Blast from the Past

Blast from the Past: Super Mario Strikers (GC)

Os jogos de futebol estão ficando cada vez mais avançados, realísticos e complexos. Várias estratégias, times, escalações e jogadas são p... (por Alberto Canen em 29/07/2011, via Nintendo Blast)

Super Mario Strikers CapaOs jogos de futebol estão ficando cada vez mais avançados, realísticos e complexos. Várias estratégias, times, escalações e jogadas são possíveis. Campeonatos já se tornaram comuns. Narradores e comentaristas profissionais  também cedem suas vozes para esses games ficarem ainda melhores. Contudo, de vez em quando, ou até mesmo sempre para alguns, tudo que queremos é um joguinho mais casual, sem tantas estratégias e regras, no qual simplesmente possamos fazer vários gols sem maiores preocupações, bem ao estilo de uma “pelada” de final de semana. Eis que sempre podemos contar com o nosso jogador italiano preferido, Mario, e sua turma de capitães com seus poderosos chutes.

Depois de passar por diversos esportes, já estava mais do que na hora do Mario chegar ao mundo do futebol. E a sua primeira aparição foi justamente neste jogo. E foi muito bem-vindo, diga-se de passagem.

A primeira coisa a fazer é escolher um dos modos do jogo:

Grudge Match, que é o local para um amistoso; Cup Battle: que são os campeonatos em si, onde estão as “cups”; Custom Battle: para montar seu próprio torneio; Super Cup Battle, que é o mesmo da Cup Battle, mas com as super cups sendo disputadas; e Strikers 101, que é um tutorial.Mario contra Luigi

Depois escolhemos os times, cada um tem apenas 5 jogadores, o capitão, o goleiro e mais 3 ajudantes. Nada de 11 contra 11. A simplicidade é o que impera.

É tão simples, que não tem regras. O significado disto é que os carrinhos são permitidos à vontade. Também não é na bola que se entra, pode derrubar numa boa e sem ressentimentos. É bem interessante. Se bem que todo mundo já viu alguma partida com essas “regras”. Certamente algum leitor também já participou. Não tem caneleira que dê jeito.

O "super strike", um poderoso chute no ar, cheio de acrobacias, que só pode ser disparado pelo capitão de cada time. Se a bola entrar, conta como dois gols. É exatamente como deveria funcionar para os meus chutes, considerando o nível de potência e qualidade dos mesmos.

Toda partida do game pode ser jogado em modo multiplayer. Até quatro jogadores podem controlar um único time. Caso o número máximo não seja alcançado, o próprio jogo irá controlar os demais participantes. Naturalmente, quando a bola é tocada para um jogador controlado pela inteligência artificial (IA), este personagem passa a ser controlado pelo próprio jogador.

O tempo de partida pode durar de 2 a 15 minutos, e é 5 minutos como padrão. Não tem empates. Após o tempo regular, passamos ao “sudden death”, ou morte súbita, o que significa que quem fizer um gol primeiro vence. Tem muito jogador que agradece por essa ausência da penalidade máxima.

Waluigi preparando o canhãoChutaço

O campo é cercado por uma grade elétrica, e o personagem que encostar nela leva um choque e tanto. Coisa violenta. Parece até pelada de presidiário.

Existem diversos Power-ups, os itens, da mesma forma que na serie Mario Kart, como cascos verdes e vermelhos, cascas de banana e até chain chomps. Mas tem uma função bem menos importante, afinal é apenas para dar um tempero na brincadeira, e não ser algo fundamental para alcançar a vitória. São duas as formas de se conseguir um power-up: chutar ferozmente na trave; ou um dos jogadores do time, que não estiver com a bola, receber uma falta.

cascas de bananaCascos verdes

E o Bowser nessa história toda? só entrando em campo aleatoriamente para atrapalhar. E a história se repete.

Bowser aparece aleatoriamenteBowser, o sem noção

Os capitães e seus super strikes

Os capitães são os únicos que podem usar o “super chute”. O Mario usa o Fire Strike; o Luigi o Vicious Vortex; a Peach o Royal Strike; a Daisy o Torpedo Strike;
o Yoshi o Foot of Fury; o Donkey Kong o Power Fist Strike; o Wario o Belly Blast; o Waluigi o Drop Rocket; e o Super Team o Robo-Strike.

Mario N°1LuigiDk 55

Peach N 10Yoshi 8Daisy 9

Wario 00Waluigi 0Super Team Ω

Ajudantes e o goleiro

Após escolher os capitães, existem 4 opções de ajudantes: toads, mais ao gosto do jogador; koopas, mais balanceados; hammer bros., mais ofensivos; e birdos, mais agressivos. Serão 3 personagens idênticos conforme a escolha do tipo.

ToadsKoopaHammerBirdo

O goleiro é o mesmo para todos: um kritter, aquele jacaré da série Donkey Kong. Apenas o personagem Super Team possui um robo-kritter, que é o mesmo jacaré, só que robótico.

Kritter

As copas e os campos

Os campos são meramente decorativos, e não influenciam de forma alguma na jogabilidade. São 4 copas disponíveis:

  • Mushroom Cup – campo: The Palace.
  • Flower Cup – campo: Pipeline central.
  • Star Cup – campo: The Underground.
  • Bowser Cup – campo: Bowser Stadium.

Mais 4 copas desbloqueáveis:

  • Super Mushroom Cup – campo: Creater Field.
  • Super Flower Cup – campo: Konga Coliseum.
  • Super Star Cup – campo: The Battle Dome.
  • Super Bowser Cup – campo: Bowser Stadium.

The Palace em Mushroom KingdomPipeline central em Mushroom Kingdom

The undeground no SubterraneanKonga coliseum em Kong Island

Crater Field em Yoshi's IslandBattle dome em Bowser's Castle

Bowser stadium em Deep Space

3° tempo

Mesmo não sendo muito longo para terminar todas as copas, trata-se de um jogo de futebol, e como tal, tem replay eterno. Afinal, todas as vezes que se joga, mesmo com os mesmo times e jogadores, é uma partida bem diferente.

Outro fator decisivo para considerar este como um jogo de longa vida é o seu multiplayer, que possui diversas opções, com a possibilidade de até 4 jogadores humanos participarem ao mesmo tempo, inclusive controlando um mesmo time. Certamente os amigos apreciarão uma brincadeira coletiva como essa, quase tão boa quanto aquela pelada de final de semana.

Dessa forma, Super Mario Strikers é um jogo que merece estar em qualquer coleção de jogos da Nintendo.

Super Mario Strikers


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Nossa esse game é muito divertido. Tanto pra quem gosta de futebol e quer uma experiência mais casual quanto pra quem adora a turma do Mario.

    ResponderExcluir
  2. Esse estilo "rabiscado toscamente" de artwork é muito foda! Deu um visual muito bruto para a série, quase nem acreditei quando vi pela primeira vez... Aliás, Mario Strikers é totalmente bruto!

    Meu sonho ainda é ver um adventure da série com essa "bruteza" XD

    ResponderExcluir
  3. Adoro este jogo, achei até melhor que o Mario Striker CHARGED [Wii] por causa da jogabilidade. Se o de Wii tivesse compatibilidade com controle de GameCube ou o Classic Controller eu acharia o de Wii Melhor :)

    ResponderExcluir
  4. muito bom o de wii é master

    ResponderExcluir
  5. Não gosto muinto de jogos de futebol mais mudei de opinião ao jogar SUPER MARIO STRIKERS!!!!

    ResponderExcluir
  6. Joguei só o do Wii mas tenho que conhecer esse do Game Cube também.

    ResponderExcluir
  7. O do Nintendo Wii é muito superior a esse cara.
    Já joguei os dois.

    ResponderExcluir
  8. Esse jogo é bom é? Nunca joguei não.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google