Plug and Blast

Plug and Blast: Nintendo GameCube controller

O Nintendo GameCube controller , um dos controles mais bonitos criados pela Nintendo, é o controle padrão para o console Nintendo GameCube. ... (por Felipe Antunes em 30/05/2011, via Nintendo Blast)

Controle por vários ladosO Nintendo GameCube controller, um dos controles mais bonitos criados pela Nintendo, é o controle padrão para o console Nintendo GameCube. O controle foi desenhado para se adequar melhor nas mãos, e tem a função Rumble (tremer) embutida. O controle tem os tradicionais botões direcionais em forma de cruz (D-pad), e como o DualShock do PlayStation, possui duas alavancas analógicas. Seus botões são o Start/Pause, os botões de ação A (verde), B (vermelho), X e Y (prata), gatilhos R e L nas bordas (que afundam com apenas um toque) e o botão Z (posicionado sobre o R). Há uma versão wireless, que usa pilhas e funciona por radiofrequência, o Wavebird. Quer saber mais sobre esse belíssimo controle?
Botões do controle

Cores e modelos


Orange SpiceO GameCube foi vendido em várias cores diferentes. As duas cores mais comuns foram o Indigo (cor padrão) e o JetBlack (preto). Controles na cor Orange Spice também foram disponibilizados. Eles vinham juntamente com o console na cor adquirida ou vendidos separadamente. Porém no Japão houve ainda as cores Emerald Blue, que parecia um azul turquesa e Indigo Clear, transparente como o do Game Boy Advance. A Nintendo também lançou muitas edições especiais e limitadas dos controles Platinumdo GameCube, como o muito conhecido Platinum (prateado), porém a maioria no Japão (pra variar…), como o  Starlight Gold (dourado), Crystal White (branco) e Symphonic Green (verde) na Europa. Incluindo uma versão especial do Resident Evil 4, com o topo prateado e parte inferior preta com o logotipo). Ainda existe uma versão não oficial que o controle tem o formato de uma serra elétrica, em homenagem ao Resident Evil 4.

Controle Resident Evil 4
Também foram criados diversos controles temáticos Mario, Luigi e Wario (os três respectivamente nas cores vermelho, verde e amarelo e com o logotipo do personagem) lançados exclusivamente no Japão.

Controle MarioControle LuigiControle Wario

WaveBird Wireless Controller


WaveBirdO controle WaveBird é o controle sem fio do GameCube com base no mesmo projeto que o controle padrão. Ele se comunica com o sistema GameCube sem fio através de um receptor conectado a uma das portas do sistema. É alimentado por duas pilhas AA. Como medida de conservação de energia, o WaveBird falta a função de vibração do controle padrão, o que fez com que não se tornasse muito conhecido.

Uso no Wii


GameCube no WiiDevido à capacidade do Wii de rodar jogos do GameCube, existe uma entrada no próprio Wii que permite usar controles do GameCube. Ou seja, para jogar games do GameCube no Wii você necessita usar controles do GameCube, não podendo ser jogados com o controle padrão do Wii.

No Japão também foi lançado um controle branco do GameCube para combinar com a versão branca do Wii.

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Gostei do controle do RE4 bem criativo, mas deve ser muito estranho jogar com ele

    ResponderExcluir
  2. O controle mais ergonômico que já usei

    ResponderExcluir
  3. Já eu não gosto tanto assim desse controle. Fica pequeno na minha mão.

    ResponderExcluir
  4. Ainda tô pra jogar o GC, eu parei de comprar consoles depois do N64 :(

    ResponderExcluir
  5. Por isso é que eu amo meu GameCube. O controle mais confortável da história da humanidade!!!

    ResponderExcluir
  6. aff espero conseguir o meu pq quero jogar gc no meu wii e zerar zelda wind waker

    ResponderExcluir
  7. eu tenho na cor preta, muito bom o controler, so na gostei do D Pad.

    ResponderExcluir
  8. Realmente, o controle é muito confortável. Seu único defeito, na minha opinião, é o D-Pad mediocremente minúsculo... Na boa, é horrível usá-lo...

    ps. Não sei porque o povo curte tanto esse negócio de rumble nos controles... Seilá, o treco ficar tremendo na tua mão é meio "esquisito" kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. Eu nunca tive nada contra o controle do GC (exceto, também, pelo D-Pad muito pequeno)... mas, interessantemente, a própria Nintendo considera o controle do GC uma "pequena falha"....

    ResponderExcluir
  10. Não sabia que o WaveBird não tinha vibração... que pisada...

    ResponderExcluir
  11. Digam o que quiserem: o controller do Gamecube é o melhor controle que já joguei :)

    ResponderExcluir
  12. Além do D-pad, o botão Z tb é ridiculo, vamos concordar...

    Do resto ótimo controle.

    ResponderExcluir
  13. Muito bom mesmo esse controle! ^_^

    ResponderExcluir
  14. Ainda tó para jogar neste controle, mais me parece bem confortavel.

    ResponderExcluir
  15. eu ainda uso até os momentos de hj, como estou jogando varios jogos de gamecube no meu wii, eu uso e tenho que usar sempre eles! eu atualmente tou jogando mario party 6 e 7, e o jogo que mais gostei no gamecube pelo wii foi o paper mario ttyd.

    ResponderExcluir
  16. e aquela versão não oficial do controle baseado em zelda??aquilo sim ia dar gosto de jogar!!concordo com o amigo heitor,eta lugarzinho ridiculo pra colocar botão z!!fora isso,o controle é sussa!!cabe na minha mão e responde bem os comandos!!o meu já ta todo encardido por uso!!!

    ResponderExcluir
  17. Apenas uma questão de costume para os que não gostam sem experimentá-lo. Esse controle é realmente belo e precisamente ergonômico.

    ResponderExcluir
  18. É verdade que esse controle deu muita dor de cabeça para as thirds?

    ^^v

    ResponderExcluir
  19. Eu tenho esse controle branco do apão, comprei ano passado novinho

    ResponderExcluir
  20. O meu controle é "alternativo", e tá puxando pra um lado. É um inferno jogar com ele. Me venderam já com problema. "¬¬
    Mas ainda assim é muito confortável.

    ResponderExcluir
  21. Nunca tive a chance de jogar em um GC. Mas pelo visual do controle, deve ser muito mais confortável que jgoar no 64... Agora só quero mais ainda jogar num GC ou Wii D:

    ResponderExcluir
  22. Só faltava ter os mesmos jogos e a popularidade que o PS2 tinha.

    ResponderExcluir
  23. esse é um dos controles q mais me surpreendeu, pois apesar do q parecia (pra mim, pelo menos) ele é mto bom e confortável d usar

    ResponderExcluir
  24. @André Luiz Horrível é a sua bunda! Esse é um dos melhores controles já criados, ele não é como o Wii Mote que dá até para enfiar na bunda! XD

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google