Perfil

Perfil: Iggy Koopa (Mario)

Um gênio incompreendido ou apenas um demente com talento para a mecânica? Com seu jeito hiperativo e o físico magricela, Iggy Koopa faz ... (por Anônimo em 07/07/2011, via Nintendo Blast)

Iggy_Koopa_thumb8Um gênio incompreendido ou apenas um demente com talento para a mecânica? Com seu jeito hiperativo e o físico magricela, Iggy Koopa faz de sua inteligência a principal arma na luta contra os irmãos encanadores. Considerado o mais nerd entre os Koopalings, Iggy está sempre envolvido na invenção de traquitanas e não escapa de levar uns cascudos de seu irmão valentão, Roy Koopa.

Iggy Koopa teve seu nome inspirado no ícone da música punk Iggy Pop. E não foi apenas o nome de seu nêmeses da música que foi herdado. A hiperatividade e físico esguio também são característicos nos dois “xarás”.  Iggy Koopa é o mais alto de todos os Koopalings, e assim como seus irmãos, possui a pele em um tom amarelo bronzeado e a cabeça verde. Seu casco, que era azul em Super Mario Bros. 3 e Super Mario World devido à palheta de cores limitada, é verde claro e possui anéis Iggy-Koopa_thumb18roxos em volta dos espinhos. Possui quatro dentes saltando de sua boca e tem os olhos azul-claros cobertos por grandes óculos de fundo de garrafa. Seu cabelo, que já foi um moicano multicolorido,  agora tem um penteado que mais parece o caule de um vegetal.  

Sua varinha mágica tem o poder de disparar bolas mágicas verdes, as mais rápidas entre todos os Koopalings. Além desse poder, ele pode girar sobre seu casco como um pião, causar uma pequena tempestade de raios (poder presente em Hotel Mario), se locomover rápido o bastante para deixar seus adversários tontos e, como seus irmãos, pode cuspir bolas de fogo. Para torná-lo um adversário ainda mais perigoso, Iggy agora conta com um Chain Chomp de estimação que o ajuda nas batalhas.

Em sua primeira aparição, em Super Mario Bros. 3, Iggy foi Iggy-Koopa-de-SMB3_thumb1responsável pela tomada da Terra dos Gigantes, transformando o rei local em um dinossauro. Já em Super Mario World ele é o ditador da Terra dos Yoshis, logo no primeiro castelo. A batalha é realizada em uma plataforma instável, flutuando sobre a lava. Mario vence a batalha derrubando seu adversário da plataforma.  No mais recente New Super Mario Bros. Wii, Iggy fica encarregado de guardar o quinto mundo. Na primeira batalha, Iggy tira um sarro de Mario dando tapas em seu traseiro. Já no castelo, a risada insana de Iggy ecoa enquanto o encanador vai ultrapassando grades e precipícios de lava. Quando Mario finalmente alcança o último aposento, Kamek dá uma mãozinha ao vilão triplicando o tamanho do Chain Chomp que leva a carruagem de Iggy. Mesmo assim não é o suficiente para deter o encanador bigodudo.

Iggy… ops, Hop Koopa nos desenhos

Nos desenhos The Adventures of Super Mario Bros. 3 e Super Mario World produzidos pela DIC Entertainment em parceria com a Nintendo, Iggy Koopa teve seu nome alterado para Hop Koopa. Diferentemente dos jogos, Hop Koopa é apenas um pestinha por volta de 6 anos, irmão gêmeo de Hip Koopa (ou Lemmy Koopa, no original). Os irmãos estão constantemente pregando peças nos habitantes do Reino dos Cogumelos e um adora completar a frase do outro. o-pestinha-Hop-Koopa_thumb1Também em um caminho oposto ao que sugerem os jogos, Hop Koopa não é apresentado como um inventor, cabendo esse papel exclusivamente ao irmão,  Kooky von Koopa. Mas, mesmo com essas diferenças, a figura de Hop Koopa é muito similar à apresentada nos jogos. 

Hop é muito brincalhão, imaturo e não desgruda de seu irmão gêmeo. Os dois estão constantemente pregando peças nos habitantes do Reino dos Cogumelos e um adora completar a frase do outro. Ambos foram reprovados na escola Koopergarten e praticamente não ofereceriam riscos ao Mario e à Princesa Peach, se não fosse o fato de possuírem as varinhas mágicas mais poderosas e de serem facilmente manipulados por Bully Koopa e seus irmãos.

Curiosidades sobre Iggy Koopa

Iggy-Koopa-no--muito-certo-das-ideiaNa versão original de Super Mario World (SNES) Iggy é descrito como o Koopa demente. Já no remake para GameBoy Advance ele é chamado de Koopa enlouquecido, para que não haja problemas com o uso da palavra demente, que muitos consideram inapropriada. Além disso, em Super Mario World, Iggy é o único dos Koopalings que precisa ser enfrentado, caso o jogador opte pela rota mais curta para zerar o jogo (através da estrela, presente já no segundo mundo).

Jogos em que Iggy Koopa está presente

    • Super Mario Bros. 3 (NES)
    • Super Mario World (SNES)
    • Mario is Missing! (SNES, PC)
    • Yoshi’s Safari (SNES)
    • Hotel Mario (CD-i)
    • Super Mario World (GBA)
    • Super Mario Bros. 3 (GBA)
    • Mario & Luigi: Superstar Saga (GBA)
    • New Super Mario Bros. Wii (Wii)

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Aee! Finalmente um perfil do Iggy!! Creio que a galera vai curtir muito.

    ResponderExcluir
  2. Nem percebi que o Iggy Koopa usava óculos lol

    ResponderExcluir
  3. Esse eu mato em 5 segundos (quem não mata?) XD

    ResponderExcluir
  4. Nem percebi que o Iggy Koopa usava óculos lol²

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto mais do Koopaling do 4 castelo em Super Mario World.

    ResponderExcluir
  6. Meu segundo Koopaling preferido :D

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro o Iggy, ele é mto fofo. E eu nem sabia que a mancha preta ao redor dos olhos dele era um óculos LOL

    Meu preferido, junto com o irmão dele, o Lemmy :D

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google