Plug and Blast

Plug and Blast: e-Reader (GBA)

O e-Reader é um dispositivo para o Game Boy Advance lançado em 2002 que pode ler códigos em cartões especiais (como códigos de barra) e inte... (por Felipe Antunes em 25/04/2011, via Nintendo Blast)

Jogos e dados em cartões!O e-Reader é um dispositivo para o Game Boy Advance lançado em 2002 que pode ler códigos em cartões especiais (como códigos de barra) e interpretá-los em dados. Dependendo do cartão, os dados podem conter informações ou algum tipo de mini-game. Vários jogos completos do NES também foram disponibilizados em pacotes especiais de cartões. Você provavelmente ouviu falar pouco sobre o e-Reader. Realmente ele não fez o sucesso esperado. Quer saber por que?

Era dos cartões


Basta passar, ler e jogarCartões de banco, cartões de estacionamento, cartões de vale alimentação, cartões de jogos e dados para GBA. Essa foi a aposta da Nintendo em mais uma das suas inovações. Um scanner LED que lê cartões de papel com dados especialmente codificados. Duas versões foram lançadas no Japão: o e-Reader Original (sem entrada para cabo link), o que pode ler cartões para desbloquear conteúdo do jogo, etc. Depois o e-Reader+ (simplesmente e-Reader na Austrália e América do Norte ), que entrou com uma porta de cabo link para ligar-se com os jogos de Nintendo GameCube, como Animal Crossing e com outros sistemas Game Boy Advance para jogos como Pokémon Ruby e Sapphire.

Nível extra com o uso do e-ReaderA fim de adicionar itens e novos níveis em jogos como Super Mario Advance 4: Super Mario Bros. 3, exigiu-se dois Game Boy Advance e um cabo link. Um link para o GBA com o e-Reader e o outro para o GBA que tinha o jogo, transferindo assim os dados do cartão para o jogo, como novos itens e níveis. Esta função não funciona com o Nintendo DS devido à falta de apoio do cabo link.

Cartões do e-Reader


MarioParty-eNos EUA foram liberados pacotes que contém cartões para:
  • Jogos de NES
  • Novos níveis e power-ups para Super Mario Advance 4: Super Mario Bros. 3
  • Itens e projetos para Animal Crossing
  • Novos treinadores para batalhar em Pokémon Ruby e Sapphire
  • Mini-games, incluindo uma versão exclusiva de Mario Party (Mario Party-e)
  • Game & Watch Cards, originalmente havia planos de lançar todos os jogos Game & Watch em uma série de e-cards, mas somente quatro dos jogos foram oficialmente lançados.
Já no Japão, foram lançados muitos outros cartões. Em 2003, a Nintendo lançou Mario Party-e, um jogo de tabuleiro portátil que inclui numerosas cartas e-Reader, algumas das quais continham mini-games. No entanto, o e-Reader não era obrigatório para jogar o jogo principal.

Dot Code


Cartão com códigos para o e-ReaderOs dados são codificados nos cartões usando o Dot Code, uma tecnologia de código de barras especializada licenciada pela Olympus Corporation. Os cartões do e-Reader podem ter um ou dois conjuntos de pontos sobre eles: uma faixa do lado esquerdo do cartão, ou uma faixa em ambos os lados esquerdo e direito do cartão, ou uma faixa na parte inferior do cartão,  ou ainda uma faixa pequena na parte inferior com uma longa faixa do lado esquerdo do cartão, como o cartão de Trading Card Game ao lado. Jogos menores podem exigir apenas uma placa de varredura (dois conjuntos de pontos de código), enquanto os jogos de NES podem requerer até cinco cartões (utilizando duas faixas de pontos cada), para iniciar a aplicação.






Os jogos do NES lançados em cartões foram:
  • Balloon Fight
  • Baseball
  • Clu Clu Land
  • Donkey Kong
  • Donkey Kong Jr.
  • Donkey Kong 3
  • Excitebike
  • Golf
  • Ice Climber
  • Pinball
  • Mario Bros.
  • Tennis
  • Urban Champion

Informações Técnicas


Para utilizar o e-Reader, basta plugá-lo no GBA como um cartucho de jogo qualquer. Na parte inferior do e-Reader existe uma saída para o slot do GBA e na parte superior o leitor propriamente dito que fornece as informações dos cartões para o GBA. Eletronicamente, o e-Reader é compatível com qualquer console que suporta os jogos do Game Boy Advance, mas pode ser mecanicamente incompatível com alguns sistemas (ele simplesmente não se encaixa), por exemplo, o Game Boy Advance SP também é totalmente compatível, embora o conector do cabo link do SP para o e-Reader não seja utilizado, como ilustra a figura a seguir:


O e-Reader também é totalmente compatível com o Game Boy Player do CG (dispositivo utilizado para utilizar jogos do GBA no Game Cube), como um cartucho comum do GBA. Ele também pode ser conectado ao DS Lite, mas não ao DS original, devido ao seu formato. Porém nesse caso, não será possível usar o recurso do cabo link contido no e-Reader. Ele ainda se encaixa no Game Boy Micro. Ele não possui lacre de região, ou seja, mesmo os cartões japoneses que nunca foram lançados fora do país podem ser utilizados em e-Readers vendidos nos EUA.

O fim do e-Reader


Após 2003, a Nintendo interrompeu o e-Reader fora do Japão devido ao baixo volume de vendas. Como resultado, muitos cartões (em especial os novos níveis do SMA4, uma série planejada de lançamentos do Game & Watch e um conjunto de níveis de bônus para Mario vs. Donkey Kong) nunca foram vistos em outros lugares. Além disso, o Nintendo DS, compatível com os jogos de Game Boy Advance, não foi projetado para trabalhar com o e-Reader. O dispositivo nunca foi lançado na Europa, e a funcionalidade do e-Reader estava ausente nas versões europeias dos respectivos jogos.

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Sempre quis ter um e-Reader (mais ainda um GBA), pois eu tinha uma infinidade de cartas de Pokémon com os códigos... Uma pena mesmo.

    ResponderExcluir
  2. A ideia era ótima, mas foi mal aplicada....

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google