Jogamos

Análise: Shantae: Risky’s Revenge (DSiWare)

Shantae: Risky's Revenge é a continuação de Shantae, um simpático jogo  para Game Boy Color que, apesar de ter sido muito bem recebid... (por Paula Travancas em 28/06/2011, via Nintendo Blast)

Shantae: Risky's Revenge é a continuação de Shantae, um simpático jogo  para Game Boy Color que, apesar de ter sido muito bem recebido pela crítica, passou praticamente despercebido pela maioria dos gamers. Risky's Revenge saiu para DSiWare oito anos após o primeiro jogo, depois de muitos alarmes falsos sobre possíveis continuações. Em sua segunda aparição, a meio-gênio de cabelos roxos ganhou o reconhecimento merecido e o título foi considerado um dos melhores disponíveis para DSiWare. Agora, com a chegada de Shantae: Risky's Revenge ao Nintendo eShop, os donos de 3DS também tem a chance de aproveitar essa aventura de plataforma inspirada no melhor da jogabilidade e dos visuais da era 16-bits.

O jogo, que tem forte inspiração na antiga Arábia e cuja ambientação  lembra "Aladdin" da Disney, se passa na bela Sequin Land. Essa é uma terra onde, outrora, gênios e humanos conviviam e deram origem a crianças híbridas com poderes sobrenaturais, todas elas meninas. Não se sabe porque, mas os gênios desapareceram completamente e agora cabe às meio-gênios a tarefa de proteger os cidadãos. Shantae é a responsável por proteger uma pequena cidade portuária que passa seus dias em calmaria, até que é invadida por Risky, uma ambiciosa pirata que rouba uma lâmpada com poderes potencialmente sinistros. Risky é também a inimiga de Shantae no primeiro jogo e, como o título diz, quer vingança por ter sido derrotada. Dessa vez, a heroína precisará coletar três selos mágicos antes que sua rival o faça e liberte as misteriosas forças que residem na aparentemente inofensiva lâmpada.

No começo, a única arma a ser usada é o rabo-de-cavalo da moça, que funciona como um chicote encantado. Aos poucos, diferentes magias podem ser adquiridas e produtos de cabelo podem ser usados para aumentar o dano do ataque capilar, mas o que há de mais interessante são as transformações que vão sendo liberadas. A meio-gênio ganha o poder, através da sua dança-do-ventre mágica, de se tornar um pequeno macaco para escalar alturas desafiadoras, um elefante para destruir pedras e uma sereia para explorar o que há debaixo d'água. Cada nova habilidade incentiva o jogador a revisitar áreas já exploradas para conseguir tesouros antes inalcançáveis.

Os gráficos tem charmoso estilo retrô e o vasto elenco feminino tem bastante pele à mostra, ainda que sejam as moças desenhadas num estilo bem cartunesco, o que as deixa em algum lugar entre o sexy e fofo. Nota-se, pelo nível de detalhamento, que os sprites e as animação in-game foram trabalhados à exaustão e a trilha sonora de clima árabe não deixa nada a desejar. Mas a homenagem aos games old-school não fica só no visual. Shantae testa a habilidade do jogador, no quesito plataforma, de maneira bastante competente e oferece uma novidade que expande bastante as possibilidades do gênero: o cenário conta com diversas camadas. Através de pequenas plataformas no chão, que tem o desenho de uma setinha, navega-se para mais para a frente ou para o fundo do nível e é possível ver as camadas que estão atrás. Apesar de haver um mapa, que não é visível em dungeons, esse não representa com clareza os cenários, o que torna a navegação complicada, de modo que é comum que o jogador gaste vários minutos perdido em determinada área.

017-1   017-2

Shantae: Risky's Revenge é um jogo leve e divertido, com personagens excêntricos, diálogos engraçados e gráficos de encher os olhos. Mas nem por isso é menos desafiador e oferece aos brasileiros que pagarem R$ 19,90 no Nintendo eShop, mais de seis horas de jogatina  sólida. Pode parecer caro para um jogo de DSiWare, mas vale a pena cada centavo para sentir que se está desfrutando um ótimo jogo com raízes profundas na velha-guarda dos videogames. Risky's Revenge foi desenvolvido com tanto esmero que é fácil dizer sem arrependimentos que possui a qualidade de um título que poderia ser vendido em cartucho. Não deixe de conhecer a meio-gênio mais carismática de Sequin Land e, se você encontrar uma lâmpada mágica por aí, não se esqueça de desejar outra continuação para Shantae!

Prós

  • Inspiração bem realizada na era 16-bits
  • Belos gráficos e trilha sonora
  • Animação fluida
  • Desafio na medida certa
  • Cenário em camadas
  • Várias horas de diversão
  • Transformações exóticas

Contras

  • Mapa insatisfatório em áreas abertas e inexistente em dungeons
  • O preço pode assustar os mais cautelosos
  • História muito simples

Shantae: Risky’s Revenge – DSiWare – Nota Final: 9.0
Gráficos: 9.5 | Som: 9.0 | Jogabilidade: 8.5 | Diversão: 8.5


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Shantae é um dos melhores jogos para GBC. Pena que não saiu para GBA.

    ResponderExcluir
  2. Tem versão BETA pra GBA, nunca procurei, talvez até dê pra jogar no emulador.

    ResponderExcluir
  3. Gostei do jogo, pena que não tenho um DSi ¬¬

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google