Blast from the Past

Blast from the Past: The Simpsons - Bart vs The Space Mutants (NES)

“ A TV me respeita. Ela ri comigo e não de mim – Homer Simpson” Matt Groening ao criar a série animada Os Simpsons em 1989, não esp... (por Anônimo em 30/05/2011, via Nintendo Blast)

A TV me respeita. Ela ri comigo e não de mim – Homer Simpson”

imagesMatt Groening ao criar a série animada Os Simpsons em 1989, não esperavam a repercussão e o estrondoso sucesso que ela alcançaria. Os Simpsons é a típica série da TV americana que satiriza a própria televisão e principalmente a sociedade e a cultura norte-americana. Os personagens da família Simpsons viraram símbolos culturais, especialmente Homer Simpsons com suas clássicas frases.

Os Simpsons hoje conta com mais de 450 episódios, 22 temporadas, livros, revistas, 1 longa-metragem animado e vários produtos de merchandising que divulgam ainda mais os personagens e a série. Claro, que a família mais adorada da televisão também ganhou várias adaptações para os games.

A cidade de Springfield serviu de cenário para diversos jogos de diversas plataformas, alguns excelentes jogos outros nem tanto. Os mais recentes games são paródias de outros games com os personagens da família Simpsons. Dessa forma, Os Simpsons além abranger todo o sucesso na TV eles também são sucesso no universo dos games. Contudo, um game especificamente de 1990 conseguiu retratar vários acontecimentos das primeiras temporada dos Simpsons agradando em cheio os fãs e até abrangido novos fãs para a série. The Simpsons - Bart vs The Space Mutants é um game de ação/plataforma que foi produzido pelos estúdios da Acclaim e foi lançado para o NES. Agora você vai saber mais sobre este jogo que é considerado por muitos, tanto fãs da série ou gamers, como um dos melhores games da família Simpsons.

A História do game –  um episódio a parte da série

The Simpsons - Bart vs The Space Mutants.
Numa noite qualquer Bart presencia a chegada de uma nave espacial. Ao verificar a situação, o herói da estória descobre que os mutantes do espaço querem dominar a Terra. E para isso precisam construir uma arma com objetos terrestres. Os mutantes do espaço ainda podem se disfarçarem de humanos. Sabendo quais são os objetos e com a possibilidade de identificar os humanos que são mutantes com seu óculos de raio-x, Bart da início a essa aventura em The Simpsons - Bart vs The Space Mutants.

A Acclaim fez um excelente trabalho ao traspor os personagens da série para esse elogiado jogo. Os gráficos do game são bons, com uma colorização forte, semelhante ao da série mesmo. E a som do game também conta com a música tema da série. Além de algumas vozes digitalizadas e uma trilha para cada um dos chefões do jogo. A jogabilidade do game pode parecer confusa no primeiro instante, mas é só uma questão de costume.

Seria a capa oficial do game?Outro grande atrativo de The Simpsons - Bart vs The Space Mutants é a retratação fiel de vários acontecimentos engraçados da primeira temporada da série animada. Bart em determinado momento do jogo precisa passar um trote em Moe o dono do bar, em outro, ele precisa escapar dos choques do Dr. Marvim ou, até mesmo, derrotar o comediante Sideshow Bob, que foi preso graças a investigações do Bart. É claro que vários outros personagens são mostrados no game, inclusive o restante da família Simpsons (Homer, Marge, Lisa e Maggie). Graças a esse enredo divertido de The Simpsons - Bart vs The Space Mutants que o game é quase que um episódio a parte da própria série Os Simpsons.

Na luta contra os mutantes do espaço

Em The Simpsons - Bart vs The Space Mutants, além da ajuda de vários personagens da série animada, Bart pode utilizar alguns itens na luta contra os mutantes do espaço.

Com meu óculos de raio-x eu posso descobrir quem são os mutantes!Óculos de Raio-X: um dos principais equipamentos de Bart, os óculos de raio-x permite identificar quem são os mutantes se passando por humanos. E se Bart derrotar esses mutantes ele consegue um ícone para completar o nome de alguém da família Simpsons para ajuda-ló na luta contra o chefe.

Lata de Spray: O Spray é usado para pintar os objetos roxos das ruas de Springfield e impedir a construção da arma mutante.

Estilingue: Esse item é utilizado para estourar alguns balões da Krustyland e ajudar em alguns dos mini-jogos dessa fase.

Pistola de dardos: Utilizada na fase do Springfield Natural History Museum para coletar as placas necessárias e paralisar os inimigos.

ÍndiceChave Inglesa: Ativa os hidrantes da fase 1.

Bombas de Cereja: Assusta os animais e inimigos. Contudo, pode convocar os cães raivosos que causam dano ao personagem.

Rockets: Fogos de artifícios utilizados para alcançar janelas,animais e outros itens que estão em lugares inalcançáveis por Bart.

Chave: Quando utilizada na porta da casa de repouso ela serve como um atalho para o início da fase. Esse atalho serve para ajudar o jogador a completar o objetivo da fase 1.

Apito: O Apito é usado para obter moedas extras do Vovô Simpson, mas também serve para atrair cães raivosos.

Eu quero minhas rosquinhas!Imã Magnético: Serve para trapacear e vencer no jogo da roleta em Krustyland.

Rosquinhas: A caixa de rosquinhas são oferecidas a Homer que pode destruir todos os inimigos da tela. Mas só podem ser encontradas na Usina Nuclear.

Krusty: Os ícones com o rosto do palhaço favorito de Bart dá ao garoto uma vida extra.

Jebadiah Springfield: O ícone com o rosto do fundador da cidade dá a Bart alguns segundos de invencibilidade.

Moedas: As moedas servem para a compra de alguns itens, e para fazer ligações. E a cada 15 moedas coletada uma vida extra era ganha.

Um Passeio por Springfield

Durante a aventura em The Simpsons - Bart vs The Space Mutants o jogador encontra várias referências da cidade de Springfield. A cidade de Springfield do game é muito bem retratada e semelhante a cidade do desenho animado.  Confira os detalhes das 5 fases alucinantes do jogo:

  • 1-The Streets of Springfield
O objetivo da fase inicial é esconder, destruir ou pintar 24 objetos (latas de lixo, vasos, portas e sinais) de cor roxa. E para isso Bart precisa usar o spray de tinta e  algumas bombinhas explosivas. E durante essa fase que Bart deve ir ao telefone e passar um trote para o Moe, dessa forma o dono do bar sai para poder xingar o garoto e o jogador aproveita a chance para pintar sua camisa roxa. Bart também deve desobedecer a placa de “Não pise na grama” para poder pintar o uniforme do guarda com seu spray. E ainda anda de skate durante a fase.
 
Além disso, a fase mostra a estatueta do criador da cidade: Jebediah Springfield, o mercadinho (Quick-E-Mart), o cinema que exibe o filme “Space Mutats”, a loja de boliche ("Bowlarama") e até o retiro dos velhinhos, na qual o vovó Simpson aparece para ajudar o netinho. E para completar o vilão dessa fase é o Nelson Muntz que ataca o personagem com balões de água. E o jogador pode contar com ajuda da bebê Maggie, caso tenha recolhido os ícones que formam seu nome.

  • 2- Springfield Monstro Mall
No shopping center!Durante o percurso no shopping center de 3 andares da cidade, Bart precisa pegar todo tipo de chapéu para impedir os mutantes. E ainda ele deve escapar dos sapatos mutantes e deter três vezes o senhor Skiner. No último andar o garoto encontra o verdadeiro chefe, a babá bandida a Sra. Boltz. E é a mamãe, Marge Simpsom que ajuda Bart nessa fase.

  • 3 -Krustyland
Larga do meu pé Sideshow BobNo parque de diversão do palhaço Krusty, Bart deve coletar ou estourar balões espalhados por toda a fase. Nessa fase, Bart pode usar o imã magnético para vencer no jogo da roleta. Além disso o personagem pode arriscar a sorte em vários outros mini-jogos para ganhar vidas extras. Lisa é a personagem que ajuda Bart contra o chefe Sideshow Bob. Para quem não sabe, Sideshow é o personagem que traiu o palhaço Krusty e graças a Bart Simpson ele foi preso e ele sempre tenta se vingar, por Bart ter atrapalhado seus planos.

  • 4-Springfield Natural History Museum
A múmia do museuConsiderada a fase mais difícil do jogo, nela Bart deve coletar 6 placas de saída (exit). No percurso dessa fase Bart vai encontrar aranhas, areia movediça, jacarés, macacos, plantas carnívoras,múmias, cobras, para então poder enfrentar o dinossauro. Esse sub-chefe da fase foi o pesadelo de muitos jogadores. Era necessário pular em uma plataforma (quase invisível no cenário) e assim pular na cabeça do dinossauro. E o verdadeiro chefe o Dr. Marvim Monroe, compensa toda a dificuldade da fase. Homer Simpson ajuda o garoto contra o psiquiatra atrapalhado.

  • 5-Springfield Nuclear Power Plant
Anda Maggie só falta sua chupeta agora!Na última fase do game Bart deve coletar os contêiner radioativos e leva-lós ao reator no subsolo da usina do Sr. Burns. A fase é um imenso labirinto cheio de elevadores e escadas. Nessa fase, Bart conta com a ajuda de toda a família Simpson: Lisa ajuda com as combinações nas portas, Marge leva alguns contêiner para o reator, Homer destrói os inimigos em troca das rosquinhas e Maggie deve ser encontrada, pois completa o reator com sua chupeta. Essa fase especificamente não tem nenhum chefe. O que é uma pena, pois seria bacana poder enfrentar o líder dos mutantes durante a procura dos contêiner radioativos.
Se por algum imprevisto acontecer um Game Over nessa fase, é revelado a grande arma dos mutantes para conquistarem a Terra: um exercito de clones do Homer.

Dificuldade em alta, diversão em dobro

Eu sou um herói americano!Mesmo que The Simpsons - Bart vs The Space Mutants seja considerado um game com alto grau de dificuldade. Na qual, o jogador necessitava além da habilidade referente a jogabilidade, era necessário  pensar, raciocinar e fazer relação com a série de TV (ou utilizar um detonado para facilitar o processo) para poder finalizar o game. Mas o que fez com que o jogador perseverasse neste game foi a sua diversão. O game foi desafiante na medida certa, e conseguiu proporcionar boas horas de entretenimento. E não é atoa que é considerado um dos melhores games da família Simpsons.

“Você pode ter todo o dinheiro do mundo, mas há algo que jamais poderá comprar: um dinossauro! – Homer Simpson

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Esse jogo é um lixo... E lembrei do Angry Video Game Nerd.

    ResponderExcluir
  2. gosto muito dos simpsons ( a serie animada ), porem nos games eles ainda nao se deram muito bem.

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Esse jogo é perfeito! Sem dúvida o melhor dos Simpsons :)

    ResponderExcluir
  4. Esse jogo era muito doido, eu era pequeno e não entendia bulhufas o que tinha de fazer.

    ResponderExcluir
  5. Eu entendia pouco nessa época. Mas morria de rir quando o Bart perguntava se o Mr. Stu estava no bar do Moe.

    Aquela primeira fase é memorável!

    ResponderExcluir
  6. Conheço muitas frases do Homer ^^
    O Homer é quase um filósofo, sério...
    Uma das melhores: "Ao álcool! A causa e solução de todos os problemas."

    ResponderExcluir
  7. Eu joguei no Master System. Tanto esse quanto Bart vs The World. Ambos são ótimos. A primeira fase de Space Mutants é muito bacana. Sem google ou revistas, o jeito era jogar até desvendar o que tinha que fazer. Só demorei para aprender a usar o orelhão. Só o fato de ter Simpsons no vídeo game já deixava todo mundo "amarradão" no jogo.
    E, falando em não dar certo nos games, eu gosto bastante de "The Simpsons Game". Você pode andar por toda Springfield, encontrar todos os personagens. Tem as "ironias" para desbloquear. É bem interessante.

    ResponderExcluir
  8. Alguem se lembra de Virtual Bart do SNES?
    Jogo bacana para passar o tempo.

    ResponderExcluir
  9. Eu gostava do Bart Nightmare pro SNES. Nunca terminei aquele jogo, acho que vou até procurar por aí...

    ResponderExcluir
  10. Concordo com vc, os dois jogos eram ótimos, tanto space mutants como Bart vs the world, também finalizei os dois na raça sem revista, o mais difícil foi o primeiro (um dos mais difíceis de todos para NES) fiquei meses para terminar, não sei qual dos dois é melhor, mais acho que fico com o primeiro, por ter tantos segredos a serem descobertos, uma dificuldade realmente desafiadora mais que dava uma grande satisfação ao vencê-la, isso me prendeu por vários meses, lembro da emoção qudo finalizei pela primeira vez, o outro tambem é muito legal, mais em questão de dificuldade e perde para o primeiro, mais em compensação, possui gráficos melhores e um enredo legal, aonde o Bart passava por diversos países.

    Hoje em dia não tenho mais paciência de jogar esses jogos antigos, a tecnologia mudou demais, e quem esta acostumado com os jogos atuais tem que ter muita disposição de jogar os antigos, principalmente pelo grau de dificuldade que é imenso.
    Por isso que sempre aparece uns sabe tudo pra criticar os jogos antigos e falar que é um lixo, que num presta, que é chato.

    Para mim, a fase do nintendinho foi uma das melhores época dos games de todos os tempos.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google