Top 10

Top 10: Games que inspiraram desenhos animados e animes

É comum no universo dos games a adaptação de desenhos animados para os videgames. Desde que me entendo por um apreciador de games, sempre pu... (por Anônimo em 07/05/2011, via Nintendo Blast)

É comum no universo dos games a adaptação de desenhos animados para os videgames. Desde que me entendo por um apreciador de games, sempre pude desfrutar da possibilidade de jogar com alguns dos meus personagens animados favoritos. Na época do NES é impossível não me esquecer da dificuldade de The Simpsons: Bart vs. the Space Mutants ou da simplicidade com alto nível de diversão de Tiny Toons Adventures e de The Flistones Rescue of Dino & Hoppy. E no Super Nintendo o destaque vai para Animaniacs, Mickey & Donald - Magical Adventure 3, Goof Troop e até mesmo o que foi baseado em uma animação de grande sucesso dos cinemas The Lion King. Realmente existe uma infinidade de jogos com personagens transpostos diretamente dos desenhos animados para os diversos consoles e portáteis da Nintendo. Entretanto, os games também servem de inspiração para os desenhos animados, alguns desses acabam sendo um verdadeiro sucesso e outros mal finalizam sua primeira temporada. E o Top 10 de hoje, vai mostrar os grandes jogos (e personagens) que receberam sua adaptação para os desenhos animados e animes!

10.Viewtiful Joe

Viewtiful Joe tem sua primeira aparição nos games em 2003, com certa exclusividade no GameCube da Nintendo. A história do game mostra Joe e sua namorada Sylvia levados para dentro do filme do Captain Blue, o super-herói favorito de Joe.  Dentro de Movieland, Joe se transforma em Viewtiful Joe para tenta resgatar sua namorada Sylvia. E sua adaptação para os animes não tardou, em 2004 com um total de 51 episódios o enredo do personagem nos games ganhou sua versão animada.

9.Sonic

O mascote da Sega que por muito tempo foi rival da Nintendo, teve sua primeira série animada em 1993. The Aventures of Sonic the Hedgehog mostrava o Porco espinho na luta contra o maléfico Dr. Robotnik. As semelhanças do enredo do desenho com o do jogo era o protagonista Sonic e o seu amigo Tails, o antagonista Dr Robotnik e determinados cenários que lembravam apenas algumas fases do jogo. A série animada The Aventures of Sonic the Hedgehog teve 65 episódios.

8.Monster Rancher

Monster Rancher foi o anime baseado no jogo homônimo produzido pela Tecmo. A série animada
Monster Racher contava a história do fanático jogador de vídeos-game Genki, que ao adquirir um game novo ele é transferido para dentro do jogo.  Nesse mundo, o chamado Monster Rancher, Genki juntamente com Holly, e os monstros, Suezo, Mocchi, Lebre, Tigre e Golem, devem encontrar o disco da Fênix e revive-la e impedir que vilão Moo possa controlar todos os monstros e destruir o Monster Rancher. A série animada Monster Rancher foi exibida de 1999 a 2002, tendo 3 temporadas e um total de 73 episódios.

7.The Legend of Zelda

O nosso herói de Hyrule também ganhou sua adaptação para os desenhos animados lançando em 1989. A série animada The Legend of Zelda era um segmento de The Super Mario Bros. Super Show, e era exibida sempre às sexta-feira. Após o siticom dos personagens Mario e Luigi “reais”, o desenho The Legend of Zelda era apresentando mostrando Link e a princesa Zelda que defendiam o Reino de Hyrule do vilão feiticeiro Ganon que queria capturar a Triforce.

O desenho era baseado nos dois primeiros games da saga lançados para o NES (The Legend of Zelda e Zelda II: The Adventure of Link). A serie animada tentava fazer várias referências aos games seja nos monstros, nos cenários ou nos itens utilizados. The Legend of Zelda a série animada teve um total de 13 episódios com uma média de 15 minutos de duração cada.



6.Street Fighter

A popular série de luta da Capcom, também inspirou a criação de duas séries distintas de desenhos animados baseado nos lutadores de Street Fighter. Sendo uma versão produzida pelos americanos da InVision Entertainment conhecida como Street Fighter - The Animated Series e a outra, o anime japonês Street Fighter II Victory.
Ambas as histórias por mais que eram baseadas no game, tinham enredos bem diferentes. A versão americana lançada em 1995, mostrava o personagem Guile como o protagonista, que juntamente com outros lutadores do game tentavam combater os crimes M. Bison e sua organização.  Street Fighter - The Animated Series teve um total de 26 episódios e na verdade tinha a trama mais semelhante ao filme de ação real Street Fighter: A Batalha Final.

Enquanto, Street Fighter II Victory lançado em 1995 com um total de 29 episódios, retratavam as aventuras dos lutadores Ken e Ryu que percorriam o mundo com o intuito de aperfeiçoar as suas habilidades de lutas. O vilão dessa versão também é o M. Bison e dupla encontra vários outros personagens durante a sua jornada.




5.Super Mario Bros

Nosso querido encanador bigodudo também inspirou uma adaptação para os desenhos animados. Na verdade, Mario ganhou 3 adaptações, todas baseadas em seus games. A primeira delas The Super Mario Bros. Super Show foi inspirada nos dois primeiros game do encanador da Nintendo (Super Mario Bros. e Super Mario Bros. 2), e foi lançado em 1989 com 52 episódios. O programa era dividido em duas partes, o primeiro era uma espécie de sitcom com os personagens reais de Mario e Luigi. E a segunda parte, era o desenho animado que mostravam os irmãos encanadores que moravam no Brooklyn e que acidentalmente foram parar no Reino dos Cogumelos. E agora, os irmãos Bros tinham que arrumar uma maneira de voltar para casa, além de derrubar a tirania do Rei Koopa juntamente com Princesa Toadstool, e seu fiel escudeiro Toad.
 
The Adventures of Super Mario Bros. 3 baseada no jogo Super Mario Bros. 3 do NES, foi lançado em 1990 e tinha 26 episódios que mostravam Mario, Luigi, Princesa Toadstool e Toad lutando contra Bowser Koopa e seus Koopalings.
Super Mario World foi a última adaptação (até agora) do Mário para os desenhos animados. Foi lançado em 1991 e com apenas 13 episódios, e era vagamente baseada no game homônimo do Super Nintendo. Super Mario World retratava as aventuras de Mario, Luigi e Princesa Toadstool em Dinosaur Land. Que além de escapar do Koopa tinham que cuidar do Yoshi, que foi representado como um dinossauro curioso de grande apetite.

Dos 3 desenhos animados do personagem de maior sucesso da Nintendo The Adventures of Super Mario Bros. 3 foi o que se mostrou mais fiel ao jogo. Além das semelhanças nos personagens e inimigos, era possível ver os diversos power-ups do Mario. E também deram continuidade ao enredo (cada episódio era segmento do anterior), o que se assemelhava mais a narrativa do jogo.


  

4.Kirby

A bolota cor de rosa da Nintendo, que pode sugar e absorver outros poderes, e que já estrelou vários jogos da companhia, ganhou seu próprio desenho animado em 2001. Kirby: Right Back at Ya! ( no Brasil  ficou conhecido como Kirby e Seus Poderes) foi uma série animada do personagem de 100 episódios. Kirby: Right Back at Ya! mostra a história de Kirby, um guerreiro estrelar, que acaba caindo com sua nave na Dreamland. Na Dreamland Kirby deve combater o Rei Dedede e conta com ajuda de vários amigos, inclusive o Meta Knight, outro antigo guerreiro estrelar.
O enredo de Kirby: Right Back at Ya! não foi baseado em nenhum jogo específicos da série. Contudo, continha vários elementos e referências do jogo. O protagonista Kirby conta com todas as suas habilidades semelhantes aos games, o antagonista da história, o Rei Dedede, e até o Meta Knight que não se sabe se ele é especificamente um amigo ou inimigo de Kirby.

3.Donkey Kong

Um dos ícones do universo Nintendo, o macaco Donkey Kong, também teve sua série animada também conhecida com o mesmo nome da série de jogos do SNES: Donkey Kong Country. O enredo da série mostrava Donkey Kong encontrando o “Coco Mágico de Cristal”, item que dava a ele e seus amigos bananas que os deixavam mais forte e inteligentes. O que permitiam lutar contra os inimigos enviados por K. Rool e Kaptain Skurvy, que queriam roubar o “Coco Mágico de Cristal”.
Diferente dos demais desenhos animados desse Top 10, Donkey Kong Country foi todo feito em computação gráfica, com o intuito de combinar com o estilo artístico do jogo. Sendo uma produção da parceria de estúdios da França com o Canadá, a série foi lançada em 1996 e teve um total de 40 episódios.



2.Mega Man

O robozinho azul da Capcom em 1995 ganhou sua primeira série animada. O desenho animado Mega Man era baseado nos primeiros jogos do robô lançados para o NES (Mega Man 1 ao 6) e SNES (Mega Man 7). O Enredo da série manteve-se fiel aos jogos ao mostrar o Dr. Willy e sua liga de robôs reprogramados tentando dominar o mundo. E cabia a Mega Man deter os planos malignos do Dr. Willy e seus robôs. Além da história o desenho tinha vários elementos semelhantes aos jogos como os personagens: Dr. Light, a Roll, o cachorro Rush, os robôs inimigos Gut Man, Cut Man, Elec Man, Fire Man, Ice Man, Proto Man e principalmente a habilidade de Mega Man de adquirir os poderes dos inimigos.

Mega Man é considerado uma das melhores adaptações dos games para os desenhos animados e proporcionou altas audiências durante suas exibições. Mesmo assim, a série foi cancelada a pedido da própria Capcom  e teve um total de 27 episódios de 23 minutos cada.

1.Pokémon

Bem, nem é preciso dizer muito sobre os jogos Pokémons. Mas é necessário esboçar o porquê que os monstrinhos de bolsos da Nintendo encabeçam o topo dessa lista de jogos que tiveram a sua adaptação para os desenhos animados. Tal colocação se deve a alguns quesitos que o fazem merecer essa posição. 
Primeiro, devido ao fato que a série animada Pokémon já tem um total hoje, de quase 700 episódios. O número de episódios da série animada é maior que a quantidade de Pokémons existentes. O enredo da história, por mais que existam suas semelhanças e diferenças com o jogo, em essência é o mesmo: “Escolha um Pokémon e saia com ele através de diferentes regiões, capturando novos monstros, e batalhando com seus Pokémon para conseguir as insígnias dos ginásios e assim tentar ser o maior mestre Pokémon”.
O desenho animado Pokémon estreou em 1997, um ano depois dos lançamentos dos primeiros jogos. E hoje já conta com 14 temporadas e 5 gerações, essas que também condizem com as gerações dos jogos lançados. Enfim pode-se dizer que a produção dos desenhos animados de Pokémon acompanha a cronologia dos games. Além disso, é umas das franquias que tem um total de 14 filmes de animação. Enfim, é inegável a importância de Pokémon tanto como game quanto a sua adaptação como desenho animado.



Chegamos ao fim de mais um Top 10 do Nintendo Blast revelando algumas das adaptações dos games para os desenhos animados e animes. E vocês leitores, existe algum desenho preferido adaptado dos games que não foi colocado nesse Top 10? Ou existe uma série especificas de games que vocês gostariam de assistir como desenho animado?


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Ótima matéria, eu fiquei sabendo agora que existe desenho do DK!
    Sem vcs, eu nunca iria imaginar.

    ResponderExcluir
  2. O desenho do Donkey Kong pra mim era o melhor, lembro que passava na Record nos sábados, se não me engano, muito muito foda!

    Lembro vagamente desse sitcom do Mario, eu realmente era muito criança nessa época.

    Megaman nem se fala, bons tempos, lembro que ainda houve um episódio que aparece o X, o Vile e aquele chefão macaco que solta raios pelos punhos de Megaman X.

    Eu odiava o Street Fighter desenho, mas adorava o anime, bons tempos quando passava na SBT.

    Dessa lista apenas Monster Rancher que eu não sabia que era adaptação de jogo.

    No mais, ótima lista!

    ResponderExcluir
  3. muito boa esta matéria sempre é bom recordar
    visitem meu blogue:
    http://omeunintendo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente com as colocações.
    Eu gostaria de ver um anime inspirado em The legend of Zelda, mais no Ocarina of time! A história é fantastica, quem sabe com o lançamento de Ocarina of time 3D...

    ResponderExcluir
  5. FALTO AI OS MAIS RECENTES QUE EU ACHO INTERESSANTE O BLUE DRAGON e o super onze! o dk lebro quando passava na tv eu nao curtia muito achava muito infantil e não faz jus a serie!

    ResponderExcluir
  6. via todos na minha infancia!!!!
    ps(menos zelda)

    ResponderExcluir
  7. Pokémon é o THE BEST FOREVER! \o/

    ResponderExcluir
  8. tinha certeza que pokemon ficaria em primeiro.

    Eu não sabia que Vewtiful Joe era primeiramente um jogo, assistia na RedeTV um bom tempo atrás haha

    ResponderExcluir
  9. Velhos Tempos Aqueles...Assistia Pokémon,DKC,Mega Man,Sonic,Monster Rancher Quando eu era Criança...

    Antigamente só Não Assisti Mario,SF e Zelda.Atualmente Super Mario Bros 3 e SMW eu Ja Assisti,tanto que eu até Tenho o DVD do Desenho.

    Um dos Melhores Desenhos que eu Achava era Sonic,DKC e Pokémon.

    ResponderExcluir
  10. Felipe,tu errou a data do mario, se coloco 1889.

    ResponderExcluir
  11. Obrigado anônimo,corrigido!

    ResponderExcluir
  12. eu tenho o dvd do mario,o vol.2

    ResponderExcluir
  13. Ficou devendo o F-Zero, mas esse é mais recente, e nem lançou por aqui auhahauuha
    Então tá blz... Gostei de ter visto o Donkey Kong sendo citado!
    Adoro essa série!!!

    ResponderExcluir
  14. @Jaime
    F-Zero Falcon Densetsu? Esse aparece muito no YouTube, principalmente pela cena do Falcon Punch do último episódio. Pena que poucos traduzem...
    Nem cheguei a ver o desenho Mega Man NT Warrior aí, e eu via muito isso :/

    A propósito, Mega Man 8 não é de SNES.

    ResponderExcluir
  15. Ahh eu lembro que Viewtiful joe passava na rede tv acho que uns 3 anos atrás, pokemon eu assisto até hj.Seria bom se tivesse um anime inspirado em Monster Hunter.

    ResponderExcluir
  16. Nunca soube que DK teve sua versão animada, bom saber. Kirby faz até que um certo sucesso né?

    Só queria fazer um pequeno comentário sobre pokémon:

    Atualmente o anime já conta com mais de 680 episódios (Esse ano completa 700 se nõa houver nennhum problema) Como o número de pokémon atualmente é de 649, então o comentário "...quase que um episódio para cada Pokémon existente..." não entraria na matéria. Vale lembrar que se contarmos com os episódios especiais, pokémon já teria mais de 700 episódios há algum tempo.

    ResponderExcluir
  17. Queria poder baixar esses desenhos todos. Já fucei a internet todinha e a maioria não encontro. =(
    Tenho o DVD do mario lá em casa. AHsuahs gosto muito

    ResponderExcluir
  18. Megaman e Donkey Kong eram muito bons. melhores adaptações.

    ResponderExcluir
  19. Logo que eu vi o título do post já lembrei de Pokémon!

    ResponderExcluir
  20. @Mattcoww @Ness_64 obrigado pelas informações! Já fiz as devidas modificações!

    =D

    ResponderExcluir
  21. Post MUITO legal! Parabéns

    ResponderExcluir
  22. Fire Emblem 9 e 10, Zelda Ocarina e Metroid! São esses que eu gostaria de ver em anime!

    ResponderExcluir
  23. Assistia DK era muito legal, tenho 16 anos e ainda assisto Pokemon PS: A primeira abertura é classica notalgia xD, a primeira temporada foi a melhor.

    ResponderExcluir
  24. Eu tenho um VHS com 2 episodios de The Aventures of Sonic the Hedgehog

    ResponderExcluir
  25. nunca que eu imaginei ki tivesse um desenho do mario !!!
    deve ser um desenho legal

    ResponderExcluir
  26. Hehe, só discordo de uma coisa:

    O Sonic e Viewtiful Joe deveriam estar na frente de The Legend of Zelda e Super Mario Bros, porque sinceramente... Link e Mario são horríveis nos desenhos animados -.-" Amo nos jogos, mas nos desenhos animados eu dispenso. Sonic e Viewtiful Joe são massa! Principalmente Viewtiful Joe.

    Nossa que nostalgia, eu amava assistir Monster Rancher, só não lembrava o nome, valew aí! É um dos meus animes favoritos s2

    Kirby também é massa *---*

    Eu ainda lembro de varios episódios de Mega Man e MegaMan NT Warrior. *-*

    ResponderExcluir
  27. Nuss, detestava Monster Rancher!!! Principalmente porque quando ele passava na Globo eu era fanzaço de Pokémon e via ele tipo como um rival... Mas ele era bem ruizinho mesmo...

    O Street Figher japonês eu lembro de assistir no SBT, não gostava muito mas via mesmo assim.

    O Mega Man eu tbm via as vezes, não era muito fã mas nunca esqueci a musiquinha de abertura.

    O do Sonic eu só vi aquele q passou na Globo um tempo atrás, eu até gostava, mas aí eles tiraram.

    O Donkey Kong eu vi na Record, axei ele muito ruím!!!

    Viewtiful Joe e Kirby eu não sabia q tinham séries animadas.

    Mario e Zelda eu sabia, mas nunca vi (falaram q jah passou na Globo, mas eu não lembro disso).

    Pokémon em 1º lugar é + q merecido!!! Afinal, o anime foi o principal responsável pela popularização da série não só no Brasil, como no mundo todo!!! Aposto q a maioria do pessoal aqui teve seu primeiro contato com Pokémon através do anime.

    ResponderExcluir
  28. PS: Podia ter colocado o vídeo da abertura brasileira de Pokémon!!!

    ResponderExcluir
  29. @Suicine Verdade Suicine, eu procurei o vídeo da abertura brasileira! Mas a imagem e som não estavam bons, por isso optei por este!

    Até hoje lembro-me da música de abertura!
    "Esse meu jeito de viver
    Quem nunca foi igual
    A minha vida é fazer
    O bem vencer o mal

    Pelo o mundo viajarei
    Tentando encontar
    Um Pokémon e com o seu poder
    Tudo transformar

    Pokémon! (tenho que pegá-los)
    Isso eu sei,
    pegá-los eu tentarei!Pokémon!
    Juntos teremos que
    O mundo defender!"

    Abraços

    ResponderExcluir
  30. faltou esse verso ai: vai ser grande a emoção, POKEMON!!!

    ResponderExcluir
  31. EXCUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUSE ME PRINCESS!

    ResponderExcluir
  32. E...
    Ragnarok Online~Ragnarok the Animation~Ragnarok DS

    ResponderExcluir
  33. Aquele Street Fighter americano era um lixo! Eu me lembro que sempre falava: "Olha lá, o Ken e o Ryu andando descalço e de kimono pra rua!!"

    ResponderExcluir
  34. O anime do Viewtiful Joe foi demais!

    Agora, Pokémon é muito bom mesmo!

    E é uma mina de dinheiro. Quanto será que vale a marca Pokémon!?

    ResponderExcluir
  35. eu amo Viewtiful Joe e pokémon e mega man já zelda numca vi ja vi maro o dk também

    ResponderExcluir
  36. Não sabia sobre o desenho de Zelda... Achei deprimente. (-_-)... Estragaram o Link, coitado.

    ResponderExcluir
  37. Vieltiful Joe, Street Fighter anime e Pokémon s]ao os melhores exemplos na minha opinião! ^_^

    ResponderExcluir
  38. Mto loza a abertura do sonic! me lembra o desenho do píca pau :p...

    ResponderExcluir
  39. muinto obtigado nintendo blast sem voces eu numca saberia o nome do desenho daquele gorila da record.
    kirby era outro que eu adorava,achou que vou pedir para alguma emisora de TV voltar a pasa-lo

    ResponderExcluir
  40. Conhecendo games desde cedo, sempre achei os desenhos animados baseados nos mesmos não muito bons - exceto Mega Man, Monster Rancher (que eu também pensava que veio jogo depois) e Pokémon lá no início. Mas talvez isso seja diferente com o do Viewtiful Joe (nunca vi).

    Uma questão interessante: a maioria desses desenhos, embora inspirados em jogos, influenciaram de volta, de alguma forma, suas franquias? O único que eu sei dizer que sim é justamente Pokémon - diversos eventos dos games foram baseados em Pokémon específicos do anime e dos filmes.

    ResponderExcluir
  41. Pra mim Eartworm jim foi a melhor adaptação de joga para desenho animado de todas.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google