Blast from the Past

Blast from the Past: Pokémon Stadium 2 (N64)

A partir do momento em que os monstrinhos de bolso mais famosos de todos os tempos surgiram, uma era havia nascido com eles. Milhares e m... (por Anônimo em 30/06/2011, via Nintendo Blast)

Pokemon Stadium 2

A partir do momento em que os monstrinhos de bolso mais famosos de todos os tempos surgiram, uma era havia nascido com eles. Milhares e milhares de gamers ao redor do globo se apaixonaram por toda a interação que Pikachu e sua turma trouxeram, mas quando eles apareceram pela primeira vez na tela grande da sala de sua casa, todo aquele vício frenético de “temos que pegar todos” apenas aumentam consideravelmente. O ápice foi com a sequência de Pokémon Stadium, que não apenas evoluiu de seu antecessor, mas trouxe mais conteúdo e uma nova corrida pelas locadoras de games das grandes cidades. Isso, caro leitor, se chama febre pokémon.

No ano de 2001 chegava às lojas e locadoras um dos últimos grandes games de Nintendo 64. Pokémon Stadium 2 reunia todos os 251 monstrinhos lançados até então. Os gamers foram a loucura com a novidade, pois muitos acreditavam que o N64 estava com seus dias contados. Também, o game dava uma sobrevida às fitas de Game Boy e Game Boy Color que cada vez mais se tornavam esquecidas nas estantes. Com a utilização do acessório Transfer Pak – que permitia a transferência de pokémons das versões portáteis para o console e, também, dava a chance de se jogar todos esses games via Nintendo 64 – a experiência aumentava e trazia novas oportunidades aos gamers.

whitecity

Para os que não possuíam as versões red, blue, yellow, silver, gold e crystal, Pokémon Stadium 2 também podia ser jogado usando os “rental pokémons” – monstrinhos pré-definidos prontos para a batalha. Mesmo isso limitando as muitas estratégias e possibilidades do game, também dava a oportunidade de qualquer um se divertir com as muitas batalhas oferecidas.
Os modos de jogo variavam pouco entre si. O freeplay dava a chance dos gamers passarem direto para o quebra-pau em batalhas com muitas regras diferentes, o modo Stadium era algo como um modo campeonato onde o treinador pokémon deveria derrotar vários outros treinadores para se campeão das muitas taças, o Gym Leader Castle era quase como um modo história one você deveria enfrentar os líderes de gínasio para se consagrar campeão e enfrentar a elite four, no modo Game Boy Tower o gamer poderia desfrutar das versões portáteis diretamente em seu 64, e haviam 12 minigames – cada um baseado em algum pokémon - que divertiam até aqueles que não entendiam nada das batalhas entre um Celebi e um Lugia.

Pokemon_Stadium_2

 img_95239_lets-play-pokemon-stadium-2-ep-1-battle-now

As semelhanças entre o primeiro game e este são muitas. Basicamente, tudo é igual. A parte gráfica foi pouco aprimorada, o narrador bacana continuava lá, a jogabilidade simplista funcionava como sempre, os efeitos sonoros – principalmente as “vozes” dos pokémons – eram apenas funcionais, nada inovador, mas nada irritante. O principal destaque era mesmo os novos pokémons, quem aí se lembra de ver o tão imponente Steelix pela primeira vez? Era um sorriso na certa.

pokemonstadium2_screen003As qualidades de Stadium 2 não se limitavam às mesmas que do anterior. Muitos gamers se divertiam sem nem ter os games portáteis, eles alugavam a fita e passavam a tarde tentando derrotar os gym leader ou os amigos em longas batalhas. Muitos não entendiam as estratégias, por isso pegavam apenas aqueles pokémons que achavam mais legais ou mais fortes. Scizor, Charizard, Feraligatr, Lugia, Raichu, esses alguns dos mais escolhidos, enquanto que Caterpie, Togetic, Girafarig e Delibird eram mais ignorados. O mais bacana era que cada gamer tinha (e ainda tem) o seu tipo preferido de monstrinhos, e isso era refletido nas batalhas.
furret
Mesmo não obtendo o sucesso esperado de vendas, Pokémon Stadium 2 foi um sucesso entre os fãs. Até hoje há aquele gamer que mantém sua fita guardada, com aquela caixa brilhante com o Lugia e o Ho-oh na caixa, e que às vezes a pega para jogar algumas partidas de mini-games ou para tirar o pó da sua versão silver.
Até hoje, qualquer game de Pikachu e cia lançado para consoles caseiros é instantaneamente comparado com Stadium 2, e, convenhamos, nenhum conseguiu superar essa comparação…

Né, Battle Revolution?


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. AAAAAAAAAAWWWWWWWWWW YYYYEEEEEEAAAAAAHHHHHHHH
    Eu amava esse jogo, uns dos primeiros que eu joguei na minha vida! Tenho ele emulado, lembra os bons tempos. Me lembro de passar tardes jogando os mini-games, gostava daquele das chancey, do eevee e do scyther.

    ResponderExcluir
  2. Pois é...faz tempo que a Nintendo não faz um jogo, de pokémon, para console tão bom quando Stadium 1 e 2....acredito eu, que eles poderiam fazer um Remake e inventar um transfer pak que encaixasse os 3 tipos de fita (gameboy color, gameboy advance e Nintendo DS) Seria demais!!!!

    ResponderExcluir
  3. Toda vida que lembro do Stadium 2 com esses detalhes me da vontade de jogar. melhor jogo de pokémon para um video game caseiro EVER!

    Tenho fé que um dia, UM DIA, seja lançada mais um jogo da série, ou um que seja exatamente no mesmo modelo, mesmo com nome diferente.

    ResponderExcluir
  4. Joguei muito esse game! Além do salto gráfico e dos Pokemons do Gold/Silver, o jogo ainda contava com um tutorial super bacana! Aprendi muita coisa por lá!

    Minha única reclamação é que os minigames não são tão legais quanto os do primeiro jogo, mas ainda assim isso não estraga de forma alguma!

    ResponderExcluir
  5. Ownnn que saudade... lembro que quando estava na 8ª série, eu sempre enforcava aulas para passar a tarde jogando com os meus amigos...

    O jogo é o melhor lançado em consoles, sem sombra de dúvida. Gostaria muito que lançassem uma versão 3... ou um remake com todos os atuais... seria ótimo... não vejo a hora de transferir os meus do Black, mas a Nintendo nem se pronunciou quanto a isso :/

    O jeito é esperar, né? Gostei da matéria.

    ResponderExcluir
  6. Teve um dia que joguei este Pokemon Stadium com Time Aleatório contra meu irmão e ele acabou conseguindo no time dele uma Jumpluff Shiny.
    Eu amava esse jogo...(Pelo Amor de Arceus GameFreak Crie um Novo jogo Igual a esse!)

    ResponderExcluir
  7. The Best ever!! Lembro de um dia que eu joguei esse jogo com meu primo, eu tinha o transfer pak intão usei todos os meus pokemons da versão yellow, meu primo apelão pegou um time inteiro de lendários e mesmo assim ganhei dele heheheheh! Bons tempos.

    ResponderExcluir
  8. Screenshot de emulador é sacanagem XD
    Anyway, bom artigo sobre um bom jogo ^^

    ResponderExcluir
  9. "o game dava uma sobrevida às fitas de Game Boy e Game Boy Color que cada vez mais se tornavam esquecidas nas estantes"

    @_@
    Você morava numa bolha, rapaz? Stadium 2 foi lançado pouco depois de Gold e Silver (ou seja, na época da FEBRE), pouco antes da Crystal. Eu hein...

    E a imagem do Mewtwo é do Stadium 1 D:

    No mais, bom post. Mas poderia ter detalhado mais os modos de jogo, os minigames, o quarto, Mysteru Gift... E você nem mencionou o Gym Leader Castle, que era o mais legal!

    ResponderExcluir
  10. queria que lançace um pokemon rpg para o wii....saudades do game boy

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho esse jogo no meu pc e uso emulador para rodar (Project64 1.6). Esse jogo é incrivel! Supera Battle Revolution. Johto Forever!

    ResponderExcluir
  12. muito bom importar os monstrinhos do game boy pra esse jogo.
    me diverti muito na época.

    ResponderExcluir
  13. Adoraria ver Um Pokemom Stadium no Nintendo Wii U.
    Já imaginaram ver os ataques pela tela do controle? Poderia aumentar ainda mais as nossas estratégias.

    Esse é o unico Pokemom que realmente gostava de jogar.

    ResponderExcluir
  14. Meu primeiro e último cartucho de N64...aah,como eu jogava!E depois eu descolei um Transfer Pak,jogava muito com meus pokémon de Gold e Crystal.

    Se for comparar com Battle Revolution,Stadium dá de dez a zero nele.

    ResponderExcluir
  15. Ainda lembro que ficava horas vendo o banco de dados do game, na época eu não tinha PC então isso foi muito útil. '' As marcas do Umbreon piscam!? '' Por que o Porygon2 se move desse jeito? ''. Bons tempos... Sorte que tenho o console e as fitas em perfeito (botão RESET afundado não conta) estado.

    ResponderExcluir
  16. Nossaaa o MELHOR JOGO que já joguei em toda a minha vida (claro, só tenho 18 aninhos)!!! kkk
    Enfim, PKMN Stadium (1 e 2) são jogos incríveis (principalmente para quem tinha o GBC e trasfer pack) e aquela turma de amigos fãs de pokémon!!! Tenho saudades daquele tempo!!!!

    ResponderExcluir
  17. Eu tinha ódio dos pokemon mentirosos do nosso inimigo. Usávamos um atk, as chances de erro eram baixíssimas e só restava um golpe p/ o maldito lugia morrer. E quando eu pensava "bwahahahah, impossível eu perder", adivinha: o atk falhava!!!


    (∑|>:0{

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google