNES e o PSX fizeram pela indústria, tornando-se o berço de novas franquias.

    Torcendo pelo sucesso da Big N nessa nova geração, espero que ela ensine a Apple que os consoles não estão mortos, calando também a boca dos arrogantes da Rovio.

    ResponderExcluir
  7. Em shock com essa novidade. Não esperava esse console tão cedo com as vendas do Wii ainda estarem altas e com corte de preço vindo ai, elas só tendem a aumentar.

    Mal posso esperar. E espero que esse anuncio não mate as vendas do Wii ou cancele alguns games tão esperados para ele. Só falta The Last Story ser RE-feito e RE-lançado para o novo console da Nintendo.. Ninguém merece...

    ResponderExcluir
  8. Acho que a Nintendo vai errar feio em lançar um novo console em 2012. Vimos a Sega antecipar muito o lançamento do Dreamcast e se dar mal. Sei que o Wii é ultrapassado em todos os aspectos, mas lançar um console novo (e possivelmente caro) na época em que Xbox 360 e Playstation 3 estão em ascensão me parece um tiro no pé. Sem contar que ele ficará muito defasado quando os concorrentes lançarem suas versões (2 anos no mundo tecnológico é um tempo gigantesco). Enfim, fico meio preocupado...

    ResponderExcluir
  9. LOL, leia oq vc escreveu =P ^^^^^^^^^
    total blasfêmia U.U

    ResponderExcluir
  10. Lá vem os nintendistas fanáticos falando em blasfêmias. Blasfêmia tem haver com religião, meu caro(a), então leia você primeiro antes de vir falar besteira :)

    ResponderExcluir
  11. Espero que a Nintendo invista na internet desse console. Que ele tenha uma live que nem do Xbox 360, uma quantidade de demos para baixar que nem o PS3 e que esse console tenha o português do Brasil

    ResponderExcluir
  12. Exatamente, era sobre isso o que eu iria falar. Eu espero muito que a Nintendo construa uma rede online para se jogar, pois isso é fundamental em um console hoje em dia. É só ver, ninguém aguenta ser banido do Xbox Live ou ficar sem PSN...

    Fora isso o console será muito foda pelas portabilidades, vai atrair muita gente, principalmente eu, um caixista.

    ResponderExcluir
  13. Seria possível que com a chegada do novo console o Wii se torna-se uma espécie de console de "nicho", indicado para crianças e mulheres, ou seja, para aqueles que não são heavy users. Em relação ao Brasil: Se vc for ver o Wii só chegou no Brasil de fato, ou seja, com valor razoável em 2009, e só a partir do fim do ano passado (!) as grandes redes varejistas passaram a vendê-lo. Me parece que o Wii tem aqui um potencial de mercado ainda não explorado (bastava ver a surpresa daqueles que experimentam o console em algum stand de games num shopping). Se o preço dela caísse um pouco mais (hoje já se encontra em 599) ele poderia se popularizar rapidamente.

    ResponderExcluir
  14. Um amigo meu conheceu os jogos do Wii semana passada e me disse:"eu não sabia que o Wii tinha jogos para adultos.", e ele é um jogador de PS3. O Wii pode vender e muito aqui no Brasil se reduzirem o preço.

    ResponderExcluir
  15. Só tenho uma coisa a dizer: Que venha a E3!

    ResponderExcluir
  16. Comprei meu Wii no começo de 2010 e me divirto muito (atualmente moro em Portugal e deixei meus VG no Brasil), mas já tenho uns "lançamentos" que irei jogar qdo voltar em julho (Goldeneye, Epic Mickey, Metroid Other M e Donkey Kong Returns - no mínimo)...
    Todos sabemos que o Wii está "ultrapassado", e acredito que a Nintendo deve ter pensado muito no que seria mais viável de se fazer agora... Se esse Project Café for tudo isso mesmo que estão dizendo... Vai dar o que falar, agora se não for, já fico contente em jogar Zelda, Mario, Metroid, DK e quem sabe Eternal Darkness em Full HD...

    ResponderExcluir
  17. Eu adoro essas notícias de consoles novos, mas apenas como tecnologia, pois, de verdade nunca conseguirei comprar esse novo console, muito menos o 3DS.
    a realidade é essa, muitos brasileiros estão comprando o Wii agora, ai ja começa a ficar desafasado? AH Vá

    ResponderExcluir
  18. Eu comprei o Wii na metade de 2010 e curto muito. Tenho bastantes jogos e sempre estou jogando, inclusive levo pra casa de amigos e parentes que se divertem, muitos não conheciam o Wii (e muitos compraram também so por minha causa). Sobre o novo console, fiquei muito feliz em saber do lançamento, mas eu so poderei compra-lo creio que 2 ou 3 anos depois do lançamento, assim como foi com o Wii... Infelizmente no Brasil é assim, o preço chega muito alto...

    ResponderExcluir
  19. A Nintendo quer nos deixar na falência em.

    ResponderExcluir
  20. a nintendo sempre surpreende.
    um fato é q ela sempre lança o portatil de proxima geração antes do console
    como foi o caso do DS e WIi em q o Ds foi lançado antes do Wii.

    no Caso dela ter lançado o 3ds seria obvio ela anunciar o console de mesa que irá ter compatibilidade com ele!

    se bem que o Wii terá tb!

    ResponderExcluir
  21. Uma coisa é certa, o segredo dos consoles da Nintendo é e sempre será a jogabilidade e a diversão (Exemplo: N64, GC e Wii), portanto, podemos esperar algo bem inovador... Essa idéia de lcd no controle pra mim é fake, isso iria tornar o console proibitivo para uma grande parcela dos gamers!

    Vamos esperar a E3, pra conhecer o novo designer louco que a "Big N" criou para esse console, já tivemos um Cubo, um achatado, acho que o formato agora será uma esfera! rs...

    Vlw

    ResponderExcluir
  22. Espero que os boatos sobre o hardware dele não sejam reais. Espero que ele venha com bastante memoria RAM, com um processador entre 3 e 4 nucleos (Como já foi especulado) e gostaria muito mesmo que a GPU fosse uma mais atual da Radeon, da série 6000, não os atrasados Radeon 4000... Não digo isso porque sou uma puta de gráficos, mas sim porque a maldição de quem tem Wii é ficar fora de jogos como Assassins Creed e Dragon Age! Com anuncio do Project Cafe a Sony e a Microsoft vão acelerar o desenvolvimento de seus consoles e muito provavelmente vão ser maquinas incriveis. O project Cafe vai continuar atrasado e fora dos lançamentos caso isso aconteça!!! =(

    ResponderExcluir
  23. Ótimo presente, dia 07 de Junho dia da conferencia da Nintendo, e dia do meu aniversário :D.

    ResponderExcluir
  24. AAAHHH. CARA! PELO JEITO VAI SER MTO MASSA. São só especulações, ok. Mas mesmo assim, depois do sucesso do Wii e vendo o que a Sony e a Microsoft vinham fazendo, a Nintendo pode mto bem juntar tudo isso e fazer algo ainda melhor que o nosso querido Wii. Como eu gostaria de poder ir a E3 2011

    ResponderExcluir
  25. É a Nintendo voltando ao Oceano Vermelho. Teremos vendas de GC, junto ao desinteresse de um público que a Nintendo conquistou com o Wii e mais o recorrente abandono por parte das thirds. Isso só mostra que no final de vida do Wii, nem a Nintendo acredita nele. É uma pena que tudo não passou por conversa fiada dela.

    ResponderExcluir
  26. man e nintendo os caara canso de fazer video games com graficos n muito bomm vamo veh mais pra frente como o novo console fica em termos de grafico
    ^^

    ResponderExcluir
  27. magina um mario com graficos super realista nossa melhor ou um zelda super realista

    ResponderExcluir
  28. Eu vi alguns comentários sobre a tela no controle não trazer nenhuma novidade para a jogabilidade...
    Mas eu acho que vai ser muito louco... :D

    Imagina jogar um jogo cooperativo ou um versus (corrida, fps, etc...) sem precisar dividir a tela (cada um ve suas informações e visão de jogo, na sua própria tela) que poderia servir para exibir informações compartilhadas...
    Isso sem contar que não vou precisar comprar 4 nintendo (3)DS(i) e 4 jogos originais para poder jogar com meus amigos.

    Ou então um jogo de ação que não precise mudar a tela para ver seus itens e inventário (porque você poderá controlar isso pelo controle)...

    Sem contar que a Nintendo tá pensando nisso há um bom tempo e com certeza tem muito mais sugestões pra essa técnologia (E com certeza muito mais surpreendentes)...

    ResponderExcluir
  29. Bom espero que seja algo surpreendente mesmo,como o Iwata disse:'ENORME SURPRESA' o que sera?

    ResponderExcluir
  30. Embora eu acredite que de fato a Nintendo trará o novo console, acho que já estão levando os rumores à sério demais. Mas não desmereço este artigo, está bom.

    ResponderExcluir
  31. "Quanto aos detalhes do que exatamente ela será, nós decidimos que o melhor é deixar que as pessoas experimentam por si só na E3. Então eu não vou falar detalhes sobre ele hoje, mas saibam que ele vai oferecer uma nova forma de jogar dentro de casa. "

    SO DIGO UMA COISA: MEDO!

    ResponderExcluir
  32. Será o melhor console de todos os tempos! \o/

    ResponderExcluir
  33. ESPERO QUE A INTERNET SEJA MUITO BOA, AO NÍVEL DA LIVE OU SUPERIOR !

    ResponderExcluir
  34. espero ki o novo console seja mt melhor ki o wii melhor internet melhor grafico melhor jogabilidade e tb melhores jogos ki apesar de ja serem bons ki sejam melhor ainda

    ResponderExcluir
  35. Não se supreendam quando divulgarem que a tela exibirá imagens em 3D. Porém isso não será a principal vantagem trazida pelo controle, por exemplo, a tela e a capacidade de stream do console podem acabar com a tela dividida, o que tornará possível em digamos um jogo de futebol, nós alterarmos a tática sem sermos observados pelos adversário; se a tela tiver capacidade touchscreen mesmo, será possível jogarmos games de estratégia em tempo real sem necessidade de estarmos on line, possibilitaria também um inventório rápido em alguns jogos, também colocar um teclado QWERTY virtual para a troca de mensagens que seria excepcional para tag games.
    Enfim esse novo console terá um apelo muito grande, se a Sony e a M$ demorarem demais vão pro jogo perdendo muito, mas como os times de pesquisa e desenvolvimento das duas são fracos se comparados ao da Big N, eles tem que esperar e copiar o conceito da Nintendo, como fizeram agora, aliás não vejo graça no kinect, o Move ainda vai pq é uma cópida o Wiimote com alguns aprimoramentos.

    "It's difficult to make 3-D images a key feature, because 3-D televisions haven't obtained wide acceptance yet."

    o que não exclui a possilidade do 3D sem óculos no joystick;

    ResponderExcluir
  36. Será que eles pretendem continuar com o Wii, mantendo esse público meio casual e com o Project Café alcançar um povinho mais hardcore?

    não sei... achei meio estranho esse controle aí. Acredito nele, mas parece pra um público diferente do conquistado pelo Wii

    ou eu estou falando besteiras atrás de besteiras?

    ResponderExcluir
  37. WII 2 = ZELDA LINK EM HD *-*

    ResponderExcluir
  38. Para mim, o novo controle será um Wiimote melhorado que além de produzir som ouve o som do jogador, que tem uma pequena tela lcd e que é obrigatoriamente preciso em jgos em que o personagem se movimenta, afinal quem vai andar como bobo pela sala?

    ResponderExcluir
  39. WII 2, Nintendo ZII ( talves ? )

    ResponderExcluir
  40. Disseram ai q lança-lo na epoca de ascensao do 360 e play3 é meio arriscado. Que nada, é época do 3ds tmbem, e se for a nintendo q eu conheço naum vai deixar isso acontecer, e se as pessoas gostam do play3 por causa dos graficos, agr a nintendo entra nessa e continua na liderança! quem ai naum ta esperano o proximo smash bros?!

    ResponderExcluir
  41. Tem um povo que tem um medo danado de consoles pioneiros por causa do fracasso do Dreamcast. Bobagem! O NES foi pioneiro na década de 80 e fez um sucesso estrondoso.O Mega Drive também, embora tenha perdido a guerra para o SNES, mas não deixou de ser um sucesso. Muito provavelmente a Nintendo está pensando em fundar um novo paradigma para a indústria, tal como fez com o Wii. Resta saber onde essas revoluções atrás de revoluções (revoluções por minuto?) irão nos levar.

    ResponderExcluir
  42. Project Café é?,parece ser bem interessante assim como foi o project Reality,o project Dolphin e recentemente o Revolution "mais conhecido por aí como Wii."
    Espero poder jogar um novo F-Zero nesse console,já que o meu Wii e o de muita gente está com os dias contados...
    By:Thiago "RN"

    ResponderExcluir
  43. jogar volei, futebol e cartas e namorar meus amigos é melhor do que estes aparelhos que incentivam o consumismo e tormam todos adoradores destes jogos violentos, não importa a tecnologia e sim ovalor e o afeto e olhar dos amigos, Eu curti Odissey e atari e cheguei a ter o 7800 mas nunca fiquei dependente disto abraços e beijos a todos so uma reflexão minha.

    Heleno Silva jardim Olivero
    Niteroi

    ResponderExcluir
  44. Parece que nao e so a Nintendo que ira anunciar um novo console
    Deem uma olhada http://www.portalsana.com.br/index.php?/Noticias-Gerais/rumor-ea-ja-tem-a-nova-xbox

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google