Jogamos

Análise: Zenonia (DSiWare)

Um verdadeiro retorno do clássico RPG de ação estilo 16 bits. Uma boa mistura de Zelda (A Link to the Past e Minish Cap), com toques de... (por Alberto Canen em 04/05/2011, via Nintendo Blast)

Zenonia Capa

Um verdadeiro retorno do clássico RPG de ação estilo 16 bits. Uma boa mistura de Zelda (A Link to the Past e Minish Cap), com toques de Diablo e outros RPGs modernos, mais horas de jogo, com diversas missões secundárias, além da principal, e estilo anime dos personagens são algumas das características que fazem de Zenonia uma experiência única e muita divertida.

 

Uma história original!?


Há uma luta já antiga entre o bem (Cavaleiros Sagrados) e o mal (Clã dos Dragões). O herói, Regret, à época, era um bebê que o lorde do mal tem grande interesse. Dupre, o comandante dos Cavaleiros Sagrados, o derrota e desiste do seu cargo para criar a criança misteriosa. Contudo, 15 anos depois, ele é morto por um demônio. A partir daí começa nossa aventura em busca da verdade por trás dessa morte e dos demais mistérios que vão sendo revelados conforme se progride no jogo.

Trailer

Pelo bem e pelo mal

Ainda no começo do jogo temos que fazer uma escolha muito importante para o resto da história. Sério, é bom prestar atenção. Quem não entende absolutamente nada de inglês ou tem mania de ir clicando sem ler para ir direto para a ação pode acabar jogando pelo lado do mal sem querer. É isso mesmo. Você vai flagrar um luta entre o comandante dos Cavaleiros Sagrados (Holy Knights) e a do Clã dos Dragões (Dragon Clan). A pergunta é se quer ajudá-la ou não. Se escolher a opção que vem selecionada – Yes – no lugar da segunda – No – vai trilhar o caminho do mal. Caso contrário, irá seguir pelo lado do bem. Pode parecer meio estranho, um herói deixando de ajudar uma mulher em perigo, mas é essa a situação.

Holy Knights vs Dragon Clan

Pode até parecer maniqueísmo – bem e mal bem definidos – mas não é bem assim. Eles se confundem. Nem tudo é o que parece ser. De forma alguma o herói vai se tornar um vilão, nem deixará seu altruísmo, típico dos mocinhos, de canto. É um conto dividido em duas metades. Algumas informações serão descobertas jogando pelo bem, outras pelo mal. Também mudam as missões da história principal. Para saber todos os fatos e fazer todas as quests vai ter que zerar por cada lado.

Uma jornada longa e diversificada

Os personagens são bem desenhados, em estilo anime, muito bonitos e antes mesmo de entrar na história é necessário escolher dentre uma das três classes disponíveis, mas independente da sua escolha, não muda a história, ainda será o Regret a ser controlado. Vejamos as opções:

  • Warrior (Guerreiro) – usa mais a força.
  • Paladin (Paladino) – usa magia.
  • Assassin (Assassino) – veloz e silencioso.

Zenonia AssassinoZenonia Paladino

A jogabilidade muda conforme a classe, lembrando que não se tratam de lutas por turnos, mas sim de combate em tempo real. Cada um tem habilidades diferentes, as skills, bem estilo Diablo, uma que funciona ativamente e outra de forma passiva. Elas podem ser desenvolvidas conforme a estratégia estabelecida pelo jogador, distribuindo os pontos que vão sendo conquistados conforme se passa de nível. Por sinal, os efeitos desses especiais ficaram bem estilosos, vantagem sobre o 16 bits, que não poderiam realizá-los com facilidade.

Skill Tree ActiveSkill Tree Passive

Existem centenas de tipos diferentes de armas, armaduras e itens de 5 diferentes classes: normal, magic, rare, unique e epic, que podem ser refinados ou combinados para realizar upgrades nos mesmos.Food

A produtora, Gamevil, promete 40 horas de tempo de jogo. Considerando a grande quantidade de missões secundárias, ótimas para aumentar seu level, não fica nada difícil manter a palavra. E o sistema de vida real é muito legal para criar um clima bacana no game, com um sistema cíclico de dia/noite e fome/peso, onde é preciso comer para não ficar cansado e regular o que se leva na mochila ou poderá ficar bem lento.

A trilha sonora é bem simpática, apesar de repetitiva. Ainda assim são oportunas, seja qual for a situação, do drama à comédia, passando pela ação. Os sons dos golpes, especiais ou não, e movimentos também são bons e contribuem bastante para a diversão.

iPhone vs DS

Zenonia iPhoneZenonia foi lançado em agosto de 2008 na Coreia do Sul para celulares, mas só ganhou repercussão mesmo após sua portabilidade para o iPhone em maio de 2009. Finalmente, em setembro de 2010, chegou à DSiWare pela ¨bagatela¨ de 800 DSi points (8 dólares). Atualmente o jogo custa 0.99 dólares para iPhone, mas os preços sempre baixam na App Store depois de um tempo, melhor comparar com o recém lançado Zenonia 3 (28 de abril de 2011) ao custo de 4.99. Realmente a questão dos baixos preços de jogos para celulares tem dado o que falar e, no caso, não tem diferenças entre as duas versões, a não ser os controles, com ampla vantagem para o DS, pois jogar com controles virtuais não passa de um mero quebra-galho, os gráficos, pela própria capacidade de cada aparelho, com leve vantagem para o iPhone, assim como o som, que o DS tem algumas virações, diferente do celular.

Zenonia em português do Brasil!?

O jogo também foi lançado para Android em março de 2010, para PSP em outubro de 2010 e, vejam só, para Zeebo em outubro de 2009, em português brasileiro. Bem que o DS poderia ter seguido o exemplo, um RPG depende muito dos diálogos, e Zenonia tem ótimas falas, que valem a pena serem lidas e aproveitadas. Vale uma amostra no vídeo abaixo:

Zenonia em português

Reconhecimento merecido

  • Best Adventure/RPG Game from The Pocket Gamer Awards 2010: iPhone.
  • Best Game of 2009 by Apple's Rewind 2009.
  • Best RPG Game of 2009 by IGN.
  • Best Role Playing iPod Touch and iPhone Game of 2009 by Touch Arcade.
  • Top 10 iPhone Games of 2009 by AppGamer.
  • Best RPG 2009 by TouchGen.
  • Editor's Choice Award by IGN.

Zenonia – DSiWare – Nota Final: 8.0
Diversao: 8.5 | Jogabilidade: 8.0 | som: 7.5 | Gráficos: 8.0


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. tenho ele no Android. Ta muito bacana, eu curti pra caramba!

    ResponderExcluir
  2. Ótima análise! Se o 3DS nao tivesse ai, Zenonia seria uma boa pedida! Joguei no iPod, mas controles virtuais são um saco!

    Acho que faltou um pouco de imagens do jogo em si na análise.

    ResponderExcluir
  3. Esse jogo é muito bacana e suas sequências não ficam atrás. Que vergonha a ZeeboInc não trazer os outros jogos para os usuários do Zeebom

    ResponderExcluir
  4. @Rafael Neves Obrigado por comentar. Concordo com a sua observação. Acrescentei 2 imagens do jogo. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns
    por essa analize
    depois q eu li zerei zenonia 1 2 4
    a gamevil tambem ta de parabens por ter criado um jogo desses fala serio vc n v um jogo estilo zenonia a cada pagina do google play
    mas e perfeito ai faz uma analize do zanonia 4 quero entender a historia

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google