Confira como foi o Yujô Fest III em Natal/RN

O Yujô Fest é um grande evento de cultura pop japonesa, geek e, claro, gamer . Yujô, que em japonês significa amizade, indica bem como foi... (por Alberto Canen em 13/07/2011, via Nintendo Blast)

yujo fest

O Yujô Fest é um grande evento de cultura pop japonesa, geek e, claro, gamer. Yujô, que em japonês significa amizade, indica bem como foi o encontro: uma verdadeira festa entre amigos. Aproximadamente 3.000 deles compareceram nos dois dias do evento, ocorridos no último final de semana, no Praiamar Natal Hotel. Essa terceira edição, que foi ainda maior do que a última, contou com diversas opções para agradar ao público interessado, inclusive de renome nacional. E, como avisamos, a equipe do Nintendo Blast participou, e não apenas para cobrir os acontecimentos, mas também dando sua parcela de colaboração.

 

Convidados Especiais

Convidados_moacyr_avatar_02Dentre os convidados nacionais estavam o Moacyr Alves, idealizador do Projeto Jogo Justo e Presidente da Acigames – Associação Comercial, Industrial e Cultural de Games. Sua palestra foi, inclusive, transmitida ao vivo, via twitcam, pela nossa equipe.

Dubladores conhecidos também participaram com ótimas e divertidas palestras, explicando como é o trabalho de dublador, respondendo às perguntas do público e, naturalmente, demonstrando um pouco das vozes tão conhecidas pelos fãs. Vejamos um pouco dos trabalhos de cada um:

Convidados_wellington_avatar_02Wellington Lima: Majin Boo (em todas as suas formas) e Hjime Saito, Raditz, Tao Pai Pai e Bardock (DB, DBZ, DBGT), Prof. Carvalho e PokéDex (Pokémon), Fausto (Saber Marionetes J e J to X), Kuro (One Piece), Zabuza, Kisami e Wasabi (Naruto), Dohko de Libra e Ban de Leão Menor (CDZ e CDZ Lost Canvas), Kenpachi Zaraki (Bleach), Herman Kaltz (Super Campeões 2002), Stewie Convidados_tania_avatar_02Griffin (Family Guy) e muitos outros.

Tânia Gaidarji: Bulma (Dragon Ball Kai), Chun li (Street Fighter II) Kasumi Tendou (Ranma 1/2), Lilly McGuire (Fatal Fury: Movie 1),  Vishnu (Shurato), Profesora Izumie Siren (FMA), Irumi Zaoldyeck (Hunter x Hunter) e Yuuko Ichihara (xxxHolic).

Tânia Gaidarji (Dubladora)

Convidados_rodrigo_avatar_02Rodrigo Rossi, famoso cantor da músicas de abertura e de encerramento de Saint Seiya: The Lost Canvas e Dragon Ball Kai, em português, também esteve presente, conversou com os fãs, cantou apenas com o violão, no sábado, e deu um show espetacular no último dia.

Dragon Bal KAI (abertura)
Dragon Ball Kai (Encerramento)
CdZ: Lost Canvas (Abertura e Encerramento)

Torneios

Animes e mangás andam juntos com os vídeo games. Tanto é verdade que existem vários jogos baseados naqueles, tais como as séries Bleach e Naruto. Dessa forma, torneios de jogos eletrônicos são essenciais nesse tipo de evento. Dentre eles podemos citar Mario Kart e Super Smash Bros. Brawl, ambos do Nintendo Wii; Pokémon para Nintendo DS, organizado pela Liga Pokémon do RN; e, até mesmo, a presença do saudoso Super Nintendo, com o jogo Super Bomberman 5.

Além do torneio, muitas horas de free play foram disponibilizadas ao público, com muitos outros jogos que não faziam parte da lista do torneio. O campeão de vendas Super Mario World (SNES) se fez presente, como não poderia deixar de ser.

Última Importação - 034Última Importação - 024

Final de Defense of the Ancients (D.O.T.A.) foi outra bela surpresa de sucesso da organização. Contou com diversos computadores bem alinhados para os times e uma torcida que não perdia um movimento.

Última Importação - 307Última Importação - 305

Outras opções de jogos foram disponibilizadas, como Board Games (Puerto Rico, Ghost Stories, Dixit, Bausak e muito mais), Card Games (Magic The Gathering) e RPGs de mesa.

Shows Musicais

Diversas bandas de música japonesa se fizeram presente. Ninguém que lá estava ficou indiferente. Todo mundo dançando muito e aproveitando o som. Dentre as principais estavam: Black Tie, Kaiji, Kanjou e Kujihan. Além das bandas, uma área de animekê foi disponibilizada. Para quem não sabe do que se trata, é o karaokê japonês, especificamente voltado para músicas dos animes mais conhecidos entre o público otaku (fãs de animes e mangás).

Última Importação - 003Última Importação - 181

Cosplay

O que não pode faltar nesse tipo de evento são os cosplays - "representação de personagens a caráter". Em toda parte se via alguém usando uma fantasia diferente, ou parte dela, como chapéus do Mario e Luigi. Todos estavam no clima da brincadeira. Outros, entretanto, levam a coisa mais a sério e concorreram em uma das quatro categorias disponíveis, que foram descritas pela organização, em seu site, da seguinte forma:

  • Concurso Categoria Livre - Concurso a fim de eleger a melhor das apresentações sem contexto fixo, podendo haver cross overs entre series diferentes. Nesta categoria, a criatividade e liberdade de encenação permitem aos cosplayers criarem cenas improváveis na vida dos personagens cosplayados.
  • Concurso Categoria Tradicional - Este é o concurso base de qualquer evento, nesta categoria irá ser eleito a melhor equipe de encenação dos personagens, onde os cosplayers irão realizar encenações fiéis ao contexto da série do cosplay realizado, não necessariamente uma encenação contida na série.
  • Concurso Categoria Desfile - Concurso que visa eleger o melhor cosplay tecnicamente feito, avaliado tanto em sua produção quanto em sua fidelidade.
  • Concurso Categoria Voto Popular - Este é o concurso onde o público irá eleger o cosplay favorito do evento, a eleição é feita no grito e quem conseguir a maior euforia vence.

Última Importação - 280Última Importação - 112

Última Importação - 362Última Importação - 365Última Importação - 342Última Importação - 349

“Do NES ao Wii U: a Revolução dos Consoles Nintendo”

O Nintendo Blast colaborou efetivamente com uma excelente palestra proferida pelo “historiador dos games”, Sérgio Oliveira. Diversos textos dele já são conhecidos dos nossos leitores, basta ir à coluna “A História dos VGs”.

Como o próprio título nos dá uma pista, o discurso foi voltado a contar os passos da Big N, para o público presente. Desde o seu início, quando vendia cartas de Hanafuda (um tipo de baralho japonês), passando pelos bem sucedidos NES e Super Nintendo, e os não tão bem sucedidos Nintendo 64 e GameCube, até os dias atuais, com inovador Nintendo Wii e a expectativa pelo Wii U.

Eis um dos belos vídeos, dentre os diversos apresentados:

Mario Galaxy-Don’t Stop ME Now

Re-Yujô

Cavaleiros do Zodíaco

O evento ainda contou com apresentação de animes/ovas; concurso de desenho de mangás; workshops de origamis e língua japonesa; exposição de bonecos e cenários dos cavaleiros do zodíaco (Cloth Myth) e muito mais.

Fez tanto sucesso que o público já está pedindo aos organizadores pelo “re-Yujô”, ou seja, todo mundo ficou com vontade de “quero-mais”. Esperamos que os organizadores atendam o mais rápido possível ao clamor popular e preparem mais um evento único, como foi o Yujô Fest III, que deixou saudades em todos que participaram e prestigiaram.

Os interessados podem escrever, nos comentários, sua vontade por um novo Yujô. Também contar suas experiências do evento e, até mesmo, fazer sugestões. Prometo que os organizadores irão saber do que for dito aqui.

Tem muito mais fotos do evento no nosso Facebook. Confira e não esqueça de “Curtir”.

Última Importação - 330


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. O melhor evento de todos da história de Natal.

    Parece exagero, mas quem tava lá sabe que o ambiente incrível, o gameplay room perfeito e a quantidade de pessoas e pra terminar, a organização e RODRIGO ROSSI fizeram do evento algo quase perfeito. As lojas deixaram a desejar, infelizmente.

    ResponderExcluir
  2. Queria ter ido! O video de Galaxy ficou muito bom, mas ficaria melhor ainda se fosse o 2. É vendo isso que me sinto bem por ter pego 242 estrelas em ambos ^^

    ResponderExcluir
  3. Sério, a organização tava perfeita, só tenho a reclamar da falta de mercadoria nas lojas...no próximo com certeza os proprietários trazem mais coisas.
    As salas de TCG e de boardgames: the best!
    E a galera esquecendo o PS3, Xbox 360 pra ficar no SNES?? Muuuito legal!
    E o Rodrigo Rossi... nem comento hahahha!

    ResponderExcluir
  4. @Rafael Neves: eu gosto mais do SMG2, mas o SMG1 é mais bonito. Aquelas imagens ficaram ótimas. Existe um vídeo, do mesmo cara, com o SMG2, mas o 1 ficou melhor. Parabéns pelas estrelas o/ Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Ótima a estrutura do vento. Inveja de vcs. Aqui em Porto Alegre só tem evento vagabundo.

    ResponderExcluir
  6. ...e tem cenas "picantes" no video da Tânia Gaidarji, hihihi.

    ResponderExcluir
  7. @Douglas: é do anime Gantz. Ele tem mais cenas do tipo. É um anime muito bom. Recomendo. Abraços.

    ResponderExcluir
  8. PÔ... queria que tivesse um evento bom como esse aqui em Manaus, porque os que têm deixam MUITO a desejar!

    ResponderExcluir
  9. pena q pra poder ficar na apresentacao do n-blast eu n assisti o show de Rodriho Rossi. eh mto amor pela camisa xD

    ResponderExcluir
  10. Pena o Rodrigo Rossi não ter visto nossa palestra, Tres hehehe

    ResponderExcluir
  11. eu sai perto do fim da palestra pra ver o show, que tava muito bom, então vi um pouco de cada. (mas foi sacanagem colocar os dois no mesmo horário)

    ResponderExcluir
  12. Matéria muito bacana sobre o evento que também foi muito bom!
    Agradeço o carinho de todos.
    As cenas picantes no meu vídeo não são apenas de Gantz!!!

    ResponderExcluir
  13. @Tania: Muito obrigado. Esperamos vê-la novamente no próximo evento. E vejam o vídeo todo, que tem mais cenas interessantes. Recomendo todos os animes dali. Mas também, só tem anime de ponta. Gosto muito de xxxHolic. Obrigado por comentar :D

    ResponderExcluir
  14. @Tânia: kkkk sim, há o famoso "A Lenda do Demônio", que fez a alegria de muita gente nas noites de sábado de madrugada. [eu não vi x.x]

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google