Pokémon Blast

Pokémon Blast: Iniciando o treinamento com EVs - Parte 1

Olá treinadores pokémon e leitores do Nintendo Blast ! Na edição anterior foi definido que os EVs são pontos invisíveis e que agem com... (por Unknown em 06/07/2011, via Nintendo Blast)

Olá treinadores pokémon e leitores do Nintendo Blast! Na edição anterior foi definido que os EVs são pontos invisíveis e que agem como bônus nos atributos dos Pokémon. Nesta edição iremos observar mais alguns detalhes sobre os EVs, pois o assunto é muito longo e deve ser visto com calma. Qual é a melhor e mais rápida maneira de treinar os seus monstrinhos? Quais itens devem ser utilizados? Essas e outras perguntas serão respondidas aqui! O Pokémon Blast está decolando de novo!

De acordo com o que já sabemos, cada monstrinho pode ter até 510 EVs no seu corpo, mas o máximo que um só atributo suporta é 255 EVs. Também sabemos que eles são múltiplos do número quatro, então a cada quatro EVs, um de seus atributos irá receber +1 de bônus. Os EVs são classificados de acordo com o atributo, fazendo com que a distribuição deles seja mais organizada.

Só para deixar claro, o conteúdo que estamos vendo já contem modificações que chegaram com as versões Black & White, então alguns fatores são diferentes dos apresentados em jogos anteriores.

Como eu ganho EVs? Você pode ganhar em lutas, ou então, utilizando itens.
  • Vitaminas Pokémon


Acredito que muitos aqui já tenham visto itens como Zinc, Carbos, Calcium e etc...
É bem provável que vocês até já tenham utilizado, imaginando que isso deixaria o seu pokémon mais forte né? Pois sim, eles possuem exatamente essa função, e aplicam EVs nos seus monstrinhos, entretanto, possuem certas condições.
Item Atributo EV
HP Up HP 10
Protein ATK 10
Iron DEF 10
Calcium SATK 10
Zinc SDEF 10
Carbos Speed 10

Como viram na tabela, cada vitamina aumenta 10 EVs de um determinado atributo, entretanto, só é possível utilizar a mesma vitamina até o atributo ter recebido 100 EVs.

EX: você possui um pokémon que está com 40 EVs em ATK. Só será possível usar Protein nele seis vezes, pois 40 + 60 = 100.

Ou seja, caso você já tenha passado de 100 EVs, não poderá utilizar a vitamina do respectivo atributo.

  • Wings: Um novo conceito de itens


Um novo conjunto de itens que chegou com Black & White foram as Wings
Apesar de existirem sete Wings, somente os que são mostrados na tabela possuem influência nos EVs. As Wings tem a mesma função que as vitaminas, mas só aumentam 1 EV, entretanto, elas não possuem o mesmo limite de aumento que as vitaminas, ou seja, é possível treinar um pokémon com todos os EVs , utilizando somente Wings!
Item
Atributo
EV
Health Wing
HP
1
Muscle Wing
ATK
1
Resist Wing
DEF
1
Genius Wing
SATK
1
Clever Wing
SDEF
1
Swift Wing
Speed
1

EX: Acabou de capturar um monstrinho e quer que ele fique com 252 EVs de HP? É só utilizar 252 Health Wings e o serviço está completo. ( Se fosse eu, usaria 10 HP Up e só depois começaria a utilizar as Wings ).


Já vimos itens que aumentam os EVs fora da batalha, mas também existem itens que aumentam a quantidade de EVs que você ganha dentro delas.
  • Power Itens


A função dos Powers é bem simples. Cada pokémon que você nocauteia e que concede experiência, irá disponibilizar para o seu monstrinho pontos de EV. Um Rattata por exemplo fornecerá 1 EV de Speed quando for nocauteado. Quando o seu pokémon estiver com um Power e nocautear um Rattata, além de ganhar esse ponto em Speed, ele irá ganhar mais quatro pontos adicionais, respectivos ao Power que foi equipado. Vamos conferir a tabela:
Item
Atributo
EV
Power Weight
HP
4
Power Brace
ATK
4
Power Belt
DEF
4
Power Lens
SATK
4
Power Band
SDEF
4
Power Anklet
Speed
4

EX: Na situação do Rattata já citada, você ganharia 1 EV de Speed normal, e se estivesse equipado com o Power Lens, ganharia outros 4 EVs, só que pro atributo SATK.
  • Macho Brace & Pokérus: Auxiliando o treinamento


Outro item que ajuda bastante no treinamento é o Macho Brace, principalmente se for combinado com Pokérus. O Macho Brace tem como um dos efeitos, reduzir a velocidade do pokémon equipado, mas quando o monstrinho nocautear um oponente que concede EVs, ele irá ganhar o dobro de pontos do normal.


EX: Você acaba de derrotar um Diglett, que fornece 1 EV em Speed. Caso seu pokémon esteja equipado com Macho Brace, não ganhará só 1 EV e sim 2 EVs em Speed!

Pokémon com Pokérus
O Pokérus é um vírus Pokémon que não causa nenhum problema para o monstrinho; Pelo contrário, ele proporciona um benefício enorme! Assim como o Macho Brace, qualquer Pokémon que possuir Pokérus terá seus EVs ganhos em BATALHAS, dobrados. Infelizmente o vírus é raro e pode sumir se não for conservado.

Observações sobre o Pokérus:

O vírus pode ser espalhado de pokémon para pokémon. Para isso, coloque no seu time como primeiro membro o monstrinho infectado. Entre em batalhas contra monstrinhos selvagens e escolha a opção Run. Depois de repetir o procedimento algumas vezes, o pokémon seguinte do seu time provavelmente terá contraído o vírus.

Nunca deixe o pokémon com o vírus no seu time por muito tempo, principalmente se você for desligar o jogo em seguida. Caso passe da meia noite (depois de algumas vezes) o seu pokémon será curado e não poderá mais transmitir o vírus e nem ganhar o bônus. A solução é depositá-lo no Box. Sempre deixe um pokémon guardado no Box como garantia que você terá uma forma de passar o vírus pra adiante.

Evite colocar monstrinhos que já foram curados na sua equipe durante o treinamento. De acordo com a posição deles, é possível que os pokémon que você quer infectar não possam ser afetados pelo vírus.

Caso o pokémon esteja equipado com Macho Brace e tiver Pokérus, além de ganhar os pontos dobrados com o item, ele ganhará pelo vírus também, ou seja:

EX: Se o pokémon ganharia 1 EV normalmente, ele ganharia o dobro (2 EVs) por conta do Macho Brace, e depois o dobro(4 EVs) por conta do Pokérus.
Caso o Pokémon esteja equipado com um Power Item, tanto o EV ganho pela luta será dobrado, quando o EV ganho pelo bônus do item.

EX: Ao derrotar um Gastly, normalmente o seu pokémon recebe 1 EV em SATK. Equipado com o Power Anklet, você receberia 1 EV de SATK + 4 EVs de Speed. Com o mesmo item e sendo portador do Pokérus, irá ganhar 2 EVs de SATK e + 8 EVs de Speed.

Por hora é isso. Ainda temos alguns detalhes dos EVs para conhecer, mas nesta edição muitas informações foram vistas e devemos ir com calma.

Você tem dúvidas referentes aos assuntos abordados? Comente! Todos os dias estarei lendo os comentários para esclarecer quaisquer dúvidas!

Para ler Iniciando o treinamento com EVs - Parte final, clique aqui

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. eu ainda n entendi muito bem como funcionam as vitaminas....
    quer dizer que quando eu capturar o meu pokémon eu tenho que dar 10 por exemplo irons?isso vai se converter em quantos pontos de atributo?

    ps:foi mal a noobice...

    ResponderExcluir
  2. Bom tutorial. Posso fazer uma sugestão para um artigo futuro? Explicar as diferenças entre metagames, não só entre as tiers (Uber, OU, UU, RU, NU, etc.) e modos de batalha (Single, Double, Triple, Rotation), mas também de acordo com a quantidade de Pokés por time (3x3, 4x4, 6x6).

    PS: screen de um game em espanhol, lol para Bug = Bicho XD (claro, pode ser o termo que eles usam para inseto -- fora que nem todos os Bug-types são baseados em insetos, mas também em outros invertebrados, como demais artrópodes, por exemplo).

    ResponderExcluir
  3. Respondendo XDfelipeXD e Pedro Gabriel
    @XDfelipeXD

    Cada vitamina dessa fornece 10 EVs de um determinado atributo. no caso do seu exemplo, Iron seria DEF.

    Como cada 4EVs = +1 atributo
    se você usar um Iron. ele teria 10 EVs = +2 atributo (se fossem mais 12 EVs, seria +3 no atributo)

    se você colocar DEZ Irons, ou seja, 100 EVs, você terá +25 na DEF, pois 100/4 = 25.

    Como são muitas formas de treinamento, é normal se confundir o/.

    @Pedro Gabriel
    Sugestão anotada (só vai demorar um pouco)

    Bem observado, a screen foi essa pq eu queria mostrar onde o pokérus ficava no summary, e só apareceu essa e uma japonesa (que o ícone é diferente, em japonês XD)Então teve de ser esta mesmo. Na hora que eu li "BICHO" dei uma risada, não posso negar.

    ResponderExcluir
  4. axo que intendi, quer dizer que meu poke vai ganhar 25 pontos de atributo? é isso? se não for me desculpe, é que eu to realmente querendo entender....

    ResponderExcluir
  5. tenho uma duvida se você não quiser evs de speed você não pode matar rattatas?

    ResponderExcluir
  6. Chimppie

    Isso ae

    ________________________________

    Vlw ae Mateus Lôbo, eu ñ sabia q os power itens aumentavam 4 EVs, bem melhor q macho brace. Pra aumentar ATK eu fico derrotando Patrats e Lillipups, tem como se treinar com Watchogs e Herdiers tbm, mas estes estão mais fortes que os poke q to treinando

    ResponderExcluir
  7. Materia excelente!!!
    Seria legal se depois publicassem uma compilação dessas matérias sobre treinamento na revista.

    Tenho uma dúvida, os EVs sempre existiram desde Blue/Red, ou apareceram depois de Ruby/Sapphire junto com as natures? Se os EVs apareceram depois, qual era a função das vitaminas nas primeiras versões?

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  8. Respondendo Chimppie & Douglas

    @Chimppie
    Exatamente, mas gostaria de deixar claro uma coisa: Os pokémon que você usa pra finalizar o jogo, NUNCA serão bem aproveitados para participar de torneios, justamente por terem os EVs distribuídos de uma forma confusa (também tem outros fatores, mas vamos ficar com esses por enquanto)

    Também seria bom lembrar que o treinamento com EVs só é aconselhável pra quem tem vontade de participar de torneios, ou partidas amistosas, sejam wi-fi ou ao vivo. Existem mais algumas coisas que influem no treinamento e que serão abordadas em futuras edições.

    @Douglas Vlw!
    Sim, os EVs sempre existiram, mas eles eram MUITO diferentes de como são hoje. o sistema era algo que envolvia os pontos de EXP dos pokémon e sofreu várias modificações até ser do jeito que é hoje.

    ResponderExcluir
  9. to gostando bastante disso, mto interessante e excelente pra eu poder aprender um poko mais, visto q não jogo pokemon desde o red/blue e agora quero voltar a jogar no black/white... qdo meu 3ds chegar

    ResponderExcluir
  10. ah eskeci de falar sou bem noob em relação a pokemon, e o triste é isso, fico boiando bastante nessas matérias, mas ta interessante hehhe
    vai ser dificil aprender td isso.... se é q algum dia entenderei heeheh

    ResponderExcluir
  11. :P! Esse assunto já é cansativo demais... Tensooooo!!!

    ResponderExcluir
  12. Muito boa matéria Matheus.
    Este artigo está bem mais esclarecedor que o anterior e qualquer um que ainda n saiba sobre os EVs terão suas dúvidas esclarecidas(a n ser q seja um analfabero funcional).
    Mesmo eu ja sabendo bastante sobre poke, estou ficando ansioso aqui pelas próximas matérias, na espectativa de vir algo que ainda não sei.
    Parabéns..

    ResponderExcluir
  13. Como vejo quantos EVs meus pokémons tem? E Como reseto?

    ResponderExcluir
  14. 2 perguntas:
    -Os EVs ganhados com os Power Itens são compartilhados pelo EXP.Share?
    -Eu lembro de ter visto um items que faz tirar os EVs em algum certo atributo, mas não lembro qual, alguem sabe qual item retira os EVs em algum certo Stat?

    ResponderExcluir
  15. Boiruja
    Que eu saiba não há como ver os EVs

    ResponderExcluir
  16. Valeu Matheus Lôbo. To gostando muito disso. Eu que antes só ia ganhando e nem ligava pra isso, to começando a entender melhor o universo Pokémon! Muito legal a sua vontade de ensinar-nos.

    Tenho 2 perguntas:
    .Como saber os Evs dos Pokemons?
    .Como saber quanto cada pk dá por ser nocauteado?

    ResponderExcluir
  17. TiagoDia$
    -Que eu saiba não dá pra ver os EVs dos Pokemon
    -Vai no serebii.net

    Exemplo: Patrat http://serebii.net/pokedex-bw/504.shtml para saber quanto e qual EV o pokemon dá vá em "Effort Values Earned"
    ________________________________________________________________
    repetindo minha pergunta
    --Os EVs ganhados com os Power Itens são compartilhados pelo EXP.Share?

    ResponderExcluir
  18. se você capturar o pokemon você ganha as evs?

    ResponderExcluir
  19. @boiruja
    não é possível ver os EVs, você tem que ir anotando pra saber o quanto já possui.

    existe uma forma que permite resetar parcialmente usando Berries. Iremos ver isso detalhadamente na próxima edição

    @boidacarapreta
    Não, eles não são compartilhados pelo EXP Share, mas outros métodos possuem esse benefício. Abordaremos isso na próxima edição.

    OBS: pode ficar tranquilo, leio tudo, não vou pular a sua pergunta ^^

    A outra pergunta foi respondida pela dúvida acima.

    @TiagoDia$
    Como respondido acima, só anotando.
    Irei postar uma lista com os locais mais comuns para o treinamento de EVs.

    @Chimppie
    Nâo, o pokémon tem que ser nocauteado.

    ResponderExcluir
  20. a primeira luta contra o rival da pontos de evs

    ResponderExcluir
  21. @chippie
    Sim, toda luta que der pontos de experiência, da EVs. Mas nem adianta pensar neles quando estiver finalizando o jogo. só faça isso quando for montar um time depois de ter finalizado.

    ResponderExcluir
  22. vc poderia me informar qual pokemon da evs d ataque e hp?

    ResponderExcluir
  23. na battle tower do pearl e nos videos de batalha q eu ja vi, os pokemons tem o level reduzido p 50. então, depois de treinar os EVS e chegar ao lvl 50 eu n preciso treinar mais?
    alias, timos posts, estão me ajudando mto! vlw!

    ResponderExcluir
  24. Esses pontos bonus adquiridos acumulando EVs, são distribuidos a cada aumento de nível? Ou só quando acumular 252 pontos?
    E a cada nivel aumentado, os "EVs" são zerados?
    E para acumular, preciso nocautear só 1 tipo de pokemon para acumular EVs?

    ResponderExcluir
  25. A diminuição de speed causada pelo Macho Brace é temporária?
    Ou seja, ele vai continuar recebendo pontos e EVs de speed normalmente e quando eu tirar o macho brace a speed voltará ao normal, ou prejudica em alguma coisa permanentemente?

    ResponderExcluir
  26. Cara, blz minha duvida e sobre os melhores ataques variando com a nature tem site pra descuti isso ? Neu nick eo Shitzu se quiser batalhar é nós valeu..

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google