Os portáteis dedicados aos games estão chegando ao fim?

Essa semana, a empresa coreana LG anunciou seu mais novo produto, o smartphone Optimus 3D, na Coréia. A companhia aproveitou o momento para ... (por Anônimo em 07/07/2011, via Nintendo Blast)

LG-Optimus-3DEssa semana, a empresa coreana LG anunciou seu mais novo produto, o smartphone Optimus 3D, na Coréia. A companhia aproveitou o momento para expor sua opinião a respeito das plataformas portáteis como o 3DS da Nintendo e os PS Vita da Sony. E acreditem, o presidente da LG Electronics Mobile Communications, Jong-seok Park, afirmou que: "A era dos portáteis dedicados exclusivamente aos jogos acabou,".  Confira a explicação do presidente da divisão de comunicações da companhia oriental:
"Os smartphones de hoje têm poder suficiente para competir com as melhores plataformas de jogos, e o LG Optimus 3D é a nossa prova. Acreditamos que o 3D é o próximo passo no mundo do entretenimento portátil, e a LG está preparada para conquistar o mercado com o Optimus 3D, juntamente com os jogos da Gameloft." - Jong-seok Park
Uma declaração bem pretensiosa, eu diria. O mais novo smartphone da LG o Optimus 3D, também dispensa o uso de óculos para a visualização do efeito 3D com a sua tela tridimensional, semelhante ao próprio 3DS.  Michel Guillemot, o presidente da Gameloft empresa de games associada a LG, acredita no domínio dos smartphones no mercado de jogos para portáteis. E você leitor acredita nessa possibilidade afirmada pelo presidente da LG?

Via: EuroGamer / GameReporter

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Até pode ser que o os smartphones dominem, mas eu nunca vou largar os portáteis :3

    ResponderExcluir
  2. Uma coisa é certa, assim como a experiência de jogar num console é diferente da de jogar num computador, jogar num celular nunca vai ser como jogar num portátil, eu não deixo um portátil por um celular por nada.

    ResponderExcluir
  3. Mesmo começando a perder a cara de jogos de celular, a jogabilidade deles ainda deixa um pouco a desejar por falta de direcionais e botões apropriados. Não largaria o meu 3DS não.

    ResponderExcluir
  4. Acho que jogos de smartphones nunca poderiam substituir um console portatil. Nao possui botoes suficientes, nada ergonomico para ser jogado por um bom tempo, a bateria nao é feita para durar muito com jogos, principalmente no iPhone, e os graficos nao sao gande coisa, nao tem um jogo como Zelda, Metal gear solid, Super mario, e outros.
    Na minha opiniao ele tá empolgado de mais.

    Sem contar que os jogos para smartphones sao sempre bem mais simplificados, e quando dizem que os graficos sao bons vai ver em quantos frames por segundo estao rodando =P

    Outro ponto que me lembrei é em street fighter iv. Durante o jogo voce fica com o dedo exatamente em cima do seu jogador, oque dificuta muito a vista do adversario e do seu personagem(no iphone).

    ResponderExcluir
  5. Fiquei muito dividido com está noticia, pois o celulares não parece mais tem mais Hardware que o 3DS, então deduzimos melhores graficos, mais com todo mundo aqui sabe graficos não são tudo. E o portateis tem botoes e um D-pad muito bom, é um saco jogar na tela Touch.

    ResponderExcluir
  6. Jong-seok Park, infie seu smartphone no cu, essa merda não se compara com um portatil para games seu filho da puta.

    ResponderExcluir
  7. podem faser oque quiser mas nunca vai ser melhor que os portatil da nintendo ou sony nunca nunca nunca sony e nintendo tem os melhores games em quanto essas empresas de cl tem oque nada?

    ResponderExcluir
  8. O presidente bebeu pra fazer uma declaração como essa, nunca que eu trocaria um console portátil por um smartphone

    ResponderExcluir
  9. Atualmente, a tendência de convergência de mídias é visível em toda a indústria da tecnologia. Mais e mais, os gadgets com uma função caem no esquecimento e os mais bem cotados são aqueles que juntam o máximo de funcionalidades possível. Pensando assim, um portátil como o 3DS, que "somente" roda video-games é um anacronismo. Pelo PSP Vita, percebe-se uma, ainda que tímida, tentativa de tirar o portátil da função única de "video game". Logo, acredito que, SIM, o destino dos consoles portáteis é desaparecer; ou melhor, se mesclar com outras tecnologias. E, sendo um grande fã dos jogos da Nintendo, torço para que a empresa perceba os novos rumos da tecnologia e seja uma pioneira em MUDAR, o que ela não fez desde o WII.

    ResponderExcluir
  10. eu n trocaria tb, os portatéis são TUDO ;D

    ResponderExcluir
  11. vi esse smartphone no link brasil da record news achei a maior imitação do 3d do 3ds,mais pelo menos tem outras funçoes, MESMO ASSIM NÃO TROCARIA UM PORTATEL POR UM SMARTPHONE.

    ResponderExcluir
  12. Por mais que eu seja Nintendista convicto, creio que, daqui a algum tempo, será inviável ter consoles portáteis, tanto que, desde o DS, os portáteis estão quase virando celulares.

    O mais provável é que a Nintendo abandone o padrão de 2 telas e lance uma plataforma similar ao Xperia Play, mas que seja compatível com o Wii U; porque a combinação de Wii U com o 3DS não será tão agradável quanto se imagina, por dois simples motivos:
    1 - Usar a tv com 3DS (2 telas) somam 3 telas, muito confuso para a maioria;
    2 - As telas do 3DS são muito pequenas para a maioria dos adultos acima dos 30/35 anos.

    ResponderExcluir
  13. 2 - As telas do 3DS são muito pequenas para a maioria dos adultos acima dos 30/35 anos.

    como uma tela de 4 polegadas, muito maior q um celular convencional pode ser pequena?

    ResponderExcluir
  14. @Rod A Nintendo não segue os padrões, senão ela estaria f...
    ela cria a maioria dos padrões.E você já viu alguém fazendo ligação com o DS?

    ResponderExcluir
  15. A experiência de jogo e suporte é o que conta, e nos portateis isso tem sido muito positivo, com bons games, suporte das produtoras e satisfatoria experiencia online, algo que os celulares ainda nao possuem e quando possuirem os portateis estarao a um passo a frente.

    ResponderExcluir
  16. ele acha que os portateis no futuro vão ser a mesma coisa do que hoje.
    qlaro que os portateis vão evoluir e ficarem mais tecnologicos
    do que um smartphone.

    ResponderExcluir
  17. carramba, só falta tudo agora lançar com 3D, e eu aqui achando que só os donos do 3DS iram aproveitar essa tecnlogia por alguns anos.

    ResponderExcluir
  18. alvlapa o ps3 e xbox360 juntam o "máximo" de funcionalidades (roda filmes, cds de musica, abrir pen drive , o ps3 é leitor de blu-ray e ainda pode ser usado como cpu), o nintendo wii possui principalmente a função de jogar (se não for a única) e mesmo assim foi mais vendido que os concorrentes (além de na minha opinião ser o melhor videogame)
    conclusão, se um videogame tiver a função de ser videogame e essa função for bem usada não é necessário mais nada.
    (já tava me esquecendo que o pc também roda jogos e mesmo assim a maioria das pessoas preferem os consoles pra jogar)
    nos portateis vai ser a mesma coisa

    ResponderExcluir
  19. Celular é uma coisa, video game é outra! Podem até ter joguinhos basicos no celular, pra ficar se destraindo enquanto espera na fila do banco, mas nada a ver eles querer que um celular ganhe o mundo dos games portatéis. Daqui a pouco vão querer ganhar o mundo dos eletrodomésticos! Oba, microondas no clular! Até parece...

    ResponderExcluir
  20. Curso jornalismo,e ao longo da história aprendemos o seguinte,quando lançou o radio,acharam que seria o fim do jornal impresso,quando lançaram a tv, acharam que seria o fim do jornal impresso e radio,e quando lançaram internet,acharam que seria o fim de todos os outros 3,e hoje eles convivem numa boa,pois cada um tem um publico diferente

    ResponderExcluir
  21. Eu acho isso muito provável, mas ainda a longo prazo.

    Não adianta ser mente fechada galera, analisem: Até pouco tempo atras muitos de nós (Pelo menos quem tem mais de 23 anos) tinha-mos um celular, um walkman ou Discman, um poratil se quisesse jogar e camera fotográfica... Tudo individual. Surgiu o MP3, os dicmans passaram a rodar mp3 e radio, os celulares passaram a ter câmeras digitais (De baixa qualidade, mas tinham), porem os portáteis continuaram firme e exclusivos. Os discmans morreram por n fatores e surgiram os smartphones que agregavam câmera de qualidade média, mp3, radio e tinham algumas funções extra como navegar via wap, agenda de compromisso e visualizador de arquivos office.

    Hoje tudo isso foi aperfeiçoado nos smartphone e eles possuem mp3 de alta qualidade, rodam filmes em HD e outros até em Full HD, possuem câmeras que fotografam e filmam com qualidade comparáveis a maioria das câmeras digitais populares do mercado, navegam na internet, possuem gerenciador de e-mail, outlook e uma infinidade de outras funções... Ou seja, tudo e um só!

    Ao meu ver, a unica barreira que impede os celulares de chegar perto dos portáteis dedicados a jogos são respectivamente a falta de suporte das principais desenvolvedoras do setor, e o número de aparelhos cada um com especificações diferente um dos outros.

    Quando isso mudar, os smathphones vão acabar dominando tudo! =]

    ResponderExcluir
  22. Portáteis não se comparam a Celulares, as duas coisas são extremamente diferentes. Jogar um New Super Mario Bros. em um DS não é comparável com jogar Angry Birds em seu celular. Celulares evoluem, porém portáteis também, e apesar de demorarem, evoluem mais. Com certeza prefiro jogar Super Mario 3D Land à um joguinho de celular, que além de incomodar não ter quase nenhum botão, ser touch atrapalha um pouco a visão da tela. Portáteis são muito diferentes de celulares.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google