Jogamos

Análise: Harry Potter and the Deathly Hallows – Part 2 (Wii)

Apenas duas coisas são certas nessa vida: a morte e um novo jogo ruim da franquia Harry Potter acompanhando o lançamento do filme, corret... (por Rodrigo Trapp em 30/07/2011, via Nintendo Blast)

harry-potter-and-the-deathly-hallows-part-2-wiiApenas duas coisas são certas nessa vida: a morte e um novo jogo ruim da franquia Harry Potter acompanhando o lançamento do filme, correto? Bem, geralmente sim. Mas dessa vez, indo contra todas as probabilidades, temos um jogo que, se não é lá grande coisa, também ajuda a tirar a franquia um pouquinho do fundo do poço, que foi atingido com o game anterior. Se deixarmos de lado aquelas máximas preconceituosas, como por exemplo: “Ele até que é bom, pra um jogo baseado em filme”, ou então “Ele até que é bom, pra um jogo de Wii”, veremos que Harry Potter and the Deathly Hallows – Part 2 é bem melhor do que seu antecessor e pode divertir os fãs da série. 

Acabou! Fim! Zé Fini! Chega!

O confronto entre as forças mágicas do bem e do mal atinge o mundo dos trouxas. Ninguém mais está seguro e o perigo é constante. Harry Potter é o escolhido para o sacrifício, em um confronto épico com Lord Voldemort. A saga do bruxo chega ao seu final nos cinemas e, como era de se esperar, a EA lança ao mesmo tempo o jogo homônimo. A fórmula é batida, o enredo é conhecido de todos e a qualidade de seu antecessores, sempre foi duvidosa. Será que ainda podemos cair na ilusão de um jogo realmente bom de Harry Potter, nem que seja só para fechar com chave de ouro? Não foi dessa vez.

O jogo segue a linha de sempre: ação em terceira pessoa. Primeiramente, vamos aos comandos:

  • Alavanca do Nunchuck:  controla o personagem
  • Botão C: Escudo “Protego”
  • Botão Z: Mira
  • Wii Mote: Apontado para a tela, controla a câmera e a mira
  • Botão B: Atira
  • D-Pad: Seleciona a magia a ser usada.  Todas as mais famosas continuam lá: “Stupefy”, “Expelliarmus”, “Cofringo” e “Expulso”, por exemplo.
  • Botão “-“: “Aparatar”, ou seja, desaparecer em um lugar e aparecer em outro (você só ganha essa habilidade mais a frente no game).

6f7465e5623517dd87eab827a7dd2a59997292_20110712_640screen002

Você não joga somente com Harry. Vários outros personagens, como Hermione, Rony e Neville são necessários em determinadas partes para cumprir as missões. O que estraga boa parte do jogo, é que a maior parte do tempo,tudo é muito repetitivo. Ande com seu personagem até determinado ponto da fase matando tudo o que encontra pela frente, proteja algum amigo enquanto ele abre uma porta ou derruba uma estante de livros e corra desesperadamente até a saída. Isso é tudo o que você vai fazer, passando por vários cenários diferentes. Nas poucas vezes que vemos algo diferente disso, a coisa fica bastante interessante, como na fase onde controlamos Saemus para plantar diversas bombas ao longo de uma ponte e, na volta, devemos garantir a segurança do mesmo Saemus, porém controlando Neville. Nessa parte, o jogo se transforma em uma espécie de shooter, onde você deve se esconder atrás das janelas de Hogwatrs e mandar ver nos inimigos lá embaixo.

997292_20110712_640screen003997292_20110712_640screen007

Subindo a ladeira tarde demais

Harry Potter and the Deathly Hallows – Part 2 é bem melhor que o jogo anterior, que contava a primeira parte do capítulo final. Não que isso seja grande coisa, pois o game era uma bela porcaria. Mas, de certa forma, o que foi melhorado, contribuiu muito para a evolução do game. Os gráficos estão mais bonitos e com uma textura melhor, não parecendo desta vez que tudo foi feito às pressas e colocado de qualquer jeito nas lojas, só pra aproveitar o momento do lançamento do filme nos cinemas. Realmente parece ter havido um cuidado um pouco maior aqui, mesmo que isso não signifique que tudo está bom como merecia. As cutscenes entre as fases estão belíssimas e bastante fiéis ao que vemos nas telonas. O som também melhorou muito. Só o fato de não ouvirmos Harry e sua gangue gritando “Stupefy” ou seja lá qual for a magia que você estiver usando no momento de cinco em cinco segundos, já pode ser considerado uma vitória e tanto. Fora isso, as músicas também dão um clima bem bacana, mostrando-se tentas momentos antes das batalhas, para que você se sinta realmente envolvido.

O sistema de mira foi melhorado também. Com o botão “Z” você tem uma espécie de lockdown, que prende a mira em um mesmo inimigo, para que você consiga acertá=lo melhor, mais ou menos como funciona a mira em Zelda OoT e semelhantes. Uma inovação nesse quesito, que pode ser interessante e ao mesmo tempo um entrave gigantesco, é o fato de que, ao ficar atirando compulsivamente nos inimigos, sua mira vai perdendo precisão aos poucos, sendo quase impossível de acertar os inimigos depois de alguns segundos. A mira só volta a ficar precisa depois que você fica alguns momentos sem atirar. Uma solução rápida e fácil para isso é alternar as magias constantemente. Ao ver que a mira de uma delas já está muito ruim, troque para uma outra magia de ataque qualquer e continue atirando sem parar.

997292_20110712_640screen009harry_potter_y_las_reliquias_de_la_muerte__parte_i-1371591

Ah, a preguiça…

Talvez o maior pecado de Harry Potter and the Deathly Hallows – Part 2 seja mesmo o conteúdo. O gameplay é ridiculamente curto e extremamente fácil. Não é nada espantoso você terminar o game com 3 ou 4 horas de jogo e morrendo duas ou três vezes, no máximo. Ao iniciar o jogo, você pode escolher a dificuldade, mas mesmo a mais elevada não vai trazer tantos problemas assim para terminar o jogo novamente em poucas horas. Fora isso, os extras são vergonhosos. Em Deathly Hallows – Part 1, tínhamos alguns extras que também eram fáceis, mas que podiam dar um fôlego um pouquinho maior ao game, pois consistiam em missões originais de sobrevivência ou time trial. Os modos de jogo são os seguintes:

  • Story Mode: É o principal, que segue a história como contada no livro ou no filme;
  • Challenges: exatamente as mesmas fases da história principal, mas que precisam ser liberadas conforme você encontra itens no modo estória. Sinceramente, depois que você já terminou o game e passou por essas fases, por que motivo iria querer jogar tudo de novo? E ainda tendo que catar itens por aí pra isso. Não, obrigado.
  • Extras: uma galeria, onde você tem uma ficha e uma imagem tridimensional de cada um dos personagens da aventura, além de ter acesso a todas as músicas do game. Tudo isso, claro, vai sendo liberado aos poucos, conforme você encontra alguns itens (nem tão) escondidos durante as fases originais.

Harry Potter and the Deathly Hallows – Part 2 é um jogo extremamente simples e sem nada que faça realmente a diferença. Porém, é bem consistente no que se propõe e chega a ser uma surpresa, se levarmos em conta o caminhão de jogos ruins baseados em filmes que andam saindo para Wii. Para quem é fã mais Hardcore dos escritos de J. K. Rowling, vale a pena conferir. Se não for o seu caso, pode passar longe sem arrependimentos.

 

Prós

  • Evoluiu em relação ao seu antecessor
  • Cutscenes muito bonitas
  • Cuidadosamente fiel ao filme

Contras

  • Fácil e curto demais
  • Repetitivo demais
  • Não faz jus ao nome de peso que carrega

Harry Potter and the Deathly Hallows: Part 2 – Nintendo Wii– Nota final: 6,5

Gráficos: 7.0 | Som: 7.0 | Jogabilidade: 7.0 | Diversão: 5.0


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Harry Potter Black Ops (Ai sim heim ? xD)

    ResponderExcluir
  2. é
    filmes e video games nao dao serto...

    ResponderExcluir
  3. Call of Hogwarts: Wizard Warfare 2

    ResponderExcluir
  4. 1º: certo eh com 'c' e nao com 's', luiz henrique!
    2º eo axo q a WB devia pedir pra uma empresa japonesa fazer o game! jah pensaram harry potter ao estilo d ninja gaiden? ninguem conseguiria passar do tutorial XD mas valeria a pena jogar!

    ResponderExcluir
  5. Pra mim, só por ser melhor que a parte 1 já merecia um tapinha nas costas xD
    Eu AMO, adoro a série Harry Potter, mas o primeiro jogo foi uma brincadeira de mal gosto. Esse aí até deu pra passar, mas por ser o último jogo de Harry Potter, podiam ter caprichado BEM mais.
    E eu discordo que os jogos do Harry Potter foram todos ruins. Os de GBC foram perfeitos e eu gostava muito de explorar o castelo, jogando no "estilo Zelda", nas versões de Gamecube e PC. Sem contar o HP6, que achei genial a jogabilidade das aulas de poções.

    Bom, resta esperar pelo Lego Harry Potter 5-7. O primeiro foi muito bom, deu gosto de terminar com 100%.

    ResponderExcluir
  6. Sinto falta do Primeiro HP pra GBC na minha opinião foi o melhor!!

    ResponderExcluir
  7. harry poter and theDeathly Hallows Part 1 wii e necessario usar motion plus ?

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google