Blast Files

Caso #001: É possível desvendar o Stop ‘N’ Swop em Banjo-Kazooie/Tooie (N64)?

Para a maioria das pessoas, Abril é o mês da Páscoa, mas, para os fãs da série Banjo-Kazooie, os ovos coloridos parecem nunca chegar. Não f... (por Rafael Neves em 13/04/2011, via Nintendo Blast)

StopnSwopLogoPara a maioria das pessoas, Abril é o mês da Páscoa, mas, para os fãs da série Banjo-Kazooie, os ovos coloridos parecem nunca chegar. Não falo dos de chocolate, mas dos 6 ovos coloridos e da chave de gelo, cujo brinde jamais saberemos ao certo o que é, ou o que era para ter sido. Essa história te lembrou de algo? Talvez daquela incógnita ao fim de Banjo-Kazooie (N64), cuja continuação, Banjo-Tooie (N64), a nada respondeu? Nesse segundo capítulo da nossa coluna MythBlasters (leia o primeiro na 17ª Edição da Revista Nintendo Blast) vamos desvendar um dos maiores mistérios do mundo dos games. Vamos juntos atrás dos misteriosos ovos coloridos e da enigmática Ice Key em Banjo-Kazooie e em Banjo-Tooie numa viagem no tempo até o saudoso Nintendo 64!

Stop quem?

SnsNão sabe do que estou falando? Antes de detonar (ou ser detonado) por esse mito gamístico, vamos refrescar a memória de alguns e ensinar a outros. O Stop ‘N’ Swop era um extra do jogo Banjo-Kazooie (N64) que liberaria novas funcionalidades em sua continuação Banjo Tooie (N64) ou vice-versa. Através de itens secretos (6 ovos coloridos com uma interrogação no meio e uma chave feita de gelo), esses bônus seriam trocados entre os dois jogos. O que seria uma estratégia de marketing para que os jogadores comprassem os dois games da Rare tornou-se um mistério de muitos anos, pois o Stop ‘N’ Swop nunca foi fielmente aplicado no Nintendo 64.

Os ovos e chave em Banjo-Kazooie

Bk-stop-n-swopQuando o jogador chegava ao fim de Banjo-Kazooie com todas as peças de quebra-cabeça coletadas, o personagem Mumbo Jumbo fala sobre itens secretos que deveriam ser pegos para ajudar no próximo jogo. O xamã mostrava ovos coloridos e uma chave de gelo escondidos em certos locais previamente visitados. No entanto, mesmo que você volte nesses lugares, não há ovo ou chave nenhuma te aguardando. O que muitos fãs especulavam era que esses itens só seriam destravados caso o jogador ligasse o cartucho de Banjo-Tooie (continuação direta de Banjo-Kazooie, também para N64) ao console, o que não aconteceu.
138px-Banjo_and_Kazooie_(Banjo-Kazooie)E então, para onde foram os benditos itens? Se eles podiam ser destravados, então estão em algum lugar dos arquivos do jogo, certo? Nesse momento, a bola passou para os hackers. Em especial, Alan Pierce (Ice Mario) e Mitchell Kleiman (SubDrag), que decodificaram o game e encontraram códigos capazes de liberar os itens do Stop ‘N’ Swop. O caso é que esses códigos não são modificações do jogo nem nada que mexe na estrutura do game, são meramente códigos feitos propositalmente para serem descobertos, provavelmente assim seriam quando o jogador jogasse Banjo-Tooie. Note como cada código é bem irônico, o que mostra que os próprios desenvolvedores os escreveram. Se você seguir as instruções abaixo, conseguirá os ovos e a chave de gelo, mas eles não têm função nenhuma em Banjo-Kazooie.

0Conseguindo os 6 ovos e a chave: Após fechar o jogo, de preferência com todas as peças de quebra-cabeça coletadas, vá até o castelo de areia do mundo Treasure Trove Cove (o mundo da praia) e acerte as letras no chão para formar os códigos abaixo. Cada um libera um ovo/chave de gelo em determinado lugar do jogo. Confira a lista:
 
    • 0 (1)Ovo Azul Claro.
      Código: CHEAT DONT YOU GO AND TELL HER ABOUT THE SECRET IN HER CELLAR
      Localização: No mundo Mad Monster Mansion, vá até o porão e, no barril 1881 (referência a um dos primeiro games da Rare: Atic Atac), está o ovo secreto. (para não perder caminho, destrave o Ovo Verde que também está em Mad Monster Mansion)

    • yelloe eggOvo Verde
      Código:
      CHEAT AMIDST THE HAUNTED GLOOM A SECRET IN THE BATHROOM 
      Localização: Este ovo também está em Mad Monster Mansion. Loggo, a privada falante, guarda o esperado ovo verde no imundo banheiro da mansão. Basta subir no topo da latrina para pegá-lo.

    • 70Ovo Rosa
      Código:
      CHEAT OUT OF THE SEA IT RISES TO REVEAL MORE SECRET PRIZES
      Localização: A Ilha Comida-de-Tubarão (Sharkfood Island) do estágio Tresaure Trove Cove torna-se uma caverna ao ativar o código. Entre nela e suba a estrutura de pedra até o topo para encontrar o ovo.

    • azulescuro1Ovo Azul Escuro
      Código:
      CHEAT A DESERT DOOR OPENS WIDE ANCIENT SECRETS WAIT INSIDE
      Localização: Vá até a tumba que antes estava trancada em Gobby’s Valley, é lá que o camelo Gobby estava. Aperte o botão no chão para que o sarcófago se abra, revelando o ovo.

    • red sparkOvo Vermelho
      Código:
      CHEAT THIS SECRET YOULL BE GRABBIN IN THE CAPTAINS CABIN
      Localização: O quarto do capitão em Rusty Buckey Bay tem uma grande cama, e é sob ela que está o ovo vermelho.


    • green spakOvo Amarelo
      Código:
      CHEAT NOW BANJO WILL BE ABLE TO SEE IT ON NABNUTS TABLE
      Localização: Em Click Clock Wood, vá até a casa do esquilo Nabnuts. Como é necessário estar no inverno, você terá de entrar pela janela, um preço justo para um ladrão de ovos misteriosos.

    • Chave de Gelo
      ss-bk-xbla-ice-keyCódigo:
      CHEAT NOW YOU CAN SEE A NICE ICE KEY WHICH YOU CAN HAVE FOR FREE
      Localização: Talvez você já tenha visto a Ice Key na casa de Wozza, em Freezeezy Peak, mas somente agora é capaz de pegá-la. Entre pela passagem na parede da casa e pegue-a na câmara de gelo. 
    • Localização dos Ovos/Chave em vídeo aqui

275px-Bkgamepak2E Banjo-Tooie?


Quando Tooie chegou às lojas, a esperança era de que a verdade por trás do Stop ‘N’ Swop fosse revelada. De fato, aqui a coisa é mais acessível, mas não há nenhum tipo de conectividade entre Tooie e Kazooie. O Stop ‘N’ Swop libera extras em Tooie, como golpes novos e a transformação de Kazooie em Dragon Kazooie. Então, para onde foi a tal “estratégia de marketing”? Falaremos disso depois. Para liberar os extras de Tooie, basta procurar os cartuchos de Banjo-Kazooie (são inimigos no formato de cartuchos mesmo) e destruí-los. Alguns darão ovos que precisam ser chocados, e um em especial libera a Ice Key.
heggy1Para chocar os ovos, é necessário ir até a Heggy the Hen, em Woody Hollow. Na casa ovo gigante, fale com Heggy para que ela choque seus misteriosos ovos, no entanto, é preciso obtê-los antes, obviamente. O esquisito é que os 6 ovos coloridos de Kazooie foram reduzidos a 3 em Tooie, um mistério a mais (ou seria a menos?).

  • icekey2Chave de Gelo: Siga por um caminho secreto na parte arenosa de Jinjo’s Village até chegar a uma caverna de gelo. Lá, destrua um cartucho de Banjo-Kazooie (lembrem-se que não é o cartucho real, por favor!) e a Ice Key cairá dele. Em Glitter Gulch Miney, entre pela caverna da cachoeira (necessário abrir a passagem através de um botão), quando cair na água, use o torpedo de Kazooie para poder entrar pelo icekey3túnel submerso. Ao fim dele, um cofre guarda um Mega-Glowbo, usado na tenda de Humba Wumba.
    Efeito: Ao dar o Mega-Glowbo para Humba Wumba, a índia transforma Kazooie em Dragon-Kazooie. Nessa transformação, o dragão pode cuspir fogo ao invés das convencionais bicadas.
icekkey 4

  • azul1Ovo Azul Escuro: Na Spiral Mountain (estágio inicial, onde a casa de Banjo se encontra), entre pela boca da queda d´água . Lá, um portão de ferro indestrutível guarda um cartucho de Banjo-Kazooie. Passe pelo caminho na parede até chegar a outra cachoeira. Entre nela para revelar um caminho secreto, siga por ele até encontrar o cartucho. Destrua o bendito e, quando o fizer, receberá o ovo.
    azul2Efeito: Quando Heggy chocar o Ovo Azul Escuro, ela lhe possibilitará escrever a palavra “Homing” no Cheato Code Room (em Mayahem Temple). Quando o fizer, os ovos atirados por Kazooie se tornarão teleguiados.


  • pink 1Ovo Rosa: Em Spiral Mountain, voe e procure por uma grade na parede (está de frente para a entrada do castelo de Gruntilda). Use os ovos-granada para estourar a barreira de ferro e encontrar o cartucho que contem o ovo.
    pink 2Efeito: Ao ser chocado por Heggy, o Ovo Rosa dará a Banjo a habilidade de fazer a pobre Kazooie de marreta. Basta apertar o botão B duas vezes para realizar o Breegul Bash.


  • heggy2Ovo Amarelo: Após pegar os ovos Rosa e Azul Escuro, rume até Heggy the Hen e, no andar de cima, use a habilidade Hatch de Kazooie (é preciso separá-la de Banjo) para chocar o Ovo Amarelo.
    Efeito: Quando chocado por Kazooie, o Ovo Amarelo libera o Jinjo como personagem para o multiplayer.

  • Tutorial em vídeo aqui

Mito Confirmado?

1731.banjo-kazooie-58De certa forma, podemos admitir o mito do Stop ‘N’ Swop como verdadeiro. Os ovos realmente existem, bem como a Ice Key, e é possível adquirí-los, mesmo que, em Banjo-Kazooie, não use métodos tão convencionais. A pergunta é? Para onde foi a conectividade? O Stop ‘N’ Swop não deveria criar uma ligação entre Kazooie e Tooie e liberar novos itens, habilidades e talvez até um estágio novo? Na mente da Rare, sim, mas digamos que a Nintendo pôs um fim nessa história – acidentalmente ou não.
337px-BanjoBanjoTooie1A primeira leva do console Nintendo 64 vinha com a capacidade de guardar a memória do jogo por 10 segundos ao ser tirado o cartucho. Quando a Rare viu isso, preparou o Stop ‘N’ Swop, deixando os ovos e a chave de gelo escondidos em Banjo-Kazooie para serem liberados apenas por Tooie, o que requereria trocar os cartuchos dos jogos em menos de 10 segundos. No intervalo de tempo entre o lançamento de Kazooie e Tooie, a Nintendo fez uma revisão no seu console 64-bits e reduziu esse tempo de 10 segundos para 1 segundo. Ou seja, o tempo para o jogador trocar o cartucho de Kazooie por Tooie, e vice-versa, se tornou inviável para o sucesso do Stop ‘N’ Swop.
Resultado? A Rare teve de cancelar a conexão e Tooie não tem qualquer ligação com Kazooie. Os ovos em Kazooie só podem ser liberados por códigos secretos e não tem função nenhuma. Ao passo que, em Tooie, a Rare enrolou a comunidade gamer com três ovos coloridos e uma chave de gelo, cujas recompensas até existem, mas não são tão interessantes quanto um possível estágio novo.

Especulações, mensagens subliminares…

jolly-rogers-lagoon-001Talvez o Stop ‘N’ Swop seja um dos mistérios mais obscuros dos video-games. Afinal, qual era o plano original? Como ele nunca deu certo e a Rare não deu com a língua nos dentes, só podemos especular. Por exemplo, há um bar em Banjo-Tooie, o Jolly’s (em Jolly Roger’s Lagoon), que mostra quadros com a localização de um dos ovos em Banjo-Kazooie. Para alguns, esse lugar seria responsável pela conexão entre Tooie e Kazooie, afinal, até existem baús no lugar. Seriam eles abertos com a Ice Key?.
Há outros que procuram os outros bônus em Banjo-Tooie que corresponderiam aos outros três ovos coloridos tirados do jogo, como a versão demônio de Bootles, que pode ser desbloqueada hackeando o jogo e libera um curioso sistema multiplayer. Não acredita? Pois então clique aqui! Já em Kazooie, há quem diga que a porta trancada na sala de Gruntilda seja o tão falado “estágio extra”.
0 (3)A questão é que o Stop ‘N’ Swop ter falhado criou um mistério imenso e que cativa muitos fãs assíduos por respostas. Se a Rare dissesse que o Stop ‘N’ Swop será revelado em Banjo-Threeie (terceiro jogo da série, apenas citado no fim de Tooie), boa parte da comunidade compraria o jogo só para tirar a prova. Na verdade, talvez, especulando um pouco, ter feito o Stop ‘N’ Swop uma falha seja o verdadeiro objetivo da Rare: criar um mistério que faria fãs comprarem os jogos só para solucioná-lo. Quem sabe…

O Stop ‘N’ Swop ao longo dos anos

Muitos foram os momentos em que a Rare brincou com os fãs ao mandar mensagens subliminares dos sonhados ovos e a chave de gelo. Aqui vão alguns deles:
  • No game Banjo Pilot (GBA), o livro Cheato dá uma frustrante dica: “Do you want to know about Stop N Swop, eh? I hope you're ready. Here goes...Why don't you STOP annoying me AND SWAP this game for a nice book or something?”. Além de inútil, a dica custa 999 Cheato Pages

  • rwp-stopnswopEm uma brincadeira de primeiro de Abril, um site foi criado (veja imagem ao lado), sugerindo que as respostas viriam num próximo Banjo-Kazooie. A peça foi desfeita quando a Rare se pronunciou alegando não ter nada a ver com o site.

  • Mas é Banjo-Kazooie Nuts and Bolts (XBox 360) que traz mais mensagens subliminares. Bottles oferta o segredo do Stop ‘N’ Swop por 6000 notas musicais. O problema é que não existem 6000 notas em lugar algum do jogo. Mesmo que você tente fazer a troca, a toupeira rouba suas notas e diz que teria que te matar caso você soubesse o segredo. Sinistro, não?

  • gbtgsnsEm Grabbed by the Ghoulies (XBox) da Rare, a empresa coloca a seguinte equação: “Collect Ice Key. Collect 4 eggs. Open Secret Level”. Mas alguém com dúvidas quanto ao estágio secreto de Banjo-Kazooie?

  • Em um dos desafios de Thropy Thomas (ainda em Nuts and Bolts para XBox 360), ele acusa você de ter trapaceado usando o segredo do Stop ‘N’ Swop. Ainda que nós soubéssemos o tal segredo…
banjo_3_-_stop_n_swop

  • Alguns misteriosos ovos coloridos e uma falsa Ice Key podem ser vistos em Banjoland (Em Nuts and Bolts).

  • Lord of Games (em Nuts and Bolts), em uma de suas perguntas, questiona qual o nome da falida conexão entre Banjo-Kazooie e Tooie que os fãs não param de falar sobre. A resposta é meio que óbvia, não? ice key

  • Ainda em Nuts and Bolts, é possível ver marcas de ovos e da chave de gelo em Showdown Town 

  • No Xbox 360, é possível criar uma ligação entre Banjo-Kazooie Nuts and Bolts e os games de N64 Banjo-Kazooie e Tooie (baixados pela loja virtual). Esse Stop ‘N’ Swop têm as mesmas funções das versões originais, além de extras como um tema para o Xbox e novas peças para o veículo de Banjo em Nuts and Bolts.

Stop ‘N’ Swop 2?

bt-sns2-screenIsso mesmo! O pesadelo não acabou nas versões para Xbox 360. Ao fim de Tooie, você libera mais um mistério, o Stop ‘N’ Swop II. Esse não é o local para falar dele, mas, para os curiosos, trata-se de uma lista de conquistas a serem feitas, desta vez envolvendo ovos de Ouro, Prata e Bronze. Estes três ovos substituem, na versão para Xbox 360 de Banjo-Tooie, os Ovos Rosa, Azul Escuro e a Ice Key da versão para N64… Mistério!

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. ual nunk joguei mas pelo segredo para muito bom

    ResponderExcluir
  2. Cara, eu passei mais tempo tentando pegar a chave de gelo do que tentando fechar o game 100%....ahhhaha

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse mito, eu não sabia de nada disso.

    ResponderExcluir
  4. Já li um tópico inteiro numa comunidade de Banjo no Orkut, dedicado a isso.

    Há rumores de que ao passar os ovos de Kazooie para Tooie, você chocaria em dois deles um Mega-Glowbo, que ao ser levado para Humba Wumba, transformaria a Kazooie num dragão (o que tem no jogo mesmo) e o Banjo em um urso polar (!).
    Eu esqueci o que falava dos outros ovos e da Ice Key, mas não falava nada de uma conectividade "reversa" (de Tooie para Kazooie).
    Esse é um dos maiores segredos dos videogames, sem dúvida nem exagero nenhum.

    Pelo que li, me parece que o Stop n' Swop foi aproveitado no Nuts n' Bolts. Mas poderia ter coisa melhor pra aproveitar dele.

    Por fim, alguém poderia refrescar minha memória e me mandar uma foto da tal porta no castelo da Gruntilda, que não abria?

    ResponderExcluir
  5. Eu só consegui pegar o ovo amarelo de Banjo Tooie e desbloquear o Jinjo verde. Eu também nem sabia que existia esse Stop ‘N’ Swop. Mas é um grande segredo.
    @Ness_64, poderia mandar uma foto, mas eu nem cheguei a zerar Banjo-Kazooie.
    Mas eu queria saber por que a Nintendo reduziu o tempo para o jogador trocar o cartucho por 1 minuto?

    ResponderExcluir
  6. tem um jinjo que eu nunca achei no tooie mesmo com detonado
    será que tem algo a ver ou eu que sou ruim mesmo???
    eh acho que eu que sou ruim mesmo

    ResponderExcluir
  7. Nunca tinha ouvido falar nesse mito, mas é bem interessante, otima matéria, o Myth Blasters é uma boa coluna e espero que cresça mais desvendando mitos dos mais variados jogos da nintendo...

    ResponderExcluir
  8. Me senti jogando N64.... Esse maldito Stop 'N' Swop me tirou vááárias noites de sono!

    ResponderExcluir
  9. Pra mim a culpa de não ter saido foi por causa do 64DD que não deu certo.
    Já procurei muita coisa sobre isso tempos atrás, muito rumores e pegadinhas por ae. Mas na boa, como disse na matéria, se não fosse esse mistério, Banjo Kazooie não seria Banjo Kazooie.

    ResponderExcluir
  10. LGUEM PODE ME DIZER AONDE ESTÃO OS OVOS COLORIDOS EM bANJO KAZOOIE NUTS AND BOTS (EU PRECISO MUITO!!!!)?

    ResponderExcluir
  11. @Super mario bros. Dois motivos fizaram a Nintendo ter reduzido esse tempo. Um deles é porque a Nintendo achava que as pessoas poderiam usar o Stop N Swop do Banjo Kazooie para rodar jogos piratas, e outra porque poderia causar problemas no N64 e seus jogos.

    ResponderExcluir
  12. Deviam ter feito igual o cartucho do Sonic & Knuckles, do Mega Driver, que utilizou a tecnologia "Lock On", para conectar os jogos anteriores do Sonic e revelar segredos nos dois jogos (a melhor sacada do mundo dos cartuchos pra mim)... Uma pena a Rare não ter seguido por essa linha, caso o N64 não permitisse reter na memória, pois solução tinha, como podemos ver...

    ResponderExcluir
  13. Pode ser que os 10 segundos tinham causado algum tipo de problema no console ou coisa do tipo, pois esta escrito que ela fez uma revisao no N64 antes dessa mudança. Nao sei, pode ser...

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google