Vem aí

Prévia: Nazo Waku Yakata (3DS)

A Capcom anunciou há algumas semanas o adventure Nazo Waku Yakata, para o 3DS. O jogo adota um estilo gráfico com elementos cartunizados, ef... (por Bruno Grisci em 05/04/2011, via Nintendo Blast)

A Capcom anunciou há algumas semanas o adventure Nazo Waku Yakata, para o 3DS. O jogo adota um estilo gráfico com elementos cartunizados, efeito que deve ficar muito interessante em 3D, com os desenhos bidimensionais em diferentes profundidades na tela. Aliás, o design de personagens e cenários está a cargo de Tadahiro Uesugi e Yukinori Kitajima, responsáveis pelo filme Coraline e por Okamiden, respectivamente. Não existem muitas informações divulgadas até o momento, mas os detalhes liberados já são mais que suficientes para atiçar a curiosidade dos donos do novo portátil.

O enredo ainda não está muito claro, mas Minoru Nakai, diretor do jogo que já trabalhou na série Resident Evil, prometeu que experimentaremos horror, suspense e comédia. O que sabemos é que o personagem principal deve explorar a Mansão Nazu Waku Yakata (daí o título), passando por diversos quartos, interagindo com os objetos e conhecendo os vários nazo6personagens estranhos que vivem no lugar. Esses quartos são bem variados, e a duração das experiências neles (basicamente resolver algum quebra-cabeça) não deve demorar muito, de 5 a 7 minutos. Alguns já revelados mostram salas de massagem, fogos de artifício, lareiras e insetos.

 

Saem os botões, entram as formas alternativas de controle

As diferenças de jogabilidade que tornam este um game muito original são percebidas logo que se começa a andar pela mansão. O jogo não faz nenhum uso dos botões físicos e do d-pad do 3DS, em vez disso devemos usar a stylus na tela de toque como se fosse um mouse. Um cursor, da mesma forma que usamos nos computadores, aparece na tela tridimensional (onde toda a ação ocorre) e se move pelo ambiente de acordo com nossos movimentos com a caneta, e é assim que interagimos com os objetos.

nazo

A movimentação da câmera pelos quartos e feita através dos acelerômetros e giroscópio do portátil, de forma semelhante ao modo de periscópio do Steel Diver. Você move o portátil ao seu redor como se estivesse olhando para os lados e a imagem responde avançando na direção do movimento, o que combina com a proposta de exploração.

 

Uma experiência sonora

Apesar de todas as características citadas acima, o grande destaque de Nazo Waku Yakata é a utilização dos sons na interação com o jogo. O primeiro destaque é o uso do microfone, utilizado para falarmos com os personagens. Os moradores da mansão irão se comportar de acordo com a entonação da sua voz e o que foi dito, então nada de sair falando bobagens por aí.

nazo4

Agora, a grande novidade do jogo é a utilização da tecnologia “Optophonics”, apelidada de “som 3D”, por dar profundidade e localização aos efeitos sonoros. Para ser percebida, é necessário jogar utilizando fones de ouvido, o que não deve ser um grande problema para quem já está acostumado com portáteis, ainda mais se considerarmos que qualquer fone é capaz de reproduzir o efeito.

A Capcom contratou um especialista apenas para a implementação do “Optophonics”, e o efeito realmente é sensacional. Para entender, imagine uma televisão ou uma caixa de som. Todo o áudio vem do mesmo lugar e junto, criando uma certa artificialidade. Com o “som 3D”, o áudio simula o que seria a realidade, com cada som aparentando vir de diferentes distâncias e sentidos, proporcionando uma imersividade absurda. Não entendeu? Sem problemas, escute o vídeo abaixo (ou os aplicativos que a Capcom liberou no site oficial, clicando aqui e depois no ícone roxo do lado direito da página) e experimente você mesmo esse efeito. Lembre-se que é necessário o uso de fones de ouvido, sem eles o áudio fica normal. E se você fechar os olhos fica mais fácil de “entrar” na cena.

Nazo Waku Yakata já está 60% completo e deverá ser lançado no Japão no meio do ano.


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Tipo...muito massa esses efeitos, parece que você ta la dentro do que ta acontecendo e percebe em que posição que distancia...ainda mais se ficar de olho fechado e queto.
    Eu gostei mais dos palitos de fósforo. :D
    O efeito é parecido com os de cinema 3D!?

    ResponderExcluir
  2. É muito bom saber que a Capcom está apostando
    no 3DS; garantia de boas vendas do portátil :)

    ResponderExcluir
  3. Espero q não seja + um "Japan Only"!!! Adoraria testar esse jogo, parece bem promissor!!!

    ResponderExcluir
  4. Tem que sair nas nossas terras também D=

    ResponderExcluir
  5. a do fosforo é a mais legal

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google