Blast from the Past

Blast from the Past: Mario Party 4 (GC)

Jogos de tabuleiro são ótimos. Os de vídeo game também. A franquia Mario Party, que começou no Nintendo 64, traz uma junção única e muito... (por Alberto Canen em 01/07/2011, via Nintendo Blast)

343px-Mpp4Jogos de tabuleiro são ótimos. Os de vídeo game também. A franquia Mario Party, que começou no Nintendo 64, traz uma junção única e muito divertida dos dois mundos. Nessa, que é a primeira versão para GameCube, Toad, Koopa Troopa, Goomba, Boo e Shy Guy convidaram Mario, Luigi, Peach, Daisy, Yoshi, Donkey Kong, Wario e Waluigi para celebrar o aniversário de um deles – que deve ser escolhido pelo jogador. Mas, no lugar de simplesmente entregarem os presentes, os participantes deverão “ganhá-los”. Claro que Bowser aparece, com o seu próprio tabuleiro, para atrapalhar todo mundo.

A história do jogo em si não é lá muito atraente, e é mais uma desculpa para não dizer simplesmente: – Ei, vamos competir nesse jogo super divertido! No caso da série Mario Party, este certamente não será um ponto a atrapalhar, pois a ideia é justamente a de participar da brincadeira.

A união faz a força

Existe opção para até 4 jogadores de uma só vez, o que é altamente indicado, pois o nível de diversão aumenta proporcionalmente ao número de pessoas que entram no desafio. Não seria exagero, até mesmo, dar um 10, no caso de 4 participarem ao mesmo tempo. Em contrapartida, até um 5 não soaria estranho ao jogar sozinho.

Com o intuito de ser um jogo para toda a família, o nível de dificuldade não é muito elevado, nem é difícil entender o que deve ser feito logo de cara. Naturalmente, algumas regras devem ser entendidas antes, mesmo que pouco complexas. O mesmo vale para qualquer jogo de tabuleiro não virtual.

Os convidados da festa

373px-Mario4411px-Mparty4_luigi350px-MP4Peach367px-MP5Art

384px-Wario_Party359px-Waluigi4

360px-Mp4dk323px-Yoshi_MP4

Os anfitriões da festa

Toad4KoopapartyGoombaparty

412px-Booparty4411px-Shyguy_1134306477

O estraga-festa

Bowser

Tabuleiro: o campo do jogo

São 6 tabuleiros diferentes a serem jogados:

  • Toad's Midway Madness: é o tabuleiro de parque de diversões que tem o Toad como anfitrião. Conta com montanha russas e carrosséis de xícaras.

Toad

  • Koopa's Seaside Soiree: é um tabuleiro estilo ilha resort. A principal atração é o Hotel Koopa Kabana. Se o jogador passar pelo espaço correspondente, irá pagar 5 moedas. Quanto mais moedas, melhor o Hotel fica.

Koopa's Seaside Soiree

  • Goomba's Greedy Gala: cassino é o estilo desse tabuleiro. Roletas, dados e dinheiro esperam pelos jogadores nessa fase.

Goomba's Greedy Gala

  • Boo's Haunted Bash: uma floresta assombrada espera pelos participantes. Os principais perigos aqui são o “Mystery Train” e os “Red Boos”.

Boo's Haunted Bash

  • Shy Guy's Jungle Jam: é o tabuleiro da selva. A montanha Shy Guy e Kleptos (personagem tipo abutre) são os desafios.

Shy Guy's Jungle Jam

  • Bowser's Gnarly Party: o anfitrião é o Koopa Kid, que criou o tabuleiro em honra ao Grande Bowser. A atração principal são duas pontes de pedra e, claro, o próprio Bowser.

Bowser's Gnarly Party

Beach Volley Folley

Dark StarDepois de desbloquear, e jogar, todos os mini-games no “Extra Room”, basta ir para a Dark Star e jogar a fase. Nesta é possível escolher, além dos 8 jogadores normais, os anfitriões do jogo: Toad, Koopa Troopa, Goomba, Boo e Shy Guy. Bowser também é selecionável. O desafio consiste em um campeonato de vôlei de praia 2 contra 2. Para chegar ao topo, 6 outras duplas devem ser vencidas.

Beach Volley Folley

Curiosidades

  • O Hotel Koopa Kabana, na fase Koopa's Seaside Soiree, pode ser uma referência ao Copacabana Nightclub em Nova York, pela similaridades entre ambos.Piranha Plant
  • Mario Party 4 é o único da série em que não aparece a “Piranha Plant” em nenhum tabuleiro ou mini-game. Ela está presente apenas no background do “Option Room”.

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. vou joga-lo agora no meu wii.

    ResponderExcluir
  2. aposto que o mario party 9 vai superar o MP 3 E 4

    ResponderExcluir
  3. @luiz henrique: também estou na expectativa. Assim que sair, pode esperar uma análise por aqui :D. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Esse jogo me motivou bastante com os multiplayers do Game Cube, numa época em que alugava jogos de videogame. Épico e um dos melhores da série.

    ResponderExcluir
  5. parei de jogar no MP-3, nem tenho ideia de quais são bons após o 3 :S

    ResponderExcluir
  6. @Evo: Você pode jogar esse MP4. Ele é bem divertido. O MP9, que será lançado em breve, também será uma pedida muito boa. Abraços.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google