Top 10

Top 10: Inconsistências Recorrentes em RPGs

Jogos de RPG, principalmente aqueles gerados em terras orienteis, são repletos de clichês. Isso não é nenhuma novidade e também não é, ... (por Daniel Moisés em 21/05/2011, via Nintendo Blast)

Top 10: Inconsistências Recorrentes em RPGs

Jogos de RPG, principalmente aqueles gerados em terras orienteis, são repletos de clichês. Isso não é nenhuma novidade e também não é, necessariamente, um problema, já que, se o jogo é bem feito, ele pode muito bem ser divertido, mesmo com todos os clichês. Outro adolescente de cabelo espetado que forma um grupo com outros personagens estereotipados para salvar o mundo de um vilão excêntrico? Tudo bem, se a mecânica do jogo for boa, está valendo. Mas você já parou pra pensar em certos elementos recorrentes que são um tanto quanto absurdos? Antes que alguém me critique, quero deixar claro que eu sei que é bobeira querer aplicar as regras do mundo real no mundo dos videogames... afinal de contas, são mundos de fantasia, onde qualquer coisa pode acontecer. Mas, mesmo assim, há alguns detalhes que sempre me intrigaram por serem usados com frequência e naturalidade, mesmo sem fazer muito sentido. Isto é particularmente perceptível nos RPGs porque jogos desse gênero geralmente tentam passar mais seriedade, com histórias cheias de drama (diferente de um Super Mario, por exemplo). Então, é hora de listar os principais destes clichês inconsistentes, na minha opinião.

10. Olá Sr. Desconhecido! Sinta-se à vontade para entrar em minha casa e vasculhar meus pertences!

Roubar é feio! Vamos começar com algo que, com certeza, todo mundo já parou pra pensar. Não é engraçado como na maioria dos RPGs, pessoas que você nunca viu na vida deixam você entrar livremente na casa deles, conversar com suas famílias e até abrir seus cofres e pegar o que estiver dentro? Imagine isso acontecendo na vida real! Você está lá sentado no seu sofá tranqüilo, vendo TV... de repente, entra uma pessoa estranha, abre sua gaveta, pega o dinheiro e sai. Ah sim, isso acontece na vida real: se chama roubo. Seria legal ver um jogo onde, cada vez que você entrasse na casa de alguém sem permissão, esse alguém chamasse a polícia ou guardas e você tivesse que lutar contra eles para conseguir fugir. Enfim... talvez as pessoas simplesmente devessem aprender a trancar suas portas e seus baús.

9. Monstros consumistas

O coitado do slime trabalhou muito para juntar esse dinheiro... O que acontece depois de vencer uma batalha? Recebe-se a recompensa é claro, o que inclui pontos de experiência e também dinheiro e itens deixados pelos inimigos. Não há nada estranho aí, desde que estejamos falando de oponentes humanóides. Entretanto, em se tratando de monstros e criaturas selvagens, vem a pergunta: por que e como eles estavam carregando dinheiro e itens como poções e armas? Veja o Slime, de Dragon Quest, por exemplo: ele nem sequer tem braços, como é que ele vai carregar dinheiro? E o que ele pretendia fazer com essa grana? Colocar na poupança, para pagar a faculdade dos filhos? Bom, talvez pudéssemos imaginar que esses monstros haviam comido esse dinheiro e esses itens e, ao derrotá-los, os heróis tiram essas coisas de dentro deles... eca!

8. Disparando com força

Vincent, um exemplo de personagem que transfere sua força para a arma Uma das principais características dos RPGs é que os personagens possuem atributos como força, defesa, velocidade, etc., que vão aumentando conforme se ganha experiência, tornando-o gradativamente mais poderoso. Até aí tudo bem... afinal, faz sentido que, com treinamento, uma pessoa vá ficando cada vez mais forte, resistente e ágil. Para o herói que usa a espada, mais força significa atacar mais violentamente e causar mais dano no inimigo. Mas, e quanto aos personagens que usam armas como pistolas, crossbows e coisas do tipo? Como se explica que a força do personagem afete o dano causado pela munição da arma? Isso não deveria acontecer... o dano causado por uma arma desse tipo deveria ser a mesma, até que se troque por uma arma melhor. Até onde eu sei, apertar o gatilho de uma pistola com mais força não faz a bala causar mais dano...

7. Políticas de compra e venda

Melhor não tentar fazer ele de bobo... O comércio no mundo dos RPGs é extremamente peculiar. Pra começar, já reparou que, por todo o mundo, só se usa uma única moeda corrente? Tudo bem, isso não é tããão absurdo assim. É algo que poderia acontecer, ainda mais em mundos pequenos como costumam ser os dos RPGs. O estranho mesmo é quando você descobre que uma tribo que vive afastada da civilização, ou que talvez nunca teve contato com ela, também usa a mesma moeda corrente.

Outro aspecto curioso é que todos os comerciantes parecem dispostos a comprar qualquer coisa. Está em uma loja que só vendem ervas medicinais? Ofereça sua armadura velha, gigante e pesada, tenho certeza que ele ficará feliz em comprá-la. Só não espere vê-la novamente depois, porque mesmo você tendo acabado de vendê-lo, o item não fica exposto para venda, mas some completamente. O que será que fazem com esses itens? Vai ver usam como lenha pra fogueira...

Falando em itens, temos também o clássico mistério do inventário infinito (ou, se não infinito, absurdamente grande). Isto é muito comum de se ver em vários jogos, e é totalmente compreensível, já que carregar um monte de tralha é sempre importante... mesmo que, na maioria das vezes, seja inexplicável como é que se consegue carregar tanta coisa assim. Imagine só, andar tranquilamente por aí levando dezenas de armaduras, armas pesadas, além de diversos alimentos, poções, ervas, etc. Acho que a Mary Poppins andou comercializando bolsas que nem a dela.

6. Sou o guerreiro mais forte!... Mas estou no nível 1

O poder dele é..... só isso?!?! Em muitos jogos, o protagonista começa como um novato em batalhas, sem nunca ter lutado antes na vida. Nesse caso, é perfeitamente natural que ele comece o jogo no nível 1. Em outros casos, entretanto, temos personagens que supostamente já tem certa experiência, já sendo soldados ou guerreiros no começo do jogo. Mas, se é assim, porque é que eles ainda estão no nível 1?!? Ah, já treinou no exército, foi? Faz parte de um grupo rebelde? É o lutador mais forte da cidade? Vai lá fora matar meia dúzia de slimes e ratazanas selvagens pra passar de nível então, porque essa sua experiência aí não está com nada. Está certo que, quando um personagem entra no grupo no meio do jogo, ele geralmente tem um nível um pouco mais alto... mas dificilmente esse nível retrata a verdadeira experiência que ele deveria ter. Claro, isto também é compreensível, já que não haveria graça num jogo onde os personagens já começam no nível 50... mas que não faz muito sentido, não faz mesmo.

5. Inimigo muito forte? Está no lugar errado!

Esse fica pro final, pode ter certeza Os heróis dos jogos de RPG realmente tem muita sorte. Qual é a probabilidade deles terem que enfrentar monstros e inimigos cuja força aumenta gradativamente, nunca sendo poderosos demais para eles? No continente A, onde o protagonista começa sua aventura, encontramos monstrinhos nada intimidadores... já no continente B, perto de onde a batalha final ocorre, nos deparamos com criaturas gigantes, ferozes e violentas. Imagine se a fauna desses lugares fosse invertida! É verdade, isso seria um enorme inconveniente do ponto de vista da jogabilidade... mas não deixa de ser algo intrigante para se pensar. Ah sim, se por acaso você chegar a um lugar onde os inimigos SÃO fortes demais, pode ter certeza que é a hora errada de estar ali, então saia do lugar o quanto antes e procure o destino correto.

4. Traumatismo craniano? Dorme um pouco que passa!

Preguisoço?!? Saiba que dormir faz muito bem à saúde!!! O HP (Hit Points), ou qualquer atributo do gênero, de um personagem é usado para medir a sua energia vital. Se o HP de alguém está em 1, por exemplo, ele está mais pra lá do que pra cá e o menor ataque do inimigo será o suficiente para fazer o infeliz cair morto. Mas isso não significa de maneira alguma que o seu desempenho na batalha vai ser comprometido. Nada disso! Ele lutará tão formidavelmente quanto seus amigos que estão com a energia cheia. No máximo, o personagem ficará abaixado, demonstrando seu estado crítico. Mas na hora de investir contra o inimigo usando uma espada gigante e pesada, ele não terá nenhum problema. Impressionante, não?

Outra coisa intrigante é a facilidade com que tais ferimentos são curados. Um dos heróis foi espancado quase até a morte, ficando no fim de suas energias? Não há nenhum problema: em muitos casos, basta dar-lhe algumas maças para comer, por exemplo, que ele estará novo em folha. Ou melhor: faça-o dormir. Sim, dormir, o remédio miraculoso de todo jogo de RPG! Não importa se você está morrendo, envenenado e, às vezes, até mesmo morto... uma única noite de sono em uma pousada qualquer cura tudo isso. Mas lembrem-se: isso não acontece na vida real! Quando alguém sofre um acidente grave, o correto é levá-lo ao hospital, não ao hotel!

3. É só um meteorozinho...

Acho que isso vai causar um pouquinho de estrago... Na maioria dos RPGs, o jogo começa disponibilizando alguns poderes e magias simples, como bolas de fogo, ou raios. Conforme se progride na aventura, entretanto, os poderes vão ficando cada vez mais fortes e… apelativos, às vezes chegando ao ponto de incluir terremotos, tsunamis e até meteoros... isso sem falar de quando é possível invocar criaturas gigantescas (como os summons da série Final Fantasy) para lutar contra o inimigo. Poderes assim são sempre muito divertidos, todos espetaculares, cheios de efeitos e animações... mas você já deve ter imaginado como é que ataques tão devastadores assim não afetam o cenário, nem os próprios heróis. Está numa batalha no meio de uma cidade, cheia de gente inocente? Não se preocupe em invocar aquela onda gigante... é água treinada, ela só atinge os inimigos.

2. Todo o tempo do mundo

É... o tempo está parado mesmo. Você está em um momento crítico. O inimigo está prestes a executar seu plano maligno, o que pode causar a destruição de todo o mundo. Só você pode detê-lo. O grupo de heróis se reúne e, depois de uma conversa emocionante sobre o destino que lhes aguarda, se preparam para a batalha final. O que você faz então? Passa cinquenta horas de jogo treinando, realizando missões opcionais, procurando por itens secretos... E o que o inimigo está fazendo durante esse tempo todo? Esperando você ficar pronto, aparentemente. O tempo nos jogos de RPG é algo muito estranho. Por mais urgente que seja a situação na qual os heróis se encontram, eles podem passar tantas noites quanto quiserem em uma pousada, por exemplo, que o tempo simplesmente não vai passar. Está certo que fazer um jogo com um controle rigoroso do tempo transcorrido seria extremamente complicado... mas tenho certeza que muitos já se pegaram pensando sobre isso.

1. É que agora morreu de verdade

Desculpe Aeris, é que... estou sem dinheiro para comprar mais Phoenix Down... O último item da lista é algo cuja inconsistência já deve ter passado pela cabeça da maioria dos jogadores, pelo menos em algum momento. Imagine que você está numa batalha normal do jogo e o HP de um dos personagens chega a 0. Ou seja, ele morre. O que você faz? Simples, usa um Phoenix Down da vida, ou qualquer outro item ou magia de ressurreição. Nenhum problema. Agora... se alguém morre como parte da história, o que acontece? Ele fica morto, as pessoas choram, é um momento emocionante. O que aconteceu com os Phoenix Down?!? E as magias de ressurreição?!? Não funcionam mais? São vulneráveis a roteiros? Não é meio estranho ficar triste porque a Aeris morreu com o ataque do Sephiroth, sendo que há alguns minutos atrás ela havia morrido no meio de uma batalha (talvez por um ataque muito mais forte), mas ela havia sido ressuscitada com um simples item?

Acho que o que faz mais sentido é imaginar que, quando o HP de um personagem chega ao 0 em uma batalha, ele não morre, mas fica inconsciente. Desta maneira, itens e magias podem restaurar sua energia e trazê-lo de volta à consciência. Se todos os membros do grupo ficam inconscientes no meio de uma batalha, naturalmente é o fim para eles, já que estariam totalmente vulneráveis aos inimigos. Algo assim é consistente, mas em alguns jogos é difícil imaginar algo do tipo, por usarem palavras especificas como “morrer” e “rescussitar”.

Devo fazer aqui uma menção honrosa ao Final Fantasy V que, pelo menos em uma determinada parte do jogo, contornou elegantemente essa inconsistência. Em certo momento, o personagem Galuf enfrenta o inimigo Exdeath. Sua energia acaba se esgotando, mas a força de vontade do herói lhe permite continuar lutando. Depois da luta, entretanto, Galuf cai morto. Seus amigos tentam ressuscitá-lo com itens e magias, mas não conseguem porque seu espírito já estava perdido demais para ser trazido de volta.

E assim concluímos esta lista de clichês inconsistentes e engraçados. Como eu disse em vários pontos do texto, todas essas coisas tem um motivo para existirem, seja pelo bem da jogabilidade ou para poupar os programadores de trabalhos extremamente complexos... então, não vejam tudo isso que foi listado como reclamações, mas sim como observações cômicas.

 

E vocês, já pensaram sobre alguma outra coisa sem sentido que aparece freuentemente nos RPGs? Ou então, que jogos vocês se lembram que conseguiram evitar estas inconsistências de alguma forma inteligente?


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Em Pokémon, eles não morrem nas lutas, mas desmaiam. E o engraçado é que o ítem usado para acordá-los é "Revive" lol

    ResponderExcluir
  2. "água treinada" foi f* eiaheiuaheiauheaiuh

    ResponderExcluir
  3. No caso da 10ª posição existe o Fable, onde se alguém te ver roubando ele chama os guardas...

    ResponderExcluir
  4. "pessoas que você nunca viu na vida deixam você entrar livremente na casa deles"
    Na verdade não é as pessoas que deixam entrar, é a porta da casa que está aberta e você vai logo entrando, afinal quem não gosta de entrar em uma casa quando vê uma em algum jogo de RPG?
    "O tempo nos jogos de RPG é algo muito estranho"
    É verdade, mas alguns jogos como Pokémon é normal, você não tem um tempo determinado para treinar o seu Pokémon e ir batalhar na elite dos 4 tem? Não, você vai quando quiser, mas em jogos como Paper Mario isso é verdade, se Bowser pega a princesa Peach ele fica esperando o Mario aparecer para lutar com ele.
    Em fim, como você citou no texto os programadores não ia de preocupar com isso. Você acha que o Miyamoto se preocuparia em se preocupar como é que Link guarda tantos itens com ele? Ou como é que o Yoshi já nasce de um ovo com botas? Isso não ia fazer diferença em um jogo.
    Gostei do Top 10 desses Clichês de RPG Realmente todos estão presente na maioria dos jogos.

    ResponderExcluir
  5. Alguém lembra de Secret of Evermore? A moeda usada em cada "região/período de tempo" é diferente. E tem que ser convertida, e dependendo do local, a moeda de troca usada é a própria mercadoria a ser trocada por outra. Nenhum outro RPG seguiu esse conceito inteligentíssimo e que fez/faz parte da vida real.

    ResponderExcluir
  6. é passou batido pelo Fable, otimo rpg onde você não pode ir entrando nas casas das pessoas e pegar seus pertences, pelo menos não na frente delas heheh

    ResponderExcluir
  7. "Está numa batalha no meio de uma cidade, cheia de gente inocente? Não se preocupe em invocar aquela onda gigante... é água treinada, ela só atinge os inimigos."


    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Rachei!

    Top 10 muito bom!

    ResponderExcluir
  8. Capacidade de respirar de baixo d'agua por longos periodos!!! ^.^

    ResponderExcluir
  9. vcs podem achar isso esquisito, mas eu sonhei hoje que tava jogando um remake de super mario rpg no meu nintendo 3ds! :D

    ResponderExcluir
  10. Cloud:"ESSA NÃO!!! A Aeris morreu!!!Depressa, um Phoenix Down!"
    Tifa:*esconde todos os itens*
    Sephiroth:"Serviço feito chefa! Agora, aquela grana que você me prometeu..."

    ResponderExcluir
  11. Comentando sobre as inconscistências:
    8. O que aumenta não é a força de apertar o gatilho, é a força do disparo da arma. O Strength do personagem leva isso em conta, não a força da sua mão.

    6. Grand Chase é o exemplo mais puro disso. Citando Sieghart. Ele é uma lenda de Vermécia, tem mais de 600 anos, recebeu o dom da imortalidade dos deuses do Continente de Xênia por seus feitos e seus inimigos o consideravam um desastre natural.
    COMO ESSE DESGRAÇADO TEM QUE VIR NÍVEL 0?
    E o Dio, um Asmodiano (a.k.a capeta) que não tem absolutamente quase nada a ver com isso, vem habilitado no nível 30. Vai entender...

    3. Final Fantasy VII fez sentido com sua história. A magia Meteor, a Black/Time Magic mais poderosa em alguns jogos, vai destruir o planeta se não pararem ela a tempo. E em nenhum momento do jogo tem como conseguir a Black Materia, que ensina a tal magia.

    2. Chrono Trigger faz bastante sentido nissaí. Você tem 50 horas de jogo mas pode viajar no tempo, indo para o dia do Apocalipse a hora que bem entender.
    E de bônus, te dá um pequeno paradoxo que prenderá qualquer um de vocês pelo resto da vida: o da morte e ressureição de Crono. Vejam as cenas com isso no YT(YouTube) e pensem.

    1. Alguns FF mostram o status de "morte" como KO (Knock Out). Ou seja, é só perda da consciência mesmo. FF 5 é o melhor FF para mim quanto ao sistema de Jobs em toda a série (juntamente com FFTA e FFX-2), e de fato, levando esse momento citado em conta, faz muito sentido.

    ResponderExcluir
  12. Ah, sim. Ele é imortal e morre nas missões. Fazer o quê.
    Mas talvez se deva levar em conta que o que ocorre não é a morte, e sim a inconsciência...

    ResponderExcluir
  13. Sempre me perguntei sobre tudo isso que você citou xD

    ResponderExcluir
  14. Legal, pessoal, observações muito interessantes! Não conhecia esses detalhes sobre Fable e Grand Chase.
    É verdade, Cereza, Secret of Evermore tinha esse sistema bem original de moeda corrente, bem lembrado!

    ResponderExcluir
  15. Galera tudo isso é liberdade poética, apesar de games serem comparados com arte agora e segundo alguns, eles ainda estão chegando lá, games são arte, sempre foram, e sempre serão. Fugindo um pouco do assunto principal hoje se ve game como arte ou quase por causa da evolução técnica, gráfica e sonora é como se comparacem games com quadros e músicas, como se eles tivem que "imitar" esses outros tipos de arte, eles não tem, é só ver o que dizem pensadores como Platão e Sócrates sobre o que é arte e veremos que os games sempre se encaixaram em essência nisso. No mais foi show de bola o top 10, a questão do tempo infinito sempre me intrigou, estar com 1 de HP? sem problemas! vamos enfrentar mais alguns inimigos pebas, comprar umas coisas, subir numa nave e ir pro outro lado do continente, andar a pé uma estrada enorme, conversar com o Rei... Vc aguenta é só tirar uma soneca kkkk (estranho é que ninguém no jogo diz: Cara vc ta mal, vai desmaiar).

    ResponderExcluir
  16. kkkkk... esses top 10 estão de parabéns, cada um melhor que o outro. Ri muito de alguns da lista desse top. XD

    É por isso que eu digo que os jogos de estratégia são os mais próximos do ideal. Quem conhece Final Fantasy Tatics, por exemplo, sabe o que eu estou falando. Muitos desses defeitos ( como o 1, o 2, o 3 e o 5, por exemplo ) são bastante aperfeiçoados! ^_^

    ResponderExcluir
  17. Bem lembrado essa parada do Sieg Ser imortal e morrer em missões!

    ResponderExcluir
  18. Adoro esses Top 10!!!

    ps: tbm rachey com a água treinada e.e

    ResponderExcluir
  19. Em Pokémon, eles não morrem nas lutas, mas desmaiam. E o engraçado é que o ítem usado para acordá-los é "Revive" [2]

    ei ia falar isso dai vi seu comentário hauhuahua

    ResponderExcluir
  20. 1 - Achei meio incoerente envolver FF7.
    A morte da Aeris ser comparado com um momento de batalha?
    As feridas em batalhas normais são tudo superficiais,os inimigos não te matam nem nada,apenas te derrubam,já na história,aquela katana absurda de 10 metros do Sephiroth literalmente atravessa ela,ou seja,atravessa o coração e os orgãos internos.

    Mas é meio paradoxal se tu ver o uso da Phoenix Down no FF6.
    Tu usa no Ghost Train,abracadabra,tu ganha a luta,fora que tem um monstro que tu mata e depois ele volta como zumbi e ai tu mata o boss usando Phoenix Down,MAS,HEIN?

    ResponderExcluir
  21. KKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Ei o Deus EX usa armas , não?

    Projetos (RPG Maker)
    Final Fantasy 14
    Chrono - Darkside Chronicles

    ResponderExcluir
  22. Vou fazer um breve comentário sobre cada item do top 10 e incluir mais 3 clichês q não são tão comuns assim...
    10. Realmente as pessoas comuns nos jogos de rpg não tem muito cuidado com suas coisas e os personagens envolvidos com a trama são muito atrevidos...
    9. Nesse ponto eu posso apontar uma teoria alternativa para o dinheiro e itens encontrados. Se não me engano tem um jogo q os monstros q vc mata durante as viagens vc pode passar em uma casa de caça e receber o dinheiro pelos monstros... e quanto aos itens eles podem estar no interior, preso ao monstro ou simplesmente jogado no chão e após a luta os personagens acabam achando...
    8. Nesse ponto eu posso apontar outra teoria. No caso de armas de fogo, a arma tem um recuo e quanto mais forte o tipo de munição o recuo é mais forte. Este recuo pode prejudicar na precisão do tiro q acaba atingindo uma área pouco importante do inimigo e com o personagem mais forte ele consegue aguentar melhor o tranco e assim melhorando a performance dos disparos.
    7.Bom, em alguns jogos existem cassinos e neles tem a sua própria moeda e seria um grande inconveniente ter q ir de loja em loja procurando a melhor para fazer a venda dos seus equipamentos velhos. E são poucos jogos tem a limitação do inventário mas no geral a mochila dos jogos de rpg são IMENSAS.
    6.O guerreiro mais forte de um lugar pode não ser o mais forte do mundo... o personagem do nível 1 só mostra q o mundo é um lugar grande e onde ele mora só tem fracotes inuteis...
    5.Sempre tive esse problema de ir para o lugar errado e era sempre quase morto.
    4.Nada como uma boa noite de sono para curar peridas, cortes, envenenamento, cegueira, mudez e qualquer outro status negativo.
    3.Muitas magias são realmente devastadoras. Nem sempre existem batalhas dentro de cidades nos jogos de rpg mas usar uma magia como meteoro em qualquer circunstancia é algo muito perigoso.
    2.Realmente, muitos jogos a batalha final envolve uma certa urgencia mas ao mesmo tempo o jogo permite q a pessoa vá para outros lugares, treine bastante e volte depois de 50 horas para cuidar da batalha final.
    1. Se um personagem não morre no script do jogo então ele pode ser ressucitado. É uma regra clássica dos jogos de rpg.
    Agora as minhas colocações q existem nos jogos de rpg e poderia ter uma menção honrosa no top 10.
    1. Personagem principal MUDO.
    Vc sabe muito bem do q eu estou falando.............. muitos personagens principais NÃO FALAM... e o interessante é q os demais personagens fazem de conta q o personagem está falando sendo q não é colocada nenhum letra do diálogo.
    2. Time limitado.
    Muitos jogos de rpg tem vários personagens para utilizar para lutar e sempre acaba tendo q escolher 2 ou 3 personagens alem do personagem principal para lutar. Quando todos os personagens q estão lutando caem o jogo declara Game Over. WTF!? E os outros companheiro? Ficaram no hotel? Ou estão assistindo a luta e quanto todo mundo "morre" eles dizem:"Pois é, antes eles do q eu... agora eu vou pra casa viver a minha vida tranquilamente." Claro q juntar um exercito de personagens como Chrono Cross e usá-los todos de uma vez é uma covardia mas ainda não justifica se o time q está lutando perde os outros personagens q não estão na luta não podem socorrer.
    3. O mundo é dos jovens
    Situação: A cidade está sendo atacada por um manico que está querendo dominar mundo(clichê básico). Quem poderá nos salvar? UMA CRIANÇA!
    Muitos dos jogos introduzem personagens entre 15 e 18 anos como o personagem central da trama. Um personagem q está no time de herois q tenha mais de 30 anos é considerado um senhor idoso. Jovens da faixa etária citada podem até ser bons personagens para as tramas pois são iniciantes e no desenvolver da história vemos sua evolução. Mas existem jogos q são muito exagerados no quesito idade do personagem. No FF VI uma menina de 8 anos entra na equipe sem muita polemica. Outro bom exemplo é Quest 64 onde um garoto SOZINHO vai em busca de seu pai e acaba se deparando pelo caminho muitos monstros e perigos.
    Bom, é isso, por enquanto é só.

    ResponderExcluir
  23. pessoal voces ja perceberam,que o pokemon perde ele "afunda" na terra?ah,e quando o raticacate do blue no pokemon red supostamente morre porque ele não chegou a tempo no pokemon center?voce pode perder uma batalha e zerar o jogo sem ir "recarregar" seu pokemon que ele não morre.ñ da pra entender...

    ResponderExcluir
  24. Sim, uma chuva de meteoros caindo cabeça de alguém deve ser bem menos inofensiva do que a Masamune te atravessando.

    ResponderExcluir
  25. Joguem a série The Elder Scrolls, algumas dessas coisas não se aplicam.

    ResponderExcluir
  26. De fato!! Em Elder Scrolls algumas dessas inconsistências são corrigidas. Se vc entra na casa de alguém e pega um item, isso é visto como roubo mesmo e a cidade inteira vai à sua caça. Mas não tiro o crédito de outras franquias como FF mesmo assim.

    ResponderExcluir
  27. do tempo em zelda mm(majora´s mask)não podemos criticar

    ResponderExcluir
  28. Em alguns RPG's,como The Elder Scrolls,algumas dessas não se aplicam.No meu RPG,seria assim:

    10.dependeria,se a pessoa já tivesse falado com você não teria nada demais,mas não poderia pegar nada.Se não fosse isso ela falaria brava com você,e só ajudaria se você subornasse ela,ou chamaria os guardas e você deveria suborna-lá para que não chamasse.

    09.O monstro droparia o que fizesse mais sentido,como um humanoide dropar dinheiro ou um Slime dropar uma parte dele.

    08.se fossem arcos ou Bestas,a flecha que teria poder de dano,não o personagem e nem o arco/besta,se fossem armas teria o poder de dano,e balas também.

    07.cada continente(sim,teria 3 ou 5 continentes)teria sua própria moeda,você poderia trocar o seu dinheiro pelo dinheiro usado no lugar,mais ou menos como em Secret of Evermore.

    06.se na história o personagem fosse realmente forte,ele já seria Level 40,50,por aí,mas os inimigos do período que ele está num Level alto seriam um tanto mais fortes(no máximo 3 levels)para que as batalhas fossem tensas mesmo,mas aí eu daria alguma desculpa pra ele ficar mais fraco.

    05.os inimigos seriam proporcionais,ou um tanto mais fortes ou um tanto mais fracos,como disse na resposta acima.

    04.Dormir só curaria o HP,efeitos colateiras ou ferimentos maiores seriam curados com um médico ou um medicamento específico.

    03.Poderes especiais grandes poderiam ser usados mas mataria alguns cidadãos e teria sequelas nos edifícios.

    02.Dependeria da História,mas acho que na minha o inimigo não faria nada que fosse como destruir o Mundo ou algo assim,como eu já disse,depende.

    01.Os companheiros não poderiam ser revividos,morreu acabou,igual Elder Scrolls e Fallout 3 e New Vegas,e se tivesse algum companheiro importante,seria nocaute,eu sei que é estranho,mas é o jeito de evitar essa inconsistência.

    ResponderExcluir
  29. Legal a matéria.

    Bate muito com a descrição do meu jogo, que não é só em história, mas em tudo que você disse nesta sua matéria

    Uma delas, personagens no jogo todo está com nível 16 vezes do que o protagonista (outra que magia, principalmente do Illuminati, são capazes de destruir uma cidade inteira se usarem o seu poder, portanto eles são precavidos e inteligentes - outra é a moeda, enquanto em Avalon é uma e em Phanadia, é outra).

    http://www.santuariorpgmaker.com/forum/index.php?topic=12309

    Final Fantasy Tactic, se o personagem morrer (no seu exército) acabou para ele, e assim o seu guerreiro não estará mais com você (não deixando certos limites de turnos para o caído na batalha, claro).

    Ah, armas não há nos personagens do meu jogo, pois usam-se energias fragmentadas de (almas?)... para cada parte do corpo (idem dinheiro vindo de criaturas etc etc etc).

    Agora, só lembrar do jogo Suikoden que níveis não é nada, e quando se obtém novos personagens, dependendo da característica e idade dela, possivelmente terá alguém de nível 1 ou 50. por aí).

    Vejam o caso do FF8, que numa parte os seres do outro mundo pisam no seu planeta infestando (e evoluindo) o mundo de criaturas fortemente poderosos. Como alguns aqui falaram, os jogos, que é uma plena arte, tendem a evoluírem a cada dia.

    Abs.

    Ps > Não são todos os jogos que dormir preenche a vida. E aqui, não há phoenix down não (rs)

    ResponderExcluir
  30. Legal a matéria.

    Bate muito com a descrição do meu jogo, que não é só em história, mas em tudo que você disse nesta sua matéria

    Uma delas, personagens no jogo todo está com nível 16 vezes do que o protagonista (outra que magia, principalmente do Illuminati, são capazes de destruir uma cidade inteira se usarem o seu poder, portanto eles são precavidos e inteligentes - outra é a moeda, enquanto em Avalon é uma e em Phanadia, é outra).

    http://www.santuariorpgmaker.com/forum/index.php?topic=12309

    Final Fantasy Tactic, se o personagem morrer (no seu exército) acabou para ele, e assim o seu guerreiro não estará mais com você (não deixando certos limites de turnos para o caído na batalha, claro).

    Ah, armas não há nos personagens do meu jogo, pois usam-se energias fragmentadas de (almas?)... para cada parte do corpo (idem dinheiro vindo de criaturas etc etc etc).

    Agora, só lembrar do jogo Suikoden que níveis não é nada, e quando se obtém novos personagens, dependendo da característica e idade dela, possivelmente terá alguém de nível 1 ou 50. por aí).

    Vejam o caso do FF8, que numa parte os seres do outro mundo pisam no seu planeta infestando (e evoluindo) o mundo de criaturas fortemente poderosos. Como alguns aqui falaram, os jogos, que é uma plena arte, tendem a evoluírem a cada dia.

    Abs.

    Ps > Não são todos os jogos que dormir preenche a vida. E aqui, não há phoenix down não (rs)

    ResponderExcluir
  31. Em Xenoblade do wii logo de cara ao redor de cidade já tem inimigos de nivel 30,40 e por ae vai,Quaro que não somos obrigados a lutar com eles mas, Eles estão lá.

    ResponderExcluir
  32. No caso de niveis , acho que no mundo inteiro todas as criaturas acessiveis naquele momento , pois existem templos , castelos que exigem progressao no joga para serem acessiveis , teriam a mesma base de niveis , e se tornariam mais perigosas ( no mundo inteiro ) conforme o tempo passa , e claro , haveria criaturas muito mais fortes e elevadas que as comuns , podendo ser desafiadas a qualquer hora.

    por falar em niveis , naum importa o quanto vc lute e ganhe experiencia , voce nunca passa do limite de HP do nivel maximo??? O chefe final sempre tem as suas dezenas de milhares de HP. E os seus aliados? Bem voce ataca o exercito inimigo com o seu exercito , mas na hora da batalha final , voce naum tem ajuda , mesmo que esteja no meio do campo de batalha , so aparecem inimigos para ajudar o final Boss. Quanto as armas o que aumenta o dano , naum e a força em si do personagem , mas a capacidade de aguentar o recuo do disparo da arma , aumentando assim a possibilidade de atingir pontos vitais do inimigo.

    se errei em algo me corrijjjamm!!!
    ^^

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google