Perfil

Perfil: Ludwig von Koopa (Mario)

Presunçoso, arrogante e o mais cruel de uma família de oito irmãos. A genialidade perversa de Ludwig von Koopa seria uma excelente creden... (por Anônimo em 29/06/2011, via Nintendo Blast)

Ludwig-Von-Koopa_thumb25Presunçoso, arrogante e o mais cruel de uma família de oito irmãos. A genialidade perversa de Ludwig von Koopa seria uma excelente credencial para a sucessão do rei Bowser , se não fosse pelo nascimento de Bowser Jr, seu caçula predileto. O mais velho dos Koopalings, os filhos de Bowser, além de se auto denominar o grande gênio do mal, ainda compõe as (terríveis) Sinfonias Koopa e inventa diversas traquitanas para ajudar seu pai nas tentativas de conquistar o mundo.

Assim como seus irmãos, Ludwig von Koopa teve seu nome inspirado por um ícone da cultura, no caso o músico Ludwig Van Beethoven. De seu “xará” famoso, ele herdou não somente o gosto pela música clássica, mas também o corte de cabelo exagerado e uma suposta surdez que não o permitia perceber como suas sinfonias eram horríveis. Fisicamente Ludwig não é muito diferente de seus irmãos, com sua pele amarela e cabeça verde. Sua boca envolta por bochechas gorduchas e um nariz empinado apresenta somente um dente afiado como de um castor. Seus pequenos olhos redondos são iguais ao de seu irmão Morton. Seu casco, originalmente verde, agora é azul, como seu cabelo, e tem anéis laranjas em volta dos espinhos.

Ludwig-soltando-uma-bola-de-fogo_thuDescrito como o segundo filho mais forte fisicamente, atrás apenas de Roy Koopa, é também um dos mais poderosos inimigos de Mario: seus poderes incluem a habilidade de lançar bolas de fogo de seu cetro, esmurrar o chão para atordoar seu oponente e se recolher em seu casco tanto para se defender como para atacar. Como irmão mais maduro da família, Ludwig foi o primeiro a aprender a cuspir bolas de fogo. Em suas últimas aparições, novos poderes foram adicionados ao seu arsenal, entre eles o poder de teleporte, de lançar raios de sua varinha e de salto flutuante, melhor até do que Yoshi.

Ludwig-em-sua-batalha-contra-Mario_tEm sua primeira aparição em Super Mario Bros. 3, Ludwig se encarregou de conquistar a Terra dos Canos (conhecida posteriormente como Labirinto de Canos), transformando o rei local em uma Piranha Plant (ou Yoshi dependendo da versão do jogo). Já em Super Mario World ele se encarregou de tomar as Pontes Gêmeas. Após a conquista Ludwig se recolheu em seu castelo para compor suas sinfonias à espera de Mario. Após sua derrota, Mario dinamita o castelo e manda Ludwig pelos ares, que atinge em cheio o topo de uma colina próxima (presenteando a pobre colina com um curativo). Em sua mais recente aparição, em New Super Mario Bros. Wii, Ludwig ajuda seus irmãos a raptar a princesa Peach e fica encarregado de guardar o sétimo mundo. Nas batalhas, ele lança bolas de fogo azuis e tenta pular sobre a cabeça de Mario usando sua habilidade de pulo flutuante. No último jogo, sua voz pode ser ouvida pela primeira vez, na dublagem de Mike Vaughn, que confere uma voz mais grave do que nos desenhos.

Ludwig von Koopa nos desenhos

Os-Koopalings-raptam-a-princesa-nova[1]Os Koopalings foram personagens de diversos desenhos sobre o Reino dos Cogumelos. Em Super Mario Amada Series Ludwig e seus irmão são apresentados como lacaios de Bowser, ajudando na captura da princesa Peach. No final acabam todos sendo derrotados pelo encanador bigodudo. A série foi lançada somente no Japão e contou com 3 episódios.

Já em The Adventures of Super Mario Bros. 3 produzido pela DIC Entertainment em parceria com a Nintendo, e apresentados no Brasil como Super Mario Bros., Ludwig foi batizado como Kooky von Koopa, por se basear na versão japonesa do jogo, que não apresentava nomes para os filhos de Bowser. Posteriormente, no anime Super Mario World, o nome foi mantido mesmo com a adoção do nome americano, para não confundir os espectadores.

O desenho Super Mario Bros. exibido no Brasil nos anos 90

Kooky tem uma personalidade um pouco diferente da retratada nos jogos. Nos animes ele é retratado como o estereótipo de cientista louco, formado pela Universidade Frankenstein, especialista na fabricação de artefatos para seu “Rei-Papai” conquistar o Reino dos Cogumelos. No desenho é dito que ele foi o responsável pela construção do Doomship, navio voador utilizado por Bowser para levar à cabo seus planos maléficos. Mas, diferentemente dos jogos, Kooky não tem o menor interesse por música clássica, nem é mostrado como um compositor. No desenho, Kooky não é o mais velho entre os irmãos, perdendo o posto para Bully Koopa (ou Roy Koopa na versão dos jogos).

Kooky-von-Koopa_thumb4Um tanto avesso à higiene, Kooky nunca lavou ou penteou seus cabelos, nem se preocupa com alimentação: só come frituras e doces. Tem o hábito de dormir durante o dia, isso quando dorme. É muito comum ter súbitos ataques com sua risada maníaca e não são raras às vezes em que começa a gritar com seus irmãos no meio de frases normais. Em mais uma diferença em relação aos jogos, Kooky apresenta somente um espinho em seu casco.

Outras aparições de Ludwig von Koopa

Ludwig-von-Koopa-em-Yoshis-Safari_thO filho mais velho de Bowser também fez aparições em outros jogos como em Yoshi’s Safari, onde constrói robôs utilizados por seu pai e seus irmãos para conquistar o Reino dos Cogumelos. Em Mario is Missing!Ludwig e seus irmãos invadem a Terra com o plano de inundar o mundo derretendo o gelo da Antártida. Em Hotel Mario, Ludwig é visto em seu laboratório, onde apresenta pela primeira vez a habilidade de teleporte. Finalmente, em Mario & Luigi: Superstar Saga, Ludwig é um dos guardas do castelo de Bowser durante a invasão de Bowletta. Mesmo com sua genialidade maléfica, ele não é páreo para os irmãos encanadores e acaba derrotado de vez.

Games em que Ludwig von Koopa está presente:

  • Super Mario Bros. 3 (NES)
  • Super Mario World (SNES)
  • Mario is Missing! (SNES, PC)
  • Yoshi’s Safari (SNES)
  • Hotel Mario (CD-i)
  • Super Mario World (GBA)
  • Super Mario Bros. 3 (GBA)
  • Mario & Luigi: Superstar Saga (GBA)
  • New Super Mario Bros. Wii (Wii)
  • Super Smash Bros. Brawl (como adesivo que melhora o ataque explosivo) (Wii)

    Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


    1. Por favor,façam um perfil do Iggy Koopa,ele é o meu preferido.

      ResponderExcluir
    2. Meu Deeeus, que anime horrível!!! Pelo menos em português, vocês deveriam ter postado a versão em inglês, falo sério! Ewww...

      ResponderExcluir
    3. façam o perfil do Luigi sempre preferi ele ao Mario

      ResponderExcluir
    4. Quero um perfil da Wendy. Ja teve?

      ResponderExcluir
    5. No desenho ele foi retratado como um jacaré, apesar de ter nascido inspirado por um boi demoníaco (Ox Demon King de Journey to the west)mas na verdade ele se tornou uma tartaruga após a intervenção de Takashi Tezuka.

      ResponderExcluir
    6. mas se esse é o perfil de iggy koopa agora, então pq tem o url com o perfil de ludwig von koopa? vcs deletaram o perfil do ludwig von koopa e colocaram esse no lugar, foi?

      ResponderExcluir
    7. Erro corrigido! Obrigado pela observação!

      ResponderExcluir
    8. LOL na voz do Mario xD
      Eu até gostei do desenho o3o ~APANHA MUITO~

      Aaah, tinha que ser do Ludwig, ele é meu Koopaling favorito <3

      ResponderExcluir

    Disqus
    Facebook
    Google