Top 10

Top 10: Jogos mais difíceis do NES

Atualmente, por mais difícil que seja um game, ele conta com recursos que colaboram com o jogador para sua finalização, por exemplo, os“save... (por Anônimo em 20/05/2011, via Nintendo Blast)

Atualmente, por mais difícil que seja um game, ele conta com recursos que colaboram com o jogador para sua finalização, por exemplo, os“save games”.  Esse recurso surgiu para evitar a perda do progresso do jogador, principalmente em jogos de alta complexidade. Agora imaginem um jogo onde a inteligência artificial do game é surpreendente complexa e que não exista a possibilidade de você salvar o seu progresso. Pois bem, e é exatamente sobre essa premissa que o Top 10 de hoje vai abordar os jogos mais difíceis de “zerar”, em uma época onde o password era o padrão. Nessa lista de jogos, a dificuldade presente chega ser alucinante e alienada. Confira então, o Top 10: Os jogos mais difíceis do NES:
  • 10- Yo! Noid

Yo! Noid - O garoto propaganda das pizza'sYo! Noid foi um game de plataforma onde o jogador controlava o estranho Noid pelas ruas de Nova York e devia limpar a cidade das criaturas selvagens mandadas pelo seu inimigo Mr. Green. Noid, além do seu super iô-iô, utiliza como arma um skate, um pula-pula e até um mini-helicóptero. O game apesar da jogabilidade simples é bem difícil. Um simples esbarrão nos inimigos causa a morte do personagem. E algumas das fases continham abismos que os pulos de Noid deveriam ser bem calculados para atravessar. Mas o destaque que demostra bem o nível de dificuldade é na fase que Noid deve atravessa-lá voado com seu mini-helicóptero e o jogador constantemente deve apertar o botão de pulo para manter o aparato do personagem no alto.


  • 9 – Contra

Contra - Rambo e Schwarzenegger contra o Alien?Lançado em 1987, Contra inovava o gênero ação em um console na qual os games de plataformas reinavam. O game foi devidamente planejado e construído pela Konami e assim tornou-se um clássico dos jogos de ação. A Konami teve todo um cuidado com a jogabilidade, as fases, as armas e principalmente com a dificuldade do game. No game, o jogador iniciava com três vidas e três continues, e ainda existia a possibilidade de conseguir, através de uma codificação, 30 vidas extras. Mas mesmo com essa ajudinha o game não facilitava na luta contra os aliens das 8 fases desse que está entre os games mais desafiadores da lista.

  • 8- Street Figther 2010 – The Final Fight

Street Figther 2010 –  Seria realmente um spin-off?Calma gente, não estou falando do clássico game de luta da Capcom, mas sim de um spin-off da série Street Figther (será mesmo, existe controvérsias) que é ambientando no futuro. Street Figther 2010 – The Final Fight é um jogo de plataforma e tiros que mostra o personagem principal da história,  Ken, um ex-lutador de rua que virou cientista, tentando encontrar o assassino do seu parceiro de laboratório a recuperar uma substância roubada.

Convenhamos que o jogo não tenha um bom enredo, mas sua dificuldade é extremamente alta. Por mais simples que seja o comando do personagem, basicamente atirar e pular nos cenários futuristas, ele já demostrava uma grande dificuldade desde o primeiro instante do jogo. Os chefes de cada fase exigiam uma tática diferente para serem destruídos. Conheço um amigo que até hoje guarda o cartucho de Street Figther 2010, mas confessou que esse foi um dos poucos jogos que não conseguiu “zerar”.

  • 7 - Ninja Gaiden

Ninja Gaiden - Preparado para entrar no clã?Lançado em 1988, Ninja Gaiden inovou os games de plataformas com seu enredo e o uso de animes e técnicas cinematográficas em diversas cenas. A história de Ninja Gaiden é sobre Ryu Hayabusa, um descendente de um clã ninja que viaja para os EUA para vingar a morte do seu pai, mas acaba descobrindo que o vilão quer liberar um antigo demônio para poder assumir o controle do mundo.

Ao controle de Ryu Hayabusa, o jogador deve atravessar 6 atos com um total de 20 níveis. O ninja conta com a ajuda de sua katana e outras armas do seu clã. O jogo em si foi muito elogiado e ganhou diversos prêmios, mas não deixou a dificuldade desenfreada de lado. Dessa vez o jogador não podia culpar a jogabilidade do game. A dificuldade de Ninja Gaiden, presente em todo o jogo, estava principalmente concentrada nos chefões de cada ato. Era necessário várias tentativas para somente assim descobrir o padrão para derrota-lós. As fases por mais desafiantes que eram, apresentavam elementos bem interessantes: era divertido saltar com o personagem, escalar paredes e utilizar diversas armas ninjas.
Alguns relacionam a dificuldade de Ninja Gaiden ao domino do jogador sobre a mecânica do jogo. Contudo, esse domínio não era tão fácil assim de apreender. E realmente existia um porém que salientava ainda mais a dificuldade do game: você suava para passar na fase e conseguir chegar no chefão. E se por algum descuido você morrer, era necessário começar a fase desde o início.

  • 6- Gauntlet

Gauntlet - Escolha seu herói!Em uma época que quase não existiam jogos de RPG, Gauntlet misturava uma aventura com uma vista panorâmica (semelhante a um jogo de tabuleiro) com elementos típicos dos clássicos RPG’s de mesa. Gauntlet se resumi em: escolha um dos quatro heróis característicos (Guerreiro, Mago, Amazona e Elfo) e explora as várias salas do jogo para tentar encontrar o Orb sagrado.
Com uma ação em tempo real e a possibilidade de dividir a aventura com um amigo, a exploração no jogo tornava-se mais divertida e um pouco menos complicada. Gauntlet é um dos jogos que utiliza dos password como modo de salvar o jogo. Contudo, conseguir esse password era um desafio a parte e conforme o personagem escolhido era impossível obtê-los, graças a sua lenta mobilidade pelo cenário.

O que torna Gauntlet extremamente difícil é quantidade de inimigos e principalmente sua luta contra o tempo. O jogo é abarrotados de inimigos e de geradores deles, o que dá a impressão que eles se multiplicam instantaneamente. Mas o mais complicado desses inimigos era a morte, uma criatura de vestimentas negras que sugava a energia e só poderia ser destruída com as bombas, item que nem sempre era encontrado pelo percurso.
Além disso, o jogador deveria recolher entre os 5 mundos, pedaços de uma senha que seria utilizado nas fases finais. Isso se o jogador conseguir alcançar essas fases. Enfim, por mais que achasse Gauntlet divertido e desafiador nunca consegui superar suas 100 salas exploráveis e o desafiar o chefão final, o dragão de  três cabeças. Por isso e por vários motivos, Gauntlet é considerado um jogo de alta complexidade e um jogo de difícil finalização.

  • 5 - Teenage Mutant Ninja Turtles

Teenage Mutant Ninja Turtles - Agora escolha sua tartaruga!Lançado em 1989, Teenage Mutant Ninja Turtles da Konami era baseado na série de TV e nas aventuras das tartarugas nos quadrinhos. A verdade é que as Tartarugas Ninjas no final dos anos 80 e inicio dos anos 90 era uma febre na TV, nos quadrinhos e nos games. Com gráficos medianos e com uma jobabilidade controversa,  ele não deixava de ser divertido. Teenage Mutant Ninja Turtles era dividido em seis fases, na qual o jogador deveria cumprir uma determinada missão e enfrentar um chefe ao final da mesma.  Ainda existia a possibilidade de recolher alguns itens durante o percurso como armas extras (Shurikens e bumerangue) e pizzas para restaurar a saúde.

Alguns jogadores relacionam a dificuldade do game a sua jogabilidade. Contudo, também era necessário administrar os personagens, fator que ajudava em um melhor progresso na história, pois cada uma das tartarugas possuía uma arma, que variava em alcance e força. Além disso, o jogador possuía apenas 3 continues e em cada um deles é possível jogar apenas uma vez com cada uma dos lutadores. O nível extremo de dificuldade vai para a fase final, Tecnodromo, alguns nem conseguiram chegar ao Destruidor (o vilão da história). Independente se a culpa da jogabilidade ou qualquer outro fator, Teenage Mutant Ninja Turtles é um game que merece uma posição nessa listagem.

  • 4 - Mega Man

Mega Man - Que encarte feio viu!O robozinho azul da Capcom conhecido como Mega Man ou Rockman (nome japonês) estreou nos games em 1987. Mega Man deveria derrotar o cientista malvado Dr. Wily, mas era preciso derrotar os 6 robôs chefes (Cut Man, Elec Man, Ice Man, Fire Man, Bomb Man e Guts Man) cada um com sua habilidade especial. Após a derrota desses robôs, Mega Man absorvia seus poderes e ganhava uma nova arma para ser utilizada contra os inimigos. Um dos destaques do jogo era a possibilidade de conduzir uma história não-linear: o jogador podia escolher qual chefe/fase enfrentar primeiro.

Mega Man I introduziu vários elementos que definiram toda a série. Contudo, nenhum outro jogo da série Mega Man foi tão difícil quanto o primogênito (talvez o segundo, mas há controvérsias). Primeiro pela falta de password, e com isso necessitávamos de vida para dar continuidade no jogo. Mas as vidas eram escassas e dificílimas de encontrar. Os pulos de Mega Man, devido a sua estrutura metálica (será?) deveriam ser bem calculados. E o grande detalhe era que quase todas as fases existiam plataformas flutuantes, e as mesmas desapareciam após algum tempo. Após derrotar os seis robôs chefes era necessário adentrar na fortaleza do Dr. Wily e ali a dificuldade era agoniante. Com um número escasso de vidas, devíamos atravessar estágios enormes com um novo chefe em cada um desses. E antes da batalha final com cientista maluco, era necessário combater os 6 robôs principais novamente. Não podemos negar que Mega Man é um clássico dos games, mas também é incontestável a dificuldade deste primeiro game.

  • 3 – Ghosts ‘n Goblins

Ghosts n Goblins - Destrua os demônios ou eles te detonamJá sabemos que Ghosts n Goblins é um clássico da Capcom e ele mostra o cavaleiro Sir Arthur na luta contra fantasmas, zumbis, demônios, dragões, ogros e uma infinidade de monstros. Tudo isso para resgatar sua a princesa do maléfico rei do mundo dos demônios, Satanás. Com este simplório enredo e uma jogabilidade simples (utilizar diversas armas e pular), Ghosts ‘n Goblins foi lançado primeiramente para os Arcades e depois ganhou sua versão no NES.

Mas o que faz de Ghosts n Goblins um jogo difícil e quase impossível de “zerar”? É comum nos games que a dificuldade cresça  ao decorrer do progresso do game, mas no caso de Ghosts ‘n Goblins o jogo já começa absurdamente difícil. Arthur partir em busca da sua amada vestindo uma armadura, mas qualquer esbarrão dos monstros ele perde a proteção de ferro. E o engraçado é que após perder sua armadura o personagem fica só de cueca e se levar outro golpe vira ossada. Uma curiosidade que já demostra a dificuldade do jogo é sobre seu primeiro chefão: um demônio vermelho e sádico que caçoa do personagem e teve seus próprio game em outros consoles da Nintendo (Gargoyle’s Quest,, Gargoyle’s Quest II e Demon’s Crest). Inclusive, foi o chefe final no jogo de luta SVC Chaos: SNK vs. Capcom.

Além disso,os pulos do cavaleiro deveriam ser milimetricamente calculados, o que dificulta ainda mais o jogo. Mas o que considera o jogo como um dos mais difíceis é que após o jogador derrotar o chefão ele é informado que “Essa sala é uma ilusão, uma armadilha feita pelo Satan“.  E o jogador é obrigado a repetir todo o jogo em um nível de dificuldade ainda maior. Caracas, se já era difícil, imaginem mais difícil? Ghosts n Goblins chega a ser uma experiência traumatizante para o jogador

  • 2 - The Simpsons - Bart VS The Space Mutants

The Simpsons - Bart VS The Space Mutants  Eat my shortsEm 1987, o primeiro episódio de um desenho extremamente carismático e com altas doses de crítica social ia ao ar. Atualmente, Os Simpsons já conta com mais de 400 episódios, 20 anos da série e alguns games para os diversos consoles. Contudo, o primeiro game The Simpsons - Bart VS The Space Mutants para o NES, é considerado por muitos como o melhor jogo dos personagens.

A história do game mostra Bart presenciando a chegada dos mutantes do espaço e o mesmo deve impedir os mutantes de conquistar a Terra, com uma arma feita de objetos terrestres. Com esse enredo simples e com a participação dos outros personagens da série, Bart VS The Space Mutants é extremamente divertido.

Mas sua diversão não facilita o nível de dificuldade presente no jogo. Bart percorre vários pontos da cidade de Springfield em 6 fases distintas. Além disso, todo o jogo contém referências a série, seja na ajuda que o restante da família Simpsons dá à Bart ou até mesmo nas vidas extras representada pelo palhaço Krusty. Fora isso, em cada uma das fases tinha um personagem “malvado” da série como chefe para tentar impedir Bart.

Durante o jogo Bart só pode levar dois danos por vida, então todo o cuidado possível para diferenciar os humano dos aliens era necessário, já que ambos podem causar danos ao garoto. A dificuldade do game também estava diretamente relacionada a detalhes presentes em cada uma das fases. Por exemplo os objetos roxos que devem ser destruídos e pintados com o spray, na primeira fase. Alguns deles são extremamente difíceis. Mas a fase que é considerada o pesadelo devido ao seu extremo grau de complexidade é a do Springfield Natural History Museum, exigindo muita paciência (e perseverança) ao jogador. Eu confesso que para finalizar esse game foi preciso muitas e muitas tentativas. Mas finalmente consegui “zerar” este game divertido e detalhista. The Simpsons - Bart VS The Space Mutants é o tipo de jogo que é preciso muito mais que habilidade do jogador para sua conclusão.


  • 1 – Battletoads

Battletoads - O mais hardcoreEm 1991, Battletoads foi lançado, quase que no final do reinado do NES, época que os consoles Mega Drive e Super Nintendo já ganhavam a popularidade necessária para caírem no gosto do público. Contudo, a Rare conseguiu fazer um jogo para o NES que se destacou pela sua qualidade gráfica, jogabilidade e principalmente pelo nível de dificuldade. O enredo do game é simples e até mesmo semelhante a outras histórias: uma princesa foi sequestrada e os irmãos sapos Rash e Zitz tem que resgatar a dama do exercito da rainha malvada de Ragnarok.

As vezes não é fácil classificar a dificuldade de um jogo, pois é um fator que está diretamente relacionado a destreza e habilidade do jogador e a própria jogabilidade do game. Mas no caso de Battletoads o jogo era realmente complicado, tanto que um dos programadores em uma entrevista afirmou que uma das fases iniciais que tem alto nível de complexidade era para ser substituída por uma mais prática, para não desestimular os jogadores.

Mas mesmo com essa elevada dificuldade Battletoads era extremamente divertido e desafiador. Sair com seu sapo lutador socando ratos e porcos pelos diversos cenários era sensacional e a sensação era ainda melhor quando dividia a aventura com um amigo. Mas o jogo não ficava apenas em “bater e andar”, um dos destaques do game era exatamente os diversos tipos de fases. E é uma dessas fases diferenciadas que é considerada o pesadelo dos jogadores e especificamente a que foi citada pelo programador.

Durante a terceira fase de Battletoads, bem no início do game, o jogador deve controlar um carrinho através dos desfiladeiros e muretas. Conforme você avança a velocidade do carrinho aumenta, o número de paredões triplica em  sequências alucinantes. Depois dessa assustadora, pavorosa e hardcore fase, o jogador deve controlar seu sapo sobre cobras gigantes, surfar por um rio com vários explosivos e algumas outras fases bacanas para poder resgatar a princesa. 

Eu confesso que somente uma única vez consegui atravessar a tão temível terceira fase de Battletoads. Mas acabei morrendo depois porque o jogo só possibilitava ao jogador três continues. Mas independente da dificuldade de Battletoads sinto uma gostosa nostalgia ao relembrar desse game, mas por outro lado um pesar por não ter conseguido finalizá-lo.
  
O NES é considerado um dos consoles que possui os jogos mais hardcores de todos os tempos. Por isso a listagem de jogos do NES mais difíceis de finalizar é vasta. E para você leitor do Nintendo Blast, existe aquele jogo do NES que você não conseguiu finalizar? Ou teve algum game dessa lista que você conseguiu “zerar”? Comente e compartilhe suas habilidades e destrezas dos games de um época que não existiam os “saves games”. 

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Tem uns trocentos jogos japoneses (de Famicom) difíceis pra caramba.

    Alguém já zerou o jogo chamado Tatakae! Chou Robotto Seimeitai Transformers - Convoy no Nazo? Esse jogo é difícil pra caramba!

    ResponderExcluir
  2. Battletoads me fez quebrar um controle no chão. kkkk

    ResponderExcluir
  3. As únicas coisa que discorde dessa lista é a posição do Ninja Gaiden, pois ele é quase tão difícil quanto Battletoads e eu joguei quase todos da lista ( só não joguei o Yo Noid ) e a falta do jogo Robocop vs Exterminator ( só que esse é mais pessoal =p ), que merecia entrar com honra nessa lista ( na minha opinião, tão difícil quanto Ninja Gaiden ).

    Mesmo assim gostei do top 10 e concordo com a maior parte dele. Valeu

    ResponderExcluir
  4. Joguei muito o TMNT, Contra, Yo!Noid, Ninja Gaiden e Battletoads. Não zerei nenhum.

    Aliás, um dos meus traumas de infância foi não ter zerado o jogo das Taratarugas Ninjas no NES. Mas quando saiu o de SNES eu terminava duas vezes por dia!

    ResponderExcluir
  5. tava mais facil colocar um top 50!!! era dificil pra c*** jogar no nintendinho!!!

    ResponderExcluir
  6. Eu n axei o primeiro megaman assim tão difícil naum. Se vc souber a técnica para matar aquele bixão amarelo de um olho só (usando o poder do Elecman) o jogo fica 50% mais fácil!

    Eu tb n sei se deveriam incluir Ghosts 'n Goblins nessa lista. Qual a razão? Simples, c vc compreender a estrutura de GnG, vai perceber q, diferente de Battletoads (um jogo dificílimo, mas FEITO para ser zerado), GnG eh um jogo programado para NÃO SER ZERADO! (OMG!! LOL WTF xDDD)

    tem uma materia legal no hardcore gaming 101 falando sobre GnG:
    http://www.hardcoregaming101.net/gng/gng.htm

    ResponderExcluir
  7. Oo faltou o Gradius II ai !!! zerei em 4 meses kkkk, tinha 4 anos de idade.. 3 dias ligado direto, a ultima fazer demorei 4 hrs para tomar coragem e ir jogar ^^

    De todos na lista COM CERTEZA!! Battletoads é o mais dificil! ótimo jogo que nunca consegui zerar, não tinha a fita e alugava aos fds, nunca dava tempo de zerar.. Me lembro de achar muito divertido a fase do "SURF" muito bom..

    ResponderExcluir
  8. Ainda vou comprar um nintendinho so pra zerar alguns desses jogos. Especialmente Battletoads.

    ResponderExcluir
  9. Vcs devem fazer agora um sobre os 10 mais difíceis do snes.

    ResponderExcluir
  10. Etâ listada tenebrosa! Consegui zerar Yo Noid, Mega Man, Street Fighter 2010, Simpson's e Battletoads. Sendo que só terminei o último usando as Warpzones. O Ninja Gaiden e o Contra só com GameGenie. Outro jogo alucinante que levei meses pra zerar foi o Batman 1 de nes, tinha um mestre que eram dois robos quadrados que serpenteavam a tela, cruzes! Muito tenso.

    ResponderExcluir
  11. Tem um erro quando falam de Battletoads:

    "... uma princesa foi sequestrada e os irmão ..."

    vocês pretendem imitar o "Os livro" ???

    ResponderExcluir
  12. Battletoads
    Yô Noid
    Contra
    Street Fighter 2010
    The Simpsons - Bart VS The Space Mutants
    Megaman

    Terminei todos esses acima, os demais não tive oportunidade de jogar...agora o primeiro Castlevania do NES eu não consegui termina-lo ¬¬

    ResponderExcluir
  13. Colocaria Dragon's Lair em segundo. Bart vs The Space Mutants não é tão difícil assim, e acho que não entraria no meu Top 10 jogos difíceis. Battletoads já terminei no NES, mas mesmo assim reconheço a dificuldade que é o game. Foram mts dias de treino pra conseguir memorizar e passar a terceira fase.

    ResponderExcluir
  14. Faltou o Silver Surfer (quem conseguir passar uma fase desse jogo, tiro meu chapéu)

    ResponderExcluir
  15. Dos 10 aí, eu só não joguei o "Street Fighter 2010".

    Mas só finalizei o Yo! Noid (que não achei tão difícil assim, e olha que eu não sou harcore-gamer), TMNT e Bart Vs. Space Mutants.

    O do Bart depois de milhões de tentativas, realmente a fase do museu era um teste de paciência.

    TMNT era difícil, mas depois que pegasse a manha, facilitava passar as fases sem muito stress.

    Momento Nostalgia bem bacana!

    ResponderExcluir
  16. Toma no cu de street fighter 2010.
    Passei meses tentando zerar nunca passava da 4 fase
    acabei desistindo porque ja tinham lancado o playstation 1
    ja blattletoads tamebms e incrivel passei so 3 vezes da fase 3
    viu
    Mas parabens escolheu bem os jogos.Toma no cu do nitendinho
    so lancava jogo dificil po so tinha 8 anos

    ResponderExcluir
  17. RoboCop 1

    - O jogo começa com um tiro vindo do alto.
    - Um tiro, mata.
    - Você cai em um buraco difícil de se ver, caso passe do tiro.
    - Não tem continue.

    ResponderExcluir
  18. Cara, eu zerei tartarugas ninjas, com o meu amigo! AHuAShuAShuSAhASUh SENSACIONAL! O destruidor eh f***** de MAIS! HAsusHuSAh desses descritos nao cheguei a jogar muito nenhum, ateh por questao da dificuldade....mas TMNT eu fiz questao de ir ate o final....demorei mas zerei xD

    ResponderExcluir
  19. esse jogos muito massa, eu jogava CONTRA todo dia era meu jogo favorito,Mega man nunca consegui zerar os jogos da serie que eu joguei sempre fica num cara que parecia que era feito de lama, Ninja Gaiden eu gostava mais do III achava muito massa a trilha sonora parava de jogar só para ficar escutando, muito show deu até vontade de jogar de novo flw

    ResponderExcluir
  20. Pra mim o pior de todos foi o Gauntlet.
    Eu tinha 5 anos qdo ganhei meu Phanton System, clone do NES da Gradiente. Veio com a fita do Gauntlet e tinha até um manual em português. Qdo eu era pequeno soh ia até o mundo das paredes invisíveis.
    Qdo fiquei mais velho fui tentar zerar no emulador, com a mera ilusão que Save State eh o melhor cheat que já inventaram. Engano meu... soh consegui fechar usando um hack com bombas infinitas :D
    São 100 fases, 5 mundos, e em cada mundo tem que encontrar uma saída secreta que leva a uma fase secreta onde tem que encontrar a saída em um tempo bem pequeno. Se vc perder de entrar em uma dessas fases secretas não eh possível fechar o jogo :|
    E o pior... na fase 94 tem uma saída que se vc entrar eh GAME OVER hahahahaha!
    Eu tinha medo do Morak

    ResponderExcluir
  21. Tinha um jogo japonês do nintendinho que se chamava final mission que anos depois eu descobri que havia a versão americana chamada SCAT. Essa versão americana era mamão com açúcar já a sua versão oriental era insana, gastei horas decorando de onde vinha os inmigos e seus ataques (o estilo do jogo é shoot'n up) felizmente havia continue ilimitado mas nada se compara realmente com battletoads, me dá até medo de lembrar kkkkkkk

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google