Nintendo revela seu novo console, Wii U, e promete mudar a forma de jogar videogame

Finalmente! Se você acompanhou o Nintendo Blast nos últimos meses deve saber que muitos foram os rumores que rondaram o possível anúncio do ... (por Gustavo Assumpção em 07/06/2011, via Nintendo Blast)

wii_u-1Finalmente! Se você acompanhou o Nintendo Blast nos últimos meses deve saber que muitos foram os rumores que rondaram o possível anúncio do novo console da Nintendo. Pois é, hoje finalmente ele apareceu: o Wii U deu as caras com uma linha inicial de títulos incrível, muitas novidades e um controle que promete ser o assunto dos próximos meses.

Bastou Reggie subir ao palco pra termos a certeza: essa seria uma apresentação bem diferente das formalidades de outras empresas. Pra começar, é hora de colocar um fim nas especulações: o Wii U tem  um controle com 6,2 polegadas, touch screen, quatro gatilhos - dois maiores e dois menores - microfone, giroscópio, câmera, um botão Home, e um acelerômetro. O visual do controle lembra um tablet, apesar da presença de botões e gatilhos. Esteticamente, o controle lembra muito a identidade visual que a Nintendo já fez com o Wii – o que, convenhamos, é bem interessante.

Todas as especulações sobre o controle receber streaming de conteúdo do console se confirmaram. É possível aos jogadores realizarem uma série de atividades simultâneas – ou até mesmo jogar enquanto alguém está assistindo TV. As possibilidades foram muitas e boa parte delas foram mostradas, deixando todo mundo com dificuldade pra digerir a quantidade de informações que eram plantadas pela Nintendo.

A Big N também confirmou que todos os acessórios do Wii – incluindo Wii Balance Board e até mesmo o Wii Remote – são totalmente compatíveis com o novo console. Confira alguns detalhes técnicos:

  • Tela de alta definição de até 1080P via saída HDMI no console.
  • Touchscreen de 6.2" rodando em resolução padrão.
  • Armazenamento interno via memória flash, com entrada para SD e USB.
  • Os jogos serão armazenados em discos iDensity proprietários de capacidade não especificada.
  • Os jogos também serão disponibilizados via download.
  • Totalmente retrocompátivel com o Wii e seus acessórios.
  • Data de lançamento entre 1º de Abril de 2012 a 31 de Dezembro do mesmo ano.
CONSOLEInline_1307462236

No final, o que mais a gente espera: os games. Uma demo técnica apresentou a capacidade gráfica do console. Ficamos impressionados.

Miyamoto confirmou o desenvolvimento de dois games: um Super Smash Bros. (pode comemorar) que também terá possibilidade de ser compatível com o 3DS) e uma versão de New Super Mario Bros. com Miis.

Entre as third parties, um apoio nunca antes visto para uma plataforma Nintendo. Darksiders II, Tekken, Dirt, Aliens: Colonial Marines, Ghost Recon Online, Assassin's Creed, Metro: Last Light, and Ninja Gaiden 3: Razor's Edge e praticamente todas as franquias da Eletronic Arts estão confirmados para o console, que deve contar com uma série de funcionalidades online também.

wii_u-2wii_u-3wii_u-4wii_u-5wii_u-6wii_u-7

No final, muitas dúvidas: data de lançamento, preço, mídia. E uma certeza: A Nintendo entrou na briga pra sair na frente de todo mundo. De novo.

Mais novidades em breve.


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Console perfeito, mas caraca já tem videos no YouTube ????

    ResponderExcluir
  2. Alguém já achou a especificação técninca do console novo??

    ResponderExcluir
  3. PUUOOOOOOOOOOOTA QUE PAREEEEEEEEEEO

    ResponderExcluir
  4. Aleluia alguém pra explicar direito o que é o Wii u.
    Esse console promete *---*

    ResponderExcluir
  5. E a Nintendo nos surpreende novamente com seus truques...
    O controle é maravilhoso, cheio de funcionalidades e uma nova forma de jogabilidade incrivel.
    O console em si parece mt o Wii, so q mais arredondado.
    Os gráficos nao tem oq reclamar, sao maravilhosos, sem falar das third parties...
    A Nintendo promete revolucionar mais uma vez, so nos basta esperar...

    ResponderExcluir
  6. Eu pensando que o novo controle seria compativel com o Nintendo Wii. É logico que assim como podemos jogar games de Game Cube no Wii, poderemos jogar games de Wii no Wii U.
    Muito fera mesmo. To tentando me acalmar aqui.
    Tanta coisa hoje. Atualização do 3DS, os titulos de 3DS, e o novo Nintendo Wii U.
    Uau.

    ResponderExcluir
  7. só não entendi por que ela não mostrou o console lá.

    ResponderExcluir
  8. Ainda falta informação...
    Afinal, o console é esse "tablet" ou é a "caixa branca"??

    To confuso !!

    ResponderExcluir
  9. A NINTENDO É MARAVILHOSA, A MELHOR EMPRESA DO MUNDO!!!

    ResponderExcluir
  10. Quer valer quanto vai custar um controle desses? No mínimo, a metade do 3DS. Sério, vou ser estraga prazeres, mas.. que porcaria é essa? :S Galerinha mais nova, não fique brava, sou do tempo em que "as Internetz" sequer existia... As imagens do canário, acho que são do joystick-tablet. Quero ver o resultado final disso porque estou desolado...

    ResponderExcluir
  11. OH MEU DEUS! Não canso de ver esse vídeo!

    ResponderExcluir
  12. E que Zelda é esse no final do 1º Video??
    Muito bom!!
    Não parece o Skyward Sword...

    ResponderExcluir
  13. Por favor alguém coloca um vídeo com o CONSOLE novo ou desse CONTROLE sendo plugado no Wii. Resolvam esse problema. kkkkkk

    ResponderExcluir
  14. queria ver um treiler do super smash novo

    ResponderExcluir
  15. Pelo que parece o console em si é o joystick, pq como a pessoa vai sair de casa jogando com o joystick ?

    concerteza voce coloca o jogo no joystick, e aquele aparelho que fica sobre a mesa deve ser para passar a imagem do jogo que ta no joystick para TV

    ResponderExcluir
  16. Mais que perfeito. Será quanto vai custar?

    ResponderExcluir
  17. Tô aqui já pensando em comprar um cofrinho pra juntar as moedas pra poder comprar o WiiU em 2012...mas amigos da Nintendo Blast, e o Wii foi totalmente esquecido na E3? Ou teve alguma novidade divulgada? E a pergunta que não quer calar: Zelda sai pra o Wii ou só pro o WiiU!?

    ResponderExcluir
  18. O Zelda que apareceu no Video é uma versão remasterizada da batalha contra Armogohma no Twilight Princess. Apenas uma demo técnica.

    ResponderExcluir
  19. Galera o que foi mostrado na E3 foi APENAS o CONTROLE, o console fica lá na mesa como sempre, é um CONSOLE DE MESA..mas com funções magníficas no controle. O CONSOLE roda o jogo e apenas transmite a imagem pro controle, sacaram?

    obs: O zelda no final do video me fez ficar bobo, comprarei sem dúvidas

    ResponderExcluir
  20. DE onde esse pessoal ta tirando a idéia de que o console é o própio joystick? LOL, vcs fumaram?

    ResponderExcluir
  21. O console ficou muito bom e já tem jogos bons para o lançamento ,tanto de terceiros quanto da própria Nintendo .Agora só não vale estragar com um preço alto.

    ResponderExcluir
  22. Muito bom meeeeeeeeeesmo!!!
    Só podiam ter escolhido outro nome... não gostei de "Uiu" XD
    "Nintendo Stream" teria ficado bem melhor.


    Pois é, e fica a dúvida de quanto vai custar essa belezoca de controle.... o.O"

    ResponderExcluir
  23. Já tô imaginando os vídeos com esse controle caindo no chão, outros voando pela sala.... Porque imagina a gente sacudindo esse troço, ou então jogando um jogo tipo FEAR e levando aquele susto.... KKKKKK Mas claro, como bom nintendista que sou, já começo hoje a Poupança pra chegada do WiiU. E a reza braba pra ele não cair no chão.

    ResponderExcluir
  24. Nintendo criando, sony copiando haha, mas sem sombras de dúvidas esse wii U promete... como sempre a Nintendo revolucionando

    ResponderExcluir
  25. Uma função interessante que pode ser feita no Wiiu mas que não sei se irão utilizar, é diferentes controles jogar separadamente o mesmo jogo

    ResponderExcluir
  26. concerteza vai ter local pra colocar akelas alças no pulso que nem no Wiimote.

    ResponderExcluir
  27. Já pararam pra pensar que o WiiU é como um DS gigante? A mesma ideia do jogo dividido em duas telas, touchscreen, câmera... realmente, é a Nintendo juntando as suas grandes criações para obter a próxima grande revolução no mundo dos games!

    ResponderExcluir
  28. Alguém me tira uma dúvida: A EA vai trazer batlefield 3 pro novo console Nintendo?

    ResponderExcluir
  29. Galere não to sacando , e um joystick pro wii comum , ou vai ter outro console ?

    ResponderExcluir
  30. Amauri Jr (!): sim, o lançamento de Battlefield 3 foi anunciado para o WiiU.

    ResponderExcluir
  31. Gustavo: o WiiU é um console completamente novo, não é apenas o controle que é novo não. O detalhe é que o WiiU será compatível com os jogos e acessórios do Wii. Sacou?

    ResponderExcluir
  32. Depois dessa apresentação da nintendo, eu, se fosse a sony, voltava a só fazer tv para jogar Wii U. Pra que perder tempo comprando console que imita a nintendo? Pode escrever ai, a sony vai "inventar" um controle parecido do wii U, só que com duas bolas em cima só pra não dizer que foi plágio.

    ResponderExcluir
  33. Kra fiquei muito empolgado com o WIIU simplesmente adorei,já vi em outros sites os donos das outras plataformas fazendo burburinho contra o novo console, dizendo que o controle é horrivel, que o console é o controle e muitas outras asneiras.

    Acho que ficou muito claro que o que foi apresentado na E3 foi simplesmente o controle, o fato é que eles ficaram tão embasbacados com o novo sistema que não tem o que dizer, e poder desligar a tv e jogar no controle é o maximo,não vou mas precisar brigar com mais ninguém para poder jogar horas e horas.

    NINTENDO, SURPREENDENTE,REVOLUCIONÁRIA,E ÚNICA.

    Ps:acho que eles poderiam ter colocado o nome de REVOLUTION nesse console.

    ResponderExcluir
  34. Console maneiro, o controle parece um tablet mas gostei. quero um>.<

    ResponderExcluir
  35. Eu nao sabia como classificar o Wii U. Eu jurava que era um controle do Wii, mas eh novo console O_O. Eu julguei o Wii U como "legal" no inicio, nao sabia exatamente direito oq era. Mas dps.... muito foda!! *--------*

    ResponderExcluir
  36. Gostei do que vi na E3. Admito que demorou um pouco ara eu compreender o que havia visto, pois é difícil definir algo que é ao mesmo tempo simples, mas muito complexo. Mesmo assim esse novo console para demais com o Wii. =p

    A Nintendo conseguiu mais uma vez surpreender a todos.

    ResponderExcluir
  37. Esperava por mais, ao que parece estão só criando mais um Wii! :S Quero estar errado, tinha apostado que um novo New Super Mario Wii 2 seria para o Wii e agora é para Wii U. Não vi grandes coisas, acho que a pressa do evento fez eles fazerem só essas apresentações, que pode até empolgar nintendomaníacos mas não os amantes da nintendo, que estão felizes (claro, estou feliz também gostei do lineup de jogos do próprio console) mas sabem que está muito aquém de algo para ser estrondoso como o Wii, torço para que não seja mais um GameCube.

    ResponderExcluir
  38. Duas plataformas novas: 3DS e WiiU e assim qual o motivo de comprá-las, além é claro de enriquecer a Nintendo? Se antes já pensava duas vezes antes de adiquirir o 3DS agora então só o WiiU mesmo e confiado que isso apresentado será apenas a ponta de algo legal. E, claro, pelos jogos da Nintendo acabo comprando deles.

    ResponderExcluir
  39. [2] no Leandro.

    Até ficou legal, mas loooonge de ser uma super inovação como foi o Wii em 2006. Assisti a E3 achando que estavam anunciando um novo controle pro Wii. lol

    Espero estar errado e que o console seja excelente, mas não impressionou não.

    ResponderExcluir
  40. Essa Nintendo SEMPRE surpreendendo...

    Esses WII U vai dar Muuito trabalho pros Hackers

    e pros Nerds, na hora de criar um Emulador disso!!!

    http://oiton.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  41. o foda alem do preço é que parece muito fragil...imaginem em uma queda o negocio ja era

    ResponderExcluir
  42. Eu acho ótimo poder jogar com a tela no controle, eu poderia por o wii no meu quarto, mas eu prefiro na tv da sala q é de 32' do que no meu quarto que é de tubo de 21', e muitas vezes desisto de jogar Wii e vou pro PC porque tem gente assistindo tv na sala e eu não quero incomodar.
    Parece ser bem frágil tbm o controle, e eu esperava gráficos mais poderosos. Bom, precisamos ainda ver mais videos em alta resolução porque assistindo o streaming da e3 nao deu pra ter uma boa visualização dos gráficos.

    ResponderExcluir
  43. Olha.. e fomos surpreendidos mais uma vez!
    Até agora to tentando entender o que foi aquilo kkkkk

    Eles mantiveram todas as qualidades do Wii e melhoraram no que era necessário!
    Acho q agora podemos dizer que existe o console perfeito!

    ResponderExcluir
  44. Essa galerinha ta muito exigente, o console nem foi lançado e vcs viram "APENAS" a capacidade do controle e já colocam defeito ou dizem q "não me surpreende" ..putz..julgar algo q nem viram ainda, coisa de maluco ein :s

    Ai como se não fosse o bastante, a galera fala q parece ser frágil, q não aguenta queda u_u ...nenhum eletrônico comum é feito pra aguentar queda, tenho irmãs de 10 anos q nunca deixaram cair o wiiremote.

    mas finalizando...palmas para a Big N, esse console parece ser incrível, e eu comprarei sem dúvida =D

    ResponderExcluir
  45. Essa galerinha ta muito exigente, o console nem foi lançado e vcs viram "APENAS" a capacidade do controle e já colocam defeito ou dizem q "não me surpreende" ..putz..julgar algo q nem viram ainda, coisa de maluco ein :s²

    Concordo,esse povo precisa parar de reclamar de tudo, me enoja ver como o povo se acha bom em games.

    ResponderExcluir
  46. Eu estou achando o maximo um monte de muleke falando q o console é excelente e nem viram o console, tudo oq apareceu foi um controle funcionando em uma plataforma q foi inovadora no controle e ao mesmo tempo nasceu defasada em termos tecnicos, achei o controle incrivelmente legal, mas dai pra falar q o console é perfeito... kd o console só vimos videos de jogos q podem ser de qualquer coisa, nem ao menos sabemos se esse console ja existe, a qualidade grafica dele tem q ser no minimo igual ao ps3 q ja tem anos de estrada, tudo bem q é um site sobre a nintendo mas dai a fechar os olhos e imaginar uma coisa q nunca viram e falar q ela é otima acho q vc´s estão exagerando um pouco não acham ?

    ResponderExcluir
  47. Galera, só tenho algo a dizer, Wii começou, U vai continuar, nossos controles e games do Wii ainda serão todos aproveitados, falta saber, se isso vai ser com os games do Game Cube, e mais, teremos o melhor video-game dos ultimos tempos, como da época do SNES, essa eu diria como uma continuação dessa época, vamos ver um console que realemente agradará a todos.

    ResponderExcluir
  48. Só relembro uma coisa, as produtoras se renderam pro console da nintendo e se sentiram capazes de fazer coisas até então nunca já vista, exemplo disso é a EA. O console é fantástico e inovador, basta por a criatividade, da cabeça fechada de alguns, para funcionar e ver o que pode ser feito. Pra quem trabalha com duas telas no computador sabe bem como melhora as coisas, imagina esse povo de jogos, piração pura! Não sou nintendista, mas afirmo que depois dessa play 3 vai pro saco! Xbox 360 ainda tem folego pois inovou em controle de jogos via voz, mas sony não mostrou nada decente nos consoles de mesa.

    ResponderExcluir
  49. infelizmente o preço no brasil vai ser beeem alto,mas eu adorei esse console,por que enquanto meu pai assiste ufc eu jogo zelda e mario sem me preocupar.

    ResponderExcluir
  50. Bem, não li todos os comentários, então não sei se foi respondida. Mas os videos realmente não são esclarecedores. Eu assisti a conferência e só fica realmente claro que se trata de um novo aparelho na fala dos representantes das third-parties.

    Então vamos lá:

    - Wii U é um console novo. Tem retrocompatibilidade (rodará jogos do Wii), inclusive srá compartível com os acessórios do Wii, assim como aconteceu entre o Wii e o GameCube, mas se trata de um console novo.

    - O controle foi apresentado na E3, teve atenção especial. Por isso a impressão de que "ele" é o videogame. Não é. Foi o que eles focaram na apresentação. Provavelmente no futuro falarão mais sobre o aparelho em si.

    - Os videos são apenas conceituais. O Satoru Iwata deixou claro que nenhum dos videos reproduzem imagens reais dos jogos. São apenas pra demonstrar como o videogame vai funcionar.

    ResponderExcluir
  51. este zelda apresentado tem relação com o twilight princess, só eu que reparei que o video se passa dentro do temple of time e que a aranha é a Armoghoma, boss que voçe enfrenta justamente no temple of time?

    ResponderExcluir
  52. @Felipe gardil

    O Zelda que apareceu no Video é uma versão remasterizada da batalha contra Armogohma no Twilight Princess. Apenas uma demo técnica.

    ResponderExcluir
  53. nossa o Zelda no final do trailer em HD ficou show de bola.
    muito massa mesmo.

    ResponderExcluir
  54. Achei que foi um passo arriscado.

    Com o lançamento do Wii U, parece que o 3DS tera um concorrente.
    Bem, enfim, não curti muito.

    ResponderExcluir
  55. @Douglas Alison: o 3DS concorrrente? Por que? Que tem a ver um console com o outro?

    ResponderExcluir
  56. "Totalmente retrocompátivel com o Wii e seus acessórios."
    Agora sim podemos dizer, sem dúvidas que A Big N dominará (ou ja dominou ^^) o mundo dos games... só de imaginar Super Mario Galaxy 1 e 2, Zelda , metroid e All games do wii Em Full HD (sim, eu sei que as texturas n são lá as melhores mas Adeus serrilhados ^^ *___* ;*). Eu ja vou juntar dinheiro desde já e segurar até o lançamento nos EUA... se der compro até o final do ano de 2012 (o mundo n vai acabar ... rlx ^^) espero que até lá o brasil tenha arrumado esta vacalhação com os impostos ^^ , o que eu vi aki no site foi um absurdo 3ds por 1300 asdasasldkçad VTNC POLITICOS FDP ^^ console de nem 300$ dolar vem aki por mais de 400% a + .. BANDO DE FDP estes politico ^^

    ResponderExcluir
  57. Pessoal, Acho que o único problema da Nintendo, e que ela sempre lança seus produtos por primeiro, e logo após, é claros, os seus concorrentes, com melhorias, seja gráfica, seja de jogabilidade, não culpo, é claro, estão competindo, um tem que ser melhor, mais por causa disto, os consoles da Nintendo sempre vão parecer defasados certo ? eu gostei do Wii U, realmente me agradou, já gostava do wii, e me deram gráficos. não preciso de mais nada. bom essa é minha opinião.. a e só uma perguntinha, os gráficos serão comparáveis aos dos consoles atuais, ou os gríficos são superiores ?? e jogos de fps será que vai poder mirar com o wiimote, ou tera que mirar na tela como um ds.

    ResponderExcluir
  58. Demais! Nintendo Wii U !!
    Posso notar que será um console surreal!
    Eu vou ter um!

    ResponderExcluir
  59. D+! Se os jogos forem em blu-ray e os gráficos comparados ao PS3 não terá pra ninguém! Adorei a idéia do controle-iPad... kkkk

    ResponderExcluir
  60. depois que eu vi o video do wii u num pensei em mas nd nunca tive um console da nintendo ainda to no ps2 mas concerteza comprarei vai sef muito legal esse wii u

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google