Perfil

Perfil: Cuccos (The Legend of Zelda)

O que um Zelda precisa para ser um Zelda? Dungeons e chefes gigantes? A presença de Link e da princesa? Inúmeras armas e itens... (por Alex Sandro de Mattos em 19/05/2011, via Nintendo Blast)


Galinha de perfil... RÁ!!O que um Zelda precisa para ser um Zelda? Dungeons e chefes gigantes? A presença de Link e da princesa? Inúmeras armas e itens colecionáveis? Pode ser. Mas você já pensou se não houvesse os Cuccos, as galinhas do jogo? Pois é, por isso dedicamos essa matéria para as aves da série. Então, chega de enrolação e de gripe aviária e vamos dar espadad…, quer dizer, falar sobre os Cuccos.

Perfil … de galinhas??

O universo de Zelda sempre mesclou espécies de animais ou referência a alguns, principalmente entre as diversas raças e monstros existentes. Mas é comum aparecer espécies em sua forma natural e as galinhas são exemplos disso. Certamente você deve estar pensando “mas galinhas tem em todos os Zeldas”. Na realidade, em quase todos. O excelente Wind Waker para o GameCube, por exemplo, não tem as famosas aves que foram substituídas por porcos. Os dois primeiros capítulos da saga, The Legend of Zelda e Zelda II: The Adventure of Link, ambos para o NES, não tinham galinhas. Elas apareceram pela primeira vez em A Link to the Past, para o Super Nintendo.

Sejamos justos: não chame as pobres aves de galinhas ou chicken. Sejamos educados e falemos o nome correto dos futuros franguinhos: Cuccos. E o que podemos falar dos Cuccos? Ora, que são temperamentais, não gostam de ser incomodados e quando veem um certo anão de roupas verdes saem correndo. E você já parou para pensar o quão importante são os Cuccos na série para o herói progredir? E na diversidade que há, que vai desde galinhas caveiras até douradas? Vamos relembrar as participações das aves nas aventuras.

A (ga)linhagem dos Cuccos em Zelda

  • A Link to the Past

"Passarinho quer dançar..." Kakariko Village tem um nome que nos faz lembrar de galinhas. Pois bem, é na vila do jogo do SNES que as aves apareceram pela primeira vez. E nem os 16 bits impediram de Link apavorar os pobres animais: foi aqui que o instinto matador de muitos jogadores começou. Caso desse espadadas consecutivas nos Cuccos, um esquadrão começava a atacar Link e arrancavam um coração da vida do herói a cada dano. Só era possível se livrar saindo da área. Em Dark Só restou os ossos! World, os Cuccos também estavam presentes, porém, na forma de caveiras. Será que Ganon matou a sua fome? Talvez. Mas se tentasse acertar as pobres aves com a espada, elas soltavam o mesmo som e atacavam do mesmo jeito. Quem mandou matar as aves mortas?

Cucco_Revenge

  • Link’s Awakening

Esse Zelda é um dos mais diferentes com relação aos Cuccos. As aves podiam ser encontradas em Mabe Village, mas inicialmente não era possível levantar as aves. Por quê? Ora, porque era preciso usar o Power Bracelet (!!) para que Link link's awakening pudesse levantá-las e arremessá-las. Precisa comer mais feijão, hein?

FlyingRoosterdeadHavia um Cucco exclusivo, o Flying Rooster que ajuda Link a conseguir a chave para a Eagle’s Tower. Se tocar a Frog’s Song of Soul que você aprende em Signpost Maze com Mamu, debaixo do cata-vento onde o galo voador descansa, você pode ressuscitá-lo. Os Cuccos normais não fazem nada quando você os levanta, mas com o Flying Rooster Link pode voar. O galo acompanha o FlyingRooster herói por todas as partes do mapa, exceto nas dungeons.

Em Koholint, havia uma casa com um homem e cheia de galinhas. E para mostrar que esse Zelda é ‘diferente’, é o único episódio da série em que é possível matar os Cuccos. Ficou interessado e quer saber como? Sentimos muito, nós respeitamos os animais e não queremos chacinas por aí... (é só usar o Magic Powder ou a Magic Rod, a varinha mágica... VINGANÇA! Muahahahaha!)

  • Ocarina of Time

Os Cuccos estavam espalhados por vários lugares de Hyrule em Ocarina. Havia um na entrada de Gerudo Valley, para saltar para a parte mais baixa do local. Esta técnica, conhecida como Cucco Gliding – um dia irá se transformar em um esporte – podia ser usada em diversos locais, como em Zora’s River para conseguir Pieces of Heart e, ao contrário do galo de Link’s Awakening, elas não voam, somente deslizam lentamente para baixo.

depenando OoT

Para entrar no castelo de Hyrule, o herói precisa esperar o ovo (Pocket Cucco) chocar para acordar Talon e só depois empurrar as caixas na única entrada. Em Lon Lon Ranch, você encontrava o mesmo Talon em uma casa cheia de galinhas e havia algumas pelo rancho. Era possível "atropelá-las" com Epona e Link ficava imune aos ataques (contribuição de Super mario bros., nosso leitor e atropelador de Cuccos) . Em Kakariko Village, Anju pede para que você reúna as galinhas pela vila para ganhar um bottle. O mais estranho é que uma delas está no alto, atrás do moinho de vento (como ela foi parar lá se galinhas não voam?) e outra dentro de uma caixa (como diabos ela foi parar ali?). São questões que nunca serão solucionadas...

Ainda tinha um Cucco azul chamado Cojiro, que era usado em uma quest onde Anju pede que você leve a ave para Grog, o irmão dela. E ver Link sendo massacrado pelas galinhas tridimensionalmente é divertido. Jogadores esfomeados por um franguinho assado aprenderam aqui a não atacar os Cuccos. Ao dar espadadas seguidas, o Cucco cacareja alto enquanto Link fica paralisado e surgem galinhas de todas as direções para derrubar Link.

  • Majora’s Mask

"Meu pintinho amarelinho, cabe aqui na minha mão.." Em Majora’s Mask os Cuccos não são usados efetivamente como em Ocarina, apesar de ter as mesmas características. Há um Cucco no celeiro em Romani Ranch e Cuccos bebês em Cucco Shack, um local no rancho. Lá é preciso ‘amadurecer os pintinhos’ (SEM DUPLO SENTIDO!) usando a Bremen Mask, aquela que parece com uma águia. Ao usá-la para marchar, os filhotes te seguirão e começarão a estourar como pipoca, se transformando em Cuccos adultos. Após isso, você recebe a Bunny Hood.

Eu vou, eu vou, pra casa agora eu vou

  • Oracle of Ages e Oracle of Seasons

Os Cuccos apresentam as mesmas características vistas em Link’s Awakening em ambas as versões. Um detalhe interessante é o efeito da Mystery Seeds sobre as aves. Quando um Cucco é atingido pela semente se transforma em sua forma bebê e não pode danificar o herói. Em Oracle of Seasons, há o Mt. Cucco, uma montanha onde Link usa uma ave para voar sobre a área, recuperando a Spring Banana. O Flying Roosters também pode ser encontrado na montanha.

  • Four Swords Adventures

O esquema em Four Swords Adventures é o mesmo visto em A Link to the Past.

  • The Minish Cap

A galinha dos ovos de ouroOs Cuccos têm o mesmo comportamento violento dos outros jogos portáteis, portanto evite provocá-los. Em Minish Cap, aparece um Cucco dourado em um minigame onde é preciso capturá-los antes que o tempo se esgote. As aves douradas escapam com mais frequência do que os Cuccos brancos. Em Swiftblade’s house, se Link estiver na forma minish, é permitido fundir filhotes Cuccos com Kinstones. Elas só aparecem em Hyrule Town.Cucco!

  • Twilight Princess

Cucco_(Twilight_Princess) Há galinhas de diferentes cores em Twilight Princess, porém, mesmo adulto, o herói consegue se utilizar da habilidade voadora para conseguir rupees e pieces of heart. Uma pena que no game, ao espancar um Cucco seguidamente, não há a vingança como nos outros jogos. Acontece que, após a sequência de espadadas, você passa a ter o controle da galinha por dez segundos. Na forma de lobo, você pode conversar com os Cuccos que passam informações importantes, como a forma que as crianças de Ordon desapareceram. Em Lake Hylia, você pode escolher uma galinha e saltar do alto para pousar sobre um local e receber rupees e um piece of heart.

oocca Outro tipo de galinha, as Oocca, são comuns em City in the Sky e são usados como uma galinha comum. Nas dungeons você também pode encontrá-las e elas apresentam a mesma função da Farore Wind de Ocarina of Time: salvar o local da dungeon onde você parou.

TP_-_Golden_CuccoEm Hidden Village existe uma outra galinha, o Cucco Leader. Ele é o líder de todos os gatos da vila, não é arrogante e deseja o bem de todos. Também há um Cucco dourado, que voa mais rápido do que outras e é usada para chegar a Sacred Grove. Ao contrário das outras aves do game, a galinha dourada não pode ser controlada.

Seguuuuuura!

  • Phantom Hourglass

Os Cuccos aparecem em Phantom Hourglass e a única diferença para outras versões é que nesta as aves atacam com mais velocidade, o que pode ser letal para o jogador.

  • Spirit Tracks

No jogo, as galinhas podem ser transportadas em vagões de carga e são usadas em sidequests. Comprando Cuccos em Castle Town e levando-os para Aboda Village, Link recebe uma Force Gem. Trazendo cinco galinhas para Rael em Sand Sanctuary, o herói recebe outra Gem. As aves também são utilizadas para chegar à Stamp Station e podem ser convocadas em qualquer lugar usando a Song of Birds.

Quem quer um frango assado?

E depois de toda essa linhagem, será que ser atacado pelas galinhas em 3D será divertido? Ou quem sabe poderemos dar espadadas em qualquer direção nos Cuccos em Skyward Sword? Enquanto isso, Link ainda resiste: tem sempre que salvar um reino sozinho, vive de uma dieta de potions e leite e não pode nem comer um franguinho…


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Quem mandou matar as aves mortas?
    morrii

    ResponderExcluir
  2. quem nunca matou a maldita galinha? É muito bom, que isso.. huahauha

    ResponderExcluir
  3. Só aqui no Nintendo Blast você tira água de pedra, encontra pêlo em ovo e consegue tapar o sol 'ca peneira.

    Uma mátéria desse tamanho para uma "simples galinha". Empenho, dedicação e vice-versa.

    Muito bom, Alex!

    ResponderExcluir
  4. "A (ga)linhagem dos Cuccos em Zelda"

    hahahahahaha
    Se superou nessa, Alex!

    Parabéns pela criatividade, cara! Mto bom mesmo!

    ResponderExcluir
  5. A NintendoBlast é o único blog da Nintendo na internet brasileira com um Troll de estimação. (We feed this troll)

    Parabéns, Alex! Muito boa a matéria!

    ResponderExcluir
  6. PTEGH - Pessoas pelo Tratamento Ético das Galinhas de Hyrule.

    ResponderExcluir
  7. A primeira coisa que fiz no Zelda: LtP foi atacar galinhas, me arrependo profundamente...hahahha

    ResponderExcluir
  8. Uma coisa bem legal também era atropelar as galinhas com Epona em Lon Lon Ranch (OoT), elas ficavam correndo atrás do cavalo e nem te feriam.
    "A (ga)linhagem dos Cuccos em Zelda"
    hsauhsuahsuuhs também gostei dessa.

    ResponderExcluir
  9. LOL

    O Cuccos tiveram um texto maior que o Sheik O-o

    ResponderExcluir
  10. Obrigado Doug, Excova e Jedi :)

    @Excova: aqui é só na galinhagem mesmo LOL

    @Thiago Padawan: ainda bem que me adotaram, senão ... forever alone hahahah XD

    @Ofensivo por Natureza: pô, se vc já é ofensivo por natureza, imagino o q vc fez com as pobres galinhas.. elas são inimigos mortais! :P

    @Super Mario Bros: é verdade, também fiz isso uma vez. Bem, por causa dessa sua contribuição, já adicionei no texto essa maldade. hahahha :)

    ResponderExcluir
  11. Ótima matéria! Dá pra sentir a nostalgia daqui... hehe

    ResponderExcluir
  12. ""Lá é preciso ‘amadurecer os pintinhos’ (SEM DUPLO SENTIDO!)""

    RINDO ALTO AQUI!

    Otima materia.

    ResponderExcluir
  13. No problems deixa o pinto pequeno

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google