Enquanto Isso: agora é oficial, o Zeebo irá morrer

Há 3 dias nós noticiamos que a Qualcomm , principal investidora da joint-venture Zeebo Inc. , anunciou que deixaria de aplicar dinheiro na p... (por Jones Oliveira em 31/05/2011, via Nintendo Blast)

ZeeboHá 3 dias nós noticiamos que a Qualcomm, principal investidora da joint-venture Zeebo Inc., anunciou que deixaria de aplicar dinheiro na primeira iniciativa nacional de consoles de vídeo game – o Zeebo. Segundo um ex-funcionário do Zeebo Interactive Studio – estúdio responsável pelo desenvolvimento dos jogos para o console no Brasil e México – a decisão veio depois de uma série de desentendimentos entre investidora, estúdio e empresa. Temia-se que em breve o estúdio fechasse as portas e a empresa anunciasse o fim da curta história do console.

Infelizmente a triste notícia se confirmou nessa segunda-feira, dia 30 de maio, quando a Zeebo Inc. veio a público anunciar que a Zeebo Brasil e o Zeebo Interactive Studio vão fechar as portas no dia 30 de setembro. Até essa data os donos do console tupiniquim poderão continuar adquirindo jogos normalmente pela rede ZeeboNet a preços especiais. Depois dessa data, só lamento. A rede também será fechada.

Confira o comunicado oficial na íntegra logo abaixo:

Em função do realinhamento estratégico dos negócios da Zeebo Inc., as operações da Zeebo Brasil e Zeebo Interactive Studios serão descontinuadas no País. 

A Zeebo agradece o grande apoio dos consumidores brasileiros ao sistema, aos conteúdos e serviços oferecidos desde o lançamento do produto. O call center e os serviços de garantia e manutenção serão  mantidos conforme determina a legislação brasileira.

A loja online ficará aberta até 30 de setembro de 2011. A partir de agora e até essa data, preços especiais serão praticados afim de oferecer aos proprietários do Zeebo a oportunidade de adquirir novos títulos para seu sistema com valores reduzidos.

Os conteúdos adquiridos pelos usuários do Zeebo permanecerão ativos e disponíveis no sistema para uso a qualquer momento.

Ficamos muito tristes com o fim do console e o rumo que as coisas tomaram. É incrível como no nosso país boas iniciativas não conseguem sair do papel, e quando saem sempre tropeçam nos primeiros passos. Apesar de não ter agradado a todos e ser criticado por muita gente, o Zeebo merece o nosso respeito. Descanse em paz.


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. É... ele era um Forever Alone mesmo. Só o PolyStation perde pra ele...

    ResponderExcluir
  2. Quem sabe agora a Tec Toy não se junta com a Nintendo e iniciam um processo de formação da Nintendo do Brasil... / Sonhador on

    ResponderExcluir
  3. @Caco
    A Nintendo não perderia tempo e dinheiro com isso. O que poderiam fazer é começar a produzir seus produtos no Brasil.

    ResponderExcluir
  4. Quando eu pensei em adquirir um, acaba. Realmente o Brasil não tem jeito. Esse console, com a proposta que ele ofereceu, deveria ter tido apoio inclusive do governo para dar certo, diminuindo impostos e tal. Era um produto nacional, e ninguém parou para analizar que no Brasil, o mercado de jogos, tem sim futuro, e muito promissor. Se fosse reavaliado esse sistema de impostos mal feito, o país teria muito mais lucro vendendo mais games, do que vendendo pouco, com o preço entupido de tributos. O Zeebo deveria ter tido sim mais apoio, propaganda, pois era uma proposta muito interessante. Também fico muito triste de não ter dado certo.

    ResponderExcluir
  5. Concordo 100% com o Rubens. É bem porai mesmo, cara!

    ResponderExcluir
  6. Atencao Rubens e Sergio ...Vcs so nao contaram com os politicos brasileiros que só deixam as empresas crescerem se molharem a santa mão deles...vide palocci, dirceu , lulinha , e outros crápulas por ai.. se este pessoal tivesse molhado a mao do palocci ou do dirceu já era uma potencia com dinheiro do bnds a fundo perdido...vai ver eles eram éticos né e todo mundo esta careca de saber q pessoa ética neste país nao tem valor..nem empresa ..aqui só se da bem pilantras e malandros...vide os petistas q estao com a mao no bolo....

    ResponderExcluir
  7. Tipo, jah faz uns 5 meses q não lançam jogos novos pra ele, eles tão nisso de fazer promoção desde janeiro!!!

    ResponderExcluir
  8. A idéia do Zeebo foi boa, mas colocada em prática tarde demais, ele tinha gráficos e jogos muito atrasados se compararmos com os concorrentes diretos PS2 / PS3 / XBox e Wii.
    Mas se vai fechar mesmo, e olha que eu não possuo um, tinha mais é que liberar o download gratuíto e não a preços promocionais, até como um agradecimento aos que acreditaram na idéia e agora serão deixados na mão!

    ResponderExcluir
  9. 1 minuto de silêncio.
    Merecem nosso respeito por terem, pelo menos por um tempo, acreditado no Brasil...
    E fica a esperança de que futuramente novas ideias possam ser levadas a frente, e TENHAM O APOIO DE QUEM DEVERIA APOIAR, mas que em vez disso, enriquecem às nossas custas...

    Valeu Zeebo e descanse em paz! =/

    ResponderExcluir
  10. Sim sim... o que quis dizer foi fazer algo como a Tec Toy fez com a Sega, aparelhos e jogos fabricados no Brasil, com manuais e caixas em Português (BR) e quem sabe também algumas localizações. (Vide Phantasy Satar II para Mega Drive)... Sei que é sonhar alto, mas seria muito bacana ver a Tec Toy tratando dos produtos da Nintendo como fez com os produtos da Sega no passado...

    ResponderExcluir
  11. Uma pena que tenha ido tão cedo. :/ A proposta de baixar jogos direto no console era realmente interessante e poderia dar certo se tivesse um maior investimento e blá blá blá.

    Agora será um item de colecionador dentre os basileiros. E acho que será lembrado pelos gamers dessa geração por um bom tempo.

    ResponderExcluir
  12. galera estupida, fica criticando o console brasileiro! a maioria de vcs nem tem grana nem pra comprar um wii, e ainda vem falando bobagem! bananas!

    ResponderExcluir
  13. Lamento a estratégia da Tectoy. Um grande erro competir com grandes empresas. Tinha é que se concentrar em um hardware barato, criar uma boa e simples ferramenta de produção de jogos, abrir para pequenas empresas nacionais e universidades, e que a filosofia dos jogos fossem diferentes da atual. Trazer inovações de jogos e novos titulos já seria uma boa coisa. Tentar trazer titulos consagrados para uma maquina com baixo poder era inevitável comparações e repúdio do público. Bom, é o que vocês acham?

    ResponderExcluir
  14. O grande ponto positivo do zeebo foi combater o cosumo de jogos piratas. Só faltou ele combater e vencer a concorrência dos consoles piratas também

    ResponderExcluir
  15. O zeebo até tinha uma propsta boa, mas esbarrou na falta de incentivo fiscal do nosso país. Agora que descanse em paz e vendo tudo isso lembro-me muito bem a época em que Sega e Tec Toy investiam pesado nos 16 e 8 bits, acho que nem a Nintendo tinha tanta consideração por nós, tinha-mos o clube sega, a revista Supergame, um programa de tv apresentado pelo Rodrigo Faro(pula essa parte :P)e mais ah jogos em português, shining the darkness, phantasy star e outros e jogos 100% nacionais como castelo rá-tim-bum e pica-pau. nunca uma empresa do ramo tratou o nosso país com tanto respeito, alguém se lembra de Riven?DUBLADO E LEGENDADO em portugês para sega saturn e pc? Zeebo, descanse em paz, e viva a Sega e Tec Toy, por acreditarem no nosso país de m.... que não investe nada em ninguém. : (

    ResponderExcluir
  16. Os jogos feitos pelo próprio estúdio do Zeebo são simples, mas bem bacanas. O problemas são os ports toscos de celular a relativa lerdeza do sistema e o desperdício com coisas bobas como dar teclado USB de graça e o serviço de Internet. Ele parecia ser pensado pra pessoas com pouca grana, mas pessoas com pouca grana compram videogames antigos usados (pso e tal).

    Acho que dificilmente o Zeebo teria muito sucesso por conta da concorrência com os usados. Mas incentivos fiscais realmente ajudariam bastante, tanto pra baixar o preço do hardware quanto dos jogos mesmo.

    A ideia de conteúdo educativo acho cilada também. Melhor investir em jogos bacanas e com conteúdo leve com os jogos de esportes de rua brasileiros com cenários brasileiros muito bacanas feitos pelo próprio estúdio Zeebo do que essa ideia errada de montar jogos de pintar e tal achando que alguém vai pagar 30 (fora o videogame) nisso...

    Enfim, jogos simples demais hoje em dia há de graça aos montes. Melhor mesmo as empresas investirem em software porque hard por aqui é complicado ainda...

    ResponderExcluir
  17. Proposta Boa? desde o começo estava tudo errado, estavam se achando demais, vendiam o que não tinhamm, falavam que iria rivalizar com os grandes consoles da Atual geração, que era melhor que um PS1 e N64, que chegava ao nivel do PS2 e isso e aquilo, que seria um baita de um video game, mas no fim veio algo pior que PS1 e N64, onde o processador não aguenta nem o Menu, os jogos então nem se fala, ports porcos de jogos de celular e os jogos próprios que além de simples eram um tanto mal feitos, e por favor né jogos "educativos" é furada, claro o console não aguentaria muita coisa, não é porque é brasileiro que eu vou apoiar um console de pessima qualidade e de gosto duvidoso, e um preço alto, qualquer Celular com java tem jogos e desempenho muito Melhor que o Zeebo, Zeebo é uma vergonha, e uma coisa pq ainda investem em jogos 8 Bits? sendo que a geração 16 bits além de mais atraente, tem mais jogos de qualidade e não é tão dificil de ser emulada hj em dia.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google